FAQ: Habilitar a Central de Pesquisa da nova MDI
Produto:Unspecified
Ambiente:Unspecified
Solução

 
                                                  
Processo de Negocio: Habilitar a Central de Pesquisa da nova MDI.
Processo do Sistema: Central de Pesquisa
 
 
 
Introdução
 
A central de pesquisa é um novo recurso desenvolvido pela TOTVS, que possibilita aos usuários da nova MDI a buscarem dentro do sistema informações de várias tabelas em uma só pesquisa.
 
 
 
Desenvolvimento/Procedimento
 
 
O recurso Central de Pesquisa está disponível do lado direito da nova MDI.
 
 
 
 
Inicialmente a Central de pesquisa estará desabilitada e irá informar a seguinte mensagem:
 
“Essa base de dados não tem o serviço de busca de texto avançado habilitado. Verifique na documentação do seu SGBD para saber como habilitar este serviço.”
 
Essa mensagem ocorre, pois são necessárias configurações no Banco de Dados e também no sistema. Para configurarmos a Central de Pesquisa, é necessário ativarmos o FULL TEXT SEARCH no Banco de Dados. Importante lembrar que o serviço do Windows SQL Full-text, também deve estar instalado e Iniciado antes de fazer essa configuração.
 
O comando a seguir, mostra se a base em questão está ou não com o FullText Enable.
 
 
exec sp_helpdbCorpore11_00
 
 
Status=ONLINE, Updateability=READ_WRITE, UserAccess=MULTI_USER, Recovery=FULL, Version=655, Collation=SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI, SQLSortOrder=54, IsAnsiNullDefault
 
Notamos que não encontramos a informação IsFullTextEnabled no texto acima. Para incluirmos essa opção, iremos executar o comando abaixo:
 
 
exec sp_fulltext_database enable
 
 
Após feito isso, a nova configuração foi aplicada ao Banco de Dados.
 
Status=ONLINE, Updateability=READ_WRITE, UserAccess=MULTI_USER, Recovery=FULL, Version=655, Collation=SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI, SQLSortOrder=54, IsAnsiNullDefault, IsFullTextEnabled
 
 
Caso o sistema esteja aberto, feche-o e entre novamente. Após novo login, note que a opção agora da Central de Pesquisa não apresta mais o X com a informação anterior.
 
A partir desse momento, poderemos configurar quais serão as tabelas que comporão o nosso catalogo de pesquisa. Clique no Botão Configurar da parte inferior da Central de Pesquisa para iniciar o Wizard.
 
 
 
 
Selecione as tabelas e conseqüentemente os campos desejados. Na nossa configuração, deixaremos todas as tabelas marcadas. Seguiremos clicando no botão Avançar.
 
 
 
Essa é a tela padrão de Processo, basta deixar marcada a opção “Agora” e seguiremos clicando no botão Executar
 
 
 
Após o processo finalizado, será necessário logar no sistema novamente para que as configurações entrem em vigor.
 
Agora a Central de Pesquisa ficará com essa aparência:
 
 
 
 
Podemos agora realizar uma pesquisa por qualquer informação e ela será buscada em todos os campos que havíamos selecionado na etapa de configuração.
 
Pesquisando pela palavra “joão”, encontramos em 7 tabelas diferentes a informação desejada.
 
 
 
Podemos então expandir algum dos grupos acima e dar um duplo clique com o mouse no registro para abrirmos a visão correspondente.