Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Bolsas são um tipo de benefício que a instituição de ensino tem a oferecer para os seus alunos. Cada instituição, conforme sua realidade, pode possuir diversas Bolsas com finalidades e maneiras distintas de cálculo e aplicação.

Além das Bolsas próprias que cada instituição de ensino pode utilizar para conceder descontos aos seus alunos, as instituições de ensino podem trabalhar também com 'Bolsas de Crédito' onde o benefício concedido ao aluno é subsidiado por terceiros.

Neste cadastro são feitos os registros de todas as Bolsas que posteriormente poderão ser vinculadas aos alunos e utilizadas em seus contratos.

Somente as Bolsas cujo campo 'Bolsa ativa' esteja marcado ficarão disponíveis para utilização.

Campos a serem preenchidos no cadastro da Bolsa:

Classificação: 
Este campo somente ficará disponível no cadastro de bolsa caso o parâmetro Aplicação de Bolsa esteja apontando para 'Classificação de Bolsa'. Este parâmetro está disponível em 'Ambiente| Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Fin – Geral 2/3 | Aplicação de Bolsa' e, caso esteja apontando para Contrato, a Classificação será definida dentro do contrato do aluno.

A Classificação refere-se ao tipo de bolsa e pode ser de 4 tipos:
- Somar bolsas
- Aplicar bolsas em cascata
- Aplicar somente a maior bolsa
- Exclusiva

Tipo de Sacado:

- Nenhum
- Responsável do aluno
- Outro sacado

Quando o tipo do sacado for = 'Nenhum', significa que o benefício da bolsa será concedido ao aluno em forma de desconto, havendo um abatimento sobre o valor de determinados serviços prestados.

Quando o tipo do sacado for = 'Responsável do aluno' ou 'Outro sacado' esta bolsa será tratada pelo sistema como uma 'Bolsa de Crédito', onde o responsável do aluno ou o outro sacado passarão a ser responsáveis pelo valor do benefício concedido ao aluno.

Tipo de desconto:
Os descontos concedidos pelas bolsas podem ser calculados conforme um Percentual ou um Valor fixo aqui informado. A quantidade de casas decimais utilizadas neste campo obedecerá a quantidade de casas decimais definida no TOTVS Gestão Financeira. Se o tipo de desconto for indicado em Percentual, a quantidade de casas decimais utilizadas na digitação irá respeitar a quantidade de casas decimais definida no parâmetro do sistema financeiro "Nº Decimais Percentual". Se o tipo de desconto for indicado por Valor, a quantidade de casas decimais utilizadas na digitação irá respeitar a quantidade de casas decimais definida no parâmetro do sistema financeiro "Nº Casas Decimais". A utilização de casas decimais nos processos disponíveis no sistema que utilizam Bolsa também respeitarão estes parâmetros do sistema financeiro.

Bolsa incondicional:
Este campo, por default, se apresenta marcado. Se desmarcado indica que a instituição trabalha com Bolsas condicionais ou escalonamento de bolsa e automaticamente é liberado neste mesmo cadastro o campo 'Ordem de perda', para que seja informada a ordem em que serão retirados os benefícios. Os locais onde o sistema armazenará os valores dos descontos das bolsas, sejam eles incondicionais ou condicionais, são criados no TOTVS Gestão Financeira e depois devem ser indicados nos parâmetros do sistema Educacional.
As Bolsas Incondicional que estiver associada a um contrato que possui contabilização, não será possível desmarcar no cadastro o parâmetro "bolsa incondicional".

FIES:
Determina se a bolsa é utilizada para o FIES.

Permite alterar valor:
Se marcado indica que o valor ou o percentual definido para o desconto poderá ser manipulado pelo usuário no momento da utilização da bolsa dentro do próprio contrato do aluno ou diretamente nos processos que atribuem bolsas aos alunos. Caso esteja desmarcado a alteração do valor ou o percentual definido para o desconto somente poderá ser realizada dentro do próprio cadastro da bolsa.

Bolsa Funcionário:
Caso selecione a opção 'Não' indica que a bolsa cadastrada será válida para todos os alunos, ou então somente será válida para Funcionários ou Filhos de funcionários que estejam admitidos na instituição de ensino na 'Coligada corrente' ou em 'Todas as coligadas'. Estas duas últimas opções funcionam quando integrado com o sistema de Recursos Humanos.

Default contábil:
Defaults contábeis são as indicações das contas contábeis que poderão ser utilizadas na realização da contabilização dos contratos e parcelas conforme definido nos eventos contábeis utilizados para este fim. As permissões de incluir, editar e excluir defaults contábeis estão relacionadas à permissão de edição da bolsa, ou seja, se o usuário não tiver permissão para editar a bolsa, também não conseguirá incluir, editar ou excluir algum default contábil embora consiga visualizá-lo.

Compõe contabilização por competência:
Somente as bolsas, presentes nos contratos dos alunos, que tiverem esta opção marcada serão consideradas na realização da contabilização dos contratos através do regime de competência. As bolsas que tiverem esta opção desmarcada serão desconsideradas de todos os cálculos e lançamentos contábeis realizados através do regime de competência.

Aplicar desconto por antecipação:
Possibilita que o cálculo do desconto por antecipação seja aplicado antes ou depois do cálculo de uma determinada bolsa vinculada ao contrato do aluno. Saiba mais acessando o documento técnico na guia "Ordem de Aplicação do desconto por Antecipação" na seção 'Cadastro de Bolsas'.

Afeta base de cálculo:
Possibilita se a base de cálculo para as bolsas e para o desconto por antecipação vinculados ao contrato serão afetados durante o seus processamentos de cálculos pelo sistema. Fica visível somente se o campo "Aplicar desconto por antecipação" estiver configurado para depois do cálculo da bolsa.
Customização de tipo de desconto por fórmula: Possibilita vincular fórmulas para obter o valor do tipo de desconto (percentual ou/e valor) da bolsa conforme as regras específicas do cliente. Saiba mais 

Campos Complementares
É possível cadastrar campos complementares para a bolsa caso o cliente tenha uma informação que julgue importante, sendo que está informação é apenas utilizada pela sua Instituição de Ensino.

Nos Anexo do cadastro de Bolsa estão disponíveis os seguintes cadastros:

  1. Dados da Bolsa para o Censo Escolar: Possibilita que o usuário informe a origem dos recursos para o financiamento da bolsa seja por Financiamentos Reembolsáveis e/ou Financiamentos não Reembolsáveis;
  2. Bolsas por Período Letivo: A bolsa somente poderá ser utilizada pelo usuário nos Períodos Letivos aqui informados; 
  3. Bolsa por Filial: Na a geração da Nota Fiscal de Serviço, os descontos concedidos pelas bolsas possuem tratamento diferentes, por tanto, neste anexo deve ser cadastrado o tipo de desconto que a bolsa irá conceder para cada Filial, para que este receba tratamento correto no momento da geração do movimento.


  Informações Complementares 


Documento Técnico - Conceito e Aplicação de Bolsas Condicionais


 Veja Também


Bolsas de Crédito
Classificação de bolsas
Concessão de bolsas futuras
Assistente de concessão de bolsa futura
Conceder bolsas para irmãos
Desconto por Antecipação na Bolsa
Visão Geral dos processos WebSevices de Bolsas 


  Como Fazer


Associação de desconto por antecipação à bolsas


  Recursos Adicionais


Incluir / Excluir Bolsa Retroativa