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Boletim Técnico: Melhorias na Rotina Atend. Modelo 2
Ocorrência
Nova Rotina
Resumo
Implementada melhoria na rotina Atend. Modelo 2 (VEIXA018) que permite os procedimentos, conforme descrito abaixo:•	Ao selecionar um veículo, o Ponto de Entrada VX012VAL é executado. E ao finalizar um atendimento, é executado o Ponto de Entrada VX002FIN.•	Imprimir um Atendimento/Venda através da nova opção Impressão do Atendimento (Proposta).•	Ao utilizar um técnico que esteja com o campo Tipo Tecnico como VENDEDOR, o sistema filtra no Browse da rotina somente os atendimentos referentes ao seu código de vendedor (VAI_CODVEN).•	Ao gerar um atendimento, o sistema considera o conteúdo preenchido nos novos parametros MV_NATENTN (Veículos Novos) e MV_NATENTU (Veículos Usados) utilizando a forma de pagamento Entrada.
ID do Chamado
TDPURF
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAVEI
    Portais
    • Portal do cliente
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Ajustes no Compatibilizador
    Não
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Procedimentos para Implementação
     ·         Aplicar atualização do(s) programa(s) VEIXX002, VEIXX012, ATENDVEI, VEIXI002, VEIXX013, VEIXX010, VEIXC001, VEICM500, VEIXC005, VEIXA018, VEIXFUNA, VEIFUNA, VEIFUPD, UPDVEIED.

     

    ·         O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

     

    Antes de executar o compatibilizador UPDVEIED é imprescindível:

    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)         O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

     

    1.          Em Microsiga Protheus Smart Client, digite U_UPDVEIED no campo Programa Inicial.

    2.          Clique em OK para continuar.

    3.          Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    4.          Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    5.          Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    6.          Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    7.          Clique em OK para encerrar o processamento. 

    Descrição de Ajustes

    1.        Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_NATENTN

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Natureza do Título gerado a partir da Forma de Pagamento de Entrada para Veiculos Novos.     

    Valor Padrão

     

     

    Nome da Variável

    MV_NATENTU

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Natureza do Título gerado a partir da Forma de Pagamento de Entrada para Veiculos Usados.  

    Valor Padrão

     

    Procedimentos para Configuração
     
    Procedimentos para Utilização
     Caso 1

    1.        No Veículos (SIGAVEI) acesse Atualizações/ Mov. Atendimento\ Atend. Modelo 2 (VEIXA018).

    2.        Clique em Incluir

    3.        Precione <F7>, será exibida a tela de seleção de Consulta de Veículos.

    4.        Selecione um veículo.

             O sistema apresenta um alerta informando que o Ponto de Entrada VX012VAL foi executado.

    5.        Preencha os campos da rotina e finalize o atendimento.

    Verifique que, ao finalizar o atendimento, o sistema exibirá um alerta informando que o ponto de entrada VX002FIN foi executado.



    Caso 2

    1.        No Veículos (SIGAVEI) acesse Atualizações/ Mov. Atendimento\ Atend. Modelo 2 (VEIXA018).

    2.        Selecione um atendimento e clique em Visualizar.

    3.        Presione <F10>, verifique que o sistema apresenta a nova opção Impressão do Atendimento (Proposta).



    Caso 3

    1.        No Veículos (SIGAVEI) acesse Atualizações/ Cad Gerais/ Equipe Tecnica (OFIOA180).

    2.        Selecione um técnico e clique em Alterar.

    3.        Na pasta Gerais, altere o campos Tipo Tecnico para Vendedor e confirme.

    4.        Acesse o sistema com o técnico configurado anteriormente, Atualizações/ Mov Atendimento/ Atend. Modelo 2 (VEIXA018).

    5.        Verifique que o sistema apresentará apenas os atendimentos feitos pelo usuário logado.



    Caso 4

    Configure os parâmetros MV_NATENTN (novos) e MV_NATENTU (usados) com a natureza financeira.

    1.        No Veículos (SIGAVEI) acesse Atualizações/ Mov. Atendimento/ Atend. Modelo 2 (VEIXA018).

    2.        Clique em Incluir

    3.        Precione <F7>, será exibida a tela de seleção de Consulta de Veículos.

    4.        Selecione um veículo (novo ou usado)

            O sistema apresenta um alerta informando que o ponto de entrada VX012VAL foi executado.

    5.        Realize a forma de pagamento e confirme o Atendimento.

    6.        Ao finalizar o atendimento, o sistema apresenta um alerta informando que o ponto de entrada VX002FIN foi executado.

    7.        No Financeiro (SIGAFIN) acesse  Atualizações/ Contas a Receber/ Contas a Receber (FINA040).

    8.        Selecione o atendimento incluso anteriormente.

    9.        Observe que o registro está preenchido no campo Natureza,  com o conteúdo informado nos parâmetros (MV_NATENTN ou MV_NATENTU).

    Informações Técnicas
     

    Tabelas Utilizadas

    VV9 – Recepção Clientes / Visitantes
    SF4 – Tipos de Entrada / Saída
    VOI – Tipos de Tempo
    SA3 - Vendedores
    SA1 – Clientes
    VV1 – Veículos
    VVA – Saída de Veículos – Avaliação
    VV0 – Saídas de Veículo

    Funções Envolvidas

    Atend. Modelo 2 (VEIXA018)
    Tecnica (OFIOA180)
    Contas a Receber (FINA040)

    Observações
     

    • Sem rótulos