Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Recupera uma string contendo a última ocorrência de erro de execução de statement e/ou operação.

Sintaxe

TCSqlError()

Retorno

Nome

Tipo

Descrição

cReturn

numérico

Retorna uma string contendo a última mensagem e/ou ocorrênca de erro da conexão atual do DBAccess, registrada após o último statement executado. Caso o último statement executado não apresente erro, ou ainda o processo atual não possua nenhuma conexão ativa com o DBAccess, a função retornará uma string vazia ("").

Observações

A string contendo a ocorrência de erro é retornada à aplicação AdvPL com as mesmas informações básicas da ocorrência registrada no log de ocorrências de erro do DBAccess, e é muito útil para determinarmos a causa de falha de diversas operações, que em caso de falha, não causam a queda da aplicação AdvPL.

Por exemplo, uma execução direta de statement através da função TCSQLExec(), em caso de falha no DBAccess e/ou ocorrência de erro no SGBD, não vai gerar uma ocorrência de erro AdvPL, apenas fará a função TCSQLExec() retornar um número negativo. Para obter mais detalhes sobre o que ocorreu, após verificar o retorno da função, constatando que houve falha de processamento, chame a função TCSQLError() para recuperar os detalhes e descrição da última ocorrência, vide exemplo.

Exemplos

USER FUNCTION TEST()
  TCLink()
  
  // insert em uma tabela não existente
  nStatus := TCSqlExec("insert into not_exist (field_name, field_type) values ('name', 'type')")
  
  if (nStatus < 0)
    conout("TCSQLError() " + TCSQLError())
  endif
  
  TCUnlink()
RETURN

Veja também

  • Sem rótulos