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  • Antigo - Manual de Instalação do Portal de Mobilidade via instalador

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Introdução Image RemovedIntrodução 


O Portal de Mobilidade tem como objetivo integrar os aplicativos moveis referente aos apontamentos de campo para os sistemas PIMS Cana e/ou PIMS Multicultivos, permitindo um melhor controle dos dispositivos utilizados e prover controles/funcionalidades que possibilitem um processo de gestão a vista.
Visando a utilização desta ferramenta, foi desenvolvido um Manual para auxiliar o processo de sua instalação através de um Wizard (Instalador).

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Requisitos de Software para o Portal de

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Mobilidade 

  • Ambiente computacional deve ser estável.
  • Windows Server 2008 R2 ou Windows Server 2012.
  • Instalação do IIS 7.5 ou superior:
    • Para a hospedagem e configuração do Portal no Servidor, tecnologia .NET.
  • Incluir no IIS a extensão .apk e o tipo application/vnd.android.package-archive para serem servidos como conteúdo estático pelo servidor (tipos de MIME).
  • Instalação .Net Framework 4:
    • Tecnologia envolvida no desenvolvimento do Portal
  • SQLServer Express 2008 R2
    • Usado para armazenar os dados que são configurados dinamicamente no Portal, como, serviços e visões dos relatórios e indicadores do Portal.
    • O usuário utilizado para acessar a base do Portal deve possuir privilégios "root"
  • Oracle Client ou Oracle Server (Integrado com a Produção)
    • Utilizado para acessar a base de dados do PIMS
    • O formato do horário no registro do Windows deve seguir o padrão Americano

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Requisitos de Hardware para o Portal de Mobilidade Image RemovedMobilidade 


Plataforma: Necessário um servidor para a instalação do Portal, não necessariamente dedicado, que possua uma arquitetura de 32 ou 64 bits. É recomendado utilizar uma arquitetura de 64 bits, já que esta arquitetura suporta a utilização de mais de 4GB de RAM, tendo-se assim um melhor desempenho do servidor.

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Observação Image RemovedObservação 


Os Acessos ao Portal e aos serviços usam o Protocolo HTTP.

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Informações Importantes Image RemovedImportantes 

  • Antes de iniciar o processo de instalação faça a aquisição das Licenças de Uso junto ao setor comercial da Totvs.

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  • É extremamente importante que seja realizado um backup manual do Portal de Mobilidade, para prevenir algum problema no backup automático realizado pelo instalador, para isso, copie todo o diretório do Portal de Mobilidade atual, geralmente localizado em C:\inetpub\PortalMobile.


Âncora
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Instalação 


Antes de iniciar o processo de instalação do Portal de Mobilidade é necessário que sejam cumpridos todos os pré-requisitos citados nos itens acima.

Menu Parâmetros Iniciais

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Figura 1 - Menu Parâmetros Iniciais

O menu parâmetros iniciais permite escolher o aplicativo PIMS (PIMS Cana ou PIMS Multicultivos), o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) do Pims, a operação que será realizada Instalação ou Atualização e o tipo da instalação (Teste ou Produção). Para instalar o Portal de Mobilidade selecione o Aplicativo PIMS, o SGBD, marque a opção Instalação, selecione o tipo de instalação e clique no botão avançar. O idioma do instalador segue o idioma do Sistema Operacional.

Menu Instalação

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Figura 2 - Menu Instalação

No menu instalação é necessário realizar as seguintes configurações:

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Menu Acesso

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Figura 4 - Menu Acesso

No menu Acesso devem ser configuradas as informações de Acesso ao Portal de Mobilidade. Ao abrir os campos são preenchidos com valores padrão, esses valores servem como exemplo de preenchimento dos campos.
No menu acesso é necessário realizar as seguintes configurações:

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Resultado dos testes

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Figura 5 - Resultado dos testes

Após concluir as configurações e clicar no botão "Validar", o instalador do Portal de Mobilidade realiza automaticamente alguns testes para validar as configurações.
Os ícones abaixo indicam o resultado dos testes:
- Erro
- Sucesso
- Aviso
Caso ocorra um erro nos itens "StringConnection", "MembershipApi" e "Write", a instalação do Portal de Mobilidade não é concluída, sendo necessário clicar no botão corrigir e rever as configurações realizadas. Caso não haja erro nos itens anteriormente citados o instalador permite concluir a instalação, pois, erros nem itens subsequentes não impedem o funcionamento total do Portal de Mobilidade.
Após clicar no botão Concluir o instalador do Portal de Mobilidade tentará se comunicar com os servidores da Totvs para fazer a liberação dos aplicativos de acordo com a sua Licença, havendo sucesso nessa comunicação, serão exibidas na tela as informações da sua licença, como na imagem abaixo:

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Figura 6 - Informações da Licença

Juntamente com a configuração da licença o instalador criará um usuário "admin" utilizando como nome de usuário o e-mail informado na Tela Acesso, campo E-mail do administrado (Figura 4) e a senha totvs@123. Essas informações também são exibidas na tela.

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Figura 7 - Dados usuário admin

Clicando no botão "Ok", será exibida a mensagem de que a instalação está concluída, em seguida a mensagem para fechar o instalador, após fechar o instalador, uma janela do navegador padrão será aberta, nessa janela serão executados alguns testes diretamente no Portal de Mobilidade, tendo sucesso nesses testes clique no botão "Sim, setup completo" ao final da página. Será aberta a tela inicial o Portal de Mobilidade.

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Figura 8 - Botão Setup Concluído

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Atualização Image RemovedAtualização 


Antes de iniciar o processo de atualização do Portal de Mobilidade é necessário parar o Site no IIS (Internet Information Service) e aguardar no mínimo 5 minutos antes de iniciar o processo de atualização.

Menu Parâmetros Iniciais

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Figura 9 - Menu Parâmetros Iniciais

O menu parâmetros iniciais permite escolher o aplicativo PIMS (PIMS Cana ou PIMS Multicultivos), o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) do Pims, a operação que será realizada Instalação ou Atualização e o tipo da instalação (Teste ou Produção). Para atualizar o Portal de Mobilidade, selecione o Aplicativo PIMS, selecione o SGBD, marque a opção atualização e clique no botão para indicar onde está instalado o Portal de Mobilidade que será atualizado, e selecione o tipo de instalação (Teste ou Produção), após, clique em Avançar. O idioma do instalador segue o idioma do Sistema Operacional.

Menu Instalação

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Figura 10 - Menu Instalação

No menu instalação é necessário realizar as seguintes configurações:

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Informações adicionais Image Removedadicionais 


Instalação em ambiente de teste
Para realizar a instalação em ambiente de teste é necessário entrar em contato com a TOTVS para que seja gerada uma ID de cliente com liberação de instalação ou atualização de um ambiente de teste. Após negociado com a TOTVS será liberada uma ID e Chave de licença contendo os aplicativos que forem negociados e o ambiente de teste ficará disponível por 30 dias a partir da data de geração da chave de licença. A instalação do ambiente de teste deve ser realizada em no máximo 24 horas após a liberação da chave de licença, pois, ela é válida apenas por 24 horas após a sua geração. Se não for possível realizar a instalação dentro das 24 horas, será necessário entrar novamente em contato com a TOTVS para geração de uma nova chave de licença.
Liberar permissões de acesso ao diretório de instalação do Portal de Mobilidade através do IIS
Após clicar em "Validar" na tela de Acesso (Figura 4) a tela de resultado dos testes é exibida (Figura 10).

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Figura 11 - Resultado dos testes

Havendo erros ou não, antes de corrigir ou concluir a instalação, execute os seguintes procedimentos:

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Atualizar o banco de dados
Após concluir a instalação abra a url http://localhost/Setup/Base.aspx (onde localhost é o endereço principal de acesso ao Portal de Mobilidade. Feito isso serão executados os scripts de atualização do banco de dados.

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Figura 16 - Executando scripts de atualização do banco de dados



Importar Licença através do Portal de Mobilidade
Caso o servidor de onde será instalado o Portal de Mobilidade não possua acesso ao servidor da Totvs localizado no IP 189.16.105.147 será necessário realizar manualmente a importação da Licença através do Portal de Mobilidade. Para isso vá até o menu "Administrador" (Figura 16).

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Figura 17 - Menu administrador

Navegue até o item "Importar Licença" (Figura 17).

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Figura 18 - Menu Importar Licença

Na tela seguinte (Figura 18) inclua a sua chave de licença e clique em "Importar Configuração", caso não seja possível importar, solicite junto a Totvs o arquivo da sua licença, para importa-lo clique em "Upload License" e indique o arquivo enviado pela Totvs. Após isso o Portal de Mobilidade terá toda as informações referentes a duração da licença, quantidade de dispositivos e aplicativos liberados.

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Figura 19 - Importar chave de licença
Importação de serviços

Após realizar a instalação é necessário fazer a importação dos serviços que serão utilizados no Portal, para isso vá até o menu "Administrador" (Figura 16). Navegue até o item "Importar Serviços" (Figura 19).

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Figura 20 - Importar Serviços

Na próxima tela escolha os serviços que deseja importar, atentando-se para sempre manter a origem e os destinos iguais, ou seja, quando a origem for "Manfro", o destino deve ser "Manfro", como na Figura 20.

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Figura 21 - Importação de Serviços

Caso não seja possível realizar a importação dos serviços através da comunicação com os servidores Totvs, solicite junto a Totvs os arquivos para que seja realizada a Importação Manual, para isso, indique a Totvs quais os serviços serão importados. Após recebidos os arquivos, vá até a seção Importação manual, indique qual o serviço a ser importado, clique em Upload Serviços e encontre o arquivo referente ao serviço.
Alterando formato da data do client Oracle
Deve-se verificar no regedit a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\ORACLE\KEY_OraClient10g_home1\NLS_LANG
A chave NLS_LANG deverá ficar com valor igual AMERICAN_AMERICA.XXXXXXXX

Deve-se criar neste diretório abaixo a chave NLS_DATE_FORMAT com valor igual DD/MM/YYYY.
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\ORACLE\KEY_OraClient10g_home1

Formato de Data do Windows

Neste passo deve-se verificar o formato de data do Windows. Entrar em Painel de Controle>>>Região e Idioma>>>Configurações Adicionais>>>Data
O formato de data deverá estar como dd/MM/aaaa


Configurando a manipulação de arquivos .apk no IIS

A partir da versão 12.1.14 do Portal de Mobilidade o gerenciamento dos aplicativos dos dispositivos móveis passou a ser realizado diretamente pelo Portal.
Para que essa gerencia possa ser realizada corretamente, é necessário configurar o IIS para manipular arquivos com a extensão .apk, para isso, siga os passos a seguir:

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Configurando para uso da Ordem de Serviço Offline (OS Offline)

Caso o cliente deseje utilizar a Ordem de Serviço Offline, é necessário verificar se as configurações necessárias existem dentro do arquivo web.config, que está localizado em C:\inetpub\PortalMobile.
Abra o arquivo web.config e procure pela tag <listeners>, verifique se dentro dessa tag existe a tag abaixo, caso contrário adicione.
<add fileName="App_Data\Manfro\Manfro.log" footer="" formatter="Single Line Formatter" header="" rollFileExistsBehavior="Increment" rollInterval="None" rollSizeKB="1024" timeStampPattern="dd-MM-yyyyy" listenerDataType="Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging.Configuration.RollingFlatFileTraceListenerData, Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging, Version=4.1.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=31bf3856ad364e35" traceOutputOptions="None" filter="All" type="Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging.TraceListeners.RollingFlatFileTraceListener, Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Logging, Version=4.1.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=31bf3856ad364e35" name="Manfro" />
Ainda com o web.config aberto, procure pela tag <categorySources> e verifique se dentro dela existe a tag abaixo, caso contrário adicione.
<add switchValue="All" name="Manfro">
<listeners>
<add name="Manfro" />
</listeners>
</add>