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Aposentadoria Especial no Documento de Entrada / Criação de campos para registro R2010 - R2040

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGACOM

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MATA103

Documento de entrada

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MATA020

Cadastro de fornecedores

MATA180 

Dados adicionais do produto

Cadastros Iniciais:

SA2 - Cadastro de fornecedores.
SB1 - Cadastro de produtos
SB5 - Dados adicionais do produto

Issue relacionada:

DMANMAT02-8477

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos homologados

Tabelas Utilizadas:

SF1 - Cabeçalho das notas fiscais de entrada
SD1 - Itens das notas fiscais de entrada
SA2 - Cadastro de fornecedores
SB1 - Cadastro de produtos
SB5 - Dados adicionais do produto

Sistema(s) Operacional(is):

Todos homologados

Descrição

Foi implementado na rotina MATA103 - Documento de entrada tratamento para que seja possível informar os valores referentes à aposentadoria especial em 15, 20 e 25 anos.
No momento da inclusão do Documento de Entrada (MATA103), será disponibilizado no menu “Outras Ações” a opção "Apos.Especial" que habilitará uma interface simples para digitação dos valores da aposentadoria especial.
Para habilitar esta opção nas Ações Relacionadas é necessário possuir a tabela DHP - Aposentadoria Especial.
Na interface somente será possível informar uma linha com os valores de aposentadoria especial por item de nota.
O tratamento está disponível para gravação via rotina automática do MATA103.
A configuração da tabela DHP está especificada abaixo na seção "Criação de tabela no SX2" e "Criação de campos no SX3".

Além da aposentadoria especial foram implementados tratamentos para atendimento dos seguintes campos/registros relativos ao REINF:

Registro R-2010 – Retenção Contribuição Previdenciária - tomadores de serviços

IndCPRB – Indicativo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB)
Criado o campo B5_INDCPRB na tabela SB5 – Dados adicionais do produto.

codAtivEcon – Código da Atividade Econômica
Utilizar o campo já existente B5_CODATIV.

tpServico – Tipo do Serviço
Utilizar o campo já existente B5_TPESOC.

VlrMatEquip – Valor referente a materiais ou equipamentos que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.
Utilizar o campo já existente D1_ABATINS.

VlrDedAlim – Valor referente a alimentação que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.
Criado o campo D1_ABATALM na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.

VlrDedTrans – Valor referente a transportes que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.
Criado o campo D1_ABATTRA na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.

VlrRetSub – Valor referente a retenção de serviços subcontratados.
Criado o campo D1_VRETSUB na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.


Registro R-2040 - Recurso Repassado p/ Assoc. Desp. que Mantenha Equipe de Futebol

cnpjAssocDesp – Identifica se o fornecedor é uma associação desportiva que mantém clube de futebol.
Criado o campo A2_DESPORT na tabela SA2 – Fornecedores.

tpRepasse – informar o tipo de repasse que foi efetuado pela associação desportiva.
Criar o campo D1_TPREPAS na tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada.
Valores válidos:
1 - Patrocínio;
2 - Licenciamento de marcas e símbolos;
3 - Publicidade;
4 - Propaganda;
5 - Transmissão de espetáculos.
Foi criada uma validação no programa MATA103X para inibir a edição este campo na nota de entrada quando o fornecedor não for associação desportiva que mantém clube de futebol (verificar o campo A2_DESPORT).

Para criação dos campos de Materiais na versão 11 deverá ser executado o update UPDREINF e selecionar o item COMUPDRNF.

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.




Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação de tabela no arquivo SX2 – Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

DHP

Aposentadoria Especial

E

S


2. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela DHP - Aposentadoria Especial:


Campo

DHP_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

Variável

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do sistema

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Grupo de campos

033

HelpFilial do sistema.

Campo

DHP_DOC

Tipo

C

Tamanho

Variável

Formato

@!

Título

Número

Descrição

Número do documento

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Grupo de campos

018

HelpNúmero do documento.

Campo

DHP_SERIE

Tipo

C

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Série

Descrição

Série do documento

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

HelpSérie do documento.


Campo

DHP_FORNEC

Tipo

C

Tamanho

Variável

Formato

@!

Título

Fornecedor

Descrição

Código do fornecedor

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Grupo de campos

001

HelpCódigo do fornecedor.


Campo

DHP_LOJA

Tipo

C

Tamanho

Variável

Formato

@!

Título

Loja

Descrição

Loja do fornecedor

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Grupo de campos

002

HelpLoja do fornecedor.


Campo

DHP_ITEMNF

Tipo

C

Tamanho

Variável

Formato

@!

Título

Item NF

Descrição

Item da nota fiscal

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

HelpItem da nota fiscal.


Campo

DHP_FAIXA1

Tipo

N

Tamanho14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vlr 15 anos

Descrição

Valor 15 anos

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Val. SistemaPositivo()
HelpValor referente à aposentadoria especial em 15 anos.


Campo

DHP_FAIXA2

Tipo

N

Tamanho

14

Decimal2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vlr 20 anos

Descrição

Valor 20 anos

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Val. SistemaPositivo()
HelpValor referente à aposentadoria especial em 20 anos.


Campo

DHP_FAIXA3

Tipo

N

Tamanho

14

Decimal2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vlr 25 anos

Descrição

Valor 25 anos

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Val. SistemaPositivo()
HelpValor referente à aposentadoria especial em 25 anos.


  • Tabela SA2 - Fornecedores:


Campo

A2_DESPORT

Tipo

C

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Assoc. Desp.

Descrição

Associação Desportiva

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

0 = Não;
1 = Sim

Val. SistemaPertence(“01”)
HelpIndica se é associação desportiva que mantém clube de futebol.


  • Tabela SB5 – Dados Adicionais do Produto:


Campo

B5_INDCPRB

Tipo

C

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Ind. CPRB

Descrição

Indicador CPRB

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

0 = Não;
1 = Sim

Val. SistemaPertence(“01”)
HelpIndicativo de incidência da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).


  • Tabela SD1 – Itens das Notas Fiscais de Entrada:


Campo

D1_ABATALM

Tipo

N

Tamanho

14

Decimal2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Abat. Alim.

Descrição

Abatimento Alimentação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

HelpValor referente a alimentação que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.


Campo

D1_ABATTRA

Tipo

N

Tamanho

14

Decimal2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Abat. Tran.

Descrição

Abatimento Transportes

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

HelpValor referente a transportes que será utilizado para abatimento no cálculo do INSS.


Campo

D1_VRETSUB

Tipo

N

Tamanho

14

Decimal2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Ret. Sub.

Descrição

Retenção Subcontratada

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

HelpValor referente a retenção de serviços subcontratados.

Campo

D1_TPREPAS

Tipo

C

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Tipo Repasse

Descrição

Tipo de Repasse

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções1 - Patrocínio; 2 - Licenciamento de marcas e símbolos; 3 - Publicidade; 4 - Propaganda; 5 - Transmissão de espetáculos
WhenA103TpRep()
Val. SistemaPertence(“12345”)
HelpValor referente a retenção de serviços subcontratados.


Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.


3.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

DHP

Ordem

1

Chave

DHP_FILIAL+DHP_DOC+DHP_SERIE+DHP_FORNEC+DHP_LOJA+DHP_ITEMNF

Descrição

Doc.+Serie+Forn.+Loja+Item NF','Doc.+Serie+Forn.+Loja+Item NF

Proprietário

S


  • Tabela DHP - Aposentadoria Especial:


Campo

DHP_FILIAL

Tipo

C

Tamanho

Variável

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do sistema

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Grupo de campos

033

HelpFilial do sistema.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função


Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde Compras (SIGAPLSSIGACOM), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados

Movimentos / Documento de entrada (MATA103) e inclua um documento de entrada.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar            Preencha o cabeçalho do documento e informe um item na nota, com produto, quantidade, valor e TES.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

         

.            Clique em “Ações Relacionadas > Apos.Especial”. Será aberta uma interface para informação dos valores referentes a aposentadoria especial. Nesta interface somente será possível incluir uma linha, ou seja, cada item do documento de entrada só poderá ter relacionamento com um item da tabela DHP.

       4.            Informe um valor para os campos referentes a 15 anos, 20 anos e 25 anos.

       5.            Clique em Ok para confirmar e insira um novo item no documento de entrada.

       6.           

Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

Clique novamente em “Ações Relacionadas > Apos.Especial” e informe um valor para os campos referentes a 15 anos, 20 anos e 25 anos de forma que a somatória destes valores seja superior ao valor do item da nota.

       7.            Clique em Ok e verifique que será apresentado o help A103APOESP informando que “A somatória dos valores de aposentadoria especial não pode ser superior ao total do item da nota”.

       8.            Feche o help e clique novamente em “Ações Relacionadas > Apos.Especial” e informe desta vez um valor para os campos referentes a 15 anos, 20 anos e 25 anos de forma que a somatória destes valores seja menor ou igual ao total do item da nota.

       9.            Clique em Ok para confirmar e confirme a inclusão da nota.

       10.          Visualize a nota e clique em “Ações Relacionadas > Apos.Especial” para verificar que os valores referentes a aposentadoria especial foram gravados com sucesso.

       10.          Exclua a nota e verifique que a exclusão é efetuada normalmente. Verifique via APSDU que os registros da tabela DHP são excluídos juntamente com a nota

       6.            Confira os dados e confirme.

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab