Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

    • Título do campo: título para o campo adicionado
    • Opções: número de opções para incluir no campo

    Painel

    É possível alterar a ordem das opções de escolha única, utilizando drag and drop. Ao clicar no ícone localizado a esquerda do campo, será possível movê-lo para o início, meio ou fim das opções.

    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: escolha uma ou mais opções
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.
Painel

Salientamos que os Os campos de Múltipla escolha do Forms BETA, são salvos na tabela de forma diferenciada à antiga técnica de construção de formulários. Ao incluir valores selecionados nesses campos, os registros serão salvos na mesma coluna e linha do dataset. Cada valor ficará identificado por um pipe separador (|). Dessa forma, o caractere é reservado somente para esta função.

...

Lista: utilizado para adicionar listas ao formulário.

  • Título do campo: Título para o campo adicionado
  • Opções: número de opções para incluir no campo
Painel

É possível alterar a ordem das opções de escolha única, utilizando drag and drop. Ao clicar no ícone localizado a esquerda do campo, será possível movê-lo para o início, meio ou fim das opções.

  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex. escolha uma estado
  • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.
Painel

Salientamos que os Os campos de Múltipla escolha do Forms BETA, são salvos na tabela de forma diferenciada à antiga técnica de construção de formulários. Ao incluir valores selecionados nesses campos, os registros serão salvos na mesma coluna e linha do dataset. Cada valor ficará identificado por um pipe separador (|). Dessa forma, o caractere é reservado somente para esta função.



Lista suspensa: utilizado para adicionar listas onde as opções podem ser expandidas e selecionadas.

  • Título do campo: título para o campo adicionado
  • Opções: número de opções para incluir no campo
Painel

É possível alterar a ordem das opções de escolha única, utilizando drag and drop. Ao clicar no ícone localizado a esquerda do campo, será possível movê-lo para o início, meio ou fim das opções.

  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: selecione uma opção
  • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.



Parágrafo:utilizado para inserir parágrafos na construção do formulário para visualizar informações extensas.

  • Título do campo: título para o campo adicionado;
  • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo;
  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: detalhe sua experiência;
  • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados;



Texto Rico: utilizado para inserção de textos que necessitam de destaque. Neste campo é possível definir a fonte, sua cor, seu tamanho, negrito, itálico, sublinhado, riscado e ativar o corretor ortográfico.

  • Título: título para o campo de texto adicionado
  • Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo
  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Escreva sobre você



Avaliação: utilizado para criar formulários contendo avaliação para que seja possível coletar dados de pesquisa de satisfação no formato de estrelas.

  • Título do campo: título para o campo de avaliação adicionado
  • Valor da classificação: possível definir qual o valor máximo para a nota da avaliação entre: 1 estrela a 5 estrelas
  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Defina de 1 a 5 estrelas
  • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.



Data: utilizado para definição de data no calendário.

  • Título do campo: título para o campo adicionado
  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Escolha uma data
  • Obrigatório?:utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.



Busca dataset: utilizado quando se tem a necessidade de buscar dados fora do formulário. Para isso é necessário configurar um serviço e depois configurar o dataset com a operação disponível.

Painel

Para mais detalhes sobre o desenvolvimento e configuração de dataset acesse nossa documentação Desenvolvimento de Datasets.

  • Título: título para o campo de pesquisa adicionado.
  • Dataset: selecionar o dataset configurado para o campo.
  • Coluna: selecionar a coluna do dataset para trazer os valores desejados.
  • Pré-visualização: pré visualizar os valores que o dataset irá trazer.
  • Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Dica:informação de ajuda para preenchimento do campo
  • Texto de ajuda:utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Selecione o valor desejado
  • Opções avançadas:
    • Preencher automaticamente: ao selecioná-lo é possível preencher um campo automaticamente à partir do dataset escolhido para o campo pesquisa.
    • Filtrar resultado?: ao acioná-lo será necessário selecionar um campo texto para que seja usado como filtro para o campo pesquisa. Desse modo, ao selecionar o valor que o dataset trazer será apresentado no campo escolhido como filtro.



Busca usuário: utilizado quando se tem a necessidade de procurar usuários do fluig dentro do formulário.

  • Título: título para o campo de busca adicionado
  • Filtro: filtra se a busca será feita por papel, grupo ou nenhum filtro será aplicado
  • Salvar: salva o e-mail do usuário buscado
  • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
  • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo
  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Digite o nome do usuário desejado
  • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.



Busca forms: utilizado quando se tem necessidade de buscar registros de algum formulário já publicado.

  • Título: título para o campo de busca adicionado.
  • Formulário: utilizado para definir o formulário que vai ser usado como filtro.
  • Selecione um campo para salvar valor: utilizado para definir o campo que sera salvo o valor ao selecionar um item da busca.
  • Campos de exibição: utilizado para definir as colunas que serão exibidas na busca.
  • Campos para filtrar: utilizado para definir os campos do formulário selecionado que serão considerados na busca
  • Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *.
  • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo.
  • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Digite o nome do usuário desejado
  • Opções avançadas:
    • Preencher automaticamente: utilizado para definir o preenchimento de determinados valores em outros campos do formulário atual
    • Selecione uma condição de busca: utilizado para definir qual condição sera considerada na busca, AND (E) ou OR(ou)



Componentes de layout

...

Confira abaixo os componentes de layout disponíveis para construção do formulário

Botão: utilizado quando se tem a necessidade de ter outras ações no formulário além das ações padrão da plataforma que são o Salvar e Fechar.

  • Título: título para o botão adicionado
  • Tipo de botão: pode-se escolher entre três tipos de botão, sendo eles:
    • Salvar e continuar;
    • Salvar e fechar;
    • Cancelar;
  • Cor da label: possível definir uma cor para a label do botão
  • Cor de fundo: possível definir uma cor para o fundo do botão



Imagem: Utilizado para adicionar imagens do desktop ou da rede em formulários.

  • Carregar a imagem: carrega uma imagem diretamente do desktop do usuário
  • Aplicar: é possível carregar imagens externas copiando o link e colando no quadro URL e acionando o botão Aplicar
  • Alinhamento da imagem: possível definir o local da imagem entre:
    • Esquerda
    • Centro
    • Direita

O ícone Image Modified é apresentando sempre que o componente possuir configurações pendentes. Sem as devidas configurações, não é possível salvar ou publicar o formulário em questão.



Múltiplos registros: utilizado quando se tem a necessidade de agrupar componentes com assunto em comum para que sejam apresentados de forma unificada.

  • Título: título para o campo adicionado
  • Cor do título: possível definir uma cor para o título do campo
  • Cor fundo do título: possível definir uma cor para o fundo do título
  • Botão adicionar?: (Documentar)
  • Botão excluir?: (Documentar)
  • Alinhar ao topo: possível alinhar o componente ao topo do formulário

O ícone Image Modified é apresentado sempre que o componente possuir configurações pendentes. Sem as devidas configurações, não é possível salvar ou publicar o formulário em questão.



Divisor: utilizado para criar divisões entre os campos adicionados ao formulário.

  • Espaçamento: possível definir o espaçamento do divisor entre:
    • valores negativos diminuem o espaço do divisor com o conteúdo acima.
    • valores positivos diminuem o espaço do divisor com o conteúdo abaixo
  • Estilo: possível definir o estilo do divisor entre:
    • Sólido
    • Tracejado
    • Pontilhado
  • Cor: possível definir a cor do divisor



Seção: utilizado para agrupar componentes relacionados dentro do formulário. Para incluir componentes na seção, basta escolher e arrastar o componente desejado para dentro da seção.

  • Título da seção: título para a seção adicionada
  • Cor fundo do título: utilizado para definir a cor do texto do título da seção.
  • Cor da borda: utilizado para definir a cor da borda da seção adicionada.



Abas: utilizado para adicionar abas dentro do formulário. É possível utilizar uma ou mais abas. Para incluir componentes na aba, basta selecionar a aba que deseja e arrastar o componente para dentro da aba.

  • Abas: campo destinado para definição do título da aba.
Painel

Para incluir nova aba, basta selecionar Adicionar aba, localizado abaixo deste campo.

  • Cor da aba: utilizado para definir uma cor para o título das abas.
  • Cor da borda: utilizado para definir uma cor para a borda das abas.



Cabeçalho: utilizado para compor o cabeçalho de um formulário

  • Título: possível definir um título para o cabeçalho no formulário
  • Tamanho do título: possível definir um tamanho para o título em três formas:
    • Grande
    • Médio
    • Pequeno
  • Posição do título: possível definir a posição do título do cabeçalho em três formas:
    • Esquerda
    • Centro
    • Direita
  • Cor do título: possível definir uma cor para o título do cabeçalho



Texto: Utilizado para inclusão de textos no formulário

  • Descrição do texto: campo para inserir a descrição para o campo adicionado
  • Tamanho do texto: tamanho da fonte do texto. Pode ser definida entre:
    • Extra pequeno
    • Pequeno
    • Médio
    • Grande
    • Extra grande
  • Posição do texto: utilizado para definir a posição do texto entre:
    • Esquerda
    • Centro
    • Direita



Conteúdo externo: utilizado para adicionar URLs externas ao formulário.

  • URL: adicionar a URL de acesso no campo e acionar o botão Aplicar
  • Carregar: Adicionar uma imagem direto do desktop do usuário

O ícone Image Modified é apresentado sempre que o componente possuir configurações pendentes. Sem as devidas configurações, não é possível salvar ou publicar o formulário em questão.



Incorporar: utilizado para incorporar as informações (registro de formulário) dentro do formulário que está sendo criado.

Nota

Este campo é de preenchimento obrigatório. É possível somente incorporar um formulário dentro de outro, se o formulário a ser incorporado for selecionado na listagem.

  • Selecione um formulário para incorporar: lista os formulários que existem na plataforma para incorporar ao formulário que está sendo criado.

O ícone Image Modified é apresentado sempre que o componente possuir configurações pendentes. Sem as devidas configurações, não é possível salvar ou publicar o formulário em questão.


Integrar um formulário

...

Integração é um recurso que permite o usuário executar uma operação pré-cadastrada na plataforma dentro do formulário. Cada formulário criado poderá ser integrado com uma operação e será necessário selecionar os parâmetros da operação selecionada para que a mesma seja executada corretamente. Para isso, siga os passos abaixo:

...

Informações
titleFique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.


utilizado quando se tem a necessidade de buscar dados fora do formulário. Para isso é necessário configurar um serviço e depois configurar o dataset com a operação disponível.

Painel

Para mais detalhes sobre o desenvolvimento e configuração de dataset acesse nossa documentação Desenvolvimento de Datasets.

Título: título para o campo de pesquisa adicionado.

Dataset: selecionar o dataset configurado para o campo.

Coluna: selecionar a coluna do dataset para trazer os valores desejados.

Pré-visualização: pré visualizar os valores que o dataset irá trazer.

Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *

Dica:informação de ajuda para preenchimento do campo

Texto de ajuda:utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Selecione o valor desejado

Opções avançadas:

  • Preencher automaticamente: ao selecioná-lo é possível preencher um campo automaticamente à partir do dataset escolhido para o campo pesquisa.
  • Filtrar resultado?: ao acioná-lo será necessário selecionar um campo texto para que seja usado como filtro para o campo pesquisa. Desse modo, ao selecionar o valor que o dataset trazer será apresentado no campo escolhido como filtro.