Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O sistema prevê dois tipos de transferências, que devem ser realizadas com finalidades distintas.:
O tipo denominado '
Apuração de Resultado do Exercício ' deve ser executado com o objetivo de se apurar o resultado da empresa, ou seja, o lucro ou o prejuízo do exercício. Esta apuração consiste em encerrar as contas de receitas e despesas/custos, fazendo lançamentos contrários aos saldos apurados em cada uma delas, de modo  a deixá-las com saldo igual à zero, tendo como contra partida a conta de apuração de resultado do exercício. Após esta transferência, se o saldo da conta de apuração de resultado do exercício for credor, indica que a empresa teve um lucro, se for devedor, indica que a empresa teve um prejuízo.

O tipo denominado 'Transferência de Saldo ', por sua vez, deve ser executado com o objetivo de transferir os saldos de determinadas contas ou grupos de contas, deixando-as também com saldo igual à zero, mas tendo como contra partida não uma conta de resultado de exercício e sim outra conta contábil de acordo com necessidade específica de cada empresa. O objetivo deste tipo de transferência não é a apuração de resultado do exercício, pode por exemplo ser utilizado para a transferência de saldo de um grupo denominado 'Estoque de produtos em elaboração' para o grupo 'Estoque de Produtos Acabados'.

...

Cadastro da Estrutura

Para cada transferência a ser executada, deve-se cadastrar uma estrutura, informando-se a coligada, código da estrutura, descrição e o tipo de operação à qual será destinada.
Cada estrutura, por sua vez, deverá ter cadastrado um ou vários moldes onde serão definidas as formas como cada apuração ou transferência deverá ser realizada.

Após o cadastro da estrutura e suas parametrizações, deve-se executar o processo de Execução de Transferência de Grupos Contábeis para que os lançamentos propriamente ditos de apuração ou transferência sejam gerados.


Informações
titleAtenção

Não será permitida a alteração em estruturas de Transferência de Grupos Contábeis já processadas e para as quais existam históricos de Transferência Executada. Neste caso, para que a alteração na estrutura seja liberada, será preciso antes, executar o processo para Desfazer a Transferência de Grupos Contábeis.

...

Cadastro de Molde de Transferência de Grupos Contábeis
Em cada molde deve ser definida uma Data na qual serão contabilizadas as transferências. No grupo de contas devem ser informados todos os grupos de contas de origem, ou seja, as contas contábeis que serão zeradas a partir da geração do lançamento de transferência.  Os saldos das contas indicadas como Contas de Origem serão apurados até a data informada no molde, para em seguida serem transferidos. Em um mesmo molde não há limite na quantidade de grupos de contas a serem indicadas para a transferência. Os saldos das contas de origem serão apurados levando-se em consideração a data de apuração, filial, centro de custo, contas gerenciais e departamento utilizadas. Observação: O processo só irá considerar departamentos caso o usuário marque nos parâmetros do sistema, uma opção para que os departamentos seja considerados na transferência de grupos contábeis.
 

Dentro de uma estrutura podem ser incluídos vários moldes, cada um com suas parametrizações. Não será permita, porém, a inclusão de um novo molde, com mesma Data de apuração e mesma Filial de Origem, se neste for informada uma conta de origem que já esteja indicada em outro molde da mesma estrutura, ou que esta conta pertença a um grupo indicado em outro molde da mesma estrutura.
 
Exemplo
Molde 1 - Conta origem 4            - Será permitida a inclusão do molde
Molde 2 - Conta origem 3.01       - Será permitida a inclusão do molde
Molde 3 - Conta origem 3.02       - Será permitida a inclusão do molde
Molde 4 - Conta origem 3.01.01  - Não será permitida a inclusão do molde, pois a conta 3.01.01 pertence ao grupo 3.01 já utilizado no Molde 2

Em cada molde devem ser definidos:

  • Data: Data em que na serão contabilizadas as transferências.
  • Grupo de contas: devem ser informados todos os grupos de contas de origem, ou seja, as contas contábeis que serão zeradas a partir da geração do lançamento de transferência. Em um mesmo molde não há limite na quantidade de grupos de contas a serem indicadas para a transferência.
  • Contas de Origem:Os saldos das contas indicadas como Contas de Origem serão apurados até a data informada no molde, para em seguida serem transferidos. Os saldos das contas de origem serão apurados levando-se em consideração a data de apuração, filial, centro de custo, contas gerenciais e departamento utilizadas.
  • Moeda Funcional: Essa opção só será exibida se o usuário utilizar moeda funcional, a opção de utilizar moeda funcional está disponível nos parâmetros gerais do sistema.

Quando o usuário marcar o parâmetro para que seja utilizado moeda funcional, será exibido no cadastro de molde uma opção "Moeda Funcional". Tal opção consiste em realizar a apuração das contas de resultado que controlam moeda funcional separadamente, transferindo o saldo para uma conta patrimonial que também controla moeda funcional.

...

Na origem foi informado o grupo 3, que representa:
3          RECEITAS
3.001    RECEITA DE VENDA DE MERCADORIA
3.002    PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
3.003    RECEITAS DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS - ESTÁ INFORMADA NOS PARÂMETROS DE MOEDA FUNCIONAL
 

Observação: O processo só irá considerar departamentos caso o usuário marque nos parâmetros do sistema, uma opção para que os departamentos seja considerados na transferência de grupos contábeis.


Mesmo que esteja informada como conta de origem o grupo 3 (Sintético), a conta 3.003 não terá seu saldo apurado pelo processo, pois se trata de uma conta que controla moeda funcional. Neste caso deverá ser criado um novo molde marcando a opção de moeda funcional para que a conta 3.003 seja apurada separadamente, transferindo o seu saldo para uma conta patrimonial que também controle moeda funcional.

...