Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Após o cadastro da estrutura e suas parametrizações, deve-se executar o processo de Execução de Transferência de Grupos Contábeis para que os lançamentos propriamente ditos de apuração ou transferência sejam gerados.

Observação: O processo só irá considerar departamentos caso o usuário marque nos parâmetros do sistema, uma opção para que os departamentos seja considerados na transferência de grupos contábeis.

Informações
titleAtenção

Não será permitida a alteração em estruturas de Transferência de Grupos Contábeis já processadas e para as quais existam históricos de Transferência Executada. Neste caso, para que a alteração na estrutura seja liberada, será preciso antes, executar o processo para Desfazer a Transferência de Grupos Contábeis.

...

  • Data: Data em que na serão contabilizadas as transferências.
  • Grupo de contas: devem ser informados todos os grupos de contas de origem, ou seja, as contas contábeis que serão zeradas a partir da geração do lançamento de transferência. Em um mesmo molde não há limite na quantidade de grupos de contas a serem indicadas para a transferência.
  • Contas de Origem:Os saldos das contas indicadas como Contas de Origem serão apurados até a data informada no molde, para em seguida serem transferidos. Os saldos das contas de origem serão apurados levando-se em consideração a data de apuração, filial, centro de custo, contas gerenciais e departamento utilizadas.
  • Moeda Funcional: Essa opção só será exibida se o usuário utilizar moeda funcional, a opção de utilizar moeda funcional está disponível nos parâmetros gerais do sistema.
    Quando o usuário marcar o parâmetro para que seja utilizado moeda funcional, será exibido no cadastro de molde uma opção "Moeda Funcional". Tal opção consiste em realizar a apuração das contas de resultado que controlam moeda funcional separadamente, transferindo o saldo para

...

  • uma conta patrimonial que também controla moeda funcional.
    Exemplo:
    A opção "moeda funcional" não foi selecionada.
    Na origem foi informado o grupo 3, que representa:
    3          RECEITAS
    3.001    RECEITA DE VENDA DE MERCADORIA
    3.002    PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
    3.003    RECEITAS DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS - ESTÁ INFORMADA NOS PARÂMETROS DE MOEDA FUNCIONAL

...


Observação: O processo só irá considerar departamentos caso o usuário marque nos parâmetros do sistema, uma opção para que os departamentos seja considerados na transferência de grupos contábeis.

  • Mesmo que esteja informada como conta de origem o grupo 3 (Sintético), a conta 3.003 não terá seu saldo apurado pelo processo, pois se trata de uma conta que controla moeda funcional. Neste caso deverá ser criado um novo molde marcando a opção de moeda funcional para que a conta 3.003 seja apurada separadamente, transferindo o seu saldo para uma conta patrimonial que também controle moeda funcional.
    Atenção: Se a Data de apuração ou Filial de Origem for diferente será permitida a informação de qualquer conta no grupo de conta de origem.


  • O Tipo de Transferência indica como o lançamento da transferência será realizado. Veja as possibilidades: 

    Origem -> Destino: Neste tipo de transferência, o saldo apurado nas contas indicadas como Contas de Origem, independente se credor ou devedor, serão transferidos para a conta indicada como conta de Destino.

    Origem -> Destino -> Receptoras:
    Neste tipo de transferência, o saldo apurado nas contas indicadas como Contas de Origem, independente se credor ou devedor, serão transferidos para a conta indicada como conta de Destino. Em seguida será verificado o saldo desta conta de Destino. Se o saldo da conta Destino for credor, será gerado um lançamento debitando a conta Destino e creditando a conta Receptora de saldo a crédito. Se o saldo da conta Destino for devedor, será gerado um lançamento creditando a conta Destino e debitando a conta Receptora de saldo a débito. Neste tipo de transferência é necessário indicar a Filial receptora do lançamento final. Para exemplos clique aqui.
    Observação:  
    Este tipo de transferência não deve ser utilizado caso o centro de custo seja enviado na ECD.
    Quando é gerado o lançamento para a conta receptora não é possível recuperar o centro de custo, sendo assim, caso utilize este tipo irá gerar erro no registro J100,
     já que os saldos inicial e final não irão ser compatíveis com a movimentação indicada pelo registro I155 que irá conter o centro de custo.

    Origem -> Receptoras: Neste tipo de transferência, se a conta Origem tiver um saldo credor, será gerado um lançamento debitando a conta Origem e creditando a conta Receptora de saldo a crédito. Se a conta Origem tiver um saldo devedor, será gerado um lançamento creditando a conta Origem e debitando a conta Receptora de saldo a débito. Para exemplos clique aqui.

...


  • Transferir Rateio Gerencial: Através dessa opção é possível definir se o lançamento gerado pela transferência irá ou não respeitar os rateios dos lançamentos de origem.

    Marcando esta opção, o lançamento gerado pela transferência irá respeitar os rateios dos lançamentos de origem, desta maneira os saldos das contas gerenciais serão transferidos ou zerados. Neste caso é necessário informar uma conta gerencial para ajustes. Essa gerencial será usada apenas nos casos de contas contábeis que exigem rateio, mas que possuem saldo anterior na base e o mesmo não está rateado, então existindo este saldo anterior o mesmo será rateado para a conta gerencial de ajustes que foi informada.

    Deixando esta opção desmarcada, o lançamento de transferência gerado terá, quando necessário, um rateio em 100% na gerencial que deve ser informada para o rateio, assim as contas gerenciais de origem não terão seu saldo  transferido ou zerado. No lançamento de transferência, todas as contas contábeis que possuírem distribuição gerencial irão utilizar a conta gerencial informada para o rateio.

    Exemplo
    Os rateios dos lançamentos de origem estão nas contas gerenciais 5.01, 5.02 e 5.03, sendo que a conta gerencial para ajuste informada foi a conta 5.08. Ao executar a transferência de saldos, com a opção "Transferir Rateio Gerencial" marcada, o lançamento gerado pela transferência terá rateio igual aos lançamentos de origem utilizando as mesmas contas gerenciais 5.01, 5.02 e 5.03. Com a opção " Transferir Rateio Gerencial " desmarcada, os saldos gerenciais apurados terão um rateio de 100% na conta gerencial 5.08.
    Observações
    Se a opção " Transferir Rateio Gerencial " estiver marcada será mostrado no campo abaixo a opção de "Conta Gerencial para Ajuste". Se estiver desmarcada, será mostrado "Conta Gerencial para Rateio".
    Para obter mais informações sobre transferência de rateios gerenciais clique aqui.

  • Histórico Padrão:Todo molde deve possuir um Histórico. O histórico a ser utilizado para os lançamentos de transferência respeitarão o tipo de operação escolhido na tela inicial de cadastro de estruturas:
    Para o tipo de operação
    "Apuração de Resultado do Exercício": será permitido informar apenas históricos cadastrados como histórico fechamento. Cada apuração de resultado do exercício processada deve possuir um histórico de fechamento próprio, cadastrado única e exclusivamente para este fim. Se a apuração for anual deve-se ter um histórico de fechamento para esta apuração. Se a apuração for semestral ou trimestral, deve-se ter um histórico de fechamento distinto para cada semestre ou trimestre, pois não será permitida a utilização de um histórico de fechamento já utilizado anteriormente em outro molde. Porém, se para a apuração de resultado de um mesmo período for utilizado mais de um molde (por exemplo, um molde para as despesas e outro para as receitas), neste caso será permitida a utilização do mesmo histórico de fechamento no cadastro destes moldes, pois estes terão datas iguais de apuração e estarão dentro da mesma estrutura.
    Já para o tipo de operação
     "Transferência de Saldo": não será permitido informar históricos de fechamento.

    Isto é necessário, pois ao gerar o SPED Contábil o sistema precisa ter informações sobre os tipos de lançamentos, distinguindo-os em lançamentos normais e de encerramento do exercício.

...

Informações
titleAnexos

...