Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Atualização oficial programada

Índice
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

 

...

...

Fique ligado no calendário de atualizações e seja o primeiro a atualizar e desfrutar de todas as novidades

...

do TOTVS Fluig Plataforma:


 

AtualizaçãoPrevistoLiberado
 Fluig 1.5.028/07/201528/07/2015(mais)Fluig 1.5.124/08/201524/08/2015(mais)Fluig 1.5.228/09/201528/09/2015(mais)Fluig 1.5.326/10/201526/10/2015(mais)Fluig 1.5.401/12/201501/12/2015(mais)Fluig 1.5.507/01/201607/01/2016(mais)Fluig 1.5.612/02/201612/02/2016(mais)Fluig 1.5.729/03/201629/03/2016(mais)Fluig 1.5.816/05/201616/05/2016(mais)Fluig 1.5.927/06/201621/06/2016(mais)Fluig 1.5.1008/08/2016 (aviso)Fluig
ExpiradoStatus
Silver Mist 1.8.104/202316/05/2023

LiberadoImage Added

Mist - 1.8.004/2022 01/09/2022 29/06/2023

ExpiradoImage Added

Crystal Lake - 1.7.105/202105/05/2021

01/10/2022 

ExpiradoImage Added

Lake - 1.7.006/202008/06/202006/06/2021

ExpiradoImage Added

Liquid - 1.6.503/12/2018

10/12/2018

08/09/2020

ExpiradoImage Added

Waterdrop - 1.6.402/04/201804/04/201803/01/2019

ExpiradoImage Added

Snowflake - 1.6.311/12/201714/12/201702/05/2018

ExpiradoImage Added

1.6.225/09/201726/09/201711/01/2018

ExpiradoImage Added

1.6.119/06/201719/06/201725/10/2017

ExpiradoImage Added

1.6.020/03/201724/03/201719/07/2017

ExpiradoImage Added

1.5.1330/01/201730/01/201724/04/2017

ExpiradoImage Added

1.5.12 EP 4 - Messaging23/12/201623/12/201628/02/2017

ExpiradoImage Added

1.5.1214/11/201610/11/201623/01/2017

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.5.1119/09/2016
 (aviso)Legenda:(mais) - Liberado(aviso) - Previsto

Destaca-se que as datas correspondentes as futuras liberações poderão ser alteradas.

Nota
titleObservação

Acompanhe detalhes do processo de atualização no Guia de atualização do fluig.

 

Ciclo de Atualização Obrigatório

O calendário de Ciclo de Atualização Obrigatório define quando uma atualização do produto está com o suporte:

  • Ativo: o cliente poderá abrir chamados e adicionar novos componentes em seu ambiente;
  • Em período de inativação: após o lançamento de uma nova atualização o cliente terá um prazo de 30 dias corridos para atualizar seu ambiente. Durante esse período o cliente poderá abrir chamados e adicionar novos componentes em seu ambiente da liberação em inativação;
  • Não suportado: atualizações que não são suportadas e que novos componentes não poderão ser adicionados ou alterados no ambiente do cliente até que seja realizada a atualização.

...

12/09/201610/12/2016

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.5.1008/08/201608/08/201612/10/2016

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.5.927/06/201621/06/201608/09/2016

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.5.809/05/201616/05/201627/07/2016

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.4.X30/10/2014

...

30/10/201428/08/2015

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.3.X23/06/2014

...

23/06/201431/12/2014

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.2.X03/03/2014

...

03/03/201423/07/2014

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.1.X12/11/2013

...

12/11/201303/04/2014

Resultado de imagem para error iconImage Added

1.0.001/08/2013

...

01/08/201312/12/2013

...

Resultado de imagem para error iconImage Added

...

Legenda:
(mais) Liberado: O cliente poderá abrir tickets e adicionar novos componentes em seu ambiente.
(aviso) Previsto: Futuras liberações. Destaca-se que as datas correspondentes as futuras liberações poderão ser alteradas.

Resultado de imagem para error iconImage Added 

...

 

 

 

 

 

Atualização antecipada (EP)

Entre as datas de liberações de atualizações oficiais do fluig, podem ser realizadas “atualizações antecipadas” pontualmente. 

 

O que é disponibilizado em uma Atualização antecipada (EP)?

São disponibilizadas correções de inconsistências mais críticas, para clientes que não podem aguardar até a data da próxima release. As atualizações antecipadas serão liberadas semanalmente as terças feiras.

Por definição, se houverem situações críticas que impactem todos os clientes, a atualização antecipada se tornará pública.

 

Todas as atualizações antecipadas são públicas?

As atualizações antecipadas podem ser semanais (públicas) ou restritas.

Uma atualização antecipada restrita é liberada para um cliente específico, quando possui uma correção que não é uma situação crítica para todos os clientes.

De qualquer forma, esta correção será liberada em uma atualização semanal posteriormente (se houver) ou em uma release, e todos os clientes passarão a ter acesso a ela.

Image Removed

 

Há cobrança quando solicito a antecipação de correção de um chamado?

Dependendo da criticidade do seu chamado ou da release que o fluig está atualizado pode haver cobrança de consultoria. Além disso nem todos os clientes podem solicitar a atualização antecipada.

Os clientes que possuem o privilégio de solicitar antecipação de solução via consultoria são aqueles que estão com o fluig atualizado para a release atual, ou 3 releases anteriores à corrente.

O valor de antecipação descrito abaixo é referente a correção antecipada de um chamado. No EP podem existir um ou mais chamados e os valores serão calculados de acordo com a tabela:

Image Removed

Informações
titleAtenção

* As solicitações de antecipação de correções serão avaliadas pelo time de manutenção, que decidirá sobre a viabilidade.

 

ExpiradoAtualizações que não são suportadas e que novos componentes não poderão ser adicionados ou alterados no ambiente do cliente até que seja realizada a atualização.


Ciclo de atualização obrigatório

...

O calendário acima define quando uma atualização da plataforma poderá receber suporte e manutenção. Após a liberação de uma nova atualização o cliente possui 30 dias corridos para atualizar seu ambiente. Durante esse período o cliente poderá abrir tickets e adicionar novos componentes em seu ambiente da atualização em inativação. 


Nota
titleObservação

Acompanhe detalhes do processo de atualização no Guia de atualização da plataforma.


Selo das atualizações

...

As atualizações da plataforma, acontecem regularmente. Conforme imagem abaixo, ilustramos como é composto a atualização do TOTVS Fluig.

TOTVS Fluig Plataforma |Nome| 1.|Major|.|Minor| - |Patch|.
Ex.: TOTVS Fluig Plataforma Mist - 1.8.0 - 230101


Até que seja lançada uma nova release Major.Minor teremos atualizações Patch evolutivas e recorrentes na release atual.

Estas atualizações Patch apresentam correções referente a tickets abertos por clientes e pequenas melhorias que mantém a compatibilidade, e são disponibilizadas conforme demanda.


Image Added

Algumas destas atualizações Patch recebem o selo Essential. Significa que possuem correções e algumas pequenas melhorias de destaque que são benefícios para o dia a dia da sua empresa.

Image Added

Fique atento quando verificar uma atualização Patch com o selo Mandatory. Este selo significa que a atualização possui correções críticas em que é altamente recomendada a atualização para que as correções sejam refletidas em seu ambiente. São raras, porém eventualmente, a equipe pode recomendar a atualização com o selo Mandatory.

Image Added

As atualizações Minor apresentam melhorias significativas que mantém a compatibilidade mas geraram impactos em vários recursos da Plataforma. O time do Fluig realiza testes por toda a Plataforma. Recomendamos aos nossos clientes que realizem testes de todos os recursos utilizados.

As atualizações Major apresentam alterações mais significativas que trazem incompatibilidades com as releases anteriores. O time do Fluig realiza testes por toda a Plataforma. Recomendamos aos nossos clientes que realizem testes de todos os recursos utilizados.

Perguntas e respostas


Com este novo modelo, algumas perguntas devem ter surgido! Por isso, preparamos Perguntas e Respostas para não ficar nenhuma dúvida sobre este novo modelo de atualizações da plataforma.

Confira todos os detalhes:

1. Vou atualizar minha plataforma 1.6.5 ou anterior e já existe uma nova atualização Major/Minor, devo ir para ela?

Sim, você já deve utilizar esta nova atualização. Para saber mais, acesso o nosso Guia de atualização da plataforma


2. Já estou em uma atualização 1.8.0, mas saiu uma nova atualização Patch, devo ir para ela?

As correções que fizemos inclui problemas que não necessariamente afetam todos os clientes. Por isso, é necessário avaliar na liberação se o problema corrigido também é sentido pela empresa.


3. Já estou na 1.8.0 ou em uma atualização desta versão, mas saiu uma atualização Mandatory, devo atualizar?  

A atualização Mandatory possui correções críticas. É necessário avaliar o risco da mesma e identificar se não afetam os cards que você utiliza na plataforma. Se afetar, deve-se atualizar com urgência.

4. Estou em uma atualização e preciso de uma correção após já serem liberadas outras atualizações, como receberei minhas correções?

Fique tranquilo, que faremos uma correção na atualização futura, e ela já inclui todas as correções e melhorias que liberamos anteriormente, de forma acumulativa.


5. Se eu não estou em uma atualização 1.8.0 eu deixo de receber correções?

Após o lançamento de uma nova release o cliente terá um prazo de 30 dias corridos para efetuar a atualização em seu ambiente.

Por exemplo: A atualização 1.8.0 foi liberada em  01/09/2022. Portanto, a atualização 1.7.1 será suportada até os 30 dias seguintes. Após 30 dias passados da liberação 1.8.0 deve-se atualizar sua plataforma para continuar recebendo correções ou atualizações.

Durante este período, o cliente poderá acionar o suporte para incidentes na release anterior, recebendo correções nesta release.

Após o prazo de 30 dias, apenas em situações especiais com itens críticos e prioridade alta terão suporte e correções. Os demais itens (prioridade média e baixa) serão corrigidos apenas na última release liberada (não haverá correções para releases antigas).

A atualização 1.8.0 só deixará de ser suportada após 30 dias da liberação da atualização 1.8.1 ou 1.9.0.


6. Em quantas janelas por ano devo me programar para atualizar a plataforma?

Recomenda-se a atualização da plataforma por 2 vezes ao ano. Sendo que o mínimo recomendado é a atualização em 1 vez ao ano.

É importante verificar também que o período de suporte à release anterior liberada é de 30 dias após a liberação da nova release.


7. Como ficar sabendo que existe uma atualização da plataforma?

Se você possui um ticket aberto será notificado assim que o mesmo for corrigido, com informações sobre em qual atualização foi liberada a correção. 

A página Atualização Mist (1.8) também dispõe de todos os detalhes sobre as atualizações liberadas. Nesta página você verifica no início, a data da última atualização e consegue ver o que há de novidade e correções desde a última vez que atualizou a plataforma TOTVS Fluig.

As atualizações (Updates) mais relevantes são identificadas com uma marca especial:

Essentialincluem correções e pequenas evoluções da plataforma.

Mandatoryatualizações que possuem correções críticas emergenciais.

 Caso verificar na página de Atualização Mist (1.8) uma correção ou pequena melhoria desejada, você pode baixar o instalador desta atualização no Portal do cliente.


Nota
titleAtenção!

É importante ressaltar que não disponibilizamos o instalador para pacotes específicos que não estejam disponíveis no Portal do cliente. Sempre disponibilizamos no Portal o instalador para a última atualização disponível, que já contempla todas as correções e melhorias liberadas.

É possível acompanhar nosso calendário de atualizações em Atualização da plataforma



Procedimentos para atualizações entre releases

Informações
titleFluig em Cloud?

Caso o seu ambiente seja administrado pela nossa equipe de Cloud, você pode entrar em contato através de um ticket ou ligando para 4003-0015 e solicitar a atualização.

Por se tratar de uma atualização entre releases

Regras

#1: Clientes com chamados críticos e que possuem o fluig atualizado para a release atual, ou 2 releases anteriores à corrente, podem solicitar atualização antecipada gratuita*.
#2: Clientes com chamados críticos e que possuem o fluig 3 releases anteriores à corrente, podem solicitar liberação de EP via consultoria*, de acordo com a tabela.
#3: Clientes que não possuem chamados críticos devem aguardar a correção no EP Semanal ou solicitar antecipação via consultoria*, de acordo com a tabela.

#4: No EP podem existir um ou mais chamados e os valores serão calculados de acordo com a tabela.

#5: Não há possibilidade de geração de EPs para clientes que possuem o fluig mais que 4 releases anteriores à atualização corrente.

Procedimentos para atualização da atualização antecipada

Por se tratar de uma liberação emergencial são necessários alguns procedimentos diferenciados para atualização do ambiente. Vamos a eles:

1 - Faça o download do instalador da atualização antecipada no portal de clientes;arquivo de instalação conforme descrito na documentação Como fazer para obter a plataforma;

2. Descompacte o conteúdo do arquivo referente ao pacote de atualização para uma pasta;

3.2 - Pare a execução dos serviços do do fluig na seguinte ordem (1) fluig(2) fluig_MemCached e fluig_RealTime;RealTime e (3) fluig_Indexer. Caso utilize o MemCached, a ordem correta é (1) fluig, (2) fluig_RealTime, (3) fluig_Indexer e (4) fluig_MemCached;

Nota
titleFaça backup
Informações
titleAtenção

Fique atento ao procedimento de backup para atualização do fluigda plataforma, para mais detalhes acesse Backup da aplicação fluig.

3 - 4. Elimine as pastas data, log, servers e tmp do fluig em: (<instalacao fluig>\jboss\standalone); armazenadas em [diretório_instalação]\appserver\domain;

5. 4 - Execute o instalador e selecione a opção de atualização;

5 - Inicie os serviços Memcached e RealTime;

6 - Inicie o serviço do fluig.

a opção Atualizar minha instalação. Clique em Próximo até o sistema apresentar a mensagem de que a atualização foi concluída com sucesso. Saiba mais sobre o procedimento e pré-requisitos acessando a página Guia de atualização da plataforma.

6. Inicie os serviços na ordem correta: (1) fluig_Indexer, (2) fluig_RealTime e (3) fluig. Caso utilize o MemCached, a ordem correta é (1) fluig_MemCached, (2) fluig_Indexer, (3) fluig_RealTime e (4) fluig.

Pronto! Basta aguardar o serviço do fluig Fluig ficar disponível e acessar a plataforma já atualizada.

Caso o seu ambiente fluig seja administrado pela nossa equipe de Cloud, você pode entrar em contato através de um chamado ou ligando para 4003-0015 e solicitar a atualização.