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  • 1346 - Devolução de Cliente Avulsa - DR.

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A rotina 1346 - Devolução de Cliente Avulsa tem como objetivo processar a devolução avulsa de clientes, gerar tributação e crédito no setor financeiro, bem como, o estorno do estoque e da comissão do RCA.


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Objetivo da tela:

Tela inicial da rotina.

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titlePrincipais Campos e Opções da Tela Inicial

Ação:

Descrição:

Antes de utilizar a rotina 1346 é necessário verificar as permissões de acesso da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina, rotina 131 - Permitir Acesso a Dados e rotina 132 - Parâmetros da Presidência.

A tela principal da rotina exibe um cabeçalho fixo, com as seguintes opções:

Cabeçalho Fixo
  • Núm. Transação: exibe o número de transação gerado ao clicar no botão Novo, sendo apresentado desabilitado e reservado para esta devolução. Esse número é gerado de acordo com a parametrização feita na rotina 532 - Cadastrar Parâmetro do Sistema na aba Numeradores, sub-aba Compras/Entrada de Merc., campo Prox. Num. Trans. Entrada;
  • Tipo Entrada: utilizado para selecionar o tipo de entrada da mercadoria, sendo:

-  Tipo 06 - Dev. Normal: utilizada no processo de devolução de venda das modalidades 1 – Normal ou 5 – Bonificação. Ao utilizar esta opção, o estoque será atualizado, ou seja, aumentado, pois gerou uma devolução de cliente.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 1 – Permissão para Tipo Devolução - 6 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Caso a devolução seja de uma nota de bonificação, não é gerado crédito.

- Tipo 07 - Dev. Simples Remessa: utilizada no processo de devolução da modalidade Simples Remessa.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 2 – Permissão para Tipo Devolução - 7 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Suas principais características são:

* Realizar o estorno da comissão caso opção Estorna Comissão RCA = Sim.

* Movimentar o estoque da empresa.

- Tipo 08 - Dev. Simples Faturamento: utilizada no processo de entrada fiscal para as movimentações do estoque ideal. Poderá ser utilizada em processos onde a empresa necessita realizar a devolução antes do recebimento da mercadoria.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 3 – Permissão para Tipo Devolução - 8, da rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina, deverá ser habilitada.

  • Data Entrada: utilizado para informar ou selecionar a data de entrada das notas que deseja que seja exibida e realizada a devolução;
  • Filial Venda: utilizado para selecionar a filial que foi realizada a venda da mercadoria que deseja realizar a devolução de forma avulsa. Esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na rotina 131 – Permitir Acesso a Dados.
  • Motivo da Devolução: utilizado para informar o código ou selecionar o motivo conforme cadastro realizado na rotina 518 – Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria, tipo ED – Entrada Devolução (Cliente).

    - O motivo da devolução avulsa informado no filtro Motivo da Devolução, é buscado automaticamente no campo Motivo da tela Item, para uma maior agilidade no preenchimento dos dados dos itens, onde o motivo for mesmo.
  • N°. NF: utilizado para informar o número da nota fiscal de devolução. Este campo é exibido como desabilitado, caso a opção Gerar Num. NF esteja marcada Sim se a opção for Não o usuário poderá informar o número da nota.
  • Série: é exibido o número de série da nota fiscal usada para a devolução que está sendo realizada, porém é um campo editável.
  • Espécie: exibe a espécie utilizada na entrada da mercadoria. Esse campo aparecerá preenchido (NF) e desabilitado.
  • Data Emissão: utilizado para informar ou selecionar a data de emissão da nota fiscal de devolução. Esta data poderá ser retroativa a data de entrada, porém, não poderá ser superior.
  • Modelo: informar o modelo de emissão da nota que foi emitida para envio desta informação no XML à Sefaz.
  • Cliente: utilizada para informar ou selecionar o cliente o qual a devolução será efetuada.
  • Razão Social: apresenta a razão social referente ao código do cliente informado ou selecionado no filtro Cliente.
  • Rca: utilizado para informar ou selecionar o RCA que gerou a nota da venda.
  • Data Saída: utilizado para informar ou selecionar a data de saída das notas de devoluções.
Caixa Recibo Crédito

Exibe as seguintes opções:

  • Laser: quando marcada, será utilizado o layout específico para este tipo de recibo, assim como o tipo de papel utilizado na impressão;
  • Bobina: quando marcada, será utilizado o layout específico para este tipo de recibo, assim como o tipo de papel utilizado na impressão
Caixa Estorna Comissão RCAEsta caixa exibe opções que permitem a realização do estorno da Comissão do RCA por causa da devolução dos itens vendidos que está sendo realizada. Porém, o percentual de comissão a ser estornada, é cadastrado na rotina 518, opção Estorno Comissão? e ao clicar em Sim e selecionar o motivo que está relacionado ao percentual informado, será estornado o valor da comissão do RCA % de comissão sobre o valor devolvido
Caixa Gera Núm. NFExibe opções que permitem gerar o número de forma manual (Não) ou Automática da Nota Fiscal (Sim). Se a opção Não for selecionada, o campo Nº NF deverá ser preenchido com o número da nota.
Opção Entrada de Garantia

Quando habilitida indica que trata-se de uma devolução avulsa com a opção de gerar garantia.

Observação: para que a opção Entrada de Garantia esteja habilitada é necessário que o parâmetro 2976 - Usa Controle Garantia, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência esteja marcado como Sim.

Observações

Na parte superior da rotina consta um informativo que é alterado conforme o Tipo de Entrada selecionado no processo de devolução, sendo:

  • Dev. Cliente c/ NF Entrada: exibido quando a entrada for Tipo 6
  •  Dev. Cliente c/Doc. Cliente: apresentada quando a entrada for Tipo 7
  • Dev. Simples Faturamento: apresentada quando a entrada for Tipo 8
BotôesBotões
  • Novo: utilizado para iniciar o processo de devolução ao cliente.
  • Carregar: ao clicar o botão Carregar são visualizadas todas as Pré-devoluções cadastradas . Todas as notas virão com Status Pendente, e uma vez Aprovada estarão prontas para serem vinculadas a uma nota fiscal de venda que será utilizada numa próximo nota fiscal do venda do ´´meu`` cliente. Assim, ao realizar uma venda para este cliente o sistema verifica se há Pré-devolução Aprovada para este, e havendo pré-devolução esta poderá ser vinculada a venda.
  • Pré-devolução: o processo de pré-devolução, consiste em enviar PDF para o cliente usar como base de sua NF de devolução, esse documento deve ser enviado na próxima venda para o cliente junto com a NF e Boleto. Quando o motorista retornar ele trará a devolução, a NF do cliente e a pré-devolução, que o usuário irá conferir e usar como base para a devolução, sem a necessidade de digitar tudo novamente. Este processo tem as seguintes características:
    - O processo de Pré-devolução somente é realizado quando o Tipo Entrada for igual a 6 - Dev. Normal. Caso contrário o botão Pré-devolução permanece desabilitado;
    - O botão Pré-devolução é habilitado somente quando a permissão 11 - Permitir Gravar pré-devolução da rotina 530 estiver habilitada e também deve estar marcada a opção Não da caixa Gera Num. NF;
    - A Pré-devolução não se trata de um documento fiscal, mas este é utilizado quando cliente for gerar a nota fiscal de devolução dele.
  • Gravar: utilizado para concluir o processo de devolução.
  • Cancelar: utilizado para cancelar o processo de devolução do cliente.
  • Fechar: utilizado para fechar a rotina. Caso tenha um processo em andamento, a seguinte mensagem será apresentada: "Nota Fiscal está em digitação, deseja cancelar.
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titlePrincipais Abas da Rotina 1346

Aba Itens

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A aba Itens exibe a planilha com os produtos incluídos após confirmação da tela Item, referente a aba Tabela de Produtos. Na tela Item, encontram-se os seguintes campos:

  • Código: exibe o código do item do produto, não sendo permitida a sua edição.
  • Descrição: exibe descrição do item do produto, não sendo permitida a sua edição.
  • Embalagem: exibe o tipo da embalagem, não sendo permitida a sua edição.
  • Qt. Devolução: exibe a quantidade de produto que está sendo devolvida.
  • Qt. Bloqueada: exibe a quantidade bloqueada do produto que está sendo devolvido.
  • Qt. Avaria: exibe a quantidade avariada do produto que está sendo devolvida, essa quantidade já está dentro do estoque bloqueado, com algum tipo de avaria (defeito), porém, o campo ficará habilitado para inclusão de informação.
  • Preço de Devolução: exibe o preço de devolução dos itens, porém, o campo ficará habilitado para inclusão de informação.
  • % Desconto: utilizado para informar a porcentagem de desconto concedido.
  • Preço Líquido: exibe o valor líquido da devolução.
  • Vl. ST.: utilizado para informar o valor da substituição tributária do produto.
  • Vl. Base ST.: utilizado para informar o valor de base de substituição de tributária do produto.
  • % IPI: exibe o percentual de IPI do produto, sendo permitida a sua edição.
  • Vl. IPI: utilizado para informar o valor do IPI do produto.
  • Vl. Base IPI: utilizado para informar o valor de base do IPI do produto.
  • % ICMS: exibe o percentual de ICMS do produto, não sendo permitida a sua edição.
  • Base de Icms: apresenta a base de ICMS do produto.
  • % ICMS Redução: exibe a porcentagem de redução de ICMS do produto que está sendo realizada a devolução.
  • % Dif. Alíquota: exibe a porcentagem da redução de alíquota.
  • Base Dif. Alíquota: informa a base para o diferencial de alíquota.
  • Vl. Dif. Alíquota: informa o valor do diferencial de alíquota.
  • Código Fiscal: utilizado para informar ou selecionar o código fiscal de acordo com a classificação fiscal da mercadoria (produto). Sem essa informação não é possível confirmar a devolução do produto;

    Observação:  os CFOP´s 1949 e/ou 2949 de outras deverá ser informado quando o processo se tratar de uma devolução por garantia, pois não existe um CFOP específico para este tipo de movimentação.

  • Sit. Tributária: apresenta a situação tributária do produto, possuindo filtro para pesquisa e seleção de códigos que definem a situação tributária do produto.
  • Motivo: utilizado para informar ou selecionar o motivo de devolução do cliente.
  • Confirmar: utilizado para confirmar e finalizar o processo de inclusão de itens para a devolução.
  • Cancelar: utilizado para cancelar o processo retornando para a tela anterior.

    Observação: após efetuar o cálculo com redução, é exibido na tela Item o Valor do ST encontrado, o Valor da Base do ST novo, bem como, é alterado o valor do Item no campo Preço de Devolução para o novo valor encontrado, uma vez que ocorre redução do MVA. Ao incluir o item, são mantidos os valores encontrados com o novo cálculo. Ao calcular a tributação, são mantidos os valores calculados. Ao gravar a NF de devolução, são armazenados todos os valores calculados ao utilizar a redução. O cadastro é ralizado no campo % de Red. P. Venda Optante Simples Nacional, aba Substituição Tributária da rotina 514 - Cadastrar Tipo de Tributação.

Aba Tabela de ProdutosImage Removed

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A aba Tabela de Produtos exibe campos, filtros, opções, caixas, botões e planilha que permitem listar os itens a ser realizada a devolução, sendo:

  • Código: utilizado para informar o código do produto a ser pesquisado.
  • Descrição: utilizado para informar a descrição do produto de acordo com o seu Código.
  • Departamento: utilizado para informar ou selecionar o departamento dos produtos a serem pesquisados.
  • Cód. Fab.: utilizado para informar o código de fábrica do produto a ser pesquisado.
  • Fornecedor: utilizado para informar ou selecionar o fornecedor do produto a ser pesquisado.
  • Código de Barra: utilizado para informar o código de barras do produto a ser pesquisado de forma manual ou com o uso de um leitor.
  • Data Movimentação: utilizado para informar ou selecionar o período de movimentação de produtos a serem pesquisados.
  • Incluir Itens Fora de Linha: quando marcado, serão exibidos na planilha produtos que deixaram de ser fabricados por seus fornecedores, mas que é comercializado devido possuírem quantidades em seu estoque.
  • Ordem dos Itens (Alfabética / Código / Código Fab.): exibe opções que determinam a ordem que os produtos serão exibidos na planilha.
  • Pesquisar: utilizado para realizar a pesquisa, exibindo na planilha dados conforme seleções nos filtros anteriores.

Aba Tributação

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Na aba Tributação é exibida planilha com o resultado da tributação e os seguintes campos e botões:
Gerar Tributação: utilizado para gerar a tributação;
Código Contábil: exibe o código contábil padrão da devolução, conforme parametrização na rotina 132 – Parâmetros da Presidência;
Vl. Base Cred. ICMS: informa o valor base para o crédito de ICMS;
Vl. Total Cred. ICMS: informa o valor de crédito de ICMS gerado na transação;

No rodapé da tela são exibidos os seguintes campos editáveis: Vl. IPI, Vl. ST, Vl. Frete, Vl. Out. Desp., Vl. Desc., Obs. e o campo informativo Vl. Total, que irão exibir os dados conforme as opções selecionados na planilha. Também foi disponibilizado o botão Observações Adicionais, habilitado ao clicar o botão Novo, exibindo a tela Observações para que sejam registradas informações adicionais referente ao processo de devolução.
Observação: os dados dos campos exibidos no rodapé da rotina poderão ser alterados, tendo como campos editáveis Vl. Frete e Vl.Outras Despesas, já os demais são calculados de acordo com as informações das figuras tributárias cadastradas para cada produto. Caso estes campos sejam alterados, o valor total é atualizado, porém, é exibida mensagem de alerta para confirmar a geração do crédito da diferença entre o valor original e valor total.


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titleBotão Outros Totais da Nota Fiscal

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O botão Outros Totais da Nota Fiscal é utilizado para verificar informações contábeis do título selecionado na planilha, ao clicar é exibida tela Totais da Nota Fiscal, com os seguintes campos e botão:


  • Valor Total IPI: exiobe o valor total do IPI referente ao produto selecionado na planilha;
  • Valor Total da Base de IPI: exibe o valor total da base de IPI estabelecida para o produto selecionado na planilha;
  • Valor total da Base de Subst. Tributária: exibe o valor total da base de substituição tributária estabelecida para o produto selecionado na planilha;
  • Valor Total da Subst. Tributária: exibe o valor total da substituição tributária referente ao produto selecionado na planilha;
  • Valor Total do ICMS: exibe o valor total do ICMS do produto selecionado na planilha;
  • Valor Total da Base de ICMS: exibe o valor total da base de ICMS referente ao produto selecionado na planilha;
  • Fechar: utilizado para fechar a tela Totais da Nota Fiscal.

Observação: os valores exibidos nestes campos assumem as propriedades da tributação utilizada durante a entrada de mercadoria.

Aba Chave NF-e

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A aba Chave NF-e é composta pelo campo Chave NFe, utilizada para informar a chave da nota fiscal de saída, seja ela de emissão própria ou não. Neste campo deverá ser informado também a data de saída em que a nota fiscal foi gerada, em atendimento a legislação da Nota Fiscla Eletrônica 3.1.

Observação: pode-se informar uma ou várias chaves de acesso a notas fiscais de saída a serem devolvidas.

Aba Dados Veículos

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Aba Dados Veículos é composta pelos campos Placa Veículo e UF Veículo, utilizados para informar a placa e Estado do veículo para informação na nota fiscal. Para que esta aba seja exibida é necessário marcar Sim no parâmetro 2288 - Utilizar NF-e da rotina 132 - Parâmetros da Presidência.

Na tela principal da rotina ao clicar sobre o botão Gravar, na conclusão do processo de devolução, é exibida tela Dados de Complemento NF-e com os seguintes campos e botões:

  • Número da Nota Fiscal de Venda: utilizado para informar o número da nota fiscal de venda na qual a nota de devolução faz referência.
  • Série da Nota Fiscal de Venda: utilizado para informar o número de série da nota fiscal de venda na qual a nota de devolução faz referência.
  • Data de Emissão da Nota Fiscal de Venda: utilizado para informar a data da nota fiscal de venda na qual a nota de devolução faz referência.
  • Sair: utilizado para fechar a tela Dados de Complemento NF-e.
  • Confirmar: utilizado para confirmar os dados informados na tela Dados de Complemento NF-e
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titleDetalhamento de Planilhas (grid´s)

Nome

Descrição:

Planilha Itens

A planilha Itens localiza-se na aba Itens com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações sobre os itens a serem devolvidos. Caso os itens sejam exibidos na cor vermelha, de acordo com sua legenda, significa que o preço de devolução é maior que o preço de venda. São elas:


  • Código: exibe o código do produto que o cliente comprou.
  • Descrição: exibe o nome do produto de acordo com o seu código.
  • Embalagem: exibe a descrição da embalagem do produto que foi cadastrada na rotina.
  • Num. Ped.: exibe o número do pedido de venda cuja devolução do produto será realizada.
  • Qtde.: exibe a quantidade de produto vendida.
  • P. Compra: exibe o valor que foi informado na devolução e não o preço de compra do produto.
  • % ICMS: percentual de ICMS – Campo retornado da figura tributária vinculada à região do cliente informado na nota de devolução
Tabela de Produtos

A planilha Tabela de Produtos localiza-se na aba Tabela de Produtos com as seguintes colunas disponíveis para exibiçã das informações referentes aos produtos a serem realizada a devolução. São elas:

  • Código: exibe o código do produto que o cliente comprou;
  • Descrição: exibe o nome do produto de acordo com o seu código.
  • Embalagem: exibe a descrição da embalagem do produto que foi cadastrada na rotina.
  • Obs.: observação informada no cadastro do produto via rotina 203 - Cadastrar Produto, aba Cond. Venda .
  • FL: informe se o produto está ou não fora de linha. Se a opção estiver marcada, significa que o produto selecionado está cadastrado como fora de linha (rotina 203, aba Cadastro), caso contrário, o produto selecionado não é um produto fora de linha e poderá ser precificado para venda normalmente.
  • Vl. Ult. Entrada: apresenta o valor da última entrada do produto.
    • Usa Lote?: indica se o controle de estoque do produto é por lote.

Tributação

A planilha Tributação localiza-se na aba Tributação com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações referentes a devolução de cliente (Avulsa). São elas:

  • Vlr. Base ICMS: exibe o valor da base de cálculo do ICMS. Base de icms * a quantidade contábil do produto informado. A base de ICMS seria o valor informado na aba itens sem desconto.
  • % ICMS: exibe o percentual de ICMS na nota fiscal de entrada, informado na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria.
  • Vlr. ICMS: valor de ICMS – é obtido através do seguinte cálculo: (Vlr. Base ICMS * % ICMS / 100).

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titleDúvidas Mais Frequentes:Validações Gerais
Gerar Prè-Devolução de Item - Rotinas -1303 e 1346

A rotinas 1303 - Devolução de Cliente e 1346 - Devolução de Cliente Avulsa, realizam o processo de Pré-Devolução que consiste em enviar PDF para o cliente usar como base de sua NF de devolução, esse documento deve ser enviado na próxima venda para o cliente junto com a NF e Boleto. Quando o motorista retornar ele trará a devolução, a NF do cliente e a pré-devolução, que o usuário irá conferir e usar como base para a devolução, sem a necessidade de digitar tudo novamente.

Para mais informações acesse o documento DT Gerar Pré-Devolução de Item - Rotinas 1303 e 1346.

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titleDúvidas Mais Frequentes:

Dúvidas Mais Frequentes

Como proceder quando são realizadas devoluções incorretas, sendo que

Dúvidas Mais Frequentes

Como proceder quando são realizadas devoluções incorretas, sendo que as notas fiscais não podem ser canceladas?

Resposta: Quando as notas podem ser canceladas, o usuário pode realizar o cancelamento da devolução através da rotina 1316 – Cancelar NF Devolução Cliente. Já neste caso, onde as notas não podem ser canceladas, o usuário poderá apenas realizar o ajuste do estoque através da rotina 1117 – Ajuste de Estoque e contatar o contador da empresa, pois as notas continuarão abertas.

Por que durante o processo de devolução é exibida a mensagem: ´´Produto com preço informado acima do preço de tabela da rotina 201, devolução não permitida.``?

Resposta: Esta mensagem é exibida devido à permissão 8- Não permitir preço devolução maior que preço de venda na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina está marcada. Caso deseje prosseguir com o processo de devolução é necessário desmarcá-la.

Por que ao realizar a devolução o sistema busca o RCA que cadastrou o cliente, não permitindo estornar a comissão do RCA que realizou a venda?

Resposta: É necessário verificar na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina, se a permissão 7 – Permite informar RCA não vinculado ao cliente, marcando para que seja realizado o processo de devolução conforme necessidade da empresa.

Por que ao emitir uma NF na rotina 1346 de devolução, tendo como motivo a diferença de preço, o sistema está movimentando o estoque contábil?

Resposta: O tipo de entrada 8 – Dev. Simples Faturamento gera estoque contábil no sistema e o tipo de entrada 7 – Dev. Simples Remessa gera estoque gerencial, não havendo processos que não gere algum tipo de estoque no sistema.

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