Páginas filhas
  • Antigo - Manual de Instalação do Portal de Mobilidade via instalador

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Data

Versão

Descrição

Autor

06/09/2016

1.0

Versão Inicial

João Vinícius Sonsim da Silva

19/10/2016

1.1

V12.1.14

João Vinícius Sonsim da Silva

19/12/2016

1.2

V12.1.15

João Vinícius Sonsim da Silva

28/07/2017

1.3

V12.1.17

João Vinícius Sonsim da Silva

06/10/2017

1.4

V12.1.18

João Vinícius Sonsim da Silva

03/04/2017

1.5

v12.1.20

João Vinícius Sonsim da Silva

13/09/2018

1.6

v12.1.22

João Vinícius Sonsim da Silva

08/06/2020

1.7

v12.1.28

Matheus Assmann de Freitas

03/02/2021 

1.8v12.1.31Matheus Assmann de Freitas


  1. Introdução (Sumário)

Requisitos de Software para o Portal de Mobilidade
Requisitos de Hardware para o Portal de Mobilidade
Observação
Informações Importantes
Instalação
Atualização
Informações adicionais

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Menu Parâmetros Iniciais
Figura 2 - Menu Instalação
Figura 3 - Menu Banco de Dados
Figura 4 - Menu Acesso
Figura 5 - Resultado dos testes
Figura 6 - Informações da Licença
Figura 7 - Dados usuário admin
Figura 8 - Botão Setup Concluído
Figura 9 - Menu Parâmetros Iniciais
Figura 10 - Menu Instalação
Figura 11 - Resultado dos testes
Figura 12 - Editar Permissões do site no IIS
Figura 13 - Aba segurança
Figura 14 - Alterando permissões de usuário
Figura 15 - Removendo "Somente Leitura"
Figura 16 - Executando scripts de atualização do banco de dados
Figura 17 - Menu administrador
Figura 18 - Menu Importar Licença
Figura 19 - Importar chave de licença
Figura 20 - Importar Serviços
Figura 21 - Importação de Serviços

Introdução 
Âncora
teste
teste


O Portal de Mobilidade tem como objetivo integrar os aplicativos moveis referente aos apontamentos de campo para os sistemas PIMS Cana e/ou PIMS Multicultivos, permitindo um melhor controle dos dispositivos utilizados e prover controles/funcionalidades que possibilitem um processo de gestão a vista. Visando a utilização desta ferramenta, foi desenvolvido um Manual para auxiliar o processo de sua instalação através de um Wizard (Instalador).

Âncora
RequisitosSoftware
RequisitosSoftware
Requisitos de software para o Portal de Mobilidade 

  • Ambiente computacional deve ser estável.
  • Windows Server 2012.
  • Instalação do IIS 7.5 ou superior:
    • Para a hospedagem e configuração do Portal no Servidor, tecnologia .NET.
  • Incluir no IIS a extensão .apk e o tipo application/vnd.android.package-archive para serem servidos como conteúdo estático pelo servidor (tipos de MIME).
  • Instalação .Net Framework 4:
    • Tecnologia envolvida no desenvolvimento do Portal
  • SQLServer Express 2008 R2
    • Usado para armazenar os dados que são configurados dinamicamente no Portal, como, serviços e visões dos relatórios e indicadores do Portal.
    • O usuário utilizado para acessar a base do Portal deve possuir privilégios "root"
  • Oracle Client ou Oracle Server (Integrado com a Produção)
    • Utilizado para acessar a base de dados do PIMS
    • O formato do horário no registro do Windows deve seguir o padrão Americano

Âncora
RequisitosHardware
RequisitosHardware
Requisitos de hardware para o Portal de Mobilidade 


Plataforma: Necessário um servidor para a instalação do Portal, não necessariamente dedicado, que possua uma arquitetura de 64 bits. É recomendado utilizar uma arquitetura de 64 bits, já que esta arquitetura suporta a utilização de mais de 4GB de RAM, tendo-se assim um melhor desempenho do servidor.

  • Sistema operacional: exige-se a utilização do Windows Server 2012. O sistema operacional também deve ser compatível com a arquitetura do Servidor 64 bits.
  • Memória RAM: 4GB disponíveis por instância;
  • Processador: Dual Core 2.0 GHZ ou XEON 2.0 GHZ
  • Espaço em Disco: 10GB (o espaço em disco total leva em conta os espaços requeridos pela instalação do .NET, pelo Servidor de aplicações IIS. Entretanto, caso o servidor armazene o banco de dados do PIMS, deve ser considerado à parte o espaço necessário).
  • Rede: É necessário que o Servidor esteja em Rede, tanto para acesso interno ou externo. O acesso externo é necessário para que os dispositivos, que estão no campo, tenham acesso aos cadastros.

Âncora
Obs
Obs
Observação 


Os Acessos ao Portal e aos serviços usam o Protocolo HTTP.

Âncora
InfoImportantes
InfoImportantes
Informações Importantes 

  • Antes de iniciar o processo de instalação faça a aquisição das Licenças de Uso junto ao setor comercial da Totvs.

...

  • É extremamente importante que seja realizado um backup manual do Portal de Mobilidade, para prevenir algum problema no backup automático realizado pelo instalador, para isso, copie todo o diretório do Portal de Mobilidade atual, geralmente localizado em C:\inetpub\PortalMobile.


Âncora
Instalacao
Instalacao
Instalação

 

Antes de iniciar o processo de instalação do Portal de Mobilidade é necessário que sejam cumpridos todos os pré-requisitos citados nos itens acima.

...

Clicando no botão "Ok", será exibida a mensagem de que a instalação está concluída, em seguida a mensagem para fechar o instalador, após fechar o instalador, uma janela do navegador padrão será aberta, nessa janela serão executados alguns testes diretamente no Portal de Mobilidade, tendo sucesso nesses testes clique no botão "Sim, setup completo" ao final da página. Será aberta a tela inicial o Portal de Mobilidade.

Âncora
_Toc464655844
_Toc464655844
Figura 8 - Botão Setup Concluído

Âncora
Atualizacao
Atualizacao
Atualização

Image Modified 


Antes de iniciar o processo de atualização do Portal de Mobilidade é necessário parar o Site no IIS (Internet Information Service) e aguardar no mínimo 5 minutos antes de iniciar o processo de atualização.

...

  1. Caso ainda não possua a chave de licença, preencha o campo E-mail com o e-mail no qual deseja receber a chave e clique no botão , caso o e-mail tenha sido enviado para a TOTVS o seguinte ícone é exibido , se não foi possível enviar o e-mail para a TOTVS o ícone é exibido. Caso não receba uma resposta da TOTVS com a chave favor entrar em contato pelo telefone (18) 3302-1200.
  2. Em posse da chave de licença insira no campo Chave e clique no botão . Caso a chave seja válida o seguinte ícone é exibido , se se a chave não for válida o ícone é exibido. Somente é possível prosseguir com a instalação se a chave de licença for válida.

Âncora
InfoAdicional
InfoAdicional
Informações adicionais 


Instalação em ambiente de teste

...