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Integração Protheus x CiaShop MultiEstoque

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus - CiaShop.

Segmento:

Varejo.

Módulo:

SigaLoja.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Identificação de Lojas LOJA080

Cadastro de Filiais e Armazéns.

LOJA900I

Estoque/Preço.

LOJA900C

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

 ProdutosLOJA900A 
PedidosLOJA901A
Monitor de Serviços E-commerceLOJA906

Cadastros Iniciais:

Identificacao de Lojas - Dados do acesso CiaShop (Token e Locais de Estoque) tabela SLJ- Identificacao de Lojas               

Requisito (ISSUE): MVAR-1061

País(es):

Brasil.

Banco(s) de Dados:

todos

Tabelas Utilizadas:

SLJ/MGU/MGR

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux.

Descrição

Alterado o cadastro de Identificação de Lojas (LOJA080) para indicar se a filial informada e o locais de estoque informados associados à loja irão informados irão para o e-commerce CiaShop através dos métodos da API: branch e warehouse - ; enviados pela rotina LOJA900I - Cadastro de Filiais e Armazéns, ; respectivamente, caso o campo e-commerce esteja com o valor Ativo.

Alterado a rotina de envio de Produtos (LOJA900A) para não enviar o saldo do produto, caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop (- campo e-commerce esteja com o valor Ativo).

 Alterada a rotina de envio de Estoque/Preço (LOJA900C) para enviar o Preço Promocional e a vigência Promocional do Produto e o a  sua vigência, além do saldo por armazém. O envio de saldo por armazém somente será enviado caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop (campo e-commerce esteja com o valor Ativo).

Alterada a rotina de Monitor de Serviços CiaShop (LOJA906) para enviar a confirmação de pedidos para o e-commerce CiaShop que não tenham sido confirmados, em virtude de problemas na integração

Alterada a rotina de recebimento de Pedidos (LOJA901A) para realizar a integração de Pedidos com o local de estoque definido no item. Somente serão integrados pedidos com uma filial e armazém.

 Alterada a rotina de envio de Status de Pedidos (LOJA900E) para realizar o envio de status de Pedido, conforme a filial associada ao armazém e-commerce.

Importante: Esta melhoria depende que a integração e-commerce CiaShop esteja implantada, conforme o Documento Técnico http://tdn.totvs.com/display/PROT/DT_Integracao_e-Commerce_CiaShop_Versao11.80 além da implantação do cadastro de Token, conforme o Documento Técnico: http://tdn.totvs.com/display/PROT/MVAR-852_DT_INTEGRACAO_PROTHEUS_X_CIASHOP_TOKEN

Nesta melhoria não está contemplada a geração de Multi-Entrega (Multi-CD)

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO148 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório  \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o n U_UPDLO148 no campo Programa Inicial. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 15à 16/12/2016
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

 

Atualizações do Compatibilizador

 

1 Alteração  de Tabelas no arquivo SX2 – Tabelas:

 Tabela MGR - EC CiaShop Log Sincr Estoque

Alias

MGR

X2_UNICO

MGR_FILIAL+MGR_SEQ+MGR_PRODUT+MGR_ARMECO

2 Alteração  de Campos no arquivo SX3 – Campos:

Tabela MGR - EC CiaShop Log Sincr Estoque

 

Campo

MGR_VLRPRO

Tipo

N

Tamanho

9

Decimal

2

Formato

@E 999,999.99

Título

Valor Promoc

Descrição

Valor Promocional

Nível

0

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Nãp

Propriedade

 Alterar

Help

Informar o preço promocional.

  

Campo

MGR_PROINI

Tipo

D

Tamanho

8

Título

Inic Promoca

Descrição

Início da Promoção

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar data inicial do preço promocional

Campo

MGR_PROFIN

Tipo

D

Tamanho

8

Título

Final Promo

Descrição

Final da PromocaoPromoção

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar data final do preço promocional

Campo

MGR_FILARM  

Tipo

C

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Fil Armz    

Descrição

Filial do ArmazemArmazém                     

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar filial do armazém

 Grupo de Campos 033

Campo

 MGR_FILARMARMAZE  

Tipo

C

Tamanho

82

Formato

@!

Título

Fil  Cód Armz    

DescriçãoFilial do Armazem

                      Código do Armazém                    

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar filial Informar código do armazém

 Grupo de Campos 033 024

Campo

 MGR_FILARM  ARMECO  

Tipo

C

Tamanho

10*

Formato

@!

Título

 Armazém EC    

Descrição

 Armazém e-commerce                     

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar o código do armazém e-commerce

*  Este campo possui como tamanho a somatória dos campos MGR_FILIAL e MGR_ARMAZE

  • Tabela MGU - Log Sincr Pedidos

Campo

 MGU_FILPED 

Tipo

C

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Fil ArmzFil Pec EC    

Descrição

Filial do Armazemdo Pedido e-comm                     

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Alterar

Help

Informar filial do armazémInforma a filial do Pedido e-commerce. Caso seja a filial corrente e/ou tenha varias filiais para o pedido, o conteúdo será em branco

 Grupo de Campos 033

 

  • Tabela SLJ - Identificação Lojade Lojas

Campo

LJ_URL   ECFLAG   

Tipo

C

Tamanho

1501

Decimal

0

Formato

@!

TítuloUrl Lj Ciash     

e-commerce     

Descrição

Url Loja Ciashop                         

Nível

0

e-commerce Status

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

SimNão

Opções

 1=Ativo; 2=Inativo

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 
SuperGetMv("MV_LJECOMO",,.F.)

Contexto

 Real
 Propriedade Alterar

Help

Informa se o cadastro de Filiais e locais de estoque serão integrados para o e-commerce

Help

Endereço de acesso ao site da loja.

Campo

LJ_TOKEN     ECDTEX     

Tipo

MC

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Chave Token     

Descrição

Chave Token CiaShop                              

8

Título

Data Exp     

Descrição

Data de Exportação                              

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Propriedade

 Visualizar

Help

Data de exportação do registro


0When

Campo

 LJ_ECIDFIL     

Tipo

N

Tamanho

5

 Formato 99999

Título

Cod Fil EC    

Descrição

Cod Filial e-commerce                             

Nível

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

SimNão

OpçõesPropriedade

  Visualizar

Help

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Chave de acesso ao site da Loja (Token).
Informa o código da filial para o e -commerce

 Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

 

23.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

Campo

 LJ_ECFLAG      

Sequência

001

 Contr. Domínio LJ_LOCAL

Tipo

Primário

Regra

 SuperGetMv("MV_LJECOMG",, "")                          

Proprietário

Sim

Condição

LJ080ECLOC()

 

Procedimento para Utilização

11111

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

Pré-Requisito:

Implantação do cadastro de Token, conforme o Documento Técnico: http://tdn.totvs.com/display/PROT/MVAR-852_DT_INTEGRACAO_PROTHEUS_X_CIASHOP_TOKEN

Cadastro de Filiais e Armazéns:

       1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Gerencia Vendas / Identificação de Lojas (LOJA080).

O sistema apresenta a janela de lojas cadastradas

       2.            Posicione o cursor em uma Loja e clique em Alterar.

       3.            Na campo Cod. Empresa (LJ_RPCEMP), informe o código da empresa que é executada a integração e-commerce.

       4.            No campo Cod. Filial (LJ_RPCFIL), informe a filial pertencente à empresa ao qual é executada a integração e-commerce 

       5.            No campo Armazém (LJ_LOCAL), informe os armazéns que serão enviados o saldo em estoque. Este campo deve ser preenchido e o armazéns devem estar cadastrados para a filial informada no campo Cod Filial (LJ_RPCFIL) deste cadastro.

       6.          No campo e-commerce (LJ_ECFLAG), informe se o cadastro de filialis de armazéns irão para o e-commerce, caso estejam com valor 1- Ativo

 

 Monitor de Serviços CiaShop - Envio do cadastro de Filiais e Armazéns:

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Para realizar o envio do cadastro de Filiais e armazéns, aguarde a execução do Serviço LOJA900I - Cadastro de Filiais e Amazéns e/ou LOJA900C - Estoque/Preço, que executa uma chamada à rotina LOJA900I.

       3.            No botão XML envio, visualize o Json enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Log visualize o resultado do envio das mensagens.

Importante: Nas API, a execução e o envio é realizado unitariamente. Não existe um cadastro de detalhe de envio dos dados.

No serviço de armazéns warehouse, é enviado o endereço da Filial cadastrada no armazém, considerando o endereço de cobrança ou entrega, conforme o parâmetro MV_SPEDEND

 

Importante: 

Realize a geração e o cadastro do Token para a execução dos métodos da API de envio da filial (branch) e armazém (warehouse)

O código do armazém enviado para a CiaShop (atributo erpId do Método warehouse) é composto das seguintes informações: campo  Cod. Filial (LJ_RPCFIL) + Código do Armazém.

Exemplo:

Cód FilialLocalArmazéns enviados para o e-commerce
"D MG 01 ""02,03" "D_MG_01_02", "D_MG_01_03"
"010102"02,03"01010202", "01010203"

Quando o cadastro de filiais e Armazéns forem enviados para o e-commerce, o campo  Data Exp (LJ_ECDTEX)  será preenchido.

O campo Cod Fil EC (LJ_ECIDFIL) é preenchido com o código da filial cadastrada retornado pela integração no e-commerce.

 

Monitor de Serviços CiaShop - Envio do Estoque/Preço

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em AlterarPara realizar o envio do estoque, aguarde a execução do serviço LOJA900C - Estoque/Preço.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Log, visualize o resultado do envio das mensagens pelo API.

       6.            No botão Detalhes, visualize as informações enviadas.

Importante: Assim, como  se comporta as informações de saldo e preço do produto, as informações da promoção somente serão enviadas caso haja alteração com os dados  enviados anteriormente

O envio de saldo por armazém somente será realizado caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop - campo Status e-comm (LJ_ECFLAG) valor Ativo.

 

Monitor de Serviços CiaShop - Confirmação de Pedidos para o e-commerce

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Aguarde a execução do serviço LOJA901A - Pedidos.

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

No botão Detalhes, visualize os pedidos integrados e identifique um pedido que não tenha sido enviada a confirmação para o e-commerce CiaShop, através do campo Pedido Conf (MGU_CONFIR) valor 0.

       6.            No botão Ações relacionadas, selecione a opção Confirmar Pedido.

       7.            No campo Pedido e-commerce: informe o número do Pedido e-commerce, identificado no passo 6  e confirme.

       8.            Confirme a mensagem de confirmação enviada para o e-commerce.

Importante: Uma vez enviada a confirmação do Pedidos e-commerce, o mesmo não será mais listado nas próximas execuções do serviço de integração de pedidos.

Somente os pedidos não-confirmados/com erros durante o serviço de integração de Pedidos (LOJA901A), poderão ter a confirmação enviada.

 

Monitor de Serviços CiaShop - Integração de Pedidos com  local de estoque cadastrado para a mesma filial de execução da rotina

  Pré-requisito: realize uma compra de um produto para um Cliente associado a um local de estoque (armazém), cuja filial seja a mesma da execução da rotina

Importante: Para configurações do armazém no e-commerce CiaShop, acesse o seguinte documento:

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Aguarde a execução do serviço LOJA901A - Pedidos.

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Detalhes, visualize os pedidos integrados com sucesso - através do campo Pedido Conf (MGU_CONFIR) valor 1-   e identifique um pedido, cuja a filial seja a mesma da execução da rotina (campo Fil Ped EC MGU_FILPED em branco).

       6.            No botão Cons Tracker, informe o número do pedido e-commerce gerado na compra do site

       7.            Posicione sobre o item do Pedido de Venda  e acesse o botão Detalhes,  para visualizar o  local de estoque informado para o item do Pedido

Importante:

O código do armazém recebido pela para a CiaShop (atributo erpId da tag  receipt_Item_warehouses/warehouse_item) é composto das seguintes informações: campo  Cod. Filial  + Código do Armazém, por isso quando o pedido que contenha o armazém é integrado para o ERP são consideradas as seguintes informações  no processamento da venda

Exemplo:

 Código Armazém 

recebido do e-commerce

Cód Filial recebido do e-commerce e

para qual será realizada o processamento da venda

Local de estoque considerado

nos itens da venda

 "D_MG_01_02""D MG 01 ""02"
 "01010203""010102""03"

 

 

Monitor de Serviços CiaShop - Integração de Pedidos com  local de estoque cadastrado para a filial diferente da  de execução da rotina

  Pré-requisito: realize uma compra de um produto para um Cliente associado a um local de estoque (armazém), cuja filial não seja a mesma da execução da rotina

Importante: Para configurações do armazém no e-commerce CiaShop, acesse o seguinte documento:

  1.            No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Cadastros / Monitor Serv. CiaShop (LOJA906).

O sistema apresenta a janela com a lista de serviços disponíveis com a integração

       2.            Aguarde a execução do serviço LOJA901A - Pedidos.

Importante: 

a) Antes de realizar o processamento do Pedido, a filial do sistema é alterada para a filial associada ao local de estoque/armazém e-commerce.

Por isso, sugerimos a revisão dos parâmetros e-commerce e das tabelas envolvidas no processo de integração e-commerce ( exemplo: SA3, SA6, SE4, SA4, SAE, DA0, DA1, SF4, SB1, SB2), a fim de verificar se existem cadastros para as filiais envolvidas e/ou faz-se necessário a criação de parâmetros exclusivos, em virtude da tabela associada possuir chaves diferentes por filial

Exemplo:

ParâmetroTabela associadaCompartilhamento TabelaCompartilhamento do Parâmetro
MV_LJECOMNSA6ExclusivoExclusivo
MV_LJECOMUSA6ExclusivoExclusivo
 MV_LJECOMH------ ------ Compartilhado
 MV_LJECOMA SA3 Compartilhado Compartilhado

b) Caso o cliente não exista na filial que está sendo realizada a integração de local de estoque, o mesmo será incluído pela rotina de integração de pedidos

 

       3.            No botão XML envio, visualize o XML enviado.

       4.            No botão XML Retorno, visualize a mensagem de Retorno

       5.            No botão Detalhes, visualize os pedidos integrados com sucesso - através do campo Pedido Conf (MGU_CONFIR) valor 1-   e identifique um pedido, cuja a filial diferente da de execução da rotina (campo Fil Ped EC MGU_FILPED preenchido).

       6.            No botão Cons Tracker, informe o número do pedido e-commerce gerado na compra do site

       7.            Posicione sobre o item do Pedido de Venda  e acesse o botão Detalhes,  e verifique que não é possível a visualização dos dados da venda, pois a filial da venda é diferente da filial do Pedido

 c) A Integração não processa pedidos vinculados a mais de uma filial