Páginas filhas
  • DMANFISLGX-6145 DT Decreto 1599/2018 MT - EFD ICMS/IPI por Estimativa

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Decreto 1599/2018 MT - EFD ICMS/IPI por Estimativa

Características do Requisito

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Manufatura

Módulo:

OBF - Obrigações Fiscais

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OBF11700

Processamento do Cálculo do ICMS por Estimativa.
OBF11701

Configuração de Parâmetros do ICMS por Estimativa.

OBF11702Relatório de ICMS por Estimativa
OBF12030Prepara Informações para a Apuração de Impostos ICMS/IPI/ST
OBF0110Escrituração Fiscal Digital - EFD

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

OBF12000

Prepara Informações para os Livros Fiscais
OBF12030SUP7400Valores Complementares do Ajuste de Apuração de Impostos ICMS/IPI/ST

Tickets relacionados

DMANFISLGX-6145

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

ORACLE, INFORMIX e SQL SERVER

Tabelas Utilizadas:

obf_config_icms_estimativa;

obf_recolh_icms_estimativa;

Sistema(s) Operacional(is):

Windows e Linux

Conversores:obf00529.cnv
Pacote:Informe o [linkdopacote]
Manual de Referência:Decreto 1599/2018 - ICMS por Estimativa Simplificada - MT

Descrição

DECRETO Nº 1.599, DE 26 DE JULHO DE 2018 - ESTADO DE MATO GROSSO

Introduz alterações no Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n° 2.212, de 20 de março de 2014, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 66, inciso III, da Constituição Estadual, e CONSIDERANDO  a necessidade de se implementarem medidas que contribuam para a redução de estoque de processos administrativos tributários, especialmente mediante a superação de causas de entrada de novas reclamações;

CONSIDERANDO que o ICMS é tributo cujo lançamento é processado essencialmente por homologação, nos termos do artigo 150 do Código Tributário Nacional (Lei n° 5.172, de 25 de outubro de 1966), sendo o lançamento de ofício a exceção que complementa/retifica a modalidade de regra;

DECRETA:

Art. 1° O Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n° 2.212, de 20 de março de 2014, passa a vigorar com as seguintes alterações:

I - alterado o caput do artigo 157, conforme segue:

"Art. 157 Respeitadas as hipóteses, condições, forma, limites e prazos estabelecidos nesta subseção, em substituição aos demais regimes de tributação previstos neste capítulo, o pagamento do imposto poderá ser exigido mediante regime de estimativa por operação simplificado, designado regime de estimativa simplificado, consistente na aplicação de carga tributária média, apurada para a CNAE em que estiver enquadrado o contribuinte mato-grossense. (cf. inciso V do art. 30 da Lei n° 7.098/98, alterado pela Lei n° 9.226/2009)
(...)."

II - acrescentado o artigo 157-A, com a seguinte redação:

"Art. 157-A O benefício do regime de estimativa simplificado de que trata esta subseção será fruído com a observância do que segue:
I - para os recolhimentos efetuados até o último dia útil do mês do vencimento do prazo fixado no § 1° do artigo 167: a carga tributária da operação corresponderá à aplicação do percentual previsto no Anexo XIII deste regulamento, multiplicado pelo coeficiente 1 (um inteiro);
II - para os recolhimentos efetuados após o transcurso do prazo fixado no inciso I deste artigo: a carga tributária da operação corresponderá à aplicação do percentual previsto no Anexo XIII deste regulamento, multiplicado pelo coeficiente 1,1 (um inteiro e um décimo).

Parágrafo único A autorização para fruição do benefício nos termos do inciso I do caput deste artigo:
I - não modifica o vencimento do prazo regulamentar para recolhimento do ICMS devido pelo regime de estimativa simplificado, previsto no § 1° do artigo 167;
II - não implica dispensa da obrigação de recolher os acréscimos legais pertinentes pelo atraso do recolhimento, na forma fixada neste regulamento."

III - alterados o caput, o § 7° e os incisos I e II do § 8° do artigo 158, além de se acrescentar o § 2°-A ao referido preceito, conforme segue:

"Art. 158 Para fins do disposto no caput do artigo 157, a carga tributária média corresponderá ao valor que resultar da aplicação sobre o valor total das Notas Fiscais relativas às aquisições interestaduais, no período, de percentual fixado para a CNAE em que estiver enquadrado o contribuinte, nos termos do Anexo XIII, multiplicado pelo coeficiente de que trata o artigo 157-A.


OBF11700 (Processamento do Cálculo do ICMS por Estimativa)

Este programa tem por funcionalidade efetuar a geração dos registros já calculados com o valor do ICMS por estimativa, os documentos apresentados de acordo com os parâmetros disponíveis para o filtro deverão ser selecionados no grid da tela, para que sejam processados e assim poder ser gerados os valores na apuração ao efetuar o fechamento pelo programa OBF12030 (Apuração de Impostos ICMS/IPI/ST).

Image RemovedImage Added

Para que se possa utilizar esse programa corretamente, é preciso definir primeiramente os parâmetros do programa OBF11701 (Configuração dos Parâmetros do ICMS por Estimativa), ou seja, ao tentar abrir diretamente o programa OBF11700, será apresentado uma mensagem ao usuário, informando que os parâmetros ainda não foram definidos e perguntando se o usuário deseja efetuar imediatamente a parametrização. Se ele escolher a opção "Sim" será aberto o programa OBF11701, caso ele opte por "Não" definir, o programa OBF11700 será abortado. Após a definição dos parâmetros, ao fechar a tela do programa OBF11701, é aberto em seguida o programa OBF11700, podendo utiliza-lo normalmente.

Mensagem de definição dos parâmetro pré-requisito

Abertura da tela de parâmetros OBF11701

Após informar os parâmetros o program OBF11700 é aberto normalmente.

Image RemovedImage Added


OBF11701 (Configuração dos Parâmetros do ICMS por Estimativa)

Este programa tem por função o cadastramento dos principais parâmetros para o processamento da apuração do ICMS por estimativa conforme Decreto 1599/2018 MT - EFD ICMS/IPI por Estimativa. Nele deverão ser configurados os campos abaixo:

  • Grupo Fiscal configurado por CFOP: nesse campo deve ser parametrizado o grupo fiscal cadastrado no programa VDP10005, para os CFOPs utilizados nos documentos fiscais de Entrada enquadradas no Decreto;
  • Grupo Fiscal configurado por Grupo de Despesas: nesse campo deve ser parametrizado o grupo fiscal cadastrado no programa VDP10005, para os Grupos de Despesas utilizados nos documentos fiscais de Entrada enquadradas no Decreto;
  • Código de Ajuste do ICMS por Estimativa: nesse campo deve ser incluído o código de ajuste referente ao ICMS por estimativa;
  • Alíquota do ICMS por Estimativa: e por fim, nesse campo, informar a alíquota aplicada para o calculo do ICMS por estimativa, que será utilizado para realizar a apuração do imposto.

Esse programa faz o cadastro somente uma única vez por empresa, cada empresa que for processada a apuração deverá ter a sua configuração.


OBF11702 (Relatório de ICMS por Estimativa)

Foi desenvolvido junto com o programa, um relatório para conferencia dos registro que foram processados pelo programa OBF11700. O relatório será gerado no Formato Excel (*.xls) para que seja possível ter um conferencia dos valores com maior precisão. O programa de geração poder ser aberto diretamente chamado o programa OBF11702 ou através do programa OBF11700 > Botão Relatório, conforme apresentado abaixo:

Botão relatório na tela do programa OBF11700

Image Added

Tela do programa de relatório OBF11702

Image Added

Ao gerar o relatório no destino escolhido, ao abrir o arquivo o relatório será apresentado como mostrado na figura abaixo:

Relatório gerado pelo programa OBF11702

Image Added

  • DICA DE IMPRESSÃO: Caso o usuário queira fazer a impressão em PDF utilizando, por exemplo, o programa "Microsoft Print to PDF" ou diretamente em uma impressora, basta ajustar o arquivo conforme os itens abaixo. Ajustando as opções: Orientação como "Paisagem", Margem de impressão como "Normal" e o ajuste do arquivo na impressão como "Ajustar Todas as Colunas em um Página". 

Tela de impressão do Microsoft Excel

Image Added

OBS.: UTILIZAMOS O MICROSOFT EXCEL PARA O TESTE.


OBF12030 (Prepara Informações para a Apuração de Impostos ICMS/IPI/ST)

Foi alterado o programa OBF12030 para gerar os ajustes de débitos dos documentos enquadrados no Decreto 1599/2018 MT - EFD ICMS/IPI por Estimativa, com isso a apuração irá gerar os registros de ajuste automático e que poderão ser visualizados no programa SUP7400 (Valor Complementares do Registro de Apuração ICMS/IPI/ST), juntamente com o documento de entrada relacionado ao ajuste no botão "Relaciona_nota_fiscal" e o código de ajuste informado no botão "aJuste_da_apuração", conforme o código parametrizado no programa OBF11701:

Tela do programa SUP7400 com o ajuste de débito do ICMS por Estimativa

Image Added

Documento de entrada relacionado ao ajuste de débito do ICMS

Image Added

Código do ajuste do ICMS por Estimativa

Image Added


OBF0110 (Escrituração Fiscal Digital - EFD)

Foi alterado o programa OBF0110 para gerar os registro 0460, C195 e C197, com as informações referentes ao ajuste de débito gerado pelo programa OBF12030 juntamente com o código de ajuste referente ao ICMS por Estimativa. o registro C197 será gerado a nível de item, ou seja, cada item da nota que for utilizado para realizar o cálculo do ICMS por estimativa terá um registro C197 escriturado. No registro C195 será gerado o código de obervação que corresponde ao Decreto apresentando replicando as mesmas informações para o registro 0460. As informações sempre terão as características abaixo:

  • 0460: Campo 02-COD_OBS com o mesmo código do campo 02-COD_OBS do registro C195 e a descrição do campo 03-TXT com o texto "OPERAÇÃO TRIBUTADA PELO REGIME DE ESTIMATIVA SIMPLIFICADA";
  • C195: Campo 03-TXT_COMPL com a descrição "OPERAÇÃO TRIBUTADA PELO REGIME DE ESTIMATIVA SIMPLIFICADA" que deverá ser replicada para o registro 0460;
  • C197: Deve ser escriturado com as informações geradas no programa OBF12030 e que podem ser visualizados pelo programa SUP7400.

Arquivo de Escrituração do SPED Fiscal

Image Added


Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch)

deste

 deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixoreferente ao Decreto 1599/2018 MT - EFD ICMS/IPI por Estimativa:
  2. Rodar o conversor obf00529.cnv no programa LOG6000 para a criação das tabelas:


Procedimento para Utilização 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

  1. Para processar os documentos de entrada enquadrados no Decreto 1599/2018 MT - EFD ICMS/IPI por Estimativa, é preciso que sejam definidos os parâmetros no programa OBF11701, informando os campos campos "Grupo Fiscal configurado por CFOP de Entradas" e/ou "Grupo Fiscal configurado por Grupo de Despesas", esses dois parâmetros devem ser configurados no programa VDP10005 (Grupo Fiscal), em seguida o código de ajuste referente ao decreto e por fim a alíquota aplicada ao Valor da Mercadoria + IPI + Frete destacado:
  2. Após a definição dos parâmetros, abrir o programa OBF11700, onde serão processados os documentos fiscais de entrada. Clicando no botão "Informar", basta preencher o período e/ou os filtros para a seleção dos documentos que irão entrar no processo. Selecionando os documentos, clicar no botão "Processar" e aguardar o processo de calculo e geração dos registros de ICMS por Estimativa sejam gerados:
  3. Para conferencia dos documentos e seus valores, clicar no botão "Relatório" da tela do programa OBF11700, onde será aberto o programa OBF11702 para a geração do relatório do ICMS por estimativa, apresentando todos os valores calculados pelo programa para cada documento fiscal e seus respectivos itens:
  4. Para geração dos ajustes de débito, processar o programa OBF12030, que irá gerar os ajustes de cada documento de entrada no programa SUP7400, cada ajuste deve estar relacionado ao seu valor de ICMS e o mesmo código de ajuste definido no programa OBF11701:
  5. Após o processamento dos cálculos e da apuração pelo programa OBF12030, basta gerar o arquivo do SPED Fiscal pelo programa OBF0110, onde as notas que foram enquadradas no processo do Decreto 1599/2018, deverão gerar os registros 0460, C195 e C197:
       6.            Confira os dados e confirme.