Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Produto:TOTVS Gestão Fiscal                      Versão: 11.82.38/12.1.4                                             
Processo:ECF - Escrituração Contábil Fiscal
Subprocesso:Apuração de Tributos IRPJ e CSLL
Data da publicação:26/05/2015


O objetivo deste documento é oferecer orientações sobre apuração do tributo IRPJ/CSLL no Lucro Real. Como regras gerais, o Lucro Real é a sistemática de apuração da base de cálculo do IR, que considera os registros contábeis e fiscais efetuados de acordo com as leis comerciais/fiscais. O lucro real é o lucro contábil depois de considerados os ajustes de adições, exclusões e compensações prescritas e autorizadas pela legislação fiscal.

...

Informe o Fato Contábil do Resultado Operacional e Resultado Não Operacional. Informe as contas nas abas correspondentes (Regras Tributárias): Adições do Lucro, Adições por doação, Exclusões do Lucro, Compensação de Prejuízo, Deduções do Tributo e Compensações do Tributo.

 


Cálculo da Apuração Lucro Real:

...

Para informar a conta correspondente ao Lucro, Adições, Prejuizo(...),  será aberto a janela de Regras tributárias onde o usuário deverá preencher a origem da informação, código da Tabela Dinâmica ECF, Operação e a Conta Contábil com o tipo da conta correspondente (Débito ou Crédito). 


Vigência do Evento Tributário

...

O cadastro de Vigência determinará o período válido para a Regra Tributária cadastrada no Evento. Selecione o Evento Tributário e informe a Data Inicial e Final de vigência.

 


Período de Apuração

O usuário deverá inserir o período de apuração conforme periodicidade cadastrada no Tributo. No exemplo abaixo foram incluídos períodos trimestrais para o tributo IRPJ

...