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TSXV3

TUEEQ5_DT_MONITOR_INTEGRAÇÃO_ERP

Tela para monitoramento e identificação de possíveis

erros

inconsistências durante o processo de integração do SIGALOJA com o ERP Protheus (GRAVABATCH)

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Varejo.

Módulo:

SIGALOJA.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA781

Monitor Integração ERP.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

LOJA781

Monitor Integração ERP.

LOJXFUNC

Integração ERP(GRAVABATCH).

Parâmetro(s):

MV_LJTIMEM

Tabelas Utilizadas:

SL1

Sistema(s) Operacional(is):

Windows.

Versões/Release:

11.80.13.

Versão Corrigida:11.80.13
Versão Expedida:11.80.13
Manutenções Versão 11.8Versão 11.80

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização do Monitor Integração ERP (LOJA781), que permite facilitar

Descrição

Para facilitar a identificação e correção das inconsistências ocorridas na integração das vendas com o ERP Protheus, após a gravação das tabelas do modulo de controle de lojas, disponibilizou-se um Monitor Integração ERP (LOJA781).

Para acessar a interface informe os parâmetros iniciais para filtro dos dados a serem exibidos no monitor.

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É possível realizar a filtragem dos dados a serem exibidos conforme imagem abaixo.

A pesquisa de status de orçamento é dinâmica e considera somente os status que existe na base de dados.

A pesquisa de filiais exibe somente as filiais que o usuário possui acesso.

É possível pesquisar na GRID pelo número do orçamento ou pela chave composta nr. doc + serie.

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É possível verificar qual erro ocorreu na integração com as tabelas do ERP e permite alterar o status do registro para reprocessamento após um duplo clique no registro;

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Ou através da opção Reprocessar Todos, que reprocessa (via JOB GravaBatch) todos os registros que estão na tela com exceção dos registros que estão com status OK. 

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no ambiente Controle de Lojas.

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO155 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador UPDLO155 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 01/10/2015. 
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa UPDLO157().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina U_UPDLO155.
  2. No módulo configurador acesse Ambiente ->Cadastros->Parâmetros e verifique /Cadastros / Parâmetros.
    Verifique que o parâmetro MVparâmetro MV_LJTIMEM é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

MV_LJTIMEM

Tipo:

N

Descrição:

Tempo minutos Refresh tela monitor vendas

Valor Padrão:

0

 

 

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SLQ - Cabeçalho Orçamento:

Campo

LQ_ERGRVBT

Tipo

C

Tamanho

130

Título

Erro GrvBat

Descrição

Erro GravaBatch

Obrigatório

N

Browse

S

Help

Informa a descricao descrição do erro que ocorreu na integracao integração ERP(GRVBATCH)

 

  • Tabela SL1 - Cabeçalho Orçamento:

Campo

L1_ERGRVBT

Tipo

C

Tamanho

130

Título

Erro GrvBat

Descrição

Erro GravaBatch

Obrigatório

N

Browse

S

Help

Informa a descricao descrição do erro que ocorreu na integracao integração ERP(GRVBATCH)

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso. 

2.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa LJ781A:

Alias

LJ781A

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

RE

Descrição

Status

Contém

SL1

Alias

LJ781A

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo

Contém

LJ781F3SIT(@mv_par04)

Alias

LJ781A

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

xx

Alias

LJ781B

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

RE

Descrição

Filial

Contém

SM0

Alias

LJ781B

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Filial

Contém

LJ781F3FIL(@mv_par03)

Alias

LJ781B

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

xx

Alias

LJ782A

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

RE

Descrição

Filial

Contém

SM0

Alias

LJ782A

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Filial

Contém

LJ782F3FIL(@mv_par03)

Alias

LJ782A

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

xx

 

3.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_LJTIMEM

Tipo

N

Descrição

Tempo minutos Refresh tela monitor vendas

Valor Padrão

0



Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o (s) parâmetro (s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJTIMEM

Tipo:

N

Cont. Por.:

0

Descrição:

Tempo Informe tempo minutos Refresh tela monitor vendas

Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJMMAIL
Tipo:C
Cont. Por.: 
Descrição:Email do Responsavel pela analise de vendas encontradas
pelo Monitor de PDVs pode separar por ponto
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJMOCFG
Tipo:C
Cont. Por.: 
Descrição:Configurações do Monitor de PDVs

 CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGALOJA, conforme instruções a seguir:

MenuInforme o Menu em que estará localizada a rotina

Atualizações

SubmenuInforme o Submenu em que estará localizada a rotina

Integração

Nome da RotinaInforme o Título da rotina

Mnt Integração ERP

Programa

Informe o Fonte da rotinaLOJA781

MóduloInforme o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Controle de Lojas

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Sistema

Procedimento para Utilização

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações\Integração Mnt Integração ERP. (LOJA781).
  2. Informe os parâmetros necessários para o filtro e confirme.
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    É possível realizar a filtragem dos dados a serem exibidos conforme imagem abaixo.
    A pesquisa de status de orçamento é dinâmica e considera somente os status que existentes na base de dados.
    A pesquisa de filiais exibe somente as filiais que o usuário possui acesso.
    É possível pesquisar na GRID pelo número do orçamento ou pela chave composta nr. doc + serie.
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  3. É possível verificar qual inconsistência ocorreu na integração com as tabelas do ERP e permite alterar o status do registro para reprocessamento após um duplo clique no registro.
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  4. Ou através da opção Reprocessar Todos, que reprocessa (via JOB GravaBatch) todos os registros que estão na tela com exceção dos registros que estão com status OK
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  5. Navegue pelos registros e de duplo clique no registros que deseja e analisar e/ou reprocessar.
  6. Se necessário pode reprocessar todos os registros com erros contidos no filtro.