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Objetivo

O módulo Gestão de Contratos gerencia os contratos de compras e vendas que a empresa mantém com seus fornecedores e clientes possibilitando controlar e acompanhar todos os processos de contratação de produtos e/ou serviços detalhando suas especificações:

  • Controle dos indicadores econômicos que serão aplicados nos contratos e das cauções de negociações comerciais.
  • Manutenção dos valores dos índices financeiros que serão utilizados nos cálculos de reajustes de contratos, correção de valores caucionados, composição de fórmulas de reajustes etc.
  • Controle dos tipos de contratos de compras e vendas existentes na empresa que serão utilizados para definir os descritivos dos contratos.
  • Controle das revisões dos contratos de compras e vendas vigentes conforme a necessidade da geração dos reajustes contratuais em um período definido ou composto por diversos índices.
  • Controle das planilhas que definem o detalhamento de um contrato, ou seja, os itens contidos nele (produtos ou serviços do contrato).
  • Controle de cauções negociadas no contrato para assegurar o cumprimento das obrigações dos fornecedores ou clientes junto à empresa (recebimento, troca, baixa e abatimento de cauções).
  • Cadastramento das multas contratuais e fórmulas de cálculo utilizadas pelas medições de planilhas de contratos.
  • Geração e controle de cronogramas financeiros que apresentam o montante do contrato dividido em parcelas por período, provendo ao departamento financeiro uma forma de planejar o desembolso que ocorrerá.
  • Geração de cronogramas físicos que possibilita controlar o desembolso financeiro baseado na estrutura física do contrato, permitindo o planejamento físico dos gastos e a automatização da medição do contrato.
  • Geração de cronogramas contábeis relacionados às parcelas dos contratos de compras e vendas para agilizar a contabilização das despesas ou receitas, permitindo a apropriação contábil das parcelas que contém períodos diferentes das datas previstas no cronograma financeiro.
  • Acompanhamento dos contratos por meio de medições indicando os percentuais (quantidades) realizados ou recebidos dos fornecedores/clientes e seus respectivos valores. Assim, possibilita automatizar o processo de compra ou venda.
  • Controle das alterações dos contratos por meio de revisões mantendo uma cópia das informações originais.
  • Aprovação das revisões dos contratos.
  • Controle de Alçada por níveis de hierarquia na aprovação das medições de contrato.

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelFluxos

Fluxo Operacional

 

Fluxo de Integração

Card
defaulttrue
id2
labelIntegrações

Gestão de Contratos e Compras

A integração com o módulo de Compras contempla a administração de informações atribuídas aos cadastros de Solicitantes, Compradores, Aprovadores, Grupos de Compras, Grupos de Aprovação, Solicitações de Compras, Pedidos de Compras etc.


Gestão de Contratos e Estoque e Custos

Possibilita o controle de materiais movimentados e armazenados, além, da administração do custo que abrange este processo.


Gestão de Contratos e Faturamento

A integração contempla agilizar as funcionalidades acerca de processos que envolvem a geração de receita, emissão de documentos de saída, relacionamento com departamento Fiscal, emissão de faturas/duplicatas, geração de contas a receber, controle de orçamentos, carteira de pedidos etc.


Gestão de Contratos e Financeiro

Permite o acompanhamento de eventos que resultam na entrada ou desembolsos de recursos pelo uso do Fluxo de Caixa e que possibilita ao administrador a tomada de decisões em tempo real, garantindo assim, o controle de títulos e valores de clientes e de fornecedores.


Gestão de Contratos e Contabilidade

Proporciona automação completa no controle dos lançamentos contábeis, bem como, atende o Regime de Competência dos Exercícios Contábeis de acordo com a Legislação vigente. Entre os diversos instrumentos utilizados pela administração, é importante destacar o papel da Contabilidade para captar, registrar, acumular, resumir, medir e interpretar os fenômenos que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica de qualquer empresa, seja qual for seu ramo de atividade ou sua forma jurídica.


Gestão de Contratos e Gestão de Serviços

A Integração Gestão de Contratos com Gestão de Serviços atende as necessidades resultantes da prestação de Serviço de Locação de Equipamentos. A integração consolida a geração da base instalada e a ordem de serviço para instalação da base de forma automática no Gestão de Serviços sempre que um contrato com um ou mais itens da planilha, configurados para gerar base instalada, tiver seu status alterado para vigente.


Gestão de Contratos e Planejamento e Controle Orçamentário

Ocorre por meio das rotinas Planilhas, Aprovação de Revisõese Medições/Entregas e tem como objetivo efetuar as atualizações automáticas do controle orçamentário nos processos de manutenção das planilhas e contratos.

Card
id3
labelCalendário Contábil

Atende o processo de fechamento contábil e permite que o usuário da contabilidade faça também o bloqueio da movimentação nos módulos de Compras, Estoque e Custos e Gestão de Licitações de forma unificada, garantindo assim a sua integridade.

O sistema possui como funcionalidade de bloqueio de período o parâmetro MV_ATFBLQM e o bloqueio pelo calendário contábil complementará esse mecanismo.

As funcionalidades do ativo serão bloqueadas da seguinte forma:

ParâmetroCalendárioMovimentação
BloqueadoBloqueadoBloqueado
BloqueadoAbertoBloqueado
AbertoBloqueadoBloqueado
AbertoAbertoAberto

No módulo de Gestão de Contratos, as rotinas bloqueadas e datas de referência para bloqueio são:

DescriçãoData de Referência para bloqueio
CauçãoData de Cadastro
ContratoData Prevista
MediçõesData de Execução

 

 

Configurações

O sistema Microsiga Protheus® utiliza em suas rotinas configurações padronizadas ou específicas chamadas de parâmetros. Ele é uma variável que atua como elemento chave na execução de determinados processamentos e, de acordo com seu conteúdo, é possível obter diferentes resultados.
Todas as variáveis são iniciadas pelo prefixo MV_ e agem sobre diversas operações, como por exemplo, o MV_JUROS que define um padrão para a taxa de financiamento negociada com os fornecedores durante a negociação do processo de cotação.
O módulo de Gestão de Contratos utiliza vários parâmetros, sendo que, alguns deles também são comuns a outros módulos e, caso sejam alterados, o novo conteúdo é considerado para todos os envolvidos.
Existem parâmetros que são apenas configurações genéricas, como: configuração de periféricos (impressoras), datas de abertura, nomenclaturas de moedas etc.

Informações
titleNota

Os parâmetros iniciados com números, após o prefixo MV_, devem ser consultados no item #.
O conteúdo dos parâmetros pode ser alterado na rotina Parâmetros do módulo Configurador.

Os parâmetros utilizados no módulo de Gestão de Contratos do Microsiga Protheus® são:

 

Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelA
NomeDescriçãoConteúdo
MV_APRMDEC

Habilita o controle de alçadas por entidades contábeis para os itens da medição, podendo assumir os seguintes valores:
0 – Desativado.
1 – Somente contratos de compra.
2 – Somente contratos de venda.
3 – Todos os tipos de contrato.

0
MV_APRMINV

Habilita aprovação inversa da Medição:
.F. – Desativado (Aprovação por itens e depois por contrato - Padrão).
.T. – Ativado (Aprovação por contrato e depois por itens - Inversa).

.F.
MV_APRCINV

Habilita o fluxo inverso de aprovação de contrato/itens para itens/contrato:
.F. – Desativado (Aprovação por itens e depois por contrato - Padrão).
.T. – Ativado (Aprovação por contrato e depois por itens - Inversa).

.F.
MV_APRCTEC

Habilita o controle de alçadas por entidades contábeis para os itens de contrato, podendo assumir os seguintes valores:
0 – Desativado.
1 – Somente contratos de compra.
2 – Somente contratos de venda.
3 – Todos tipos de contrato.

0
MV_APRRVEC

Habilita o controle de alçadas por entidades contábeis para os itens de contrato para as revisões informadas.
Deve ser informado o número do tipo da revisão (conforme ordem apresentada na tela), separados por “;”.
Exemplo: 1;3;5;6.

 
MV_ATESTCLCliente padrão para a transferência de equipamento da base de atendimento quando há exclusão da nota fiscal de saída. 
MV_ATESTLJLoja padrão para a transferência de equipamento da base instalada quando há exclusão da nota fiscal de saída. 
MV_ATUGCTIndica a data da última atualização do sistema de Gestão de Contratos que será utilizada pela rotina M-Messenger ao acionar os eventos para o controle dos avisos de contratos.20060101
MV_ATVTABBControla se o agendamento da vistoria técnica é feito pela grade de alocação..F.
Card
defaulttrue
id2
labelC
NomeDescriçãoConteúdo 
MV_CAUCNATIndica a natureza dos títulos de pagamento antecipado das cauções.(branco)
MV_CAUCPRFIndica o prefixo dos títulos de pagamento antecipado das cauções.CPX
MV_CCGCT

Indica se a rotina Central de Compras deve avaliar contratos do módulo SIGAGCT.
.T. (True/Verdadeiro): avalia contratos do SIGAGCT, ou seja, pode fazer medições para as necessidades geradas.
.F. (False/Falso): não avalia contratos do SIGAGCT, ou seja, não altera o processo atual.

.F.
MV_CNADIAPermite o rateio e abatimento dos valores de adiantamento na geração do pedido de compra ou venda.N
MV_CNADITCInforma o tipo de título a pagar gerado no módulo Financeiro por meio do Adiantamento do Contrato de Compra.NDF
MV_CNADITVInforma o tipo do título a pagar gerado no módulo Financeiro por meio do Adiantamento do Contrato de Venda.NCC
MV_CNBTEXCIndica se permite o faturamento de excedentes na medição do contrato.N
MV_CNCOMCPDias de competência da Condição de Pagamento do cronograma.30
MV_CNCPCMP

Condição de Pagamento por Competência?
Sim: o parâmetro define que o valor das parcelas será distribuído conforme o cadastro da Condição de Pagamento (MATA360), número de dias da competência e a data máxima da vigência informada no parâmetro MV_CNVIGCP, se o contrato for de vigência determinada.
Não: o valor das parcelas será distribuído somente conforme definição do cadastro da Condição de Pagamento.

S
MV_CNDOCBCInforma se valida documentos do SIGAGCT na alteração da situação do contrato considerando o banco de conhecimento.N
MV_CNDPCALDesativa o controle de alçada para o Pedido de Compras gerado pelas medições de contrato.N
MV_CNEDMED

Permite a edição do Campo Quantidade Medida durante a inclusão ou alteração do Cronograma Físico de Contrato.
S - Permite alteração do campo.
N - Não permite alteração do campo.

2
MV_CNENCME

Define se no encerramento das medições serão gerados:
1- Pedido.
2- Título.

1
MV_CNEXPMSInforma se o módulo Gestão de Contratos gera lançamentos de despesas de projeto integrado ao módulo de Gestão de Projetos, durante as movimentações financeiras das cauções.S
MV_CNFCOMP

Define se considera somente as competências do mês vigente.
.F. (False/Falso).
.T. (True/Verdadeiro).

.F.
MV_CNFI350Indica se deve ser contabilizada a variação monetária de títulos provisórios gerados pelo módulo de Gestão de Contratos pela rotina Contabilização da variação monetária (FINA350).T
MV_CNFVIGEIndica se permite a configuração de parcelas e medições fora do período.N
MV_CNGRMSG

Responsável pelo controle do grupo de usuários que receberão o aviso de proximidade de término de vigência ou término de vigência do contrato. O conteúdo informado contempla os seguintes critérios:
Valor igual a 0: são informados por e-mail somente os responsáveis cadastrados para receber avisos de eventos do tipo Aviso de Vencimento - (SIGAGCT) [038] e Término do Contrato - (SIGAGCT) [039] definidos pela rotina de M-Messanger, mesmo que haja grupo de aprovação responsável pelo contrato.
Valor igual a 1: é informado por e-mail somente o grupo de aprovação do contrato definido pelo campo Grp. Apr. Sit. na rotina de Tipos de Contrato. Importante: o e-mail não será gerado se o parâmetro tiver valor igual a 1 e não existir grupo de aprovação para o contrato.
Valor igual a 2: são informados por e-mail os responsáveis cadastrados e o grupo de aprovação responsável.

 
MV_CNINTFS

Indica se está ativa a integração entre os módulos Gestão de Contratos e Gestão de Serviços.
T = Sim.
F = Não.

.F.
Card
id3
labelM
 
Card
id3
labelN
 
Card
id3
labelO
 

 

 

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelP

 

Card
defaulttrue
id2
labelR

.

Card
id3
labelT
 
Card
id3
labelU
 
Card
id3
labelV
 

 

 

Atualizações

As opções de Menu disponíveis são:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelCadastros

 

Produtos

  • Unidade de Medida
  • Grupos
  • Produtos
  • Indicadores
  • Complementos

Movimentações

  • Tipos de Entrada e Saída

Segurança

  • Permissões
  • Documentos X Situações
  • Aprovadores
  • Grupos de Aprovação

Financeiro

  • Condição de Pagamento
  • Naturezas
  • Moedas
  • Bancos
  • Índices Econômicos
  • Histórico de Índices

Contábeis

  • Centros de Custo
  • Lançamentos Padrões

Compra e Venda

  • Fornecedores
  • Clientes
  • Vendedores
  • Localização Física

Tipos

  • Contratos
  • Planilhas
  • Cauções
  • Descontos
  • Documentos
  • Ocorrências
  • Paralisações
  • Revisões
  • Multa e Bonificação

Fórmulas

Messenger

Bando do Conhecimento

Card
defaulttrue
id2
labelContratos

Manutenção

Cauções

Documentos

Avaliações

Medições

Card
defaulttrue
id3
labelAprovações

Documentos

Aprovadores

Grupos de Aprovação

Card
defaulttrue
id4
labelCompras

Administração de Pedidos

  • Solicitação de Compras
  • Solicitações de Compras Previstas
  • Aglutinação de Solicitação de Compras
  • Pedidos de Compras
  • Eliminar Resíduos

Recebimentos

  • Pré-Nota de Entrada
  • Documento de Entrada
Card
defaulttrue
id5
labelVendas

Administração de Pedidos de Venda

  • Pedidos de Venda
  • Liberação de Pedidos
  • Liberação de Regras
  • Análise de Crédito e Pedido
  • Análise de Crédito e Cliente
  • Liberação de Estoque
  • Liberação de Crédito e Estorno
  • Eliminar Resíduos

Entrega

  • Expedição
  • Documento de Saída
  • Exclusão de Documento
Card
defaulttrue
id6
labelFinanceiro

Contas a Receber

Contas a Pagar

 

 

Consultas

As opções de Menu disponíveis são:

 

Relatórios

As opções de Menu disponíveis são: