Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Realizar no processo de Locação de equipamentos etapas que possibilitem a execução de Checklist de itens de verificação, nos momentos de saída e retorno dos equipamentos onde no cadastro de Checklist, um determinado conjunto de itens a serem verificados no momento de entrada ou saída componham um grupo, com código e nome, que é posteriormente associado a um produto identificados para Locação no orçamento de serviços.

As etapas de Checklist dentro do processo de Locação serão adicionadas através da criação de duas novas rotinas e a alteração em rotinas já existentes para executar os Checklists configurados aos produtos de locação.

...

 

Informações
titleNota

Processo de Locação com o Checklist

Os Checklists estarão envolvidos basicamente em dois momentos do processo de locação: No ato de Separação e no momento do Retorno após

...

a

...

alocação

...

Durante a Alocação e após o Retorno ficará disponível o Checklist de entrada que corresponde aos critérios a serem avaliados para a recepção do equipamento. O Checklist de entrada por padrão não executará bloqueio na geração de Documento de Entrada ou o bloqueio do retorno do equipamento na rotina de movimentação quando o equipamento não exigir documento para remessa. Contudo, no momento do inicio da elaboração do checklist de retorno, o mesmo deve estar disponivel para execução somente em momento anterior ao lançamento do documento de entrada, o status dos equipamentos diretamente relacionados ao checklist sera igual a “Em Inspeção”. Em seguida, quando realizado o lançamento do documento de entrada, o status do equipamento é novamente alterado, desta vez para “Disponivel” ou “Em Manutenção”, de acordo com a configuração do mesmo na tabela AA3.

...

.

Quando um produto não possuir checklist deverá ser exibida a mensagem indicando que o item não possui vínculo a nenhum checklist. “Movimentação não possui checklist associado para execução.”

 

Cadastro Checklist

O cadastro deverá ser realizado a partir da opção de menu Atualizações / Locação / Checklist. Nele será possível determinar as informações do Checklist. A organização da interface deverá ser semelhante ao protótipo 01.

As principais informações no preenchimento são:

1. Tipo: indica se o item corresponde a entrada, saída ou se deve constar em ambos. Esta configuração irá definir quais itens deverão ser apresentados para execução ou impressão conforme o momento do processo saída ou retorno do equipamento.

2. Descrição: título a ser associado com o item. Irá determinar como o usuário identificará o item na impressão ou na execução do item.

3. Imprime: preenchimento com Sim ou Não irá determinar quais itens farão parte da avaliação a ser realizada na saída ou retorno dos equipamentos quando usuário realizar a impressão do checklist.

4. Comando Exec.: função advpl a ser associada para a execução do item no checklist. Este comando só será disparado quando o usuário desejar executar a ação na rotina de Execução Checklist e terá o objetivo de efetivar a execução do item, ou seja, marcar o item como realizado.

5. Comando Desf.: função advpl a ser associada para a execução do item no checklist. Este comando só será disparado quando o usuário desejar cancelar uma execuação realizada na rotina de Execução Checklist e portanto terá o objetivo de cancelar a marcação de um item como realizado.

O campo “Bloqueado?” indicará se um checklist está apto para receber novas amarrações e se deve ou não aparecer para ser executado na rotina de movimentações (funcionalidade descrita em outro tópico na especificação). A alteração do conteúdo poderá ser utilizada a qualquer momento, mas caso exista algum produto vinculado ao checklist será exibida uma mensagem semelhante a: “Checklist vinculado a um produto, continuar com a operação fará com que o checklist não seja mais apresentado para execução. Deseja realmente continuar com o processo de bloqueio? (Sim/Não)”. A continuação do processo ficará por decisão do usuário.

 

Associação Checklist e Produtos de Locação

A identificação do checklist a ser executado será conforme o produto de locação utilizado no ato de preenchimento do Orçamento de Serviços, ou seja o Produto que é associado na aba de Locação de equipamentos na definição das informações para a locação.

A associação entre o Checklist e os produtos poderá ser realizada através de duas visões:

1.

...

 Checklist x Produtos: onde o usuário poderá preencher uma lista com os produtos que estão ou estarão vinculados a este checklist.

...

2.

...

Produto x Checklist: onde o usuário irá selecionar ou preencher o produto de locação e o checklist

...

.

...

As opções para associação ficarão dentro do menu da rotina de Checklist a ser disponibilizada em Atualizações / Locação / Checklist com os títulos “Checklist x Produtos” e “Produto x Checklist”.

Um determinado produto não poderá está vinculado a mais de um Checklist ativo ao mesmo tempo, portanto haverá validações nos dois modelos de associação para que não permita o vínculo de um produto a dois checklists.

 

A opção de Confirmação de Entrega e Coleta, consta também dentro do botão “Outras ações” da rotina de Proposta Comercial para que seja possível exibir as locações e as datas de entrega e coleta de equipamentos, daquele contrato posicionado e assim fazer a confirmação das datas quando os campos de confirmação de entrega e coleta estiver como SIM.
Informações
titleNota
Importante

Durante o processo de liberação dos equipamentos para alocação e recepção deles no retorno das alocações as empresas praticam uma avaliação dos equipamentos retornados afim de identificar eventuais problemas ou que possam impossibilitar uma nova alocação imediata do equipamento.

Esse processo de avaliação é chamado de checklist e cada tipo de equipamento possui seus itens a serem avaliados. Por exemplo carros têm sua carenagem avaliada em busca arranhões ou amassados; já plataformas são verificadas a pintura e estado de conservação ou limpeza.

 

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelConfirmação de entrega

Para incluir o cadastro, acesse Atualizações / Gestão de Contratos / Gestão dos Contratos Locação / Checklist

Selecione o contrato e clique em Outras Ações e selecione a opção Conf. de entrega e coleta.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

...