Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Framework

Módulo

Globais

Segmento Executor

 

Projeto1

R_FRW_FRW002

IRM1

PCREQ-10030

Requisito1

PCREQ-10086

Subtarefa1

PDR_FRW_FRW002-223

Chamado2

 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Adequar o sistema do TOTVS Mashups para permitir a consulta a sites baseados nas tecnologias AJAX.

A grande maioria dos sites estão sendo migrados para estas tecnologias, que atualmente não são compatíveis com a forma com que o Engine de Mashup faz para executar as consultas, impossibilitando a consulta a sites que utilizam estas tecnologias.

A proposta é utilizar um Engine baseado em um browser com capacidades de execução de scripts e renderização "fora da tela". Para isto foi escolhido a utilização da tecnologia do Chromium, browser baseado no Chrome que possui recursos de renderização que permitam extrair "pedaços" da tela do browser contendo as imagens de CAPTCHAS. Além de permitir a interação com o site para automatizar as ações necessárias para executar as consultas. 


Definição da Regra de Negócio

Serviços do Chromium

O Engine do Chromium deverá ser executado como um serviço no Servidor de Mashups ou integrado ao serviço de Proxy do Mashups. Devido a limitações na utilização da biblioteca do Chromium feita em C#, estes serviços somente funcionarão em arquiteturas 64 Bits, em sistemas operacionais superiores ao Windows 2008R2 (para servidores) ou Windows 7. 

Será criado um novo aplicativo de serviço do Windows que será utilizado exclusivamente no servidor de Mashups, este serviço irá gerenciar as instâncias "vivas" do browser e será responsável por fazer a liberação dessas instâncias após um período pré-definido de Timeout. Este timeout será renovado a cada interação com a instância do browser. Cada sessão de execução do mashup poderá ter uma instância associada, e será controlado pelo ID de execução do Mashup, obtido na chamada GetService.

O serviço do Mashup irá comunicar com o serviço do Chromium utilizando comunicação via Named Pipes, através de um serviço WCF.

Este mesmo serviço será executado no Proxy do Mashup, portanto o código de manipulação do Chromium será compartilhado entre os dois serviços.

Atividades do Workflow

Para manipulação do browser, serão criadas novas atividades de Workflow a seguir.

Nome da AtividadeFuncionalidades
ChromiumRequestActivity

Esta atividade é responsável por fazer a navegação no Browser, ela tem como parâmetro a URL que o browser deverá navegar.

A sua execução também deverá extrair a versão atual do HTML da browser, para ser utilizado pela atividade de Parser padrão do Mashup, e portanto o parâmetro URL poderá ser deixado em branco com o objetivo de extrair o conteúdo do browser em outros estados do workflow.

ExecuteScriptActivityEsta atividade é resposável por executar um javascript na instância do browser do Chromium. Este javascript poderá devolver valores para a execução do Mashup para serem utilizados posteriormente no fluxo de execução do mashup.
ExtractElementActivityEsta atividade é semelhante a atividade ExecuteScriptActivity, porém permite executar uma lista de scripts de uma vez, permitindo a execução de vários comandos de forma sequencial ou a extração de várias informações ao mesmo tempo.
ExtractTableActivityEsta atividade é semelhante a atividade ExtractElementActivity porém o seu resultado é uma tabela do Mashup, que poderá ser utilizada como parâmetro ou resultado da execução do mashup.
ScreenShotActivity

Esta atividade permite a "extração" de fotos do browser inteiro ou de um elemento específico. Ela é utilizada para extrair as imagens dos captchas para serem apresentadas na execução do Mashup.

Além de permitir a extração da imagem, ela deve possuir um recuro para "desenhar" os índices dos elementos da imagem, para permitir que sites que usam o engine do RECAPTCHA possam ser extraídos pelo Mashup.

Desta forma o usuário poderá informar quais são as imagens correspondentes de acordo com o seu número.

Ex:

SendClickActivityEsta atividade permite que seja simulado um clique no Browser. Ela recebe como parâmetro a posição da tela que deverá ser clicada.

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

 

 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.