Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Durante todo o período em que uma solicitação estiver ativa, a mesma ela irá utilizar as atividades e fluxos definidos na versão em que for criada, mesmo quando novas versões forem liberadas.

...

Para cada opção de atividade disponível a plataforma calcula a lista de usuários válidos para a atividade, conforme o Mecanismo mecanismo de Atribuição atribuição definido para a mesmaela. Se a atividade for conjunta, é possível que sejam selecionados vários usuários, utilizando a tecla Ctrl.

Quando o mecanismo de atribuição não conseguir localizar um usuário que atenda aos requisitos definidos para a atividade, a mesma ela passa a ser atribuída ao gestor do processo.

É possível transferir a atividade para outro usuário. Para isso deve-se selecionar a opção “Transferir” no campo “Enviar para atividade” Transferir, exibida ao acionar a seta localizada no lado direito de Enviar, e selecionar o usuário que deve receber a tarefa. Existem casos em que a opção “Transferir” Transferir não estará disponível, isso ocorre quando foi configurado na atividade que a mesma ela não deve inibir permitir a opção Transferirtransferência.

No caso de transferência, o prazo para execução da tarefa não é alterado.

Caso o executor da atividade necessite efetuar algum registro na atividade (inclusão de anexos, alteração nos dados do formulário ou inclusão de observações na solicitação e não pretende movimentar a tarefa para a próxima atividade neste momento, é possível gravar as informações utilizando o botão “Salvar”Salvar.

Cada solicitação iniciada recebe uma identificação numérica que representa a referência da mesmasua. Esta identificação numérica é comum para todos os processos criados na plataforma.

...

06. Se, desejado, acionar a aba Complementos para inserir observações na solicitaçõessolicitação.

Expandir
titleSaiba mais

Essa aba permite registrar comentários sobre a execução da atividade. Estes comentários são armazenados no histórico da solicitação.

...

Expandir
titleSaiba mais

Essa aba permite anexar à solicitação qualquer tipo de documento existente na plataforma ou, ainda, fazer o upload de novos arquivos. Também é possível excluir anexos existentes. Os documentos anexados por upload são automaticamente publicados na plataforma. A execução destas ações depende da definição de segurança de anexos configurada para o processo.

...

10. Localizar o documento e confirmar.

11. Acionar Enviar.12. Na janela exibida, definir as informações solicitadas.

Expandir
titleSaiba mais

Próxima atividade

Responsável
Usuário que será o responsável por executar a atividade para a qual a solicitação será encaminhada.

Senha
Senha do usuário autenticado que está iniciando a solicitação. Esse campo somente é exibido quando foi definido no processo que ela deve ser solicitada ao iniciar uma solicitação.

Apontamentos
Tempo gasto para iniciar a solicitação. Esse campo somente é exibido quando foi definido no processo que deve ser feito apontamento de horas ao iniciar uma solicitação.

 

 

 

 

01. Selecionar a funcionalidade Iniciar Solicitação no menu principal. 

Expandir
titleSaiba mais

O atalho para a funcionalidade Iniciar Solicitações fica disponível no menu principal, através do ícone Processos. Para visualizar o manual de procedimentos de como Executar Atividade,clique aqui

02. Selecionar a categoria do processo e, em seguida, o processo.

Expandir
titleSaiba mais

É possível encontrar um processo específico pelo campo "Buscar", localizado na parte superior esquerda da janela. A busca pode ser efetuada por processo, pela categoria ou pela subcategoria à qual o processo pertence.

03. Na aba Formulário, é apresentado os campos da definição de formulário informada na configuração do processo. Preencha os campos requeridos.

Expandir
titleSaiba mais

 Os campos apresentados no formulário são previamente definidos por intermédio do recurso de Formulário, o qual permite padronizar o formato, a disponibilidade e os campos a serem preenchidos em determinada atividade. Caso o processo não possua um formulário relacionado ao mesmo, a aba Formulário não será apresentada.

04. Acionar a aba Histórico

Expandir
titleSaiba mais

A aba Histórico apresenta o registro de todas as movimentações feitas na solicitação, quais foram as atividades executadas até o momento, o responsável e a data em que foi executada cada atividade, bem como as observações feitas por cada usuário. Quando uma solicitação de um processo está sendo iniciada, a aba Histórico não será apresentada. O histórico somente será apresentado após o primeiro registro de movimentação para a solicitação em questão.

05. Caso necessário realizar os apontamentos, acessar a aba Apontamentos.

Expandir
titleSaiba mais

A aba Apontamentos permite que o usuário registre os apontamentos de horas trabalhadas na execução da atividade. Caso a atividade não controle esforço por apontamentos, a aba Apontamentos não será apresentada. Para incluir um novo apontamento deve se informar a data e o tempo gasto e acionar o botão Salvar. Para eliminar um apontamento, basta acionar o ícone lixeira ao lado do registro do apontamento.

Ao acionar Enviar a solicitação será criada e movimentada para a próxima atividade, que foi escolhida no campo Próxima atividade.

Também é possível inicializar o processo acionando Salvar, exibido ao acionar a seta localizada no lado de Enviar. No entanto, desta forma são salvas as informações inseridas e a solicitação permanece na atividade inicial e fica sob a responsabilidade do usuário solicitante, sendo necessário acessar a Central de Tarefas para movimentá-la para a próxima atividade.

12. Na janela exibida, definir as informações solicitadas06. Acionar a aba Observações.

Expandir
titleSaiba mais

A aba Observações permite que o usuário registre comentários sobre a execução da atividade. Estes comentários serão armazenados no histórico da solicitação.

07. Acionar a aba Anexos

Expandir
titleSaiba mais

A aba Anexos permite que o usuário anexe, à solicitação, qualquer tipo de documento existente na plataforma, ou ainda faça o upload de novos arquivos. Também é possível excluir anexos existentes ou publicar na plataforma os documentos anexados via upload. A execução destas ações depende da definição de segurança de anexos configurada para o processo. A Função Anexos na Solicitação apresenta informações detalhadas sobre esta atividade.

08. Acionar a aba Processo

Expandir
titleSaiba mais

A aba Processo permite visualizar o gráfico do fluxo de um processo, facilitando a identificação da atividade atual e a verificação dos fluxos de avanço e retorno possíveis.

09. Na área de Decisão, selecionar uma opção no campo Enviar para atividade.

Expandir
titleSaiba mais

As atividades existentes Próxima atividade
Atividade para a qual a solicitação será encaminhada. As atividades exibidas na caixa de seleção são as atividades de avanço ou de retorno que estão configuradas para a atividade em questão.

10. Na área de Decisão, selecionar uma opção no campo com o usuário.

Responsável
Usuário que será o responsável por executar a atividade para a qual a solicitação será encaminhada.

Expandir
titleSaiba mais

O usuário escolhido ficará responsável pela atividade escolhida no campo "Enviar para Próxima atividade". Existem casos em que esta opção não apareceráserá exibida, isso ocorre quando a atividade escolhida no campo “Enviar para atividade” possua Próxima atividade possui alguma condição de atribuição que não necessite selecionar o usuário, como por exemplo um mecanismo de atribuição POOL pool para Grupo grupo ou Papelpara papel, ou uma atividade conjunta para todos os usuários. É possível também pesquisar o usuário desejado digitando seu nome no campo Pesquisar.

11. Acionar Enviar.

Expandir
titleSaiba mais

Clicando no botão “Enviar” a solicitação será criada e movimentada para a próxima atividade, escolhida no campo "Enviar para atividade". Também é possível inicializar o processo no botão "Salvar", no entanto, desta forma a solicitação permanece na atividade inicial e fica sob a responsabilidade do usuário solicitante.

Senha
Senha do usuário autenticado que está iniciando a solicitação. Esse campo somente é exibido quando foi definido no processo que ela deve ser solicitada ao iniciar uma solicitação.

Apontamentos
Tempo gasto para iniciar a solicitação em horas. Esse campo somente é exibido quando foi definido no processo que deve ser feito apontamento de horas ao iniciar uma solicitação.

Repositório
Repositório no qual se encontra o certificado digital que será utilizado para assinar digitalmente a atividade de início da solicitação. Esse campo somente é exibido quando a atividade de início da solicitação exige assinatura digital.

Certificado
Certificado que será utilizado para assinar digitalmente a atividade de início da solicitação.

13. Acionar Enviar. 

 

Informações
titleFique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.5.1011. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.