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  • 1303 - Devolução de Cliente - DR.

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DEVOLUÇÃO DE CLIENTE -  1303

Visão Geral do Programa

A rotina 1303-Devolução de  Cliente tem como objetivo, processar a devolução total ou parcial de produtos por nota (única) de clientes, realizar o processo de trocas/indenizações, devolução de importação (Dev. Exportação e DANF) a partir das notas fiscais de venda e gerar a tributação e o acerto financeiro dessas operações. 

Para realizar a devolução de várias notas, deve-se utilizar a rotina 1346 - Devolução de cliente avulsa, que permite selecionar vários produtos, independente da nota fiscal.

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Objetivo da tela:

Tela principal da rotina 1303, a tela principal da rotina exibe um cabeçalho fixo, com as seguintes opções descritas abaixo:


 

Outras Ações/Ações Relacionadas:


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titleOutras Ações/Ações Relacionadas

Ação:

Descrição:

Num. Transação

Exibe um número de transação da devolução que é gerada a partir do número transação parametrizada na rotina 532 – Cadastrar Parâmetro do Sistema, na aba Numeradores / Compras/Entrada de Merc., opção Próx. Núm. Trans. Entrada.

Filial Venda

Exibe o código da filial em que está sendo feita a devolução, sendo que ela deve ser a mesma filial que vendeu a mercadoria. Caso seja selecionada uma filial que não é a mesma da venda, suas notas fiscais não serão exibidas na planilha para serem selecionadas para a devolução dos seus itens. Esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na rotina 131 – Permitir Acesso a Dados.

Data EntradaExibe a data de entrada de Nota Fiscal de devolução, que é exibida na data corrente como padrão. Esta data pode ser retroativa ou superior à data corrente e não existe parâmetro para defini-la, porém existe validação da própria rotina da seguinte forma: a rotina aceita informar a data de entrada maior que a data de emissão e maior que a data de saída, porém não permite que a data de entrada seja menor que a data de emissão e data de saída.
Tipo Entrada

Utilizada para selecionar os seguintes tipos de entrada de devolução:

  • Tipo 06 - Dev. Normal: utilizada no processo de devolução de venda das modalidades 1 – Normal ou 5 – Bonificação. Ao utilizar essa opção, o estoque é atualizado, ou seja, aumentado, pois gerou uma devolução de cliente. Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 4 – Permissão para digitar devolução de cliente tipo 6 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Caso a devolução seja de uma nota de bonificação, não é gerado crédito e nem desconto na duplicata;

    Observação: para realizar a devolução de pedido que contenha item(ns) bonificado(s) é necessário que a permissão 17- Pemitir devolver NF de venda TV1 com itens bonificados da rotina 530 esteja marcada. Caso contrário, não é possível realizar devolução de nota fiscal de venda com item(ns) bonificado(s). Ao realizar devolução não é gerado crédito para item(ns) bonificado(s), este é sempre estornado para o contas a receber.

  • Tipo 07 - Dev. Simples Remessa: utilizada no processo de devolução da modalidade Simples Remessa. Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 5 – Permissão para digitar devolução de cliente tipo 7 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Suas principais características são:

    - Realizar o estorno da comissão caso opção Estorna Comissão RCA = Sim.
    - Movimentar o estoque da empresa.

  • Tipo T-Troca / Indenização: é utilizada no processo de trocas de itens vendidos ou indenizações a serem feitas por algum tipo de defeito no produto, entre outros. Ao selecionar esta opção, a aba Notas Fiscais de Venda é desabilitada. Porém, é habilitada a aba Trocas/Indenizações. As opções do cabeçalho, a seguir também são desabilitadas: Estorna Comissão RCA, Data Saída e Nº Transação da Nota de Venda.
Motivo da devoluçãoExibe o motivo da devolução que está sendo realizada. O código do motivo da devolução deverá ser cadastrado pela rotina 518 - Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria com o tipo ED - Entrada Devolução (Cliente).
Estorna Comissão RCA (Sim/Não)

Utilizada para fazer o estorno da Comissão do RCA por causa da devolução dos itens vendidos que está sendo realizada. Esta opção só estará habilitada caso a permissão 1 – Permissão para alterar campo estornar comissão do RCA esteja habilitada na rotina 530. O percentual de comissão a ser estornada, é cadastrado na rotina 518, opção Estorno Comissão e ao clicar em sim, e selecionar o motivo que está relacionado ao percentual informado, é estornado o valor da comissão do RCA (% de comissão sobre o valor devolvido).

Observações:

Calculo: Valor de comissão que deverá ser estornado =( (((Quantidade – Quantidade de Avaria) *Preço Unitário) * %Comissão / 100)) *%Estorno da Comissão/100

  • Caso não seja encontrado o percentual de comissão gravado pela venda, ou seja, percentual nulo ou 0 (zero), será verificado no cadastro de RCA´s qual o tipo de vendedor, ou seja, se é vendedor interno, externo etc.  Em seguida, realizará o cálculo do valor do estorno de acordo com os percentuais gravados também na venda, porém de acordo com o tipo de vendedor;
  • Após verificado o valor do estorno, através do cálculo acima, ainda haverá o cálculo do estorno de acordo com o "Estorno Comissão" informado no "Motivo de Devolução"  da rotina "518 - Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria.
  • Caso o percentual de estorno de comissão seja igual a "0" (zero), será considerado sempre 100%.
  • Existe também a "Comissão por Profissionais": o cálculo acima não muda, porém o valor de estorno de comissão do tipo de RCA = "Profissional" poderá ser diferenciado devido o parâmetro "Abater Impostos ao calcular comissão do RCA", rotina "132". O valor do estorno do "Profissional" poderá ter o abatimento dos impostos da venda


Gera Num NF (Sim/Não)

Utilizado para gerar o número de forma manual (Não) ou automática da Nota Fiscal (Sim). Se a opção Não for selecionada, o campo Nº NF deverá ser preenchido com o número da nota.

Nº NFExibe o campo que deverá ser preenchido com o número da nota fiscal. Porém, este campo é habilitado somente se a opção Não em Gera Nº NF estiver selecionada.
SérieExibe o número de série da nota fiscal usada para a devolução que está sendo realizada.
Espécie Exibe a espécie da NF relacionada ao tipo da entrada selecionada. Esse campo aparecerá preenchido (NF) e desabilitado.
Data EmissãoExibe a data de emissão da nota fiscal de devolução. Esta data poderá ser retroativa a data de entrada, porém não poderá ser superior.
NF VendaUtilizado para pesquisar a nota fiscal de venda através do seu número.
ClienteUtilizada para informar ou pesquisar o cliente o qual a devolução será efetuada.
Data de SaídaExibe  data da devolução (saída da nota fiscal) que está sendo realizada.
Nº Transação da Nota de VendaUtilizado para pesquisar a nota fiscal de venda através do número de transação
Não agregar valor frete na devolução parcialQuando marcado defini que não devolvido o valor do frete aquele item que está sendo devolvido parcialmente
Entrada de Garantia

 Utilizado para identificar que o processo a ser realizado se trata de uma entrada de garantia de cliente ou fornecedor. Para que este campo possa ser exibido o parâmetro 2976 - Usa controle de garantia deverá estar marcado como Sim e obrigatoriamente os parâmetro 2977 - Conta de garantia de cliente e 2998 - Conta de garantia de fornecedor da rotina 132 deverão estar informados, estes parâmetros são exclusivos para o processo de garantia. Ao marcar esta opção a aba Contas a Receber será automaticamente desabilitada.

Para mais informações acesse o documento: Tutorial Processo de Garantia.

Alterado Processo de Garantia para que passa a contemplar o processo de Filial Retira. Para mais informações acesse o documento DT Processo de Garantia Com Filial Retira.

 RCA Utilizado para informar o RCA cuja comissão será estornada. Para que este campo seja habilitado será necessário selecionar a permissão 14 – Permissão para informar novo RCA para estorno da comissão da rotina 530 – Permitir acesso à Rotina. Este campo exibe o RCA referente à nota selecionada na planilha da aba Notas Fiscais de Venda.
Carregar

Ao clicar o botão Carregar são visualizadas todas as Pré-devoluções cadastradas . Todas as notas virão com Status Pendente, e uma vez Aprovada estarão prontas para serem vinculadas a uma nota fiscal de venda que será utilizada numa próximo nota fiscal do venda do ´´meu`` cliente. Assim, ao realizar uma venda para este cliente o sistema verifica se Pré-devolução Aprovada para este, e havendo pré-devolução esta poderá vinculada a venda.

Para mais informações acesse o documento DT Gerar Pré-Devolução Por Item - Rotinas 1303 e 1346.

Pré-devolução

O botão Pré-devolução é habilitado somente quando a permissão 19 - Permitir Gravar pré-devolução da rotina 530 estiver habilitada e também quando opção Não da caixa Gera Num. NF estiver mercada.

A Pré-devolução não se trata de um documento fiscal, mas este é utilizado quando cliente for gerar a nota fiscal de devolução dele.

Observação: o processo de Pré-devolução somente é realizado quando o Tipo Entrada for igual a 6 - Dev. Normal. Caso contrário o botão Pré-devolução permanece desabilitado.

Para mais informações acesse o documento DT Gerar Pré-Devolução Por Item - Rotinas 1303 e 1346.

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titleDescrição das Abas da rotina 1303

Campo

Descrição

Aba Itens


Esta planilha exibe as informações sobre os produtos relacionados à Devolução de Cliente com as seguinte colunas:

  • Código: exibe o código que identifica o produto;
  • Descrição: exibe o nome do produto, cadastrado na rotina 203 - Cadastrar Produto;
  • Embalagem: exibe o tipo da embalagem do produto;
  • Nº pedido: exibe o número do pedido de venda referente a devolução;
  • Nº lote: exibe o número do lote do produto, quando utilizada a entrada por lote de mercadoria na rotina 1301 - Receber Mercadoria;
  • Quantidade: exibe a quantidade devolvida pelo cliente;
  • P. compra: exibe o preço do produto comprado pelo cliente informado na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda;
  • %ICMS: exibe o percentual de imposto sobre circulação de mercadorias;
  • Sequência: exibe a sequência que os itens são inseridos no pedido de venda;
  • Importado: exibe o produto (se é importado - referente a nota de importação).

Aba Notas Fiscais de Venda

 


Esta aba é utilizada para listar os dados do cabeçalho da nota de venda na planilha superior e os dados dos itens da nota na planilha inferior. Para facilitar a busca destes produtos, foi disponibilizado o filtro Localizar por, dividido em: Código, Descrição e Código de Barras. Estas opções serão buscadas através do botão Localizar. Da mesma forma, existem duas opções para pesquisa de produtos:
  1. Utiliza preço pauta: utilizada para apresentar o preço de pauta e valor do desconto pauta, gravado pela venda e exibidos na tela Itens;
  2. Apenas itens que podem ser devolvidos: pesquisar apenas os itens que podem ser devolvidos. Esta opção funciona apenas como um filtro para exibição dos itens na planilha . Caso a quantidade da coluna Qtde. (quantidade) seja igual à quantidade da coluna Qt. devolvida, então o item não é exibido;
  3. Foco campo de pesquisa: o cursor é mantido no campo de pesquisa. Com esta opção marcada, sempre que o usuário sair da janela onde são informados os dados do produto, o cursor retornará para o campo de pesquisa;
  4. Sel. Todos os Itens: é utilizado para realizar a devolução total dos itens. A legenda mostra o tipo de itens da NF, conforme dados apresentados na planilha : preta (Normal), verde (Kit), vermelha (Item do kit) e Azul (Item BNF).

Planilha Superior:
  • Num. Nota: exibe o número da nota fiscal de venda;
  • Série: exibe a série da nota fiscal de venda;
  • Espécie: exibe a espécie da nota fiscal de venda;
  • Dt. Saída: exibe a data da saída da mercadoria na venda;
  • Vl. Total: exibe o valor total da nota fiscal de venda;
  • Tipo Venda: exibe a modalidade da venda na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda;
  • Num. Car.: exibe o número do carregamento;
  • Num. Trans. Venda: exibe o identificador único, referente à venda;
  • Numero TV4: exibe o número do pedido simples fatura;
  • Venda Assistida: exibe a venda (se é assistida ou não).

Planilha inferior:

  • Código: exibe o código do produto vendido;
  • Descrição: exibe a descrição do produto vendido;
  • Embalagem: exibe a embalagem do produto vendido;
  • Num. Lote: exibe o número do lote do produto, quando utilizada a entrada por lote de mercadoria na rotina 1301 - Receber Mercadoria na venda;
  • Qtde: exibe a quantidade vendida do produto;
  • Qt. Devolvida: exibe a quantidade acumulada devolvida do item;
  • P. Unitário: exibe o preço unitário na venda;
  • Vl. Total: exibe o subtotal do item (quantidade multiplicada pelo preço unitário na venda);
  • % ICMS: exibe o imposto de circulação de mercadorias na venda;
  • Sequência: exibe a sequência que os itens são inseridos no pedido de venda;
  • Cesta: informa se o produto é cesta básica;
  • Cesta Item: informa se o item é de cesta básica;
  • Importado: informa se o produto é referente a nota de importação;
  • Cód. Marca: exibe o código da marca do produto associado ao produto (cadastrado na rotina 564 - Cadastrar Marcas de Produtos);
  • Marca: exibe a descrição da marca do produto associado ao item (cadastrado na rotina 564)

Aba Trocas / Indenizações

Esta aba é utilizada para realizar o processo do Tipo de Entrada Trocas / Indenizações, que foram registrados na rotina 383 – Registrar Troca/Indenização. São exibidas duas planilhas , superior e inferior, sendo que a primeira exibirá os dados da indenização e, a segunda, dados do produto.


Planilha Superior:

  • Num. Troca/Indeniz.: exibe o número da troca ou indenização efetuada;
  • Data: exibe a data da troca ou indenização;
  • Filial: exibe a filial que efetuou a troca ou indenização;
  • Num. Pedido: exibe o número do pedido origem da troca ou indenização;
  • Tipo: exibe o tipo da operação (I=Indenização e T=Troca);
  • Situação: exibe a situação da troca/indenização (A= Aberta e L=Liberada);
  • Código: exibe o código do cliente da troca ou indenização;
  • Cliente: exibe o nome do cliente da troca ou indenização.

Planilha Inferior:

  • Código: exibe o código do produto referente a troca ou indenização;
  • Descrição: exibe a descrição do produto referente a troca ou indenização;
  • Embalagem: exibe a embalagem do produto referente a troca ou indenização;
  • P. Tabela: exibe o preço cadastrado por tabela no sistema referente a troca ou indenização;
  • % Indeniz.: exibe o percentual de indenização;
  • P. Venda: exibe o preço de venda da troca ou indenização;
  • Qtde: exibe a quantidade troca ou indenização;
  • Núm. Ult. Ped: exibe o número do último pedido de venda/troca/indenização.
Aba Tributação

A aba Tributação é utilizada para gerar a tributação do produto que está sendo devolvido e  apresenta a planilha com o resultado da tributação, que é efetuada ao clicar no botão Gerar Tributação. Também são exibidas as seguintes opções e o campo informativo:

  1. Agrega Vlr. Outras Despesas na Base de Cálculo: utilizada para agregar na base de cálculo do ICMS o valor de outras despesas incluídas no quadro Despesas Rodapé Nota Fiscal, aba Total (F7) da rotina 316. Esta opção é utilizada somente para a Devolução Total;
  2. Agrega Vlr. Frete FOB na Base de Cálculo: utilizada para agregar na base de cálculo do ICMS o valor do frete incluído no quadro Despesas Rodapé Nota Fiscal, aba Total (F7) da rotina 316. Esta opção é utilizada somente para a Devolução Total;
  3. Código Contábil: exibe o código contábil preenchido e desabilitado para edição. O código contábil deverá ser parametrizado na rotina 132, opção Cliente.

Colunas:

  • Base de ICMS: exibe a base de cálculo do imposto circulação de mercadorias separado por alíquota de imposto;
  • Alíquota: exibe a alíquota do imposto de circulação de mercadorias;
  • Vl. Cred. ICMS: exibe o valor do imposto calculado (base de cálculo * alíquota do imposto) sobre circulação de mercadorias.
Aba Contas a Receber

Esta aba utilizada para gerar as contas a receber da devolução que está sendo realizada e apresenta a planilha com o valor da duplicata para devolução. Caso a permissão de acesso 11 – Não permitir informar desconto em contas a receber, da rotina 530 esteja selecionado, esta aba não é exibida:

  • Duplic.: exibe o número da nota fiscal na tabela de contas a receber;
  •  Pr: exibe o número da prestação da parcela;
  • Dt. Emissão: exibe a data de emissão da venda;

  • Dt. Vencto: exibe a data de vencimento da parcela;

  • Cobrança: exibe a cobrança de acordo com o plano de pagamento;

  • Valor: exibe o valor da parcela do contas a receber;

  • Valor Desc.: exibe a mercadoria devolvida pelo cliente, onde poderá receber um desconto na parcela. Esse valor deverá ser informado manualmente.
 Aba Importação (Dev. Exportação)

Aba Importação (Dev. Exportação) é utilizada para realizar devoluções de nota de exportação realizada pela rotina 316, cujo código fiscal tem início igual a 7. Esta aba será habilitada caso exista processo de importação realizado de acordo com a Nota Fiscal selecionada. Apresenta as seguintes opções, que serão gravadas na devolução, ao serem informadas:

  1. UF: utilizado para selecionar o Estado (Unidade de Federação) do cliente;
  2. Cidade: utilizado para informar a cidade do cliente;
  3. Nº Importação: utilizado para informar o número da importação manualmente;
  4. Data importação: utilizado para informar a data em que a importação foi realizada;
  5. Exportador: utilizado para selecionar a empresa exportadora da devolução, informada no cadastro de fornecedor (rotina 202), porém com o tipo de revenda igual a 'X' ou 'S', na aba "Cond. Comerciais
Importação DANFE

A importação de XML de nota fiscal de devolução (de cliente) se dá quando a devolução for referente uma nota fiscal faturada pelo WinThor, a rotina 1303 realiza este processo, desde que não se trate uma devolução de várias notas fiscais, mas se referir a apenas uma nota de venda do winthor, ou seja, 1 para 1.

A aba Importação DANF é utilizada para através do xml da venda buscar a nota dentro do WinThor como filtro de pesquisa. Nesta aba, é exibida a opção Arquivo da nota fiscal eletrônica, para que o arquivo a ser importado seja localizado no diretório a ser selecionado pelo usuário e os seguintes botões:

  • Carregar Arquivo: utilizado para exibir os dados na grid da aba Dados do arquivo a ser importado, após localização do arquivo;
  • Validar Arquivo: utilizado para validar todas as informações do arquivo XML em relação aos dados da nota que serão inseridos para validação. A aba Log de validação é automaticamente exibida. Nesta aba, é possível Limpar o Log, selecionar todos os registros, copiá-los para a memória e salvar em arquivo;
  • Processar: utilizado para carregar os dados do arquivo XML para concluir o processo de devolução. Este botão é habilitado após a validação do arquivo XML.

Colunas:

  • Ambiente: exibe o tipo de ambiente de produção da NFe, sendo 1 = 'produção', se for diferente será  'homologação;
  • Protocolo: exibe o protocolo de comunicação de dados;
  • Chave: exibe a chave de identificação/autenticação do arquivo XML (definição padrão);
  • Data de autorização: exibe a data da autorização da venda na Secretaria da Fazenda;
  • Versão: apresenta a versão do arquivo XML;
  • Nota fiscal: exibe o número da nota fiscal venda;
  • Série: exibe a série da nota fiscal de venda;
  • Data emissão: exibe a data de emissão da venda;
  • Data saída: exibe a data da saída da mercadoria na venda;
  • Valor total: exibe o valor total da nota fiscal de venda;
  • Emitente: exibe o código do funcionário que emitiu a nota fiscal.
Aba Chave NFe

Utilizada para informar o número da chave NF-e.

Aba Estorno NFe

A aba Estorno NF-e é utilizada para estornar nos casos em que a operação relativa à circulação de mercadorias não tenha sido concretizada e o cancelamento não for transmitido no prazo legal, à correção de ajuste. Esta aba é habilitada somente caso o Tipo Entrada selecionada for 6 - Dev. Normal ou 8 - Dev. Simples Faturas. É composta por:

  • Utiliza processo Estorno NF-e: utilizada para os casos em que a operação relativa à circulação de mercadorias não tenha sido concretizada e o cancelamento não for transmitido no prazo legal e, portanto a correção deve ser realizada através da emissão de NF-e de estorno;
  • Natureza da Operação: utilizado para informar a natureza da operação conforme solicitado pelo seu estado. Esta opção é habilitada caso a opção acima esteja selecionada;
  • Motivo do Estorno NF-e: utilizado para informar o motivo da emissão da nota de estorno NF-e. Esta opção é habilitada caso a opção acima esteja selecionada

Aba Crédito de Cliente

Caso parâmetro 1269 - Gerar crédito devolução cliente da rotina 132 - Parâmetros da Presidência esteja marcado com Sim e no cadastro do cliente o mesmo esteja parametrizado para gerar crédito na devolução a aba Gerar Crédito estará habilitada.

  • Histórico de Crédito: deverá ser informado/preenchido conforme a necessidade do usuário, ou seja, o histórico do crédito.
Aba Contas a Pagar

Caso parâmetro 1298 - Gerar contas a pagar crédito dev. cliente da rotina 132 esteja marcado como Sim e a permissão 10 - Permitir gerar contas a pagar a partir de um crédito da rotina 530 - Permitir Acesso esteja marcada como Sim a opção Gerar Contas a Pagar estará habilitada com os seguintes campos: Data de Vencimento, Conta, Histórico.

Aba Dados de Transporte

A aba Dados de Transporte é utilizada para preenchimento das informações da transportadora. Na gravação da devolução, o sistema valida o Tipo de Frete, Número de volume e Transportadora.


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titleValidações Gerais

Ação:

Descrição

Modelo de Nota Fiscal 

Realiza a validação da caixa Gera num. NF na tela principal, que funcionará da seguinte forma:

  • Caso esteja marcada como Não, é exibido o campo editável Modelo para informar o modelo da nota fiscal;
    -  Caso contrário, o campo informado acima não é exibido.

  • Se for selecionada a opção Não e o campo Modelo não estiver preenchido, ao clicar em Gravar, é exibida a seguinte mensagem de alerta:
    - Modelo da nota não informado, deseja continuar?
    - Caso seja clicado em Sim, é gravado o modelo em branco na nota fiscal;
    - Se clicar em Não, o processo de gravação não é concluído.

 Série da NF

Realiza a validação da permissão de acesso Não Permitir Alterar série da NF da rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina que funcionará da seguinte forma:

  • Caso a permissão esteja marcada, ao selecionar a opção Sim (da caixa Gera Num. NF) e informar o número da NF (no campo N°. NF), a digitação da série da nota fiscal no campo Série será impedida;
  • Caso contrário, o campo Série poderá ser preenchido normalmente.
Gerar crédito na devoluçãoRealiza a validação da opção Gerar crédito na devolução na aba Pos. Financeira da rotina 302 – Cadastrar Cliente com o objetivo de definir se o crédito para o cliente será gerado ou não.
Processo de estoque p/ Filial RetiraRealiza a validação do parâmetro 2334 – Voltar Estoque para Filial Retira da 132 – Parâmetros da Presidência (aba Parâmetros Gerais para toda a empresa) que, quando estiver marcado como Sim, fará com que na devolução estorne o estoque para a filial retira. Caso esteja marcado como Não, é seguido o processo comum, voltando o estoque para a filial de venda.
Acesso a bancosRealiza a validação de acesso a bancos atribuída pela rotina 131 – Permitir Acesso a dados, onde só serão exibido os bancos a que o usuário possua permissão de acesso.
CFOP Consumidor Final

Realiza a validação do CFOP inverso, informado na rotina 543 - Cadastrar Código Fiscal (CFOP), no processo de validação dos CFOPs (somente para cons. final), na tela de lançamentos de itens. Seguindo as seguintes especificações:

  1. Caso o CFOP informado seja igual ao CFOP inverso, não é necessário realizar a validação que a rotina já faz hoje, ou seja, ignora as demais validações;
  2. Caso o CFOP informado não seja o CFOP inverso, a rotina irá realizar as validações normais que já realiza;
  3. Caso o CFOP inverso não seja informado no cadastro (rotina 543), a rotina realiza as validações normais que já realiza.
Obrigar a identificação do Cons. Final na Devol. de Cliente

Realiza a validação do parâmetro Obrigar a identificação do Cons. Final na Devol. de Cliente, aba Entradas (rotina 535- Cadastrar Filiais), para os campos: CPF, Razão Social, Endereço, Cidade, UF, Ins. Estadual e CEP , com o objetivo de obrigar o usuário da rotina 1303 a informar os dados do cliente (somente consumidor final). Ao tentar gravar o lançamento será exibida uma tela para inserção destes dados.

Saldo de conta-corrente por RCA 

Realiza a validação da movimentação de saldo de conta-corrente por RCA. Na finalização de uma devolução, do tipo de entrada 6, para cada item incluído. Caso o RCA da venda esteja habilitado, é feita a checagem  do parâmetro 1455 -Usar crédito de RCA da rotina 132 se está habilitado como Sim. Assim sendo:

  • Se este estiver desabilitado, o controle de conta-corrente não estará habilitado para o RCA
  • Se este estiver habilitado, é checado se o parâmetro de RCA, Usa Déb. Créd. RCA? da rotina 517 - Cadastrar RCA está habilitado neste caso:
  1. Se este não estiver habilitado, o controle de conta-corrente não estará habilitado para o RCA;
  2. Se este estiver habilitado, o controle de conta-corrente estará habilitado;

  3. Se não estiver informado, o controle de conta-corrente estará habilitado, já que o parâmetro do sistema está habilitado.

  • Bloquear registro de RCA, durante o lançamento de saldo na conta corrente ao gravar devolução de venda;
  • Registrar movimentação da conta-corrente do RCA
Separação de ST da NotaRealiza validação do parâmetro '2863 - Separar St na Devolução em outra nota, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência. Quando estiver marcado como Sim possibilita a emissão de uma nota contendo o valor dos itens sem o ST e outra nota contendo somente o valor de ST. Em caso de cancelamento da nota fiscal de devolução a nota de ressarcimento do ST é automaticamente cancelada. Caso parâmetro acima esteja marcado como Não é seguido o processo comum. Estas funcionalidades visam atender a legislação.
Identificar Produto Através do Código de Barras A permissão 16 - Informar itens da devolução apenas pelo código de barras, da 530 - Permissão Acesso a Rotina, quando habilitada, possibilita a informação dos itens para devolução apenas pelo código de barras. Ao tentar informar item sem código de barras, é exibida a mensagem: 'Usuário sem permissão para inserir itens sem passar pelo leitor de código de barras!". Esta restrição visa evitar realizar devolução sem que o item tenha de fato sido conferido ocasionando falta no estoque e prejuízos a empresa.
Realizar Devolução com Item Bonificado

É permitida a inclusão de itens bonificados dentro de uma nota fiscal de venda normal (TV1) no WinThor. Este novo processo atende ás empresas que recebem benefícios em impostos com esta modalidade de venda, bem como, proporciona economia dos custos fiscais e logísticos. Neste processo demonstramos como a devolução total ou parcial de pedido de venda (TV1) que contenha item bonificado.

Para mais informações acesse o documento DT_Realizar_Devolução_com_Item_Bonificado.

Considerar os Custos da Devolução

Considerar os custos da devolução no movimento de saída e no momento da devolução, como é praticado atualmente. Desta forma a apuração não ficará comprometida. Solicitação realizada em atendimento a legislação vigente.

Para mais informações acesse o documento DT_Considerar_os_Custos_da_Devolução

Adequação CEST na devolução de Cliente

As rotinas de Devolução que necessitam utilizar o processo de emissão de notas com produtos que tenham ST devem ser alteradas para atender ao processo de CEST como determina a legislação vigente

Para mais informações acesse o documento DT_Adequação_CEST_na_Devolução_de_Cliente

Informar Origem da Nota Fiscal de Devolução

Ao gerar nota fiscal de devolução nas rotina 1303 - Devolução de Cliente e 1346 - Devolução de Cliente (avulsa) é determinado/informado se a nota de devolução encaminhada pelo cliente é emissão avulsa originada pela SEFAZ (Sim ou Não), conforme determina a legislação.

Para mais informações acesse o documento DT_Informar_Origem_da_Nota_Fiscal_de_Devolução..

 

Devolução de Venda Tipo TV 7 Quando TV 8 Não Tiver Sido Faturado

Ao realizar devolução de cliente na rotina 1303 - Devolução de Cliente, quando se tratar de devolução de pedido tipo TV7 - Venda Entrega Futura e para este exista um TV8 - Simples Entrega gerado automaticamente e não faturado a rotina 1303 irá cancelar este pedido automaticamente conforme a quantidade digitada na devolução. Para que isto ocorra o parâmetro 2542 - Reserva Estoque Venda TV7 da rotina 132 - Parâmetros da Presidência deve estar marcado como Sim.

Para mais informações acesse o documento DT_Devolução_Venda_Tipo_TV7_Quando_Pedido_TV8_Não_Estiver_Faturado

Melhoria na Usabilidade Rotina 1303

As opções Gerar Crédito e Gerar Contas a Pagar  são exibidas na rotina 1303 - Devolução de Cliente, tela principal da rotina, a fim de evitar a exibição de várias perguntas/solicitações de informações após a gravação da nota, melhorando assim a usabilidade da rotina.

Para mais informações acesse o documento DT_Melhoria_na_Usabilidade_Rotina_1303..

Recalcular Custos Médios na Devolução de Cliente

Caso parâmetro 3944 - Recalcular custo do produto na devolução de cliente da rotina 132 - Parâmetros da Presidência esteja marcado como Sim e houver alteração do custo do produto entre a venda e a devolução do mesmo são recalculados todos os custos médios do item tendo como base o valor do custo quando realizada a venda.

Para mais informações acesse o documento DT_Recalcular_Custos_Médios_na_Devolução_de_Cliente.

 Prazo Máximo para Realizar Devolução

Incluída na rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina uma opção para permitir realizar devoluções fora do prazo permitido e incluída na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, um parâmetro de prazo máximo para as devoluções.

Para mais informações acesse o documento DT_Prazo_Máximo_para_Realizar_Devolução

Informar Período de Faturamento do Cliente

Criado o campo Período Faturamento na rotina 1303 - Devolução de Cliente, assim ao informar este filtro são trazidas as notas de um período determinado conforme o preenchido neste campo.

Para mais informações acesse o documento DT Informar Período de Faturamento do Cliente.

Devolução de Consumidor Final Sem ICMS

Criado parâmetro 4020 - Devolução de consumidor final sem ICMS, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência. Caso esteja marcado como Sim, as rotinas 1303 e 1346 para o Tipo Entrada igual a 6 - Dev. Normal e a opção Gera Num. NF igual a Sim para cliente cadastrado como Consumidor Final e Não Contribuinte, é habilitada a opção Gerar NF de devolução sem ICMS. Assim, o usuário determina se irá gerar ou lançar a devolução sem valor de ICMS em atendimento a legislação vigente.

Para mais informações acesse o documento DT Devolução de Consumidor Final Sem ICMS.

Gerar Prè-Devolução de Item - Rotinas -1303 e 1346

A rotinas 1303 - Devolução de Cliente e 1346 - Devolução de Cliente Avulsa, realizam o processo de Pré-Devolução que consiste em, em enviar PDF para o cliente usar como base de sua NF de devolução, esse documento deve ser enviado na próxima venda para o cliente junto com a NF e Boleto. Quando o motorista retornar ele trará a devolução, a NF do cliente e a pré-devolução, que o usuário irá conferir e usar como base para a devolução, sem a necessidade de digitar tudo novamente.

Para mais informações acesse o documento DT Gerar Pré-Devolução de Item - Rotinas 1303 e 1346.

Validar Item Bonificado na Venda TV14

Caso a permissão 23 - Permitir Devolver NF Venda TV14 de Itens Bonificados, da rotina 530 esteja marcada, a rotina 1303 valida, ou permite, a devolução da venda TV14 com item (ns) bonificado, semelhante ao realizado na venda TV1.

É realizada validação do parâmetro 1080 - Usa déb./créd. RCA nas vendas bonificadas, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência. Caso parâmetro esteja marcado como Sim, as vendas bonificadas irão alterar o saldo de débito/crédito do RCA. Se marcado como Não, ao efetuar a devolução na rotina 1303 ou cancelamento da devolução na rotina 1316 - Cancelar NF Devolução de Cliente, não é movimentada a conta corrente do RC.

Para mais informações acesse o documento DT Validar Item Bonificado na Venda TV14 - Venda de Manifesto.

Controlar Conta Corrente de RCA, Gerente ou Supervisor

Observações:

  • Caso ocorra devolução de item o sistema irá devolver (crédito/débito) o desconto para conta corrente que foi selecionada. Se do RCAGerente ou Supervisor conforme gravado no campo TIPOCONTACORRENTE;
  • Caso antes de devolver o usuário altere o Supervisor do RCA a devolução é realizada para esee novo Supervisor e Gerente.
Para mais informações acesse o documento DT Controlar Conta Corrente de RCA, Supervisor e Gerente.
Corredor de Importação Minas Gerais (MG)

Alterado sistema para atender as operações com mercadorias importadas e beneficiadas com o Corredor de Importação de Minas Gerais (MG) ou Termo de Acordo - Regime Especial.

Para mais informações acesse o documento DT Corredor de Importação - Minas Gerais (MG).

Entrada Para Conserto Sem Garantia

Criado campo Entrada para conserto sem garantia. Assim, Ao realizar operação de devolução de mercadoria para conserto fora da garantia, não há incidência de impostos conforme determina legislação vigente.

Para mais informações acesse o documento Entrada Para Conserto Sem Garantia.

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titleDúvidas mais frequentes

Por que ao selecionar o botão Selecionar todos aparece a mensagem informando CFOP inválido para essa operação?

Resposta: A rotina busca o CFOP informado na rotina 514 - Cadastrar Tipo de Tributação, onde de acordo com a região do cliente, esse poderá ter uma figura tributária diferenciada. Para resolver o problema da mensagem, deve-se verificar o campo Dev. de Cliente, aba Códigos Fiscais, sub-aba A, onde está informado o CFOP para operação de devolução de cliente Estadual e Interestadual.

Qual processo é realizado para a devolução de carregamento fechado que possua títulos em aberto?

Resposta: Ao realizar uma devolução de cliente, onde o carregamento já está fechado, com algum título em aberto, a rotina irá realizar o seguinte processo:

  1. Caso a devolução seja parcial, a rotina 1303 irá desdobrar o título automaticamente, quitando o valor devolvido e alterando sua cobrança para DEVP (Devolução Parcial);
  2.  No caso de uma devolução total, a rotina 1303 quita o valor integral da nota e altera sua cobrança para DEVT (Devolução Total).

Observações:

  • Ao cancelar essa devolução, através da rotina 1316 - Cancelar NF Devolução Cliente, a rotina irá exibir uma tela para que o usuário informe o vencimento do título que voltará a ficar em aberto;
  • Ainda no cancelamento de uma devolução, a rotina 1316 irá gerar uma cobrança negativa do valor que seria devolvido apenas para efeito de conciliação, ou seja, para quitar o valor da devolução que foi gravada. Esse processo é válido apenas nos casos onde o carregamento está fechado e o título em aberto.

Como lançar uma devolução do cliente, se na nota não há produtos, apenas valores?

Resposta: As rotinas 1303 e 1346 - Devolução de cliente avulsa somente devolvem produtos. Para realizar a devolução de valores é necessário utilizar a rotina 1007 – Manutenção Notas Fiscais de Entrada, para fazer uma nota fiscal complementar.

Como realizar a devolução de uma nota tipo 5 que está com mais de 7 dias e não pode ser cancelada?

Resposta: O processo é realizado normalmente na rotina 1303 com o tipo de devolução normal.  A única diferença é que não será é crédito ou concedido desconto na duplicata.

Como proceder com a mensagem de alerta: Não existe dados por filial cadastrados deste produto na rotina 203. Favor cadastrar na rotina 203 através da aba dados por filial?

Resposta:

  1. Acessar a rotina 203 – Cadastrar Produto;
  2. Clique o botão Pesquisar;
  3. Selecione um produto e clique em Editar;
  4. Selecione a aba Dados por filial;
  5. Clique o botão Gerar Cadastro (Todos);
  6. Clique em Sim na mensagem: Deseja realmente gerar o cadastro de produtos por filial para todos os produtos?;
  7. Clique em Ok na mensagem: Registro (s) dos produtos na filial gravado (s) com sucesso;
  8. Clique o botão Gravar;
  9. Acesse a rotina 1303 e efetuar o processo de devolução.

Observações:

  • A cada produto novo que for cadastrado, também deverá gerar dados por filial;
  • Gerando dados por filial, conforme informado acima, não é necessário efetuar produto por produto. Quando realizado apenas para um produto, a rotina se encarregará de efetuar para os restantes, exceto para os novos produtos cadastrados.

Como tratar o estoque de produtos devolvidos como avariados?

Resposta: Após realizar a devolução de produtos avariados, optando por Não na opção Gera Num. NF, informando o número da nota do cliente e criando a conta a pagar, informando que os produtos devolvidos estão avariados, de acordo com a quantidade avaria informada na tela Item, os produtos avariados poderão ser tratados fazendo a saída por perda, saída por reaproveitamento ou saída por indenização.

Os ajustes de avaria são realizados na rotina 1181 - Ajuste de Estoque/Avaria.

Como lançar o frete fora da nota na devolução de cliente?

Resposta: Caso a nota fiscal de saída não tenha o frete lançado, é necessário registrar o frete na rotina 749 – Inclusão de Lançamento de Contas a Pagar como um lançamento nas contas a pagar. Em seguida poderá informar o frete no total da nota de devolução, campo Vl Frete no rodapé da tela.

Como proceder diante da seguinte mensagem: Erro ao gravar entrada!?

Resposta: Para tratar essa mensagem, siga as instruções a seguir:

  1. Verifiquer se a 1303 está na última versão disponível no WinThor Upgrade;
  2. Na rotina 500 – Atualizar Procedure, aba Essenciais, sub-aba Triggers, marque a opção Triggers para gravação do histórico de informações fiscais;
  3. Na rotina 500, aba Essenciais, sub-aba Procedures, marcar a opção Procedure de Geração do Livro Fiscal de Entrada;
  4. Na rotina 560 – Atualizar Banco de Dados, aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba N, marcar a opção Tabela Notas Fiscais de Entrada (PCNFENT) e na aba Criação/Alteração de Índices, sub-aba J-N, marcar a opção Tabela de Notas Fiscais de Entrada.

Observação: caso o erro persista, é necessário retirar todos os usuários no uso do sistema e executar a rotina 560, com todas as opções marcadas.

Após registrar a devolução de cliente de um kit cesta básica, qual é o procedimento para cancelar a montagem do kit cesta básica?

Resposta: O cancelamento da montagem do kit cesta básica é realizado através da rotina 1122 - Montar Produtos e é necessário número da produção.



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