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  • 1346 - Devolução de Cliente Avulsa - DR.

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titlePrincipais Campos e Opções da Tela Inicial

Ação:

Descrição:

Antes de utilizar a rotina 1346 é necessário verificar as permissões de acesso da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina, rotina 131 - Permitir Acesso a Dados e rotina 132 - Parâmetros da Presidência.

A tela principal da rotina exibe um cabeçalho fixo, com as seguintes opções:

Cabeçalho Fixo
  • Núm. Transação: exibe o número de transação gerado ao clicar no botão Novo, sendo apresentado desabilitado e reservado para esta devolução. Esse número é gerado de acordo com a parametrização feita na rotina 532 - Cadastrar Parâmetro do Sistema na aba Numeradores, sub-aba Compras/Entrada de Merc., campo Prox. Num. Trans. Entrada;
  • Tipo Entrada: utilizado para selecionar o tipo de entrada da mercadoria, sendo:

-  Tipo 06 - Dev. Normal: utilizada no processo de devolução de venda das modalidades 1 – Normal ou 5 – Bonificação. Ao utilizar esta opção, o estoque será atualizado, ou seja, aumentado, pois gerou uma devolução de cliente.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 1 – Permissão para Tipo Devolução - 6 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Caso a devolução seja de uma nota de bonificação, não é gerado crédito.

- Tipo 07 - Dev. Simples Remessa: utilizada no processo de devolução da modalidade Simples Remessa.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 2 – Permissão para Tipo Devolução - 7 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Suas principais características são:

* Realizar o estorno da comissão caso opção Estorna Comissão RCA = Sim.

* Movimentar o estoque da empresa.

- Tipo 08 - Dev. Simples Faturamento: utilizada no processo de entrada fiscal para as movimentações do estoque ideal. Poderá ser utilizada em processos onde a empresa necessita realizar a devolução antes do recebimento da mercadoria.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 3 – Permissão para Tipo Devolução - 8, da rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina, deverá ser habilitada.

  • Data Entrada: utilizado para informar ou selecionar a data de entrada das notas que deseja que seja exibida e realizada a devolução;
  • Filial Venda: utilizado para selecionar a filial que foi realizada a venda da mercadoria que deseja realizar a devolução de forma avulsa. Esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na rotina 131 – Permitir Acesso a Dados.
  • Motivo da Devolução: utilizado para informar o código ou selecionar o motivo conforme cadastro realizado na rotina 518 – Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria, tipo ED – Entrada Devolução (Cliente).

    - O motivo da devolução avulsa informado no filtro Motivo da Devolução, é buscado automaticamente no campo Motivo da tela Item, para uma maior agilidade no preenchimento dos dados dos itens, onde o motivo for mesmo.
  • N°. NF: utilizado para informar o número da nota fiscal de devolução. Este campo é exibido como desabilitado, caso a opção Gerar Num. NF esteja marcada Sim se a opção for Não o usuário poderá informar o número da nota.
  • Série: é exibido o número de série da nota fiscal usada para a devolução que está sendo realizada, porém é um campo editável.
  • Espécie: exibe a espécie utilizada na entrada da mercadoria. Esse campo aparecerá preenchido (NF) e desabilitado.
  • Data Emissão: utilizado para informar ou selecionar a data de emissão da nota fiscal de devolução. Esta data poderá ser retroativa a data de entrada, porém, não poderá ser superior.
  • Modelo: informar o modelo de emissão da nota que foi emitida para envio desta informação no XML à Sefaz.
  • Cliente: utilizada para informar ou selecionar o cliente o qual a devolução será efetuada.
  • Razão Social: apresenta a razão social referente ao código do cliente informado ou selecionado no filtro Cliente.
  • Rca: utilizado para informar ou selecionar o RCA que gerou a nota da venda.
  • Data Saída: utilizado para informar ou selecionar a data de saída das notas de devoluções.
Caixa Recibo Crédito

Exibe as seguintes opções:

  • Laser: quando marcada, será utilizado o layout específico para este tipo de recibo, assim como o tipo de papel utilizado na impressão;
  • Bobina: quando marcada, será utilizado o layout específico para este tipo de recibo, assim como o tipo de papel utilizado na impressão
Caixa Estorna Comissão RCAEsta caixa exibe opções que permitem a realização do estorno da Comissão do RCA por causa da devolução dos itens vendidos que está sendo realizada. Porém, o percentual de comissão a ser estornada, é cadastrado na rotina 518, opção Estorno Comissão? e ao clicar em Sim e selecionar o motivo que está relacionado ao percentual informado, será estornado o valor da comissão do RCA % de comissão sobre o valor devolvido
Caixa Gera Núm. NFExibe opções que permitem gerar o número de forma manual (Não) ou Automática da Nota Fiscal (Sim). Se a opção Não for selecionada, o campo Nº NF deverá ser preenchido com o número da nota.
Opção Entrada de Garantia

Quando habilitida indica que trata-se de uma devolução avulsa com a opção de gerar garantia.

Observação: para que a opção Entrada de Garantia esteja habilitada é necessário que o parâmetro 2976 - Usa Controle Garantia, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência esteja marcado como Sim.

Observações

Na parte superior da rotina consta um informativo que é alterado conforme o Tipo de Entrada selecionado no processo de devolução, sendo:

  • Dev. Cliente c/ NF Entrada: exibido quando a entrada for Tipo 6
  •  Dev. Cliente c/Doc. Cliente: apresentada quando a entrada for Tipo 7
  • Dev. Simples Faturamento: apresentada quando a entrada for Tipo 8
BotôesBotões
  • Novo: utilizado para iniciar o processo de devolução ao cliente.
  • Carregar: ao clicar o botão Carregar são visualizadas todas as Pré-devoluções cadastradas . Todas as notas virão com Status Pendente, e uma vez Aprovada estarão prontas para serem vinculadas a uma nota fiscal de venda que será utilizada numa próximo nota fiscal do venda do ´´meu`` cliente. Assim, ao realizar uma venda para este cliente o sistema verifica se há Pré-devolução Aprovada para este, e havendo pré-devolução esta poderá ser vinculada a venda.
  • Pré-devolução: o processo de pré-devolução, consiste em enviar PDF para o cliente usar como base de sua NF de devolução, esse documento deve ser enviado na próxima venda para o cliente junto com a NF e Boleto. Quando o motorista retornar ele trará a devolução, a NF do cliente e a pré-devolução, que o usuário irá conferir e usar como base para a devolução, sem a necessidade de digitar tudo novamente. Este processo tem as seguintes características:
    - O processo de Pré-devolução somente é realizado quando o Tipo Entrada for igual a 6 - Dev. Normal. Caso contrário o botão Pré-devolução permanece desabilitado;
    - O botão Pré-devolução é habilitado somente quando a permissão 11 - Permitir Gravar pré-devolução da rotina 530 estiver habilitada e também deve estar marcada a opção Não da caixa Gera Num. NF;
    - A Pré-devolução não se trata de um documento fiscal, mas este é utilizado quando cliente for gerar a nota fiscal de devolução dele.
  • Gravar: utilizado para concluir o processo de devolução.
  • Cancelar: utilizado para cancelar o processo de devolução do cliente.
  • Fechar: utilizado para fechar a rotina. Caso tenha um processo em andamento, a seguinte mensagem será apresentada: "Nota Fiscal está em digitação, deseja cancelar.

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titleValidações Gerais
Gerar Prè-Devolução de Item - Rotinas -1303 e 1346

A rotinas 1303 - Devolução de Cliente e 1346 - Devolução de Cliente Avulsa, realizam o processo de Pré-Devolução que consiste em enviar PDF para o cliente usar como base de sua NF de devolução, esse documento deve ser enviado na próxima venda para o cliente junto com a NF e Boleto. Quando o motorista retornar ele trará a devolução, a NF do cliente e a pré-devolução, que o usuário irá conferir e usar como base para a devolução, sem a necessidade de digitar tudo novamente.

Para mais informações acesse o documento DT Gerar Pré-Devolução de Item - Rotinas 1303 e 1346.

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titleDúvidas Mais Frequentes:

Dúvidas Mais Frequentes

Como proceder quando são realizadas devoluções incorretas, sendo que as notas fiscais não podem ser canceladas?

Resposta: Quando as notas podem ser canceladas, o usuário pode realizar o cancelamento da devolução através da rotina 1316 – Cancelar NF Devolução Cliente. Já neste caso, onde as notas não podem ser canceladas, o usuário poderá apenas realizar o ajuste do estoque através da rotina 1117 – Ajuste de Estoque e contatar o contador da empresa, pois as notas continuarão abertas.

Por que durante o processo de devolução é exibida a mensagem: ´´Produto com preço informado acima do preço de tabela da rotina 201, devolução não permitida.``?

Resposta: Esta mensagem é exibida devido à permissão 8- Não permitir preço devolução maior que preço de venda na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina está marcada. Caso deseje prosseguir com o processo de devolução é necessário desmarcá-la.

Por que ao realizar a devolução o sistema busca o RCA que cadastrou o cliente, não permitindo estornar a comissão do RCA que realizou a venda?

Resposta: É necessário verificar na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina, se a permissão 7 – Permite informar RCA não vinculado ao cliente, marcando para que seja realizado o processo de devolução conforme necessidade da empresa.

Por que ao emitir uma NF na rotina 1346 de devolução, tendo como motivo a diferença de preço, o sistema está movimentando o estoque contábil?

Resposta: O tipo de entrada 8 – Dev. Simples Faturamento gera estoque contábil no sistema e o tipo de entrada 7 – Dev. Simples Remessa gera estoque gerencial, não havendo processos que não gere algum tipo de estoque no sistema.

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