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  • 1346 - Devolução de Cliente Avulsa - DR.

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A rotina 1346 - Devolução de Cliente Avulsa tem como objetivo processar a devolução avulsa de clientes, gerar tributação e crédito no setor financeiro, bem como, o estorno do estoque e da comissão do RCA.


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Objetivo da tela:

Tela inicial da rotina.
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titlePrincipais Campos e Opções da Tela Inicial

Ação:

Descrição:

Antes de utilizar a rotina 1346 é necessário verificar as permissões de acesso da rotina 530 - Permitir Acesso a Rotina, rotina 131 - Permitir Acesso a Dados e rotina 132 - Parâmetros da Presidência.

A tela principal da rotina exibe um cabeçalho fixo, com as seguintes opções:

Cabeçalho Fixo
  • Núm. Transação: exibe o número de transação gerado ao clicar no botão Novo, sendo apresentado desabilitado e reservado para esta devolução. Esse número é gerado de acordo com a parametrização feita na rotina 532 - Cadastrar Parâmetro do Sistema na aba Numeradores, sub-aba Compras/Entrada de Merc., campo Prox. Num. Trans. Entrada;
  • Tipo Entrada: utilizado para selecionar o tipo de entrada da mercadoria, sendo:

-  Tipo 06 - Dev. Normal: utilizada no processo de devolução de venda das modalidades 1 – Normal ou 5 – Bonificação. Ao utilizar esta opção, o estoque será atualizado, ou seja, aumentado, pois gerou uma devolução de cliente.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 1 – Permissão para Tipo Devolução - 6 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Caso a devolução seja de uma nota de bonificação, não é gerado crédito.

- Tipo 07 - Dev. Simples Remessa: utilizada no processo de devolução da modalidade Simples Remessa.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 2 – Permissão para Tipo Devolução - 7 na rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina deverá ser habilitada. Suas principais características são:

* Realizar o estorno da comissão caso opção Estorna Comissão RCA = Sim.

* Movimentar o estoque da empresa.

- Tipo 08 - Dev. Simples Faturamento: utilizada no processo de entrada fiscal para as movimentações do estoque ideal. Poderá ser utilizada em processos onde a empresa necessita realizar a devolução antes do recebimento da mercadoria.

Para habilitar esse tipo de devolução, a permissão de acesso 3 – Permissão para Tipo Devolução - 8, da rotina 530 – Permitir Acesso a Rotina, deverá ser habilitada.

  • Data Entrada: utilizado para informar ou selecionar a data de entrada das notas que deseja que seja exibida e realizada a devolução;
  • Filial Venda: utilizado para selecionar a filial que foi realizada a venda da mercadoria que deseja realizar a devolução de forma avulsa. Esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na rotina 131 – Permitir Acesso a Dados.
  • Motivo da Devolução: utilizado para informar o código ou selecionar o motivo conforme cadastro realizado na rotina 518 – Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria, tipo ED – Entrada Devolução (Cliente).

    - O motivo da devolução avulsa informado no filtro Motivo da Devolução, é buscado automaticamente no campo Motivo da tela Item, para uma maior agilidade no preenchimento dos dados dos itens, onde o motivo for mesmo.
  • N°. NF: utilizado para informar o número da nota fiscal de devolução. Este campo é exibido como desabilitado, caso a opção Gerar Num. NF esteja marcada Sim se a opção for Não o usuário poderá informar o número da nota.
  • Série: é exibido o número de série da nota fiscal usada para a devolução que está sendo realizada, porém é um campo editável.
  • Espécie: exibe a espécie utilizada na entrada da mercadoria. Esse campo aparecerá preenchido (NF) e desabilitado.
  • Data Emissão: utilizado para informar ou selecionar a data de emissão da nota fiscal de devolução. Esta data poderá ser retroativa a data de entrada, porém, não poderá ser superior.
  • Modelo: informar o modelo de emissão da nota que foi emitida para envio desta informação no XML à Sefaz.
  • Cliente: utilizada para informar ou selecionar o cliente o qual a devolução será efetuada.
  • Razão Social: apresenta a razão social referente ao código do cliente informado ou selecionado no filtro Cliente.
  • Rca: utilizado para informar ou selecionar o RCA que gerou a nota da venda.
  • Data Saída: utilizado para informar ou selecionar a data de saída das notas de devoluções.
Caixa Recibo Crédito

Exibe as seguintes opções:

  • Laser: quando marcada, será utilizado o layout específico para este tipo de recibo, assim como o tipo de papel utilizado na impressão;
  • Bobina: quando marcada, será utilizado o layout específico para este tipo de recibo, assim como o tipo de papel utilizado na impressão
Caixa Estorna Comissão RCAEsta caixa exibe opções que permitem a realização do estorno da Comissão do RCA por causa da devolução dos itens vendidos que está sendo realizada. Porém, o percentual de comissão a ser estornada, é cadastrado na rotina 518, opção Estorno Comissão? e ao clicar em Sim e selecionar o motivo que está relacionado ao percentual informado, será estornado o valor da comissão do RCA % de comissão sobre o valor devolvido
Caixa Gera Núm. NFExibe opções que permitem gerar o número de forma manual (Não) ou Automática da Nota Fiscal (Sim). Se a opção Não for selecionada, o campo Nº NF deverá ser preenchido com o número da nota.
Opção Entrada de Garantia

Quando habilitida indica que trata-se de uma devolução avulsa com a opção de gerar garantia.

Observação: para que a opção Entrada de Garantia esteja habilitada é necessário que o parâmetro 2976 - Usa Controle Garantia, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência esteja marcado como Sim.

Observações

Na parte superior da rotina consta um informativo que é alterado conforme o Tipo de Entrada selecionado no processo de devolução, sendo:

  • Dev. Cliente c/ NF Entrada: exibido quando a entrada for Tipo 6
  •  Dev. Cliente c/Doc. Cliente: apresentada quando a entrada for Tipo 7
  • Dev. Simples Faturamento: apresentada quando a entrada for Tipo 8
Botôes
  • Novo: utilizado para iniciar o processo de devolução ao cliente.
  • Carregar: ao clicar o botão Carregar são visualizadas todas as Pré-devoluções cadastradas . Todas as notas virão com Status Pendente, e uma vez Aprovada estarão prontas para serem vinculadas a uma nota fiscal de venda que será utilizada numa próximo nota fiscal do venda do ´´meu`` cliente. Assim, ao realizar uma venda para este cliente o sistema verifica se há Pré-devolução Aprovada para este, e havendo pré-devolução esta poderá ser vinculada a venda.
  • Pré-devolução: o processo de pré-devolução, consiste em enviar PDF para o cliente usar como base de sua NF de devolução, esse documento deve ser enviado na próxima venda para o cliente junto com a NF e Boleto. Quando o motorista retornar ele trará a devolução, a NF do cliente e a pré-devolução, que o usuário irá conferir e usar como base para a devolução, sem a necessidade de digitar tudo novamente. Este processo tem as seguintes características:
    - O processo de Pré-devolução somente é realizado quando o Tipo Entrada for igual a 6 - Dev. Normal. Caso contrário o botão Pré-devolução permanece desabilitado;
    - O botão Pré-devolução é habilitado somente quando a permissão 11 - Permitir Gravar pré-devolução da rotina 530 estiver habilitada e também deve estar marcada a opção Não da caixa Gera Num. NF;
    - A Pré-devolução não se trata de um documento fiscal, mas este é utilizado quando cliente for gerar a nota fiscal de devolução dele.
  • Gravar: utilizado para concluir o processo de devolução.
  • Cancelar: utilizado para cancelar o processo de devolução do cliente.
  • Fechar: utilizado para fechar a rotina. Caso tenha um processo em andamento, a seguinte mensagem será apresentada: "Nota Fiscal está em digitação, deseja cancelar.
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titlePrincipais Abas da Rotina 1346

Aba Itens

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A aba Itens exibe a planilha com os produtos incluídos após confirmação da tela Item, referente a aba Tabela de Produtos. Na tela Item, encontram-se os seguintes campos:

  • Código: exibe o código do item do produto, não sendo permitida a sua edição.
  • Descrição: exibe descrição do item do produto, não sendo permitida a sua edição.
  • Embalagem: exibe o tipo da embalagem, não sendo permitida a sua edição.
  • Qt. Devolução: exibe a quantidade de produto que está sendo devolvida.
  • Qt. Bloqueada: exibe a quantidade bloqueada do produto que está sendo devolvido.
  • Qt. Avaria: exibe a quantidade avariada do produto que está sendo devolvida, essa quantidade já está dentro do estoque bloqueado, com algum tipo de avaria (defeito), porém, o campo ficará habilitado para inclusão de informação.
  • Preço de Devolução: exibe o preço de devolução dos itens, porém, o campo ficará habilitado para inclusão de informação.
  • % Desconto: utilizado para informar a porcentagem de desconto concedido.
  • Preço Líquido: exibe o valor líquido da devolução.
  • Vl. ST.: utilizado para informar o valor da substituição tributária do produto.
  • Vl. Base ST.: utilizado para informar o valor de base de substituição de tributária do produto.
  • % IPI: exibe o percentual de IPI do produto, sendo permitida a sua edição.
  • Vl. IPI: utilizado para informar o valor do IPI do produto.
  • Vl. Base IPI: utilizado para informar o valor de base do IPI do produto.
  • % ICMS: exibe o percentual de ICMS do produto, não sendo permitida a sua edição.
  • Base de Icms: apresenta a base de ICMS do produto.
  • % ICMS Redução: exibe a porcentagem de redução de ICMS do produto que está sendo realizada a devolução.
  • % Dif. Alíquota: exibe a porcentagem da redução de alíquota.
  • Base Dif. Alíquota: informa a base para o diferencial de alíquota.
  • Vl. Dif. Alíquota: informa o valor do diferencial de alíquota.
  • Código Fiscal: utilizado para informar ou selecionar o código fiscal de acordo com a classificação fiscal da mercadoria (produto). Sem essa informação não é possível confirmar a devolução do produto;

    Observação:  os CFOP´s 1949 e/ou 2949 de outras deverá ser informado quando o processo se tratar de uma devolução por garantia, pois não existe um CFOP específico para este tipo de movimentação.

  • Sit. Tributária: apresenta a situação tributária do produto, possuindo filtro para pesquisa e seleção de códigos que definem a situação tributária do produto.
  • Motivo: utilizado para informar ou selecionar o motivo de devolução do cliente.
  • Confirmar: utilizado para confirmar e finalizar o processo de inclusão de itens para a devolução.
  • Cancelar: utilizado para cancelar o processo retornando para a tela anterior.

    Observação: após efetuar o cálculo com redução, é exibido na tela Item o Valor do ST encontrado, o Valor da Base do ST novo, bem como, é alterado o valor do Item no campo Preço de Devolução para o novo valor encontrado, uma vez que ocorre redução do MVA. Ao incluir o item, são mantidos os valores encontrados com o novo cálculo. Ao calcular a tributação, são mantidos os valores calculados. Ao gravar a NF de devolução, são armazenados todos os valores calculados ao utilizar a redução. O cadastro é ralizado no campo % de Red. P. Venda Optante Simples Nacional, aba Substituição Tributária da rotina 514 - Cadastrar Tipo de Tributação.

Aba Tabela de Produtos

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A aba Tabela de Produtos exibe campos, filtros, opções, caixas, botões e planilha que permitem listar os itens a ser realizada a devolução, sendo:

  • Código: utilizado para informar o código do produto a ser pesquisado.
  • Descrição: utilizado para informar a descrição do produto de acordo com o seu Código.
  • Departamento: utilizado para informar ou selecionar o departamento dos produtos a serem pesquisados.
  • Cód. Fab.: utilizado para informar o código de fábrica do produto a ser pesquisado.
  • Fornecedor: utilizado para informar ou selecionar o fornecedor do produto a ser pesquisado.
  • Código de Barra: utilizado para informar o código de barras do produto a ser pesquisado de forma manual ou com o uso de um leitor.
  • Data Movimentação: utilizado para informar ou selecionar o período de movimentação de produtos a serem pesquisados.
  • Incluir Itens Fora de Linha: quando marcado, serão exibidos na planilha produtos que deixaram de ser fabricados por seus fornecedores, mas que é comercializado devido possuírem quantidades em seu estoque.
  • Ordem dos Itens (Alfabética / Código / Código Fab.): exibe opções que determinam a ordem que os produtos serão exibidos na planilha.
  • Pesquisar: utilizado para realizar a pesquisa, exibindo na planilha dados conforme seleções nos filtros anteriores.

Aba Tributação

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Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

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