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INTEGRAÇÃO LOGIX X GFE

Contexto de negócio (Introdução)

Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE) é um aplicativo desenvolvido sobre a plataforma TOTVS.

Utiliza o framework de funcionalidades do Microsiga Protheus e tem como objetivos funcionais: 

  • Auxiliar no controle dos processos operacionais de recepção e despacho de cargas; 
  • Registrar, provisionar e conferir as despesas decorrentes da contratação de serviços de transporte realizados por terceiros;
  • Suportar a troca de informações entre o contratante e os prestadores de Serviço de Transporte; 
  • Manter os dados relacionados a documentos, custos e despesas com transporte, sincronizados e integrados aos demais módulos do software ERP.

Os Cadastros e Processos que são sincronizados e integrados entre os sistemas, na direção do Logix para o SIGAGFE são:


LogixSIGAGFE
CadastrosFornecedores/TransportadoresEmitentes

ClientesEmitentes

CidadesCidades

Plano de ContasContas Contábeis
ProcessosNotas fiscais de saídaDocumentos de Carga



Os Processos realizados dentro do SIGAGFE e que tem informações enviadas aos módulos do Logix são:


SIGAGFELogix
ProcessosDocumentos FiscaisDocumentos de Frete de Vendas

Faturas de FreteTítulos a Pagar



Sistemas Envolvidos

  •  Protheus / Gestão de Frete Embarcador 
  • Logix:
    • Cadastros Gerais; 
    • Faturamento; 
    • Recebimento de Materiais; 
    • Financeiro; 

Integração

Desenvolvida integração que tem por objetivo permitir aos clientes Logix (BackOffice) o uso do sistema especialista para Gestão de Frete Embarcador.

A arquitetura utlizada para a integração é a integração através de mensageria única na maioria das integrações e REST especificamente na integração do cálculo da simulação do frete pelo GFE no Faturamento Logix.


Escopo


Envio de dados do Logix para o GFE

Para a sincronização de cadastros e movimentos originados no ERP são associados os Adapters da Mensagem Única nas interfaces do cadastro no ERP.

As principais ações (inclusão, alteração, eliminação, cancelamento, etc.) permitindo assim replicação para a base de dados do TOTVS SIGAGFE e ficando os cadastros iguais em ambos os lados.

Também é possível uma carga inicial de dados através de rotina que permite por mensagem única o envio de toda a massa de dados, ou através de filtros (FIN00000).


Recebimento de dados do GFE no Logix

Para a integração dos documentos registrados no TOTVS GFE para o ERP é utilizada uma rotina de execução contínua do próprio EAI2, essa rotina monitora a entrada de XMLs das mensagens únicas mapeadas para recebimento no ERP Logix.

O controle dos dados que estão aptos para integração é efetuado pelo Monitor de integração (EAI10000). 

Cada Adapter utiliza as rotinas de negócio do Logix para processar os dados; ao final de cada processamento interage novamente com o TOTVS SIGAGFE para atribuir o retorno: Sucesso ou Erro.


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização


Logix

  • Liberação oficial: release 12.1.19 e posteriores.
  • EAI2/Mensageria única instalado e configurado.

rsões mínimas de produtos.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.


Instalação/Atualização


Logix


Configuração das transações do EAI Logix:


 Executar o programa EAI10000 (Monitor EAI)


  •  Acesse o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clicar no botão ‘Buscar novos adapters’ para recarregar os adapter existentes no RPO de acordo com as novas configurações.


  • Acesse o menu Configuração > Aplicativos Externos. Clicar em ‘Incluir’ e depois no botão ‘Configurar’. Selecionar a ‘Classe canal’ correspondente ao produto com o qual queira se comunicar. No quadro ‘Propriedades’ preencher as informações solicitadas e clicar em ‘Confirmar’. Após isso serão exibidas na tela principal as transações que o aplicativo externo possui e com o qual pode-se trocar informações.


  • Acesse novamente o menu Configuração > Aplicativo Hospedeiro. Clicar no botão ‘Modificar’, em seguida dê dois cliques na coluna ‘Rotas’ de cada mensagem envolvida nesta integração para indicar para qual aplicativo externo/contexto a mesma será enviada.


  • As mensagens abaixo deveram estar habilitadas para o funcionamento da integração.




Mensagem\Transação

Versão

CustomerVendor            

1.000

Invoice

3.011


Parâmetros Gerais(LOG00087)

Executar o programa LOG00086 (Administração de Parâmetros), menu ‘Manutenção de Parâmetros’ e acessar o seguinte caminho:

PROCESSO ENTRADAS > COMPRAS > GERAIS

Parâmetro: Utiliza integração com o sistema Trade Easy Import?

Objetivo: Indica se a integração com o sistema Trade Easy – Import está ou não ativa

OBS: Sim/Não (Alterar para S para habilitar a integração).



 Relacionamento De/Para de Empresa/Filial:


Para que uma mensagem de integração possa ser recebida, é necessário informar o código da empresa e/ou filial do sistema de origem.


Quando uma mensagem é recebida pelo Logix, a partir da “Empresa Externa” e “Filial Externa” existentes na TOTVSMessage o sistema identificará qual é a “Empresa Logix” para atualização dos dados. Estas informações são registradas no LOG00083 (Cadastro de Empresas).


Nota: Para que estes campos possam ser informados é necessário ativar o parametro “Permite informar empresa/filial externa no cadastro de empresas?”, no LOG00087.



Parâmetro: Utiliza integração com o sistema Trade Easy Import?

Objetivo: Indica se a integração com o sistema Trade Easy – Import está ou não ativa

OBS: Sim/Não (Alterar para S para habilitar a integração).


Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.


Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Logix e Protheus SIGAGFE estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Adicionar Diagrama do fluxo.

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

Logix

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Cidades

LogixProtheusCity_.xsd

03





04





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06





07





08





09





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Processos

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Documento de Frete de Venda

Protheus

LogixInvoice_3_011.xsd

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Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros


A seguir temos as rotinas responsáveis pelos cadastros das informações da integração:

MétodoIDDescriçãoOrigemDestinoXSD
Cadastros01Cliente/Fornecedor/TransportadorLogixProtheusCustomerVendor_2_000.xsd

02CidadesLogixProtheusCity.....xsd

03




04




05





Ao executar o programa FIN00000, usuário poderá fazer a carga inicial dos cadastros:

  • Fornecedor/Transportador/Cliente
  • Cidades


Ao executar inclusão, modificação, exclusão do cadastro de Cliente/Fornecedor no programa VDP10000, ira gerar mensagem única, enviada para o Protheus.


<CustomerVendor2/Fornecedor>

Identificador da Mensagem: CustomerVendor

Versão: 2

Tipo de Envio: <Síncrona>


InternalId

Mensagem Padrão

PROTHEUS

LOGIX

Tabela

Campo

Tabela

Campo

CompanyId





CompanyInternalId





Code





InternalId



ShortName



Name



Type



EntityType



RegisterDate



RegisterSituation



GovernmentalInformation/Id scope="Federal" name="CNPJ" issueOn="0001-01-01" expiresOn="9999-12-31"



GovernmentalInformation/Id scope="State" name="Inscricao Estadual" issueOn="0001-01-01" expiresOn="9999-12-31"



GovernmentalInformation/Id scope="Municipal" name="Inscricao Municipal" issueOn="0001-01-01" expiresOn="9999-12-31"



GovernmentalInformation/Id scope="Federal" name="Inscricao Pis" issueOn="0001-01-01" expiresOn="9999-12-31"



GovernmentalInformation/Id scope="Federal" name="NIF" issueOn="0001-01-01" expiresOn="9999-12-31"



Address/Address



Address/Number



Address/City/CityCode



Address/City/CityInternalId



Address/City/CityDescription



Address/District



Address/State/StateCode



Address/State/StateInternalId



Address/State/StateDescription



Address/Country/CountryCode



Address/Country/CountryInternalId



Address/Country/CountryDescription



Address/ZIPCode



ListOfCommunicationInformation/CommunicationInformation/PhoneNumber



VendorInformation/VendorType/VendorTypeCode



VendorInformation/VendorType/VendorTypeInternalId



VendorInformation/VendorType/VendorTypeDescription



FiscalInformation/TaxPayer TaxName="IPI" isPayer="1" Mode="simples"




<Invoice/Conhecimento de frete de venda>

Identificador da Mensagem: Invoice

Versão: 3

Tipo de Envio: <Assíncrona>


Mensagem Padrão

PROTHEUS

LOGIX

Tabela

Campo

Tabela

Campo

CompanyId





BranchId





InvoiceNumber





InvoiceSerie



InvoiceSubSerie



TypeofDocument



VendorCode



IssueDate



InputDate



InvoiceAmount



TaxOpCode



TollValue



ListofRelatedInvoices/RelatedInvoices/InvoiceNumber



ListofRelatedInvoices/RelatedInvoices/InvoiceSerie



ListofRelatedInvoices/RelatedInvoices/InvoiceDateIssue



ListofItens/Item/ListofTaxes/Taxe



ListofItens/Item/ListofTaxes/CalculationBasis



ListofItens/Item/ListofTaxes/Value



ListofItens/Item/ListofApportionInvoiceItem/ApportionInvoiceItem/AccountantAcountInternalId



ListofItens/Item/ListofApportionInvoiceItem/ApportionInvoiceItem/ProjectInternalId



ListofItens/Item/ListofApportionInvoiceItem/ApportionInvoiceItem/SubProjectInternalId



ListofItens/Item/ListofApportionInvoiceItem/ApportionInvoiceItem/MarketSegmentCode



ListofItens/Item/ListofApportionInvoiceItem/ApportionInvoiceItem/ClassValueCode



ListofItens/Item/ListofApportionInvoiceItem/ApportionInvoiceItem/Percentual



Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.


Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca


Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela


Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.


Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)


Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.


Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.


 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------


Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.


Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos