Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice


       

Índice
exclude.*ndice:


Objetivo



       O objetivo deste documento é auxiliar os clientes da linha Datasul na atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS - TOTVS Service SOA. 

Processo de Atualização TAF


Download do Pacote


Ao identificar a necessidade de atualização do TAF ou o suporte técnico ter solicitado a atualização do ambiente, primeiramente deve-se fazer download do(s) pacote(s) TAF na Central de Downloads. A atualização do TAF é composta pelos seguintes itens:

  1. Atualização de Programas; 
  2. Atualização de Dicionário de Dados (banco de dados); 
  3. Atualização do Help;
  4. Atualização de Menus;

Todos os arquivos necessários estão disponíveis neste endereço https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000052/359.

O pacote do item 1 fica disponível na opção 'Atualizações Periódicas' e deverão baixar o arquivo com o sufixo 'TTTP120'. 

O pacote do item 2 fica disponível na opção 'Dicionário de Dados'. O arquivo de dicionário é o sdfbra.txt.

O pacote do item 3 fica disponível na opção 'Help de Campos'. O arquivo é de help é o hlpdfxxx.txt. Onde xxx é a sigla do idioma.

O pacote do item 4 fica disponível na opção Menus. Os arquivos de menu possuem a extensão .xnu.

Após concluir o download, descompacte os pacotes em uma pasta qualquer da estação. 

Exemplo dos objetos contidos no pacote da área Atualizações Periódicas:

Exemplo do objeto contido no pacote da área Dicionário de Dados:

Exemplo do objeto contido no pacote da área Help de Campos:

Exemplo dos objetos contidos no pacote da área Menus:

Backup dos Arquivos do Ambiente


Antes de iniciar a atualização, recomendamos fazer backup dos seguintes objetos do ambiente:

  • Pasta APO (<dir-instalação-taf>\apo)
  • Pasta SYSTEM (<dir-instalação-taf>\system)
  • Pasta SYSTEMLOAD (<dir-instalação-taf>\systemload)
  • Banco de dados no SGBD do ambiente

Atualização TAF via TAF-Atualizador


Para executar a atualização, nenhum JOB deve estar ativo. Deve-se então editar o arquivo <dir-instalação-TAF>\bin\app\appserver.ini e comentar a variável JOBS no bloco abaixo: 

[OnStart]

;JOBS=HTTPJOB,TAF_CFGJOB

Após comentar a variável, deve-se reiniciar o serviço Taf-WS.

Instalações mais recentes do TAF, já instalam um serviço separado chamado Taf-Patch ou Taf-Atualizador onde neste caso, não há necessidade de comentar a variável. Deve-se apenas executar a atualização com o serviço do WS parado.


Deck of Cards
idAtualização TAF
Card
label1º Passo

Acesse o ícone Taf-Atualizador disponível na área de trabalho da estação e clique em Avançar.

Card
label2º Passo

Preencha o usuário e senha e clique no botão Buscar para selecionar o pacote de atualização e clique no botão Avançar:

Card
label3º Passo

Ao clicar em Avançar, caso o serviço do WS esteja ativo será apresentada a mensagem abaixo:

Caso a atualização já esteja sendo executada com o serviço WS parado, será então apresentada a tela para análise dos objetos contidos no arquivo de patch informado.

Este processo pode levar alguns minutos dependendo da quantidade de objetos contidos no patch.

Card
label4º Passo

Ao final, será apresentada a tela com a lista dos objetos que serão atualizados.

Programa do pacote tem data superior ao programa no ambiente

Programa do pacote tem data igual ao programa no ambiente

Programa do pacote tem data inferior ao programa no ambiente

Programa novo

Clicar no botão Confirmar.


Ao clicar no Confirmar, caso apresente a mensagem abaixo, clique no botão Atualizados.


Card
label5º Passo

Selecione o arquivo sdfbra.txt dentro do diretório onde foi extraído o pacote de dicionário. Busque também o arquivo de help diferencial (hlpdfpor.txt) e clique em Avançar.

Obs.: Caso o Wizard não peça para informar a localização do arquivo de help, isto indica que o atualizador é de uma mídia de instalação mais antiga onde a atualização do help era feita de forma manual. Neste caso, copie manualmente o arquivo hlpdfpor.txt para a pasta 'systemload'.

Os arquivos de menu com a extensão .xnu, também deverão ser copiados manualmente, neste caso para a pasta 'system'.

Card
label6º Passo

Em seguida, clique em Finalizar e aguarde.

Em seguida, será apresentada esta tela abaixo e deve-se aguardar até que apresente a tela de Atualização de Metadados. Não clique em Finalizar neste momento. Só finalize após execução do 17º Passo.



Card
label7º Passo

Nesta tela, clique em Avançar.

Card
label8º Passo

Clique em Avançar.

Card
label9º Passo

Tomar conhecimento do Termo de Aceite e Avançar.

Card
label10º Passo

Marcar os campos referente a realização de backup do ambiente e clicar em Avançar.

Card
label11º Passo

Confirmar que não possui customizações ou já analisou o impacto e Avançar.

Card
label12º Passo

Clicar em Avançar.


Card
label13º Passo

Apertar a tecla TAB até o botão Avançar habilitar e avançar.

Card
label14º Passo


Card
label15º Passo

Card
label16º Passo

Clicar em Avançar e aguardar o processamento.

Card
label17º Passo

Ao final, será apresentada a tela abaixo indicando o término do processo de atualização. Clicar em Finalizar.

Atualização das tabelas Auto-contidas


Esta funcionalidade tem como objetivo realizar a atualização das tabelas auto-contidas do produto TAF. Tabelas auto-contidas são tabelas dinâmicas utilizadas pelo governo como por exemplo o cadastro de Países, Estados, CID, Cargos e no TAF estes cadastros serão preenchidos automaticamente por esta atualização. 

Deck of Cards
idAtualização das tabelas auto-contidas
Card
label1º Passo

Acessar o atalho Taf-Client na área de trabalho

 

Card
label2º Passo

Poderá apresentar automaticamente a tela para fazer a atualização das tabelas auto-contidas. Clicar em Avançar.

Card
label3º Passo

Marcar a linha do grupo de empresas e Avançar.

Card
label4º Passo

Marcar todas as opções e Avançar.

Card
label5º Passo

Na tela seguinte, informe o nome da conexão do banco TAF, selecione o SGBD e a porta de conexão do DBAccess e clique em “Avançar”.

Card
label6º Passo

Informar os dados de ambiente e porta de conexão ao Web Service utilizado para integração com o TAF.

Para conferir as informações, edite o arquivo appserver.ini da pasta <dir-instalação-taf>\bin\app e localize o ambiente que estará no início do arquivo e a porta que estará informada abaixo de [HTTPREST]

Card
label7º Passo

Clicar no botão "Processar as configurações realizadas neste assistente..." e aguardar.

Card
label8º Passo

Ao final, será apresentada a tela abaixo indicando o término do processo e os componentes atualizados com sucesso. Clique em Finalizar.

Card
label9º Passo

Será apresentada tela de resumo com informação de algumas portas TCP dos serviços e a porta HTTP do Web Service. Clicar no botão Sair.

Card
label10º Passo

Será apresentada tela que indica as configurações terem sido executadas com sucesso e que os serviços devem ser reinicializados e o TAF já está atualizado.

Processo de Atualização TSS


Download do Pacote

Ao identificar a necessidade de atualização do TSS ou o suporte técnico ter solicitado a atualização do ambiente, primeiramente deve-se fazer download do(s) pacote(s) TSS na Central de Downloads. Os pacotes de programas e objetos necessários, sempre serão disponibilizados nas áreas abaixo:

Image RemovedImage Added

Após concluir o download, extraia os pacotes para uma pasta qualquer da estação. 

Atualização TSS via DevStudio


Deck of Cards
idAtualização TSS
Card
label1º Passo

Configure o arquivo smartclient.ini do TSS localizado no diretório <dir-instalação-TSS>\bin\smartclient: 

Obs.: A Porta TCP estará configurada no arquivo appserver.ini do TSS localizado no diretório <dir-instalação-TSS>\bin\appserver.

Card
label2º Passo

Execute o programa DevStudio.exe do TSS localizado no diretório <dir-instalação-TSS>\bin\smartclient. Ao abrir selecione a opção Arquivos/Configurações/Adicionar:

O Ambiente (environment) também estará configurado no arquivo appserver.ini do TSS, verifique se o nome realmente é SPED.

Card
label3º Passo

Em seguida, aparecerá no canto superior do programa o nome do Ambiente no qual será aplicada a Patch.

Card
label4º Passo

Acessar a pasta SYSTEM do TSS e conferir se existem os dois arquivos abaixo:

  • sigapss.spf
  • sigaadv.pss

Card
label5º Passo

O arquivo .ptm extraído do pacote, deverá ser salvo no diretório raiz de instalação do TSS. Recomendamos criar uma nova pasta para melhor identificá-lo. 

Card
label6º Passo

Abrir o appserver,ini do TSS (<dir-instalação-TSS>\bin\appserver) e comentar com ";" a variável JOBS no bloco [ONSTART] e reiniciar o serviço do TSS.

Card
label7º Passo

Abrir o programa Dev. Studio do TSS (<dir-instalação-TSS>\bin\smartclient) e selecionar a opção Ferramentas/Atualização de Repositório.

Card
label8º Passo

Entre com o usuário ADMIN e senha em branco. Escolha a pasta onde foi salvo o arquivo e em seguida selecione-o e clique em OK

Card
label9º Passo

No DevStudio será apresentado o resultado da aplicação do patch. Se apresentar OK, indica que a operação foi realizada com sucesso.

Card
label10º Passo

Após concluir o processo de atualização, deve-se lembrar de remover o comentário da variável JOBS no bloco [OnStart] e reiniciar o serviço do TSS.

Atualização de Arquivos Schemas (.xsd)



Deck of Cards
idAtualização de arquivos schema
Card
label1º Passo

Descompactar o pacote que contém os schemas em uma pasta qualquer no servidor.

Card
label2º Passo

Copiar todos os arquivos e pastas que foram descompactados para a pasta SCHEMAS do TSS (<dir-instalação-TSS>\schemas). Lembrando que para o E-Social, a pasta que contém os schemas é a pasta esocial.



Atualização de Arquivos de URL


Deck of Cards
idAtualização de arquivos URL
Card
label1º Passo

Descompactar o pacote que contém o arquivo de URLs denominado tssatuurl.json, em uma pasta qualquer no servidor.

Image Added

Card
label2º Passo

O arquivo tssatuurl.json deve ser copiado para a pasta system que fica abaixo da pasta de instalação do TSS. 

Image Added


Card
label3º Passo

Após a cópia, acessar as propriedades do mesmo e retirar o atributo somente leitura. 

Image Added

Reiniciar o serviço do TSS e neste momento o TSS realizará a leitura do arquivo, verificará se ele é recente, alimentará a base de dados do TSS com as novas URLS e ao final, excluirá o arquivo da pasta system.

IMPORTANTE: o arquivo TSSATUURL.JSON deve estar com o atributo Somente leitura desmarcado para que possa ser lido e posteriormente excluído da pasta.

IMPORTANTE: o serviço do TSS deve estar desativado antes da atualização do arquivo TSSATUURL.JSON na pasta system, após a atualização do arquivo subir o serviço novamente.

OBSERVAÇÃO: Para forçar a atualização caso não tenha processado corretamente o arquivo, apague a pasta semaforo na pasta do TSS (\totvssped\semaforo), coloque o arquivo na pasta (\totvssped\system) e suba o serviço novamente.


Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Produto: TAF e TSS

Informações
iconfalse

Versão: 12.1.XX

Informações
iconfalse

Processo: Instalação, configuração e atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS.

Informações
iconfalse
Informações
iconfalse

Status: Publicado

Informações
iconfalse

Data:  

Informações
iconfalse

Autores:

Karen de Freitas Machado