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PTU A400 - Movimentação Cadastral de Prestador

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Exportação PTU A400
PLSUA400

País(es):

Brasil
Tabelas envolvidas:

BAU - Prestadores

Banco(s) de Dados:

Todos relacionados

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

O PTU A400 tem como objetivo enviar a movimentação cadastral de prestadores, ele visa atender às necessidades das operadoras regionais e nacional, no tocante às informações necessárias para cadastro da rede credenciada junto ao Ministério da Saúde / ANS e fornecimento de dados a todo o Sistema UNIMED.

Para a periodicidade do envio destes arquivos e normas administrativas para tal, devem ser observadas as normas do Manual de Intercâmbio Nacional.


Parâmetros


Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSTPIN

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

"OPE"

Descrição:

Classe da RDA que indica se é uma operadora, XXX_TIPPRE.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_ALIQISS

Tipo:

Numerico

Cont. Por.:

0

Descrição:

Alíquota do ISS em casos de prestação de serviços usando percentuais definidos pelo município.      



Pontos de Entrada


Ponto de EntradaP400EMAL

Descrição:

 Ponto de Entrada P400EMAL para que seja possível a manipulação do e-mail que será impresso no registro 403 do layout A400, sequência 014 (posição 159 a 198)

Localização:

Miscellanea/ Edi-Exportacao/ Layout A400

Programa Fonte:

PLSUA400.PRW

Função:

A400Email

Parâmetros:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 cRetorno

Caracter

Contém o e-mail localizado pelo sistema para impressão

Sim


Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 cRetorno

Caracter

Contém o e-mail que será de fato impresso no arquivo

Sim



Ponto de EntradaPLU400TMP

Descrição:

Ponto de entrada que Manipula o arquivo temporário do PTU A450 do tipo A452.

Localização:

Miscellanea/ Edi-Exportacao/ Layout A400

Programa Fonte:

PLSUA400.PRW

Função:

Cria450Arq

Parâmetros:


Retorno:




Ponto de EntradaPL400CBO

Descrição:

Permite que o usuário manipule o código do CBOS ao gerar o arquivo PTU A400 Batch

Localização:

Miscellanea/ Edi-Exportacao/ Layout A400

Programa Fonte:

PLSUA400.PRW

Função:

PTUA400CBO

Parâmetros:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

cCBOS

Carácter

Contém o e-mail localizado pelo sistema para impressão.

Sim

BAU->BAU_CODIGO

CarácterContem o código da RDA.Sim

BAQ->(Recno())

NuméricoContem o Recno da especialidade.Sim


Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

cCBOS

Caracter

Contém o CBOS que será escrito no arquivo

Sim

Procedimento para Utilização


No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Miscelânea / Unimed / Exportação / PTU A400

Pergunta:

Descrição

Unimed Origem

Informar o código da Unimed origem do envio de arquivo.

Unimed Destino

Informar o código da Unimed destino para envio de arquivo.

RDA InicialInformar a Rede de Atendimento inicial (BAU_CODIGO).
RDA InicialInformar a Rede de Atendimento final (BAU_CODIGO).
Dt Bloq InicialInformar a data de bloqueio inicial (BAU_DATBLO e BB8_DATBLO).
Dt Bloq FinalInformar a data de bloqueio final (BAU_DATBLO e BB8_DATBLO).
Diretório de GravaçãoInformar o diretório onde será gravado o arquivo.
Ver LOG da Geração?1-Sim = Exibe tela com inconsistências encontradas durante o processo.
Tipos de PrestadoresInformar os tipos de prestadores a serem exportados(BAG_CODPT)
Imprime. RDA sem Guia Medico?Informar se exporta prestador com Guia Médico = 0-Não (BAU_GUIMED)
Imprime RDA Bloqueada?

Informar se considera prestador bloqueado.

LayoutInformar o layout/versão vigente para exportação.
Imprime Impostos?Informar se exporta o Tipo de Registro R407 - Impostos
Gera PTU A450?Indica se gera também o PTU A450
Layout PTU A450Informar o layout/versão vigente para exportação.


Geração do registro R406

Nível de Bloqueio 06 – Plano/Produto

Um prestador não atenderá mais um tipo de produto. Nesta situação preciso enviar um registro R406 com o nível de exclusão 06 que representará a exclusão deste produto para o prestador

  • Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Relacionadas -> Complemento -> Aba Especialidades -> Sub-Aba Planos
  • Exclua um plano vinculado, ou altere a data da vigencia para uma data inferior a data de hoje ou preencha o campo Ativo igual a não.

  • Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
  • Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
  • Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '06'(Plano/Produto x Endereço) e EXCLUSAO _PLA_PROD = código retirado do campo BI3_SCPA ou BI3_SUSEP, caso ambos não estejam preenchido será enviado o próprio BI3_CODIGO

Nível de Bloqueio 03 – Rede

Quando uma Rede de atendimento (B0G) for excluída.

  • Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> Ações Relacionadas -> Rd Atendimento

  • Exclua alguma rede de atendimento.

  • Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).

  • Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.

  • Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '03'(Rede) e EXCLUSAO _REDE = Código da Rede excluída.

Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Exclusão )

Quando um local de atendimento for excluído e este estava sendo enviado no PTU conforme campos de guia SIM/NÃO

  • Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Complementares ->Complemento -> Local de Atendimento

  • Exclua algum local de atendimento. 
  • Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
  • Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
  • Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '04'(Endereço) e EXCLUSAO _END = Código do endereço excluído.

Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Bloqueio)

Quando um local de atendimento for bloqueado e este estava sendo enviado no PTU conforme campos de guia SIM/NÃO.

  • Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Complementares ->Complemento -> Local de Atendimento

  • Insira uma data de bloqueio(BB8_DATBLO)

  • Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
  • Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
  • Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '04'(Endereço) e EXCLUSAO _END = Código do endereço bloqueado.

Nível de Bloqueio 04 – Endereço( Fim de Atendimento)

No caso de um médico diretor que não atende mais, é preciso enviar os dados dele pois segundo a ANS precisamos comunicar o beneficiário que ele não atende mais, mas a RDA dele precisa estar ativa pra lançar os adicionais da diretoria.

  • Acesse Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Ações Complementares ->Complemento -> Local de Atendimento

  • Insira uma data de fim de atendimento(BB8_FIMATE)

  • Acesse Miscelânea -> Unimed -> Layout A400(PLSUA400).
  • Confirme, o arquivo PTU A400 é gerado.
  • Será gerado no Tipo de Registro R406, registro NIVEL_ EXCLUSAO = '04'(Endereço) e EXCLUSAO _END = Código do endereço bloqueado.


Versões

Versão 11.0

Na versão 11.0 foram alterados os campos:

  • R402: DT_NASC, novo campo, para preenchimento do mesmo deve ser realizado o cadastro em: Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> BAU_NASFUN;
  • R406: MOTIVO_SUBSTIT, adicionado o tipo 05-Suspensão no combobox da opção de bloqueio de RDA.
  • R406: NR_OFICIO, aumentado o tamanho do campo BC4_OFICIO.

Passos para aplicar a versão 11.0:

  1. Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
  2. Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A400K

Versão 10.0

Na versão 10.0 foram criados os novos campos:

  • R402: ID_TIT_ESPEC e INDIC_RESID, para preenchimento dos mesmos deve ser realizado o cadastro em: Atualizações -> Rede de Atendimento -> RDA Cadastro -> Alterar -> Aba Formação Profissional(BLJ);
  • R406: MOTIVO_SUBSTIT e NR_OFICIO, para preenchimento dos mesmos, ao realizar o bloqueio de uma Rede de Atendimento que seja um Hospital(BAU_TIPPRE = 'HOS') será obrigatório o preenchimento dos novos campos BC4_MOTSUB e BC4_OFICIO(Quando o motivo for '02').

Passos para aplicar a versão 10.0:

  1. Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
  2. Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A400J.

  1. Acesse o menu Miscelânea/E.d.I/Aplicação Lay-out (PLSPTUAPL).
  2. Informe o diretório onde estão os arquivo EDI’s e confirme a aplicação do novo layout A450C.

Aplicação de Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSI6 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório  \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UPDPLSI5 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 11/05/2018.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSI6 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório  \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UPDPLSI6 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 17/05/2018.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador

  • Tabela BA1 - Usuários:

Campo

BA1_TIPTEL

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo Telef.

Descrição

Tipo Telefone

Nível

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Residencial;2=Profissional;3=Celular

When

Relação

Val. Sistema

Pertence('123') .Or. Vazio()

Help

Informe o tipo de telefone

  • Tabela BTS - Vidas:

Campo

BTS_TIPTEL

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo Telef.

Descrição

Tipo Telefone

Nível

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Residencial;2=Profissional;3=Celular

When

Relação

Val. Sistema

Pertence('123') .Or. Vazio()

Help

Informe o tipo de telefone

  • Tabela B5F - Repasse Pós/Habitual:

Campo

B5F_MATHAB

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Matric.Hab.

Descrição

Matrícula Habitual

Nível

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

When

Relação

Val. Sistema

Help

Matricula assumida na Operadora Habitual

  • Tabela BC4 - Redes de Atendimento Fluxo:

Campo

BC4_MOTSUB

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Motiv
  1. .

Subst.

Descrição

Motivo de Substituição

Nível

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

#PLSMOTSUB()

When

BAU->BAU_TIPPRE = 'HOS'

Relação

Val. Sistema

Help

Informe o motivo de substituição

Campo

BC4_OFICIO

Tipo

Caracter

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Oficio

Descrição

Oficio

Nível

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

When

BAU->BAU_TIPPRE = 'HOS'

Relação

Val. Sistema

Help

Informe o ofício.

  • Tabela BI3 - Produtos de Saúde

Campo

BI3_CODPTU

Tipo

Caracter

Tamanho

3