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Planejamento de Vendas

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Gestão Agroindústria.

Módulo:

SIGAAGR

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OGA040

Tipo de Reserva

OGA200Reserva
OGA410Componentes de Preço

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico









Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Tickets relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

DAGROGAP-5208

País(es):

Todos.

Banco(s) de Dados:

Todos.

Tabelas Utilizadas:

NJ2, N8Y, N8V, N8W, N7K

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Pacote:Informe o [linkdopacote]

Descrição

Este documento técnico tem por objetivo contemplar as melhorias implementadas para a gestão do planejamento de vendas agro comercial.


Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão



Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome


Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)


2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

(X2_CHAVE)

(X2_NOME)

(X2_MODO)

(X2_PYME)


3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras


4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:


Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX



Campo

NJ2_TIPOOP

Tipo

C


Tamanho

1


Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato


Título

Tipo

Descrição

Tipo de uso do tipo de reserva


Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções

1-Contratos;2-Plano de Vendas;3-Ambos

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

Pertence('123')

Help

Tipo de uso do tipo de Reserva

Campo

NJB_FILPVN

Tipo

C


Tamanho

2


Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

@!

Título

Fil.Pl.Venda

Descrição

Filial Plano de Vendas

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Sim

Opções


When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

ExistCpo("SM0",cEmpAnt+M->NJB_FILPVN)

Consulta PadrãoSM0
Grup de Campo033

Help

Filial do Plano de Vendas

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.


5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)


6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

xxx

Ordem

1

Chave


Descrição

Número

Proprietário

S


7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)


8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)



Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_AGRO027

Tipo:

LOGICO

Cont. Por.:

.F.

Descrição:

Define se usa o plano de vendas agro comercial

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu


Submenu


Nome da Rotina


Programa


Módulo


Tipo


Procedimento para Utilização

1.            No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/ Cadastros/ Parametros

  • Ative o parâmetro MV_AGRO027 setando seu valor para .T.


2.            No Gestão Agroindústria (SIGAAGR), acesse Atualizações / Originação / Cadastros Basicos/ Tipos de Reserva(OGA040)

O sistema apresenta a janela de Tipos de Reserva .

       1.1.            Para incluir um novo tipo de reserva, basta clicar em "Incluir".

       1.2.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento dos campos:

    1. O campo "Tipo" define se o tipo de reserva será usado para "Contratos" ou para "Plano de Vendas" ou para "Ambos".

       1.3.            Confira os dados e confirme.

       1.4.            Para alterar um Tipos de Reserva, basta clicar em "Alterar".

       1.5.            Para excluir um Tipos de Reserva, basta clicar em "Excluir".

3.            No Gestão Agroindústria (SIGAAGR), acesse Atualizações / Originação / Cadastros Básicos/ Reserva(OGA200)

O sistema apresenta a janela de Tipos de Reserva .

       1.1.            Para incluir uma nova reserva, basta clicar em "Incluir".

       1.2.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento dos campos:

    1. No campo "Tipo Reserva" selecione uma tipo de reserva para plano de vendas

       1.3.            Confira os dados e confirme.

       1.4.            Para alterar uma Reserva, basta clicar em "Alterar".

       1.5.            Para excluir Reserva, basta clicar em "Excluir".

       1.6.            Para reservar o registro da reserva para uso no plano de vendas, basta clicar em "Reservar".


4.            No Gestão Agroindústria (SIGAAGR), acesse Atualizações / Originação / Planejamento de Vendas / Planos de Venda

O sistema apresenta a janela de Planos de Venda.

       4.1.            Para incluir um novo plano, basta clicar em "Incluir".

       4.2.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento dos campos:

      4.3.            Confira os dados e confirme.

       4.4.            Para alterar um Plano de Vendas, basta clicar em "Alterar".

       4.5.            Para excluir um Plano de Vendas, basta clicar em "Excluir".

       4.6             Para incluir Itens do Plano de Venda, clicar em "Itens do Plano de Venda".


5.            No Gestão Agroindústria (SIGAAGR), acesse Atualizações / Originação / Planejamento de Vendas / Planos de Venda

O sistema apresenta a janela de Planos de Venda.

    5.1. O Plano de Vendas(OGA820) possui o campo de Ativo?( N8V_ATIVO) Que indica se o plano está 1=Pendente;2=Confirmado;3=Encerrado;

    5.2. Na Lista(browse) da tela de Plano de Vendas(OGA820), em “Outras Ações” – “Confirmar”, é possível alterar o Status do plano de vendas(N8V_ATIVO) para 2=Confirmado;

    5.3. Ao confirmar, o Status(N8V_ATIVO) é alterado para 2=Confirmado;

    5.4. Se a soma dos percentuais do itens do plano de vendas por por produto, grupo, unidade de negócio e data de atualização não for 100%, o sistema não permite a confirmação do Plano de Negócio;

   5.5. Uma vez 2=Confirmado ou 3= encerrado, o sistema não permite a confirmação do Plano de Vendas;

   5.6. Ao alterar um item do plano de vendas o sistema retorna o status para 1=Pendente;

   5.7. Por meio de “Outras Ações”-“Histórico”, é possível visualizar o histórico das alterações do campo N8V_ATIVO.


6.                No Gestão Agroindústria (SIGAAGR), acesse Atualizações / Originação / Planejamento de Vendas / Planos de Venda

O sistema apresenta a janela de Planos de Venda.

   6.1. Ao inserir  um Item do Plano de Vendas por meio de "Outras Ações" - "Itens do plano de Vendas", se não existir nenhum Volume Disponível para o Plano de Vendas, o sistema insere um registro com os volumes vazios.

   6.2. Ao importar  um Item do Plano de Vendas por meio de "Outras Ações" - "Importar" - "Itens do plano de Vendas", se não existir nenhum Volume Disponível para o Plano de Vendas, o sistema insere um registro com os volumes vazios.


7. OGA410 - Componentes de Preço

No cadastro de Componentes de Preço foi incluído um campo chamado Plano Vendas, cujas opções são: 1 – Não utilizado, 2 – Utilizado, 3 – Exclusivo. Este campo somente deve estar habilitado quando o componente é aplicado a Vendas ou Ambos.


  Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.


Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.



Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 




 




 




 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab