Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Questão:

Nas operações de entrada de Uso e Consumo com Substituição Tributária, referente ao Estado de Minas Gerais em que o Contribuinte é substituído, em qual linha da DAPI/MG, deve ser carregado este tipo de Operação ?




Com base no Manual de Orientações e Instruções de Preenchimento da DAPI 1 - Modelo 1, esclarecemos como deve ser o processo de geração nos casos de Contribuinte Substituído, em que o mesmo realize Compra de Material para Uso e Consumo realize Compras com Substituição Tributária Retida:


  • Detalhes da Operação.

Nota Fiscal de Entrada - CFOP's : 1.407401/2.407 401 - Compra de Mercadoria para Uso e Consumo, para Industrialização cuja mercadoria está sujeita ao Regime de Substituição Tributária.

ICMS/ST - Retido na Fonte pelo Remetente.

ICMS e IPI - Destacado no documento.


Procedimentos na DAPI/MG, em operações com ICMS/ST Obs: Como trata-se de Contribuinte Substituído, na escrituração do documento o mesmo não se credita e nem se debita do imposto, pois recebe a mercadoria já com o ICMS retido na fonte pelo Contribuinte Substituto, as informações serão apresentadas somente NA DAPI no demonstrativo das operações/prestações - Entradas.

Procedimentos na DAPI/MG:

1) -

Substituto Tributário:


  • DEMONSTRATIVO DAS OPERAÇÕES/PRESTAÇÕES - ENTRADAS

Os dados serão extraídos do livro Registro de Entradas observando-se os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) e corresponderão aos valores acumulados no período de referência.

  • Nos casos de Operação do Estado, cujo CFOP seja como exemplo 1.407401, será preenchido a Linha (2316) - Uso e Consumo.

Image Removed

Linha 23 da Dapi/MG- Preenchida - Operações dentro do Estado.

Image Removed

Image Removed
  • Compras.
  • Nos casos de Operação de Outros Estadosdo Estado, cujo CFOP seja como exemplo 2.407401, será preenchido a Linha (3326) - Uso e ConsumoCompras.

Image RemovedImage Added

Image Removed

Image Removed

Image Added

Exemplo: Colunas da DAPI/MG que devem ser preenchidas em operação de compra para industrialização, com destaque de (ICMS Próprio e ICMS/ST Retido na Fonte por Contribuinte Substituto):

Valor Contábil, Base de Cálculo , Imposto Creditado e a Coluna Outras(10-Substituição Tributária)

Image Added

Image Added2) - DEMONSTRATIVO DE OPERAÇÃO E PRESTAÇÃO DE ENTRADA

  • Nas colunas de 01 a 11 do Quadro IV, temos o Campo (10) - Substituição Tributária, neste campo será informado o valor contábil, extraído das colunas "Outras e Observações" dos livros registros de entradas
, referente as entradas de mercadorias para uso e consumo
  • .

10 - Substituição Tributária

Image Removed


Obs: Os campos 85 e 86 da DAPI/MG, NÃO devem ser gerados, pois são de responsabilidade em casos de contribuinte Substituto Tributáriotributário.


QUADRO VIII – APURAÇÃO DO ICMS NO PERÍODO.

  • O valor que deve ser preenchido neste campo, será referente ao ICMS/Próprio destacado no documento de entrada.

Image Added



Chamado/Ticket:

3648914



Fonte:

Declaração de Apuração e Informação de ICMS - DAPI, modelo 1