Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Exemplo: Vamos supor uma avaliação no valor de R$ 5.000,00

 

 
O débito buscou a conta de Veículos classificada como PATRIMONIO e o crédito buscou a conta de Ajustes de Avaliação do patrimônio líquido classificada como AVAL.

...

Segue abaixo a tela de cálculo do bem antes da baixa:
 


Na contabilização da baixa é apresentada a contabilização da moeda normal e da moeda de avaliação.

Neste documento apresentamos a configuração do ajuste do evento de baixa da avaliação, pois o evento da baixa da moeda normal já está configurado e não necessita de ajustes.

Importante: Dentro do grupo de patrimônio, os 2 eventos devem estar vinculados para que a baixa ocorra com sucesso, o evento de baixa e o evento de baixa da avaliação.
 

 
Vamos apresentar a edição de cada contabilização.

Contabilização da moeda normal:
 

 
Contabilização da moeda de avaliação: 
 

 
Repare que na contabilização da moeda de avaliação foi contabilizado também o valor na conta de bem (Veículos) e conta de depreciação acumulada (Dep. Acumulada s. Veículos).
Vamos apresentar os razonetes abaixo para demonstrar os totais que foram contabilizados.
 

 
Em nosso exemplo utilizamos a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados na baixa do valor de avaliação seguindo a legislação abaixo:

...

Os razonetes da contabilização com contabilização de ganho ou perda fica assim:


 
 
OBS: As contabilizações destacadas na cor vermelha não são geradas pelo Bonum, esta contabilização é gerada na contabilização da venda do imobilizado, por exemplo na contabilização do movimento de venda no TOTVS Gestão Compras, Estoque e Faturamento (RM Nucleus).

...