Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleGrupo: Matrícula e Avaliação
  • Pendências financeiras do aluno
Painel
bgColor#F5F5F5
titleBGColor#FFFFF9
  • Lançamentos vencidos:
    • A data de vencimento utilizada na pesquisa considera a data corrente acrescida do número de dias de carência parametrizado nos parâmetros da Tesouraria.
    • As pendências serão verificadas em todas as coligadas, caso o parâmetro para verificação de débitos em outras coligadas esteja marcado, nos parâmetros da Tesouraria.
    • Serão considerados pendentes, todos os lançamentos que não forem baixados por acordo e que possuam a data de vencimento menor que a data de vencimento calculada.
    • Serão considerados no filtro apenas lançamentos que estão vinculados a serviços que possuem a parametrização para validação de inadimplência no processo de matrícula.
    • Serão considerados, também, lançamentos vencidos com boletos cancelados.
  • Conta corrente:
    • Será verificado o valor da conta corrente e se o saldo ultrapassa o valor de carência parametrizado nos parâmetros da Tesouraria.
    • Caso o valor seja negativo e ultrapasse a carência, o usuário entrará na lista de notificação.
  • Log do processo:
    • Todos os usuários que possuem lançamentos vencidos ou débitos em conta corrente e não forem classificados nessas regras serão listados com o seguinte texto: "Não é necessário encaminhar notificação para o usuário"


  • Cadastro de ocorrência para o aluno;


  • Frequência do aluno próximas do limite ou excedido
Painel
bgColor#F5F5F5
titleBGColor#FFFFF9
  • O envio irá ocorrer apenas quando houver a execução do processo Agendamento/envio de mensagens (disponível em: Atividades acadêmicas | Central de Comunicações | Agendamento/envio de mensagens), deve-se levar em consideração que, o processo só estará apto para ser executado quando o percentual de faltas do aluno na disciplina atingir 80% do limite de faltas, parametrizado em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Etapa 4/6 - Campo: % limite de faltas.
  • O percentual de faltas do aluno é calculado da seguinte forma: (quantidade de faltas / carga horária da disciplina) x 100.
    • Regras de cálculo para o ensino superior:
      • Será considerado apenas o aluno que tenha a situação de matrícula na disciplina marcado o item é uma disciplina em curso.
      • A carga horária da disciplina utilizada no cálculo é a que está presente em seu próprio cadastro. Entretanto, caso o sistema esteja parametrizado para considerar a carga horária da disciplina como horas, em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Etapa 2/6, a carga horária será calculada da seguinte maneira: (carga horária da disciplina * 60) / duração da aula, sendo que a duração da aula está presente no cadastro da turma/disciplina.
    • Regras de cálculo para o ensino básico:
      • Será considerado apenas o aluno que tenha a situação de matrícula na disciplina marcado o item conta como aluno matriculado.
      • A carga horária da disciplina utilizada no cálculo é a que está presente no cadastro da disciplina da grade.
  • Exemplo:
    • Vamos supor que o limite de faltas parametrizado é igual a 25% e a carga horária da disciplina é de 100h (horas), sendo assim:
      • 25% de 100h = 25h.
    • A mensagem só estará apta para ser enviada quando o percentual de faltas do aluno ((quantidade de faltas / carga horária da disciplina) x 100) for igual a 80% do limite de faltas. 
      • Supondo que o aluno faltou 20 vezes:
        • (20/100) x 100 = 2020h (Percentual de faltas do aluno).
        • 80% de X horas definido na parametrização (Configurações | Parâmetros | Secretaria | Etapa 4/6 - Campo: % limite de faltas).
        • 80% de 25h (Limite de faltas) = 2020h.
      • Nesse cenário, a mensagem estaria apta para ser enviada, pois o percentual de faltas do aluno atingiu 80% do limite de faltas parametrizado.
  • Observações importantes:
    • Caso
    Observação importante: caso
    • o sistema estiver parametrizado para exibir aviso de frequência por tipo da aula, em Configurações | Parâmetros | Secretaria | Etapa 4/6, o cálculo da quantidade de faltas irá considerar apenas o tipo de aula (teórica, prática, laboratório ou estágio) parametrizado, ou seja, se estiver selecionado o tipo de aula como teórica, será calculado apenas o percentual de faltas do tipo teórica
    • A aula deve estar liberada para visualização. 
    • Deve-se ter o número de aulas dadas informado no cadastro de faltas da tela de Frequência Diária. 


  • Pendências de matrícula (Financeira, Documentos, Biblioteca);
Painel
bgColor#F5F5F5
titleBGColor#FFFFF9
  • As mensagens de notificações com o objetivo de avisar sobre as pendências de matrícula poderão conter informações sobre documentos obrigatórios pendentes, empréstimos da biblioteca em atraso, pendências financeiras na biblioteca e pendências financeiras do aluno em atraso.
  • Poderão ser selecionados os públicos alvos: alunos, pais e responsáveis.
  • Para as mensagens com esse objetivo estão disponíveis as tags:
    • DOCUMENTOSPENDENTES - Documento pendentes do aluno
    • BIBLIOPENDENCIA - Pendências na biblioteca
    • DEMONSTRATIVODEBITO - Pendências financeiras do aluno
    • RA - Registro acadêmico
    • NOMEALUNO - Nome do aluno
    • NOMECURSO - Nome do curso
    • NOMEHABILITACAO - Nome da habilitação
    • CODPERLET - Código do período letivo
    • NOMEDESTINATARIO - Nome do destinatário
    • NOMEPAI - Nome do pai
    • NOMEMAE - Nome da mãe
    • NOMERESPACADEMICO - Nome do responsável acadêmico
    • NOMERESPFINANCEIRO - Nome do responsável financeiro


  • Pendências da biblioteca
    • A tag "BIBLIOPENDENCIA" será substituída pelas informações de empréstimos com o status "Atrasado" e pendências financeiras da biblioteca.
    • A validação de informações da biblioteca será realizada com a parametrização do Educacional:
      • 15.05 - Integração | 15.05.06 - biblioteca | Biblioteca 1/5 | "Bloqueio de matrícula/mudança de status no período letivo" | "Alunos com empréstimos em atraso na biblioteca" e/ou "Alunos com débitos na biblioteca"


  • Documentos pendentes
    • A tag "DOCUMENTOSPENDENTES" será substituída pela lista de documentos obrigatórios, do período letivo, que não foram entregues ou estão recusados.
    • Documentos destinados a ingressos poderão ser notificados, também, desde que o sistema esteja parametrizado para sua validação.
    • Parâmetro: 15.03 - Matrícula | Movimento 2/4 | "Considerar documentos do tipo ingresso mesmo que não seja a primeira matrícula"


  • Demonstrativo financeiro
    • A tag "DEMONSTRATIVODEBITO" será substituída pela informação de débitos financeiros, em atraso, de contratos e/ou contas correntes do aluno.


Obs.: Alunos que não tiverem nenhuma pendência de matrícula não serão notificados, assim, como seus responsáveis.


  • Liberação ou digitação de etapa de nota;
  • Liberação ou digitação de etapa de falta;
  • Liberação ou digitação de notas de avaliação;
  • Liberação de materiais;
  • Liberação de materiais do Plano de Aula da turma/disciplina;

...