Child pages
  • Liberação de Competência Folha

Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Após o lançamento de todos os dados do mês atual, deverá realizar esta rotina de Liberação de Competência, para que seja criado um novo mês competência.
Na parametrização do processo de liberação, o sistema exibirá a tela para que o usuário defina a data de pagamento da folha do novo mês competência, o novo mês caixa, e o período de lançamentos.
 
Atenção:
Antes de efetuar a liberação, faça o backup da Base de dados, e:
Certifique-se que todos os usuários tenham efetuado logout do sistema.
 
Operações:
Será aberta uma transação no banco, e logo em seguida o sistema efetuará os procedimentos abaixo:
Atualizações dependentes para IRRF: Filho válido que completou 22 anos. **
Os códigos fixos cadastrados com número de vezes igual a zero ( que já foram todos lançados) serão removidos do cadastro de códigos fixos. **
A ficha financeira será transferida** para a tabela de ficha financeira complementar, conforme estiver definido nos parâmetro do sistema "Guarda ficha financeira após 24 meses", por exemplo.
 
**se parâmetro for marcado na parametrização da Liberação de Competência.
Atenção: O processo de Transferência da Ficha Financeira passa a ser opcional, uma vez que se não for selecionado o parâmetro de transferência da ficha financeira, em competências posteriores poderá ser executado a transferência pelo módulo: Transferência Manual dos Registros da Ficha Financeira.
Será atualizado o mês competência, ano competência, mês caixa, ano caixa e dia de pagamento para o mês seguinte ao atual.
Será atualizado as bases de AAS.
Será atualizado o número de dependentes para salário família e a respectiva incidência no cadastro de dependentes.
Será realizada a atualização do número de dependentes para IRRF, e o respectivo histórico e a sua incidência no cadastro de dependentes, se o parâmetro "Atualizar dependentes para IRRF" estiver marcado na tela.

Será atualizado o final da vigência das tabela de cálculo com final de vigência dentro do mês que está sendo liberado para o novo mês de competência.***
Será atualizado o final da vigência dos Valores fixos com final de vigência dentro do mês que está sendo liberado para o novo mês de competência.***
Será atualizado o final da vigência das tarifas de vale com final de vigência dentro do mês que está sendo liberado para o novo mês de competência.***
***se estiverem parametrizadas para serem atualizadas na liberação de competência.

Será atualizada a situação da contribuição sindical para "J" - Já descontou para todos os funcionários que tiveram o código de cálculo 12 - Desconto de Contribuição Sindical no envelope do mês da competência.
Será atualizada a situação da contribuição sindical para "N" - Não Descontou na liberação de competência do mês dezembro para janeiro, para todos os funcionários que tiveram o campo "J" – Já Descontou.
Serão atualizados os flag's dos funcionários com mais de 65 anos, para aqueles funcionários que completaram 65 anos no mês que está sendo liberado.
Acertado a situação dos funcionários que tiveram afastamento com data de retorno dentro do mês que está sendo liberado e os seus respectivos históricos.
Será atualizado o histórico de contribuição sindical, caso tenha havido recolhimento de contribuição sindical no mês.
Será acertado a situação e o histórico de admitidos no próximo mês.
Será acertado a situação e o histórico de demitidos no próximo mês.
Serão removidos os eventos zerados da ficha financeira se o parâmetro "Remove Eventos Zerados na Liberação da Competência" estiver marcado nos Parâmetros do Sistema.
Será atualizado o salário atual, seção atual e função atual segundo atualizações agendadas para o novo mês de competência dentro dos respectivos históricos.
Serão atualizados todos os parâmetros locais de todos os usuários para que todos estejam no novo mês/ano de competência.
Serão aprovados os dados do RM Portal que possuem aprovação automática pelo sistema.
Será verificado o envio de avisos automáticos (e-mail) pendentes e enviado os mesmos que estiverem em aberto e removidos os avisos enviados no mês. 

Processar Grupos AAS da ficha financeira na liberação da Competência
Este parâmetro será usado para definir o valor default no campo de mesmo nome existente na liberação de competência.
Desta forma, se o parâmetro estiver marcado no parametrizador, virá marcado na liberação de competência, ou se estiver desmarcado no parametrizador, virá desmarcado na liberação de competência.

Observação:
Nome do parâmetro no parametrizador: ''Processar Grupos AAS da ficha financeira na liberação da Competência''
Nome do parâmetro no na liberação de competência: ''Processar Grupos AAS da Ficha Financeira''

A Fila de Eventos do eSocial será transferida** para a Fila de Eventos do eSocial Complementar conforme estiver definido no parâmetro "Meses a manter na Fila de Eventos".
 
**se parâmetro for marcado na parametrização da Liberação de Competência.

Tela Seleção de coligadas
Selecione as coligadas para a liberação da competência.

Usar Parâmetros Específicos Esta parametrização tem prioridade sobre a anterior, podendo ser especificada por coligada.
Para a coligada que não tem o parâmetro marcado, são considerados os parâmetros preenchidos anteriormente.
 
Tela de Validação das coligadas
 
O processo de Liberação de competência realiza diversas validações e operações que garantem a integridade e atualizações de dados. Para um melhor entendimento, citemos:
 
Validações padrão:

  • Férias cadastradas e não calculadas;
  • Férias calculadas e não lançadas;
  • Férias lançadas e não liberadas;

O sistema não executa a liberação se uma das informações acima for verdadeira.
 
Validação opcional (definidas por parametrizações):
Geração de histórico de provisões obrigatória*;
Geração de Saldo FGTS obrigatório;
 
*Se nenhum funcionário tiver o histórico de provisão referente ao mês atual gerado, o sistema não permitirá efetuar o processo de liberação de competência. Se apenas alguns funcionários não possuírem a provisão gerada, o sistema apresenta a mensagem informando que o histórico de provisões foi gerado parcialmente, sendo possível seguir ou não, a efetivação do processo.
 
Log
Após a execução da validação da competência, sistema apresentará Logs da validação em caso de mensagem de erro ou aviso.
 
Para executar a liberação da competência em caso de mensagem de aviso será necessário marcar os parâmetros 'Li e estou ciente dos avisos que foram dados para as coligadas abaixo' e 'Desejo liberar a competência das coligadas que tiveram avisos', caso não deseje liberar a competência das coligadas em que foram apresentados os avisos será necessário marcar somente o parâmetro 'Li e estou ciente dos avisos que foram dados para as coligadas abaixo' para liberar as coligadas que tiveram sucesso em sua validação.
 

Veja Também



Dt - Liberação de Competência Multi-Coligadas