Páginas filhas
  • DMANFISLGX-6157 DT Livro de Entradas - ISS (Rateio e Escrituração das Notas como ISS).

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Livro de Entradas - ISS (Rateio e Escrituração das Notas como ISS).

Características do Requisito

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Manufatura

Módulo:

OBF - Obrigações Fiscais

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OBF12000

Prepara Informações para os Livros Fiscais

OBF12020Livro de Registro de Entradas

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

SUP3760

Recebimento de Notas Fiscais

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

DMANFISLGX-6157

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle, SQL Server e Informix

Sistema(s) Operacional(is):

Windows e Linux

Pacote:Informe o [linkdopacote]
Pré-Requisito:DMANENTLGX-3863 Cálculo do rateio do ISS retido
Conversores de Tabelas:

SUP01917.cnv

SUP01925.cnv

Descrição

Com as mudanças geradas para o estado do DF, com a última alteração do SPED FISCAL layout 13, ocorreu a inclusão do bloco B no SPED Fiscal que passa a gerar as informações de ISS (Imposto sobre Serviços), e que passou a ser gerado a partir da versão 13 do guia pratico, surgiu a necessidade de levar os tributos de ISS para as tabelas de integração de notas fiscais de entrada e efetuar a escrituração desse tributo também no livro de registro de entradas, ou seja, além dos impostos como ICMS, IPI e ICMS ST, o livro de registro de entrada passará a escriturar os tributos ISS Retido (ISSR) e Recolhido (ISS).

Os valores de base de cálculo e tributo do ISS Retido (ISSR), são referente aos valores recolhidos pelo tomador do serviço, conforme disposto na legislação, já o valor de ISS Recolhido (ISS), se refere aos valores que já foram pagos pelo prestador do serviço, esses valores serão apenas para informativo, por esse motivo a incidência sempre vai ser 3 – Outras.

Caso exista mais de um serviço na mesma nota, o valor da base de cálculo e imposto serão rateados proporcional aos valores dos serviços.


Prepara Informações para os Livro Fiscais (OBF12000)

Foi alterada a integração dos documentos de entrada para gerar as informações referentes ao ISS retido (ISSR) e recolhido (ISS), para que essas informações possam ser escrituradas no livro de registro de entradas emitido pelo programa OBF12020.


Parâmetros do Livro de Registro de Entradas (OBF12010)

Com a alteração do programa OBF12020 para apresentar os valores dos tributos de ISS, foi preciso criar mais 4 novos resumos para que se pudesse apresentar uma detalhamento de conferencia com o livro mestre. Então, para que se possa gerar esses resumos é preciso parametrizar a apresentação dos checkbox no programa OBF12010, conforme já é realizado para os resumos de ICMS, IPI e ICMS ST. Os novos resumos são:

  • Resumo por Município: Gera um resumo dos valores de ISS por município onde ocorreram os serviços, e para o municipio onde o ISS retido foi recolhido.
  • Resumo por Tipo de Serviço: Gera o resumo por tipo de serviço prestado tomado em cada documento, conforme cadastrado no item MAN10021.
  • Resumo por Alíquota de ISS Retido e Recolhido: Gera dois resumos, um para cada tipo de ISS (Redito e Recolhido) agrupado por valor de alíquota.
  • Resumo por CFOP x Alíquota de ISS Retido e Recolhido: Gera dois resumos, um para cada tipo de ISS (Retido e Recolhido) agrupado por CFOP e Alíquota.




Livro de Registro de Entradas (OBF12020)

Foi alterado o programa OBF12020 para escriturar os documentos de entrada que possuem tributação de ISS retido e recolhido. para os documentos com ISS recolhido serão escriturados no livro com a sigla "ISS", já os documentos com ISS Retido, serão escriturados com a sigla "ISSR".

OBS. O tributo de ISS não será escriturado nos resumos de ICMS, IPI e ICMS ST neste primeiro momento, estamos estudando gerar novos resumos e alterar os resumos já existentes para escriturar corretamente seus valores de ISS e ISSR.

Com a geração dos novos resumos de ISS, cada resumo ficara escriturado conforme mostrado abaixo:

  • Resumo por Município


  • Resumo por Tipo de Serviço


  • Resumo por Alíquota de ISS Retido e Recolhido


  • Resumo por CFOP x Alíquota de ISS Retido e Recolhido


Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações DMANENTLGX-3863 (Pré-requisito, conforme cabeçalho desta documentação) e logo em seguida, aplicação do pacote de atualizações DMANFISLGX-6157 deste chamado.

  1. Aplicar o pacote do chamado DMANENTLGX-3863, rodando os conversores de tabela SUP01917.cnv e SUP01925.cnv no programa LOG6000:
  2. Em seguida, aplique o patch do chamado DMANFISLGX-6157 e execute uma vez a rotina de integração do dos documentos fiscais de entrada OBF12000 > opção Entradas:


Procedimento para Utilização

Exemplo:

  1. Atualização com o patch do chamado da área de suprimentos DMANENTLGX-3863, e conversores de tabela.
  2. Atualização com o patch do chamado da área fiscal DMANFISLGX-6157.
  3. Caso já tenha notas fiscais consistidas no SUP3760, foi criado programa para atualizar o valor de rateio quando a nota possui mais de um serviço e ISS Retido (SUCA2222).
  4. Processar no programa OBF12000, opção Entradas, todos os documentos de entradas com tributação de ISS recolhido e retido:
  5. Parametrizar a geração dos novos resumos de ISS pelo programa OBF12010:
  6. Emitir o livro de registros de entradas pelo programa OBF12020, que deverá escriturar corretamente todos os documentos de ISS retido e recolhido:Gerar também os novos resumos de ISS, que podem ser marcados na tela do OBF12020, mediante parametrização do programa OBF12010.