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Prezados cliente, Bem Vindo !

Versão 12: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 22/01/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.

Versão 11: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 22/01/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.

Clientes Microsiga Protheus


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titleObtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir)

Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao MICROSIGA PROTHEUS, e baixar o pacote do release desejado.


_______________________________________ Versão P12 ____________________________________



_______________________________________ Versão P11 ____________________________________


Atenção: Para clientes que ainda não atualizaram seu ambiente da versão 11 com o pacote liberado no dia 05/01/2016 lembramos que essa atualização é obrigatória e deve ser realizada antes da aplicação da atualização abaixo, a não execução desse procedimento causará colaterais na utilização do produto e entrega do eSocial. ( Link do pacote https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=737434 )



2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:

Os arquivos acima contém toda a atualização necessária para entrega do eSocial desde o RH Protheus (SIGAGPE), a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:


- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


Atualização de Framework (LIB)


Aviso
titleFramework

Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/



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titlePasso a passo de atualização (clique para expandir)
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titleAtualização do TAF (clique para expandir)
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titleAtualização do repositório de objetos (clique para expandir)
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titleExecução via IDE de Desenvolvimento (TDS)

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:

• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :





• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:

• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:


• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:


Nota
titleLIB

Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

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titleExecução via IDE de Desenvolvimento (DevStudio)

• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:


Abra o DevStudio localizado na pasta \bin\smartclient\ no diretório de instalação do sistema:


Clique na opção Configurações em Arquivo, e depois em Adicionar, para criar novo ambiente de atualização:



Na tela de criação, dê um nome ao ambiente através do campo Descrição. No campo Ambiente informe o ambiente criado na instalação e a respectiva conexão do Client ao Server (padrão: ambiente = TAF e conexão = TCP):


Clique em OK e verfique se o ambiente foi criado com sucesso:


Selecione o ambiente criado conforme imagem abaixo:


Clique na opção Atualização de Repositório em Ferramentas:


Informe o usuário e senha do administrador:


Selecione o patch (*.ptm) para aplicação. Observe que o arquivo de extensão .ptm precisa estar em alguma pasta no diretório de instalação do sistema:



Nota
titleLIB

Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal.

A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico.

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titleAtualização do dicionário de dados (clique para expandir)

a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema

b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)


Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:


• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:


• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:



• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":



• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".



• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.

 • Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.

Nova execução

Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )


Segunda etapa de atualização de dicionário de dados

• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:


• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.

Status

A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.


• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.

• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:

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titleAtualização do TSS (clique para expandir)

Atualização do repositório de objetos: TSS0009_Procedimento_para_Aplicação_de_Patch_no_TSS

Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS

Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?

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titleAtualização GPE P11 (Clique para expandir)

Para a versão P11, este procedimento deve ser efetuado conforme a seguir: 

  • Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar o compatibilizador RHUPDMOD, para realizar as atualizações/ajustes do ambiente SIGAGPE:

  • Selecione conforme abaixo e <Confirmar> :

  • Clicar no Check Box "Li e Compreendi" e <Confirmar> para completar a execução do compatibilizador:

  • • No final do processamento será apresentado um Log com todos os ajustes realizados no ambiente.


Clientes DATASUL e RM


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titleObtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir)

Atualização de Produto


Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:



1. Selecionar a opção correspondente ao DATASUL/ RM, e baixar o pacote do release desejado.

2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:

Estes arquivos acima contém toda a atualização necessária de TAF e TSS para entrega do eSocial, a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:

- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização


ATENÇÃO!

Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;


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titlePasso a passo de Instalação do TAF/TSS(clique para expandir)

Pré-Requisitos de instalação do TAF e TSS:

1. Banco de dados

Para que a instalação do TOTVS Automação Fiscal(TAF) e TOTVS SOA SERVICE (TSS) seja executada com sucesso, é imprescindível que o ambiente de instalação já possua um banco de dados instalado, segue abaixo os bancos que podem ser utilizados na instalação:

(informação) O Banco de Dados precisa estar instalado e configurado no mesmo servidor da aplicação.

MS SQL Server

Oracle

(aviso) Atenção, leia as orientações do link a seguir para saber quais as versões de banco homologadas e como realizar a criação do banco, qualquer divergência pode causar erros na utilização do TAF e TSS: DBAccess - Banco de dados


(aviso) Segurança: É necessário que a autenticação de acesso ao banco de dados seja através de uma senha do SGBD ou uma autenticação mista, ou seja, através de uma senha do SGBD ou do SO. A autenticação automática pelo SO impede a inicialização do serviço.

2. Conexão ODBC

A configuração de ODBC é realizada durante a instalação de forma automática, não é preciso que seja realizada nenhuma configuração prévia.

3. Servidor de Licenças

É necessário possuir em mãos os dados de acesso ao seu Servidor de Licenças TOTVS, pois durante a instalação será necessário o preenchimento do endereço e porta deste serviço. Para mais informações sobre o Servidor de Licenças TOTVS acesse TOTVS | License Server 2014. 

Executando o processo de instalação do TAF e TSS:

1.Após concluir o download no portal do cliente clique duas vezes no arquivo executável do Instalador do TAF  (TOTVS.PackManager.exe):

 

2. Será aberto um assistente de instalação, selecione a opção “Realizar nova instalação” e clique no botão “Próximo”


IMPORTANTE A opção de instalação realizará as seguintes operações:

    • Instalação do TAF;
    • Instalação dos Serviços do DbAccess, WS de Integração do TAF, Aplicação TAF e Aplicação TSS;
    • Configuração do ODBC;


3. Na próxima etapa vamos escolher quais produtos serão instalados, é importante frisar que o instalador é liberado semestralmente junto com a liberação do RELEASE do Protheus, ou seja, é necessário após terminar todo o processo de instalação realizar na seqüência o processo de atualização para garantir que esteja com os produtos na última versão liberada pela TOTVS.

(aviso)Caso já possua o produto TSS não é obrigatória a sua instalação, caso esteja instalando o TAF e ainda não possua o TSS é obrigatória a sua instalação.


4. Selecione o diretório onde o TAF e/ou TSS serão instalados e clique em “Próximo”


5. Informe o endereço (IP) do servidor de licença e porta de acesso.


6. Clique em “Parâmetros da Instalação”

 


7. Preencha os campos conforme abaixo:

Configuração do banco de dados do TAF:

    • Selecione o SGBD: Informe qual o Sistema de Gerenciamento de Banco de dados que será utilizado para o TAF

    • Informar o Nome ou IP do Servidor SQL (Nome da conexão): Informe o alias da instancia do banco de dados que será utilizada para o TAF.

      • Para Oracle, este "Nome da conexão" se refere ao SERVICE_NAME informado na parametrização do tnsnames.ora

    • Informar o Nome do Database: Informe o nome do banco de dados do SGBD

    • Informar o Usuário: Informe o usuário de acesso ao Banco de dados.

    • Informar a Senha: Informe a senha de acesso ao Banco de dados.


Configuração do banco de dados do TSS:

    • Selecione o SGBD: Informe qual o Sistema de Gerenciamento de Banco de dados que será utilizado para o TSS

    • Informar o Nome ou IP do Servidor SQL (Nome da conexão): Informe o alias da instancia do banco de dados que será utilizada para o TSS.

      • Para Oracle, este "Nome da conexão" se refere ao SERVICE_NAME informado na parametrização do tnsnames.ora

    • Informar o Nome do Database: Informe o nome do banco de dados do SGBD

    • Informar o Usuário: Informe o usuário de acesso ao Banco de dados.

    • Informar a Senha: Informe a senha de acesso ao Banco de dados.

8. O Sistema apresenta sugestão de porta para o serviço HTTP (WS) do TAF, clique em próximo.


9. Clique em OK para confirmar o inicio da instalação.

 

(aviso) Ao concluir a instalação, você será direcionado à tela de login e na sequência a de seleção de empresa (que pode ser uma de teste ou registrar sua empresa real), a empresa TESTE não pode ser utilizada para envido do eSocial em base de produção !

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titleCriar Empresa REAL(clique para expandir)

Após selecionar “Criar empresa Real" preencha os campos de acordo com as premissas abaixo:

    • Em "Grupo de Empresa", digite o código do Grupo de Empresas que criou, o Grupo de Empresas a que esta Filial fará parte (Ex.: 01)

    • Em "Leiaute", defina como serão compostos os caracteres para formar o código da filial. Se o Tamanho for igual a 2, conforme exemplo, o Leiaute poderia ser FF, indicando que o código da filial será composto por 2 caracteres representando o código da filial (F=Filial)

    • Em "Empresa", digite o código da Empresa que criou (Ex.: 01)

    • Em "Unid. Negócio", insira o código que esta Unidade de Negócios terá (Ex.: 01)

    • Em "Filial", insira o código que esta Filial terá (segundo a máscara criada no exemplo, a filial deverá ter 2 dígitos, sendo o primeiro um número entre 0 e 2, e o segundo um número entre 5 e 9. Ex.: 17)

Após confirmar a criação da empresa será executado o assistente do TAF, para maiores detalhes acesse: Wizard de Configuração do TAF - TAFLoad - TAF - P12

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titleCriar Empresa TESTE (clique para expandir)

 Após selecionar “Criar empresa TESTE" será executado o assistente do TAF, para maiores detalhes acesse: Wizard de Configuração do TAF - TAFLoad - TAF - P12

Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo!

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titlePasso a passo de atualização do TAF/TSS (clique para expandir)

Executando o processo de Atualização do TAF e TSS:


Aviso
titleImportante!

Faça um backup de seu ambiente tanto do TAF quanto do TSS antes de prosseguir com o processo de atualização dos produtos


  1. Após concluir o download, clique duas vezes no arquivo executável do Instalador do TAF  (TOTVS.PackManager.exe ):

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2. Na tela inicial do instalador, selecione a opção “Atualizar produtos já instalados” e clique no botão “Próximo”

IMPORTANTE A opção de atualização realizará as seguintes operações:

    • Módulo TAF

      • Atualização do Dicionário de dados (UPDDISTR e UPDTAF)

      • Atualização das Tabelas Autocontidas

    • Módulo TSS

      • Atualização de Repositório

      • Atualização de Schemas

      • Atualização de URL

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3. Nesta etapa o atualizador identificará automaticamente todas as instâncias do TAF/ PROTHEUS/ TSS instalados no servidor de execução e listará todos para que o cliente possa marcar quais deseja atualizar com o pacote do TAF, caso o nome do ambiente no "appserver.ini" do TAF seja TAF e no "appserver.ini" do TSS seja TSS o sistema reconhecerá como sendo o produto a ser atualizado, caso contrário é necessário que o usuário informe qual produto deva ser atualizado.

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4. Clique em Parâmetros da Instalação e informe o usuário e senha de acesso tanto do TAF quanto do TSS:

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6. Informe o usuário e senha do TAF / TSS:

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7. Clique em Próximo para iniciar a atualização.

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8. Clique em OK para confirmar o inicio da instalação:

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Ao final do processo o TAF e TSS foram atualizados com o último pacote acumulado disponível pela TOTVS

 

 

 

 

Aviso
titleImportante!