Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Caso este parâmetro estiver marcado e os campos "Complemento do Histórico" e "Fórmula para complemento de histórico" não conterem informações, o lançamento financeiro será gerado com o histórico em branco, ou seja, sem informações.


Voltar a pagina inicial

Wiki Markup
 
*FGTS 13º*
O sistema aplica o percentual de recolhimento sobre a base de cada funcionário individualmente, a soma destes valores constitui o valor total do FGTS a recolher.
 
*INSS 13º a pagar*
É o mesmo valor calculado pela geração da Guia de INSS 13º (Encargos | Recolhimento | menu Guia de INSS | botão Guia de INSS).
*Atenção:*
Este tipo só será utilizado no campo "Parametrização a ser utilizada para lançamento" em Encargos | Recolhimento | menu Guia de INSS | botão Guia de INSS. 
 
*IRRF 13º a pagar*
É a soma dos valores de todos os eventos de código de cálculo especificados abaixo, que constam na movimentação no período de apuração especificados:
 
049 - IRRF 13º Salário
106 - IRRF 13º Salário Calculado pelo Usuário
340 - Diferença de IRRF 13º Salário
347 - IRRF 13º Retificação
 
E subtraindo os valores dos eventos com os seguintes códigos de cálculo:
 
052 - Restituição I.R.R.F. 13º Salário
172 - IRRF 13º Sal descontado p/ previd ref lic maternidade
 
*Total da GRFC*
O Lançamento Financeiro será feito com base no total calculado pela GRFC.
*Atenção:*
Este tipo só será utilizado no campo "Parametrização a ser utilizada para lançamento" em Rescisão | Relatórios | GRFC/GRRF. 
 
*Total da Pensão*
 
É a soma da movimentação constante na pasta de Movimento da Pensão (Cadastros | Funcionários | Base de Cálculo | Dependentes | Movimento da Pensão) de funcionários referentes à Pensão Alimentícia para o mês e ano de competência especificados. São computados os seguintes eventos com códigos de cálculos:
 
013 - Pensão Alimentícia 
113 - Pensão Alimentícia s/ Férias
120 - Pensão Alimentícia s/ 13º Salário
121 - Pensão Alimentícia s/ Partic.Lucros
 
*Pensão Folha*
É a soma da movimentação constante na pasta de Movimento da Pensão Cadastros | Funcionários | Base de Cálculo | Dependentes | Movimento da Pensão do funcionário referente à Pensão Alimentícia Judicial (código de cálculo 013) para o mês e ano de competência especificados. 
 
*Pensão Férias*
É a soma da movimentação constante na pasta de Movimento da Pensão Cadastros | Funcionários | Base de Cálculo | Dependentes | Movimento da Pensão do funcionário referente à Pensão Alimentícia sobre Férias (código de cálculo 113) para o mês e ano de competência especificados.
 
*Pensão 13º*
É a soma da movimentação constante na pasta de Movimento da Pensão Cadastros | Funcionários | Base de Cálculo | Dependentes | Movimento da Pensão do funcionário referente à Pensão Alimentícia sobre 13º Salário (código de cálculo 120) para o mês e ano de competência especificados. 
 
*Pensão Participação nos Lucros*
É a soma da movimentação constante na pasta de Movimento da Pensão Cadastros | Funcionários | Base de Cálculo | Dependentes | Movimento da Pensão do funcionário referente à Pensão Alimentícia sobre Participação nos Lucros (código de cálculo 120) para o mês e ano de competência especificados. 
 
*Atenção:*
Para que o sistema proceda corretamente, a parametrização do lançamento financeiro para os tipos de pensão deverá ser agrupada por dependente.
 
*Total de IRRF*
Neste tipo de lançamento são somados os demais tipos de lançamento de IRRF (IRRF de Férias, IRRF 13°, IRRF Folha, IRRF Rescisão, IRRF de participação nos lucros).
 
*IRRF de Participação nos Lucros*
É a soma dos valores de todos os eventos de código de cálculo 127 - IRRF de participação nos lucros, que constam na movimentação no período de apuração especificados.
 
*Tipo de Documento*
Selecione o tipo de documento, que será transferido para o RM Fluxus ao ser gerado o lançamento financeiro no RM Labore.
*Exemplo:*
NF- Nota Fiscal 
*Observação:*
01 - Neste campo só serão apresentados os Tipos de Documento cuja Classificação seja "A Pagar" ou "A Pagar e a Receber".
02 - O cadastro de Tipos de Documento no RM Fluxus possui um campo chamado Classificação. Quando essa classificação é "Gera IRRF", "Gera INSS" ou "Gera IRRF e INSS", esse documento não é disponibilizado no RM Labore pois caso contrário o RM Fluxus geraria automaticamente valores de IR e INSS para os lançamentos que tivessem esse tipo de documento.
 
*Cliente/Fornecedor*
Informe o código para o cliente/fornecedor. Não é permitido a inclusão de códigos repetidos, portanto, um código somente refere-se a um determinado cliente/fornecedor. O campo é alfanumérico, definido através da máscara informada em Menu Opções | Parâmetros | RM Fluxus | Cliente/Fornecedor. ( no RM Fluxus).
 
Observação 1:
Quando houver dois códigos de Clientes/Fornecedores iguais (coligada corrente e coligada global), ao informar o código o sistema acatará o código do Cliente/Fornecedor da coligada corrente. Se o usuário desejar informar o código do Cliente/Fornecedor da coligada global, o mesmo deverá ser selecionado pelo nome.
 
Observação 2:
Neste campo somente serão apresentados Clientes/Fornecedores ativos. Para isto, o campo "Ativo" em Cadastros | Clientes/Fornecedores | Pasta Identificação deverá estar marcado. 
Observação 3:
Se o campo contiver o código do Cliente/Fornecedor, mas não apresentar o nome do mesmo, é sinal de que o Cliente/Fornecedor foi desativado em Cadastros | Clientes/Fornecedores | Pasta Identificação .
Observação 4:
Neste campo só serão apresentado os Clientes/Fornecedores que forem "Fornecedores" ou "Ambos", "Globais" ou não e "Ativos".
Observação 5:
Caso a coligada possua licença de uso do Sistema de Controle Financeiro RM Fluxus e nos parâmetros do RM Fluxus, item "Parâmetros Lançamentos", esteja desmarcado o parâmetro "Permite Globais", não será possível associar em campos de cadastros do RM Labore, Cliente/Fornecedor que foram cadastrados como "Global".
*Fórmula*
Se o tipo da ocorrência for "Valor calculado por fórmula" este campo indicará qual fórmula que deverá ser utilizada no lançamento financeiro.
 
*Aplicar Arredondamento sobre o valor total do lançamento*
Marque este parâmetro para que o sistema faça a soma de todos os valores que compõem o lançamento antes de realizar o arredondamento.
 
*Rateio que o lançamento segue*
Deve ser informado neste campo o código do rateio definido em CADASTRO | RATEIO DE EVENTOS. O Lançamento Financeiro com informação neste campo não seguirá o Rateio Fixo definido no cadastro de funcionários e SIM, seguirá ocorrência dos eventos que foram cadastrados no Rateio por Evento para que ele seja calculado. Ele só seguirá o Rateio Fixo definido no cadastro de funcionários, se os eventos cadastrados no Rateio por Evento não existirem na movimentação do funcionário.
Atenção:
Para os tipos de lançamentos "13-Total da GRFC", "4-INSS a Pagar" e "11-INSS 13º a Pagar", o sistema sempre irá utilizar a informação do campo "Rateio que o Lançamento Segue", mesmo quando o funcionário tiver o "Rateio Fixo" preenchido no cadastro. Essa situação é diferenciada devido estes lançamentos utilizarem os valores calculados através dos módulos de GPS ou GRFC.
 
*Período para Cálculo de Rateio*
Este campo é de preenchimento obrigatório caso o parâmetro "Rateio que o lançamento segue" seja marcado. Nele poderá ser informado os seguintes períodos:
 
*1 - Mês Atual* - fará o rateio conforme os rateios fixos informados no cadastro do funcionário
*2 - Período Aquisitivo* - fará o rateio conforme os rateios realizados durante o período aquisitivo de Férias.
*3 - Ano de Competência* - fará o rateio conforme os rateios realizados durante o ano de competência atual.
*4 - Mês Anterior -* fará o rateio de acordo com o rateio por centro de custo utilizado no mês anterior, tomando como base, a ficha financeira por centro de curto. Quando essa movimentação não existir o sistema deverá buscar o centro de custo do "Rateio Fixo" do funcionário.
 
*Complemento de Histórico*
Este campo será utilizado pelo usuário que desejar acrescentar maiores informações no histórico de lançamentos financeiros.
 
*Fórmula para complemento de histórico*
Além do histórico padrão e o complemento do histórico, o usuário poderá acrescentar mais informações no histórico do lançamento através de fórmulas. Para isto, o usuário deverá cadastrar previamente a fórmula desejada e selecioná-la neste campo.
*Exemplo:*
Complemento de Histórico:
Lançamento Financeiro ref. ao mês atual
Fórmula para Complemento de Histórico: MES (fórmula retorna o Mês competência atual).
Ao processar o lançamento financeiro o Complemento de Histórico gerado será o número da competência atual do RM Labore.
 
Observação:
Informando uma fórmula com a variável PAR serão levados para o complemento do histórico do lançamento financeiro o mês, o ano e o(s) período(s) da competência que está sendo gerado o lote.
 
O retorno da variável PAR assume dois formatos:
 
Formato 1 - Quando for(em) selecionado(s) período(s) específico(s) na competência:
 
MM-AAAA-P, onde:
MM = Mês da competência 
AAAA = Ano da competência 
P = Período(s) \[quando houver mais de um período, aparecem separados por vírgula\] 
 
Exemplo: 01-2004-1,2 onde
01 = Janeiro 
2004 = Ano de 2004 
1,2 = Períodos 1 e 2 
 
Formato 2 - Quando NÃO for(em) selecionado(s) período(s) específico(s) na competência:
 
MM-AAAA, onde:
MM = Mês da competência 
AAAA = Ano da competência 
 
Exemplo: 12-2003 onde:
12 = Dezembro 
2003 = Ano de 2003 
 
*Atenção:*
O retorno da variável PAR na contabilização é sempre STRING, e os valores de Mês, Ano e Período(s) da competência são separados por hífen (-).
 
*Usar histórico padrão*
Com este parâmetro desmarcado, o sistema irá levar para o lançamento financeiro somente as informações do campo "Complemento do Histórico" e do campo "Fórmula para complemento de histórico". Caso contrário, o histórico do lançamento financeiro será a composição do histórico padrão (Descrição do lançamento financeiro + Mês e Ano competência + Período), do campo "Complemento do Histórico" e do campo "Fórmula para complemento de histórico".
 
*Atenção:*
Caso este parâmetro estiver marcado e os campos "Complemento do Histórico" e "Fórmula para complemento de histórico" não conterem informações, o lançamento financeiro será gerado com o histórico em branco, ou seja, sem informações.