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Deck of Cards
idÁrea de interesse ofertada

Nesta opção é detalhado o cadastro do “Processo seletivo”, sendo possível incluir e alterar a configuração das áreas de interesse ofertadas. 

Selecionar - "Área de interesse ofertada" na aba "Cadastros"

Clicar em "Incluir" para cadastrar uma área de interesse ofertada ou 'Editar' para alterar uma já cadastrada.



Card
labelIdentificação

Identificação: Compreende informações básicas que identificam uma área de interesse ofertada em um processo seletivo.
Área de interesse: deve ser selecionada uma área de interesse a ser ofertada que exista na tabela auxiliar "Área de Interesse Disponível". Nº de vagas: é o número de vagas do processo seletivo, caso o processo seletivo utilize controle de vagas, este será o valor que o sistema irá utilizar para validar a quantidade de vagas da área de interesse ofertada para permitir ou não mais inscrições ou se irá considerar os candidatos como excedentes caso o número de vagas seja preenchido.

Observação: caso o processo seletivo utilize controle de vagas excedentes e o número de vagas for alterado para um valor menor que o número de candidatos inscritos já existente, o sistema irá emitir um alerta sobre a impossibilidade da redução do número de vagas. Á partir da versão 12.1.34 será permitido criar uma área ofertada com 0 vagas, neste caso, todas as inscrições serão excedentes e somente serão alteradas para inscritos quando o número de vagas for incrementado. 

Itinerário Formativo: Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. 

Portanto, poderá ser parametrizado quais itinerários formativos serão ofertados na inscrição do candidato.

A funcionalidade ficara disponível apenas para o processo seletivo do ensino básico, que esteja com o parâmetro "utiliza novo portal de inscrições" habilitado.

Os itinerários serão exibidos se estiverem cadastrados no curso/serie/ turno de acordo com a parametrização informada na área de interesse. Para mais informações sobre itinerário formativo, acesse: Itinerário Formativo.

Os campos mínimo e máximo refere-se a quantidade de itinerários que o candidato pode selecionar para realizar a inscrição.


Card
labelInformações Complementares

Compreende as informações adicionais relevantes na definição de uma área de interesse ofertada.

Idiomas Oferecidos - Nº Máximo e Nº Mínimo - Definem a quantidade mínima e máxima de idiomas que um candidato pode escolher caso defina esta área de interesse como sua primeira opção;

Incide desconto - Se estiver marcada, as configurações de desconto que forem parametrizadas na forma de inscrição escolhida serão aplicadas. Se não estiver marcada, a taxa de inscrição definida na guia identificação será cobrada integralmente independente da forma de inscrição escolhida;

Utiliza ENEM - Se esta opção estiver marcada, a nota de ENEM do candidato, quando for de sua vontade, será utilizada na classificação. A utilização de ENEM também impacta no serviço de inscrição do Portal, caso esteja marcada, estará disponível para preenchimento;

Utiliza controle de faixa etária - Permite que seja definida uma faixa etária para limitar a idade dos candidatos que podem se inscrever na área. Quando for marcado, os campos idade mínima e máxima serão habilitados para a entrada. Nesse caso a idade máxima deve ser maior que a idade mínima;

Fórmula para cálculo de pontuação - Permite que seja definida uma fórmula para ser aplicada no cálculo da pontuação durante o processo de classificação. Sempre que este campo estiver preenchido, a fórmula indicada será utilizada no lugar do cálculo padrão do Sistema.

Card
labelInformações Financeiras

Esta aba possui um único campo utilizado para configuração da conta/caixa que deve ser informada na geração do lançamento no momento da inscrição. A conta/caixa, de maneira geral, consiste nas informações referentes à conta, agência e banco que receberão as movimentações financeiras geradas nas inscrições do Processo Seletivo.

Aviso
Esse campo é opcional na área de interesse ofertada. Caso não seja preenchido, o Sistema utilizará a informação cadastrada na conta caixa, localizada nas informações financeiras do Processo Seletivo.

O botão “Testar geração de lançamento” é similar ao encontrado no cadastro de Processo Seletivo, no qual, realiza um teste de geração de lançamento com as informações financeiras cadastradas no Processo Seletivo, substituindo a conta/caixa caso esta esteja cadastrada na área ofertada. Caso não exista conta/caixa configurada na área ofertada, o teste será idêntico ao encontrado no Processo Seletivo daquela área ofertada.

Card
labelTermo de Aceite

Neste campo deve ser informado o corpo do “termo de aceite”, com o qual, os candidatos devem concordar no ato da inscrição.

Card
labelDistribuir Prova

Card
labelMatrícula

Card
labelDocumentos Exigidos

Permite que o usuário defina um ou mais documentos que os candidatos devem apresentar para concorrer a área. Os candidatos podem visualizar os documentos exigidos e/ou os que estão pendentes a entrega através do Portal. Para cada documento é necessário informar:

Documento - Tipo de documento a partir da lista existente na tabela auxiliar Documentos;

Obrigatório - Se a opção estiver marcada, esta informação afetará o processo “Alocar Candidatos em Locais de Provas”.  O processo não aloca os candidatos com pendência de documentos obrigatórios, exceto quando sinalizado/marcado na configuração do Processo Seletivo, o campo “Aloca sem documentação exigida”.

Card
labelIdioma Ofertado


Nessa aba deve ser informado os idiomas que são disponibilizados para escolha dos candidatos que optarem por essa área ofertada.  A quantidade de idiomas incluídos depende do valor informado para o campo “Idiomas oferecidos - Nº mínimo” da aba “Informações Complementares”. 

Card
labelEtapas

Nesta aba é possível parametrizar a fase de seleção para cada uma das áreas de um Processo Seletivo. As etapas ocorrem durante o período de seleção de um Processo Seletivo. Cada etapa pode acontecer em diversos horários ao longo de um ou mais dias, em cada horário de uma etapa deve ser aplicado um conjunto de provas.


Card
labelEtapas>Identificação >Horários

De acordo com as definições acima, para cada etapa é necessário definir um nome e configurar cada um dos horários em que ela deve ocorrer. A ordem das etapas é definida automaticamente na medida em que elas são criadas ou excluídas.

Para cada um dos horários de uma etapa, além da sua data, hora de início e término, deve ser incluída uma lista das provas a serem aplicadas. Cada prova deve receber configurações únicas. A mesma prova não pode ser incluída mais de uma vez em um horário, nem mesmo em horários diferentes de uma mesma etapa.

A figura abaixo ilustra como seria a lista de provas de um horário hipotético pertencente à etapa “Prova”.

Card
labelHorários>Identificação >Provas da Etapa

Para cada prova devem ser feitas as seguintes configurações ao longo das guias “Identificação” e “Configuração da Prova”. Para acessar a configuração da prova, o usuário deve clicar duas vezes sobre a descrição da prova ou selecionar a prova e clicar em “Editar”.

Coligada da prova - Coligada onde a prova foi criada no cadastro de provas do Módulo Totvs Avaliação e Pesquisa;

Prova - Deve ser informada uma prova previamente cadastrada e configurada no cadastro de provas do módulo Avaliação e Pesquisa para a coligada selecionada.

Ordem no caderno - Para cada horário de prova dentro de uma etapa, deve ser informado em qual posição a prova será impressa no caderno de provas;

Prova de redação - Deve estar marcado se a prova em questão for uma prova de redação;   

Idioma associado à prova (para provas de Língua Estrangeira) - Faz a ligação entre uma prova e um dos idiomas incluídos na lista de idiomas da área ofertada a qual a prova pertence;

Desclassifica por nota zerada - Se for marcado, o processo “Classificar Candidatos”, desclassifica os candidatos que não marcarem nenhum ponto na prova;

Desclassifica por nota abaixo da mínima - Se for marcado, o processo de classificação vai confrontar a nota obtida pelo candidato com a nota mínima configurada para prova no Módulo Avaliação e Pesquisa. O processo desclassifica o candidato que não atingir a pontuação mínima.

Configurações de desempate - Informar qual o peso da prova e a sua prioridade no desempate. Sendo assim, ao realizar a classificação, o Sistema considera o peso da prova ao calcular a nota total obtida. Quando ocorrer um empate entre candidatos, o processo de classificação seleciona o candidato que obteve a maior nota na prova com a maior prioridade.

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Módulo Processo Seletivo >Cadastro > Processo Seletivo > Anexos > Locais Disponíveis 


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Informações
Quando o Processo Seletivo estiver integrado com o Módulo Totvs Educacional, a tela de “Local de Processo Seletivo” exibe somente os locais que pertençam a Processos Seletivos da Filial (Unidade Operacional) do contexto e também de Processos Seletivos que são visíveis para todas as Filiais (Unidades Operacionais). Os locais que podem ser incluídos em um Processo Seletivo, são provenientes da tabela auxiliar Local.

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TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Grupo de arquivo| Incluir>Novo


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Para vincular os arquivos a cada processo seletivo, basta seguir o passo abaixo:

TOTVS Processo Seletivo| Cadastros| Processos Seletivos| Anexos| Arquivos Anexos

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Geração de link do Portal do Processo Seletivo

Caminho: TOTVS Processo Seletivo| Parâmetros| Parâmetros do Sistema

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Caminho: TOTVS Processo Seletivo| Parâmetros | Parâmetros do Sistema| Serviços

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Neste momento  iremos gerar a URL para ser o Link do site do Processo Seletivo

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Escolhermos o Processo Seletivo que criamos ;

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Marcaremos o Nível de Ensino ;

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Clicaremos em Gerar URL

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Selecionaremos a URL gerada para link do site

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Por fim, copiaremos o link que foi gerado ( Exemplo criado : http://bh-dev-cni.sp01.local/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=16#/eb/informacoes) nesta URL que foi gerada, salvaremos. Após salvar aparecerá a tela de parâmetro salvos com sucesso.

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Agora abriremos uma pagina da internet para abrirmos a pagina que criamos para o processo seletivo.

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Inscrição do candidato (via sistema e via portal)

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O candidato ira preencher as informações solicitadas conforme parametrizado no Processo Seletivo;

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e ao final da página deverá clicar em Continuar, devendo preencher todas as informações que foram solicitadas, deve-se preencher as abas  DADOS BASICOSBÁSICOS, RESPONSÁVEIS E DADOS DO CURSO, QUESTIONÁRIO 

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Via secretaria

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  • Informar o Processo Seletivo
  • informar Pessoa (Novo Portal)
  • Informar a Forma de Inscrição
  • Informar o Local de realização

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Na tela abaixo , devera ser informado se o candidato fara a prova como Treineiro;

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Informar se o candidato possui alguma necessidade especial;

Aviso
Para que o processo Seletivo aceite candidatos com Necessidades Especiais é necessário cadastrar também, locais com acessibilidade.

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Informar se o aluno foi indicado por um aluno, por cliente/ fornecedor ou funcionário professor (*caso necessite informar);

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Informar a área de interesse do candidato;

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Caso a prova seja ofertada em mais de um idioma o aluno deverá selecionar qual será o que ele fará a prova.

Neste exemplo não foi parametrizado idiomas, portanto a prova será e português.

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Termo de Aceite

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Informar se o candidato esta vindo de alguma empresa com indicação, se o aluno está solicitando taxa de isenção e qual é a justificativa;

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Clicar em salvar e a inscrição estará realizada.

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Caminho: TOTVS Processo Seletivo |Selecionar o Processo Seletivo desejado |Anexo>Candidato Inscrito

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Existem três status possíveis para uma inscrição, são eles: Inscrito (pendente de confirmação de pagamento), Candidato (inscrição confirmada) e Inscrição cancelada.

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Caminho: Módulo Educacional| Processo Seletivo| Cadastro| Processo Seletivo | Processos | Enviar E-mails

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 Confirmação de inscriçãoinscrição   Executar > Fechar.

O mesmo processo deverá ser realizado para informar o Local de prova do candidato.

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Módulo Processo Seletivo > Cadastro > Processo Seletivo > Processos > Alocar profissionais*

*Caso seja necessário

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Alocar Candidatos

• Módulo Processo Seletivo > Cadastro > Processo Seletivo > Processos > Alocar candidatos

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Este processo é executado a partir da tela de “Processos Seletivos”. Todo candidato ao realizar sua inscrição em um Processo Seletivo, escolhe um local para realizar a prova dentre os locais disponíveis. A partir deste local escolhido pelo candidato, o processo em questão, define em qual cidade, campus e sala o mesmo fará as provas de seleção.


Para que os candidatos de uma área ofertada sejam alocados, é preciso que estejam cadastrados os horários para a(s) etapa(s) desta área.

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Neste processo é possível definir quatro configurações que determinam como será realizada a alocação dos candidatos, conforme definição a seguir:

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O processo serve para estabelecer o vínculo entre os candidatos já alocados em uma sala e as respectivas provas que ele deve realizar.

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O processo é também responsável por ligar os candidatos às respectivas provas, criadas no Módulo Avaliação e Pesquisa, relativas à sua área de interesse. Esse vínculo é necessário para que os processos, correção e classificação sejam executados.

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Este processo permiti registrar a presença e falta dos candidatos que se inscreveram em um Processo Seletivo.

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Sistema exibe todos os candidatos que foram alocados nela. Os candidatos que estiverem com o sinal de marcado, estão registrados no Sistema como presentes e os desmarcados como ausentes.
Se a área ofertada em que um candidato se escreveu possuir mais de uma etapa, ao clicar no sinal de mais (+), aparecerão todos os dias destas etapas, sendo possível registrar a presença ou falta por etapa. Os candidatos presentes ficarão com o ícone na cor verde e os ausentes na cor vermelha.

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A “Classificação Manual” é uma forma de classificação altamente flexível na qual o usuário é o responsável por digitar o status, a classificação e as notas dos candidatos. Quando o usuário optar por essa forma de classificação, o assistente exibirá o passo “Classificação Manual”. Veja a ilustração a seguir:

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Nessa interface, o usuário deve fornecer os dados de cada candidato para cada uma das áreas ofertadas que deseja classificar. Seguem os passos para classificar manualmente uma área ofertada:

  1. a) Selecionar a área ofertada - Após selecionar uma área ofertada na lista, o grid exibe todos os candidatos pertencentes a ela. No grid será apresentado todos os candidatos da área ofertada cuja inscrição não tenha sido cancelada. Os candidatos que já foram classificados anteriormente e já foram convocados em alguma chamada aparecerão desabilitados para edição.
  2. b) Classificar todos os candidatos ­- A classificação de um candidato deve ser feita diretamente no grid. O primeiro passo é alterar o status do candidato. Ao posicionar na coluna “Status” serão exibidos os status de classificação possíveis. De acordo com o status selecionado, os campos “Classificação” e “Pontuação” serão habilitados/desabilitados. Por exemplo, quando for selecionado um dos possíveis status de “desclassificação”, o campo “Classificação” será desabilitado. Esse comportamento visa garantir que a classificação de cada candidato seja feita de forma coerente. Os status disponíveis na lista de status possíveis de serem usados são todos os que tiverem o valor "Sim" para o campo "Disponível para classificação manual” na tabela auxiliar Status da Opção.
    1. c) Validar os dados preenchidos para a área ofertada - Após classificar/desclassificar todos os candidatos, a classificação para a área ofertada deve ser validada. Para isso o usuário deve clicar no botão “Validar” localizado na barra de ferramentas logo acima do grid. A classificação feita para uma área ofertada será considerada válida quando:
    • O campo “Classificação” foi preenchido para todos os candidatos classificados como “Classificado para chamada” ou “Classificação pendente”.
    • Não existirem candidatos com o mesmo valor preenchido para o campo “Classificação”;
    • Existirem candidatos que não foram mantidos como inscritos no grid, mas o usuário optar por considerar a classificação da área válida mesmo assim. O Sistema exibirá uma mensagem de confirmação nesse caso;
    • Existirem intervalos na sequência de classificação, mas o usuário optar por considerar a classificação da área válida mesmo assim. O Sistema exibirá uma mensagem de confirmação nesse caso.
  3. Quando a classificação for válida, o Sistema informa ao usuário e o ícone indicador de status será alterado do símbolo de alerta na cor amarela para o símbolo de validado na cor verde.

    A interface ainda disponibiliza para os usuários os botões “Limpar”, “Classificações” e “Ocultar/Exibir candidatos chamados”. O primeiro permite que o usuário retorne o valor do status de todos os candidatos para “Inscrito para Seleção”. Ele permite também que todos os valores preenchidos para “Classificação” e “Pontuação” sejam excluídos. O botão “Classificação” permite que a “Classificação” de cada candidato seja preenchida automaticamente de três formas:

    • “De acordo com a ordenação do Grid”- Primeiramente os candidatos que estiverem com o status “Inscrito para seleção” terão o status alterado para “Classificado para chamada”. Em seguida todos os candidatos com que estiverem com o status “Classificado para chamada” terão a “Classificação” preenchida de acordo com a posição do candidato no grid.
    • “De acordo com a pontuação” - Todos os candidatos que tiverem “Pontuação” terão o campo “Classificação” preenchido. O preenchimento da “Classificação” ocorrerá da maior para a menor “Pontuação”. Dessa forma, o candidato melhor classificado será o que tiver maior pontuação. Caso existam candidatos com a mesma pontuação, o Sistema definirá aleatoriamente quem será mais bem classificado.
    • “De acordo com o número de inscrição - Primeiramente os candidatos que estiverem com o status “Inscrito para seleção” terão o status alterado para “Classificado para chamada”. Em seguida estes candidatos serão classificados de acordo com a ordem de inscrição. Ou seja, candidatos que se inscreveram primeiro serão os melhores colocados.

    Todas as três opções de preenchimento automático irão considerar se já foi rodada a classificação anteriormente. Caso tenha sido, o preenchimento iniciará a sequência de classificação a partir do último colocado nas classificações anteriores. Será considerado também se o Processo Seletivo foi configurado para utilizar controle de vagas. Nesse caso, o preenchimento automático, mesmo existindo mais candidatos, somente classificará um número de candidatos igual ao número de vagas disponíveis na área ofertada.

    Além dos comandos para preenchimento automático, o botão “Classificação” disponibiliza também o menu “Sugerir próximo número de classificação”.  Quando essa opção estiver selecionada, sempre que o usuário posicionar o cursor no campo “Classificação”, se este estiver habilitado e

  4. ainda não tiver sido preenchido, será mostrado um menu de contexto sugerindo a próxima classificação, conforme a ilustração abaixo:Image Added

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Classificar Candidatos

Caminho: Módulo Educacional| Processo Seletivo | Cadastro | Processo Seletivo|  Processos | Classificar  candidatos>Consultar (ou Não) o Registro de Presença

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Chamada de Candidato Aprovado

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Após a Chamada o Candidato, o mesmo está apto para a matricula (Status do candidato = EM CHAMADA). O Sistema possibilita o envio de e-mail para os candidatos aprovados, convocados para matricula.

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Enviar e-mails

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Caminho: Módulo Educacional| Processo Seletivo | Cadastro | Processo Seletivo | Processos | Registrar comparecimento em chamadas

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