Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto

:

TOTVS Banco de Dados                                                                                        

Versão RM

:

Qualquer Versão

Banco de Dados

:

SQL Server

Processo

:

Instalação BDE

Sub Processo

:

Conexão de Dados

Data da Publicação

:

05/03/2014

...

O BDE (Borland Database Engine) é um software que acompanha os aplicativos do CORPORE RM e é responsável pela comunicação entre estes aplicativos e o banco de dados.

As aplicações utilizam o Alias "CORPORE RM" no BDE para conectar a base de dados compartilhada.

O BDE deve ser instalado antes de qualquer aplicativo do CORPORE RM. Se o BDE já estiver instalado, verifique se a versão que acompanha o aplicativo a ser instalado é a mais recente.

 


1.       Instalando o BDE:

...

Agora informaremos um nome para nosso alias. Por padrão, bases que serão utilizadas por sistemas do CorporeRM devem ser iniciados com o nome “CorporeRM”. Depois de nomeado, passaremos a configurar o alias criado:

 


  • Altere o campo “Server Name” para o nome da maquina onde se encontra o banco de dados restaurado;

 


  • Altere o campo “Database Name” para o nome do banco de dados em questão criado no SGDB do SQL Server já restaurado;

 


  • Preencha o campo “User Name” com o nome de um usuário com acesso para este banco de dados. (Por padrão usamos o nome “rm” ou “sysdba”).

...

Na guia Configuration:

Drivers/Native/MSSQL

  • Time out – O máximo do tempo que a estação aguarda para o resultado de retorno do servidor. Valor em segundos. Aumente este valor gradativamente pois o mesmo pode degradar a performance. Sugerido inicialmente: 7200
  • Connect Time out – O tempo que a estação vai aguardar uma resposta de conexão com o servidor. Valor em segundos. Sugerido inicialmente: 120
  • Max Dbprocesses: Quantidade máxima de processos concorrentes no SQL - Sugerido inicialmente: 90

 System/Init

  • Langdriver – Driver da linguagem do sistema apropriado para a versão do Windows do seu país: 'ascii' ANSI
  • Memsize – Máximo de memória que o BDE poderá utilizar. Mínimo 16 MB, máximo 205 MB. Sugerimos que coloque o valor da memória da estação, desde que seja menor que 205.
  • Maxfilehandles – Máximo de arquivos concorrentes que o BDE poderá suportar, o valor alto dará impacto a uma boa performance no sistema, porém utilizará mais recurso do sistema operacional. Dever ser usado somente valor inteiro de 5 a 4096.
  • MaxBufSizeIndica os recursos alocados para o buffer, e bufsize indica os recursos necessários para armazenar o buffer. Dever ser usado somente valor inteiro de 5 a 4096.

O print abaixo demonstra um exemplo de configuração. Estas configurações podem ser diferentes para cada cliente. O ideal é começar com uma configuração um pouco mais moderada e aumentar gradativamente caso se faça necessário. Deixar os valores no limite superior dos mesmos pode evitar alguns erros, porém em contrapartida pode prejudicar o desempenho.

Após realizar qualquer alteração na aba Configuration, salve-a clicando na seta conforme print abaixo:

Após isto, será preciso reiniciar o BDE.

As configurações do BDE podem afetar diretamente as rotinas ainda em Delphi, rotinas migradas não terão relação com estes procedimentos e no modelo três camadas estarão sendo processados nos servidores de aplicação e JOB.

 


Informações
titlePara Mais Informações

COMUNIDADE  R@Tecnologia

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs: www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 8 – (Tecnologia), 2 – (Banco de Dados);