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  • Relatório - Conferência de INSS Patronal - Como validar divergências?

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Deck of Cards
idAgrupador Dados
Card
labelApresentação e Configuração do Relatório


O Relatório de Conferência de INSS Patronal está disponível tanto para clientes que utilizam o Middleware quanto para aqueles que usam o TAF Padrão.

Entretanto, para correta utilização dos relatórios de conferência é necessário algumas premissas:

  • RM e TAF atualizados
  • Configuração de servidor e porta APP e API no parametrizador do eSocial
  • Liberação de acesso ao menu do relatório nos perfis do usuário
  • Configuração do histórico de INSS no cadastro de seção


Nota

Na documentação abaixo constam todas as orientações e detalhamentos para uso do relatório:



Card
labelValidação de Divergências


Antes de executar e utilizar o Relatório de Conferência de INSS Patronal, sugerimos que seja validado o Relatório de Conferência de INSS/FGTS, avaliando os resultados individuais dos funcionários. 

Abaixo segue a documentação do Relatório de Conferência de INSS/FGTS para auxílio:


Somente após não constatar nenhuma divergência no relatório de INSS por funcionário, gerar o relatório patronal e realizar suas validações.


Deck of Cards
idValidação_Rel
Card
labelExportação do Relatório

Após gerar o Relatório de Conferência de INSS Patronal, o ideal é que seja realizada a exportação do relatório para, então, verificar as possíveis divergências apontadas.

Para realizar a exportação, basta clicar em "Exportar CSV":


Após, clique em "Abrir arquivo":


Será gerado um arquivo com a extensão ".CSV" trazendo uma divisão de abas, da seguinte forma:

  • Total Empresa: Traz os valores dos Card's totalizadores.
  • Estabelecimentos: Retorna os valores analíticos da parte de estabelecimentos do relatório.
  • Valores Estabelecimentos: Retorna os valores por códigos de receitas detalhados por estabelecimento.
  • Lotações: Retorna os valores analíticos da parte de lotações do relatório.
  • Valores Lotações: Retorna os valores das bases detalhados por lotação.


Card
label1 - Total Empresa


AVALIAR NECESSIDADE DESSA ABA

Card
label2 - Estabelecimentos

Na aba "2 - Estabelecimentos" do relatório exportado, serão apresentados os valores analíticos dos estabelecimentos.


Nos estabelecimentos listados, verifique a coluna "Divergente". Caso ela esteja com o valor "FALSO", significa que tanto a Folha quanto o RET (governo) estão com informações compatíveis. Caso o valor apontado na coluna "Divergente" seja "VERDADEIRO", verifique campo a campo qual das informações está incorreta e veja abaixo onde no sistema ajustar:


CNAE Folha

Abra o menu "Administração de Pessoal | Seções" e faça a edição da seção centralizadora correspondente. Valide na aba "RAIS / CAGED / eSocial" o campo "CNAE Preponderante".


CNAE RET

Abra o menu "eSocial | Fila de Eventos" e faça a edição do S-1005¹ vinculado à seção centralizadora correspondente. Verifique o valor gerado na tag "cnaePrep".


Alíquota RAT Folha

Abra o menu "Administração de Pessoal | Seções" e faça a edição da seção centralizadora correspondente. Valide na aba "Dados p/ INSS" o campo "%Acid.Trabalho".


Alíquota RAT RET


¹ Fique atento a possibilidade de existir mais de um S-1005 para a mesma seção, devido a data de início de vigência. Importante que seja validado o S-1005 que esteja vigente dentro do período de apuração selecionado na geração do relatório.