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titleCatálogo de Produtos
O que é um Catálogo de Produtos dentro do novo processo de importação do Portal Único?
  • O Catálogo de Produtos é uma ferramenta do Portal Único de Comércio Exterior que permite aos importadores registrar e manter um banco de dados de produtos e operadores estrangeiros. O objetivo é facilitar e agilizar o processo de importação, permitindo o reúso das informações em operações futuras. Cada produto é vinculado ao CNPJ da empresa e recebe um código de referência, que pode ser utilizado para preencher automaticamente informações em Declarações de Importação (Duimp) ou solicitações de licença de importação.

  • No Catálogo de Produtos, o importador fornece detalhes sobre o produto, como a classificação fiscal (NCM), descrição, atributos específicos e, se necessário, informações sobre o fabricante ou produtor. Esses dados são armazenados e podem ser reutilizados, evitando a necessidade de inserir repetidamente as mesmas informações em novas operações de importação.
Como incluir um cadastro de Catálogo de Produtos dentro do módulo SIGAEIC - Easy Import Control?
Preciso do certificado digital para integraratributos para o catálogo de produtos?                                                                                                                                                                                                                       
Como incluir o atributo para o catálogo de produtos ?                                                                                                                                                                                                                                                                       
  • O atributo é integrado a partir de uma API publica. Para saber comointegrar, consulte

O que fazer quando ocorre a seguinte mensagem na integração do Catálogo de Produtos?

O fabricante e o operadorestrangeirosão a mesmacoisa para o catálogo de produtos?                                                                                                                                                                                                               
  • No contexto do Catálogo de Produtos do Portal Único de Comércio Exterior, o termo "Operador Estrangeiro" pode se referir tanto ao fabricante quanto ao exportador do produto que está sendo importado. Portanto, o operador estrangeiro cadastrado no sistema pode ser a entidade que produziu o item (fabricante) ou a entidade que está vendendo e enviando o item para o Brasil (exportador).
  • Portanto, o fabricante e o operador estrangeiro podem ser a mesma entidade no caso de produtos importados diretamente do fabricante, ou podem ser entidades diferentes se, por exemplo, a mercadoria for comprada de um intermediário ou distribuidor que atue como exportador.
Como diferenciar um fornecedor de um fabricante para o catálogo de produtos dentro do Easy Import Control 
  • Ambos são cadastrados como operadores estrangeiros dentro do sistema, porém no catálogo de produtos o operador associado recebe a classificação de fabricante.
Como devem ser configuradososmodos de acessos das tabelas para o catálogo de produtos?
  • Recomenda-se que as tabelas estejam com o modo de acesso compartilhado para o catálogo de produtos, como para todas as rotinas de movimentações. É necessário que as tabelas relacionadas sejam configuradas adequadamente no sistema, seguindo as regras de atualização de dicionário de dados para compartilhamento de tabelas.                              

Ao integrar o catálogo de produtosfoiapresentada a mensagem de validaçãoinformando que existematributosinválidos para a NCM. O que fazer? 

  • Aorientação é que sejarealizadaaintegração com o ambiente de homologação; provavelmentehouveaintegração com o ambiente de produção e homologação, gerandoregistrosinconsistentesna base. 

Ao efetuar a integração do Catálogo de produtos o sistema retorna a seguinte mensagem: 

  • O sistema está indicando que existe atributos obrigatórios que não foram preenchidos.

    Para garantir a integridade dos dados e o funcionamento adequado do sistema, é essencial que todos os campos obrigatórios sejam devidamente completados.

    Passos para Correção:

    1. Acesse a pasta "Relação de Atributos" no sistema.
    2. Verifique a lista de atributos que são marcados como obrigatórios.
    3. Compare com os dados já inseridos e identifique quais atributos obrigatórios estão pendentes de preenchimento.
    4. Preencha todos os atributos que estiverem em branco e que são indicados como obrigatórios.
    5. Após preencher os campos faltantes, salve as alterações para atualizar as informações no sistema.
O que fazer ao retornar a mensagem de erro na integração do Catálogo de Produtos: "Erro de resposta da solicitação do token: 422" ?
  • A mensagem pode indicar as condições de acesso à API pelo usuário através do token utilizado na solicitação. Isso inclui a possibilidade de um erro durante a obtenção do token associado ao e-CPF ou uma restrição nas permissões do usuário que impede o registro de produtos no Catálogo do Portal Único.
  • Recomendamos que seja feito acesso diretamente no portal único utilizando o certificado digital e confirmando que ao menos uma operação foi concluída até o final, como por exemplo um cadastro de catálogo de produtos.

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