Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Este guia descreve como utilizar a ferramenta de Diagnóstico de Ambiente e Sistema.


Objetivo da Funcionalidade

Determinar se ambiente e sistema estão devidamente configurados e atualizados para um correto funcionamento do TAF.

 


Menu

Para a versão 11 do Protheus, esse item de menu deve ser incluído manualmente.

 No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/ Cadastro/ Menu (CFGX013) e informe a nova opção de menu do módulo TAF (SIGATAF), conforme instruções a seguir:

Menu

Miscelânea

Submenu

-

Nome da Rotina

Diagnóstico

Programa

TAFDIAG

Módulo

84 - TAF

Tipo

Function

Tabelas

-

 Na versão 12, o item estará disponível a partir da release 12.1.7.

 


Totvs Application Server 

A build deve ser igual ou superior a 7.00.131227A.

Para atualizar este recurso, é necessário:

Muito Importante!

Ao baixar a versão desejada de AppServer e SmartClient, fazer primeiramente um backup do binário atual, antes de sobrepor os arquivos com os recém baixados do portal.

 


Totvs DbAccess

A build deve ser igual ou superior a 20141119 - compilação de 08/04/2015 ou ultima disponível no portal. 

Para atualizar este recurso, é necessário:

Caso o TAF tenha sido utilizado com uma versão desatualizada do Totvs Dbaccess e o banco de dados utilizado seja ORACLE acesse o link abaixo para verificar os procedimentos que devem ser adotados para evitar problemas na utilização do produto:

http://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=233736548

 

Muito Importante!

Ao baixar a versão desejada do DbAccess, fazer primeiramente um backup da aplicação atual, para em seguida efetuar a atualização com o instalador recém baixado do portal.



LIB

Para o correto funcionamento do sistema é necessário efetuar a atualização do repositório de objetos com a última LIB disponibilizada na Central de Downloads.

Para atualizar este recurso, é necessário:

Muito Importante!

Ao baixar a versão desejada da LIB, fazer primeiramente um backup do RPO, para em seguida efetuar a aplicação do pacote recém baixado do portal.



TopMemoMega

Para efetuar a gravação em um campo MEMO ( binário ) com conteúdo superior a 500kb, deve ser habilitado o parâmetro TOPMEMOMEGA no arquivo .ini do appserver.

Maiores detalhes na página TOPMemoMega

 


Auto Recno

Trata-se de um novo recurso do DBAccess que o TAF vem a utilizar para ter maior performance no processamento das movimentações. Este recurso passa a usar o controle de auto-incremento do campo R_E_C_N_O_ pelo próprio SGBD, não mais pelo DBAccess.

Para que este recurso esteja funcionando corretamente, é necessário antes do primeiro acesso ao TAF ou a execução de qualquer processamento, verificar se o DBAccess está atualizado conforme pré-requisitos estabelecidos; sem este recurso habilitado, o sistema apresentará erros de execução forçando a descartar a instancia de SGBD criada e para criação de uma nova para ser utilizada com o DBAccess correto.

Para atualizar o DBAccess, é necessário baixar uma versão mais atual na Central de Downloads, e proceder com a atualização.

Maiores detalhes na página Auto Recno.



CLOB

Tipo de campo nativo do banco de dados que está sendo usado para emular um campo memo.

Maiores detalhes na página CLOB.



Dicionário

O Dicionário de Dados contém as estruturas das tabelas, campos e demais objetos que serão criados no banco de dados.

Para realizar a atualização do dicionário, é necessário ter o arquivo Diferencial (sdfbra.txt) contido no pacote de atualização e executar a ferramenta padrão de compatibilização da TOTVS, UPDDISTR.

 

Muito Importante!

Antes de atualizar o dicionário de dados com o Diferencial recém baixado, fazer um backup do sistema e banco de dados, já que o modelo de dados será alterado.


Marca TAF

Importante ressaltar que a Marca TAF visualizada no diagnóstico não necessariamente será a mesma Marca do ambiente Protheus em que o TAF está sendo utilizado. A Marca TAF representa o cenário do dicionário de dados somente em relação ao TAF.

Por exemplo: Nos casos onde o ambiente Protheus possui dicionário de dados com a marca 12.1.007 e a Marca TAF apresentada no Diagnóstico é 12.1.014, significa que ainda que o ambiente Protheus seja 12.1.007 o TAF contém todas as atualizações até a release 12.1.014.

Esta Marca não impede o acesso ao sistema, porém é importante que a Marca TAF RPO ( repositório de objetos ) e a Marca TAF Dic. ( dicionário de dados ) estejam sempre na mesma release.



RPO

O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.

Para realizar a atualização do repositório de dados, localize o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplique no ambiente do produto TAF, utilizando o TDS (Totvs Developer Studio).


Muito Importante!

Antes de atualizar o repositório de dados, fazer um backup do RPO atual.

Marca TAF

Importante ressaltar que a Marca TAF visualizada no diagnóstico não necessariamente será a mesma Marca do ambiente Protheus em que o TAF está sendo utilizado. A Marca TAF representa o cenário do dicionário de dados somente em relação ao TAF.

Por exemplo: Nos casos onde o ambiente Protheus possui repositório de objetos com a marca 12.1.007 e a Marca TAF apresentada no Diagnóstico é 12.1.014, significa que ainda que o ambiente Protheus seja 12.1.007 o TAF contém todas as atualizações até a release 12.1.014.

Esta Marca não impede o acesso ao sistema, porém é importante que a Marca TAF RPO ( repositório de objetos ) e a Marca TAF Dic. ( dicionário de dados ) estejam sempre na mesma release.



Layout de Integração

O layout de integração é utilizado para que todo o mecanismo de integração do TAF funcione corretamente, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto. A partir de janeiro de 2016, esse gerenciamento é através do programa TAFLayout.prw, não sendo mais necessário possuir o arquivo LAYOUT.DEF no diretório padrão SYSTEM.

Clique aqui para maiores detalhes sobre a atualização.



Autocontidas.taf

Arquivo que contém as tabelas auxiliares previamente alimentadas.

As tabelas auto-contidas são preenchidas automaticamente pelo sistema, como por exemplo o cadastro de Países, Estados e Municípios.

Sua atualização se dá através da Wizard de Configuração.

 


TAF com SGBD

O TAF está preparado somente para os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados homologados pela TOTVS.

Avaliar a lista através em http://tdn.totvs.com/display/tec/Plataforma+homologada+dos+produtos