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TUEEQ5_DT_MONITOR_INTEGRAÇÃO_ERP

Tela para monitoramento e identificação de possíveis inconsistências durante o processo de integração do SIGALOJA com o ERP Protheus (GRAVABATCH)

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Varejo.

Módulo:

SIGALOJA.

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA781

Monitor Integração ERP.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

LOJA781

Monitor Integração ERP.

LOJXFUNC

Integração ERP(GRAVABATCH).

Parâmetro(s):

MV_LJTIMEM

Tabelas Utilizadas:

SL1

Sistema(s) Operacional(is):

Windows.

Versões/Release:

11.80.13.

Versão Corrigida:11.80.13
Versão Expedida:11.80.13
Manutenções Versão 11.8Versão 11.80

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização do Monitor Integração ERP (LOJA781), que permite facilitar a identificação e correção das inconsistências ocorridas na integração das vendas com o ERP Protheus, após a gravação das tabelas no ambiente Controle de Lojas.

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDLO155 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client, digite nome UPDLO155 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina U_UPDLO155.
  2. No módulo configurador acesse Ambiente /Cadastros / Parâmetros.
    Verifique que o parâmetro MV_LJTIMEM é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

MV_LJTIMEM

Tipo:

N

Descrição:

Tempo minutos Refresh tela monitor vendas

Valor Padrão:

0

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SLQ - Cabeçalho Orçamento:

Campo

LQ_ERGRVBT

Tipo

C

Tamanho

130

Título

Erro GrvBat

Descrição

Erro GravaBatch

Obrigatório

N

Browse

S

Help

Informa a descrição do erro que ocorreu na integração ERP(GRVBATCH)

  • Tabela SL1 - Cabeçalho Orçamento:

Campo

L1_ERGRVBT

Tipo

C

Tamanho

130

Título

Erro GrvBat

Descrição

Erro GravaBatch

Obrigatório

N

Browse

S

Help

Informa a descrição do erro que ocorreu na integração ERP(GRVBATCH)

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

2.  Criação de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa LJ781A:

Alias

LJ781A

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

RE

Descrição

Status

Contém

SL1

Alias

LJ781A

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Codigo

Contém

LJ781F3SIT(@mv_par04)

Alias

LJ781A

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

xx

Alias

LJ781B

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

RE

Descrição

Filial

Contém

SM0

Alias

LJ781B

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Filial

Contém

LJ781F3FIL(@mv_par03)

Alias

LJ781B

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

xx

Alias

LJ782A

Tipo

1

Sequência

01

Coluna

RE

Descrição

Filial

Contém

SM0

Alias

LJ782A

Tipo

2

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

Filial

Contém

LJ782F3FIL(@mv_par03)

Alias

LJ782A

Tipo

5

Sequência

01

Coluna

01

Descrição

 

Contém

xx

3.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_LJTIMEM

Tipo

N

Descrição

Tempo minutos Refresh tela monitor vendas

Valor Padrão

0



Procedimento para Configuração

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJTIMEM

Tipo:

N

Cont. Por.:

0

Descrição:

Informe tempo minutos Refresh tela monitor vendas

Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJMMAIL
Tipo:C
Cont. Por.: 
Descrição:Email do Responsavel pela analise de vendas encontradas
pelo Monitor de PDVs pode separar por ponto
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJMOCFG
Tipo:C
Cont. Por.: 
Descrição:Configurações do Monitor de PDVs

 

 

2.  No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGALOJA, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Integração

Nome da Rotina

Mnt Integração ERP

Programa

LOJA781

Módulo

Controle de Lojas

Tipo

Sistema

Procedimento para Utilização

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações\Integração Mnt Integração ERP. (LOJA781).
  2. Informe os parâmetros necessários para o filtro e confirme.

    É possível realizar a filtragem dos dados a serem exibidos conforme imagem abaixo.
    A pesquisa de status de orçamento é dinâmica e considera somente os status que existentes na base de dados.
    A pesquisa de filiais exibe somente as filiais que o usuário possui acesso.
    É possível pesquisar na GRID pelo número do orçamento ou pela chave composta nr. doc + serie.


  3. É possível verificar qual inconsistência ocorreu na integração com as tabelas do ERP e permite alterar o status do registro para reprocessamento após um duplo clique no registro.


  4. Ou através da opção Reprocessar Todos, que reprocessa (via JOB GravaBatch) todos os registros que estão na tela com exceção dos registros que estão com status OK


  5. Navegue pelos registros e de duplo clique no registros que deseja e analisar e/ou reprocessar.
  6. Se necessário pode reprocessar todos os registros com erros contidos no filtro.