Child pages
  • S-2299/S-2399 - Como gerar Retificação de desligamento? (Novo Cálculo)
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A partir das Versões:

  • 12.1.23.225 
  • 12.1.24.169
  • 12.1.25.109

Objetivo:


       O objetivo deste documento é trazer informações de como é o processo do novo cálculo da retificação de desligamento, mostrando desde a parametrização até o seu cancelamento.



    Para a liberação do novo cálculo será necessário executar o script especifico "LB.2019.06_06 e LB.2019.07_11" no aplicativo  RM.Script.Executor.exe



    Acesse o menu Serviços Globais| Segurança | Perfis

    Selecione o sistema Folha de pagamento, edite o perfil desejado, vá em acesso aos menus e permita o acesso 02.01.05.09 Retificação da Folha de Pagamento

    Acesse o menu RH | Folha de Pagamento | Configurações | Parametrizador | eSocial | Configurações Gerais | Configurações Gerais 5/5

    Cadastre o período inicial que será apresentado na tela do processo de rescisão complementar e marque o parâmetro "Não lançar Liquido de retificação no envelope da competência Atual"


    Na rescisão complementar marque o parâmetro “Retificar rescisão”. A “Data de Último Movimento” e o parâmetro “Pagamento de verbas de natureza salarial ou não salarial devidas após o desligamento” ficarão desabilitados quando o parâmetro “Retificar rescisão” estiver marcado. Escolha o período de lançamento que será gravado no mês competência da rescisão, ou seja, será inserido novo período no mesmo mês em que a rescisão original foi calculada. Este período será por default o período selecionado no parametrizador (conforme aba parametrização).

    Observação:

    • A diferença entre outras verbas de natureza salarial ou não salarial devidas após o desligamento e a retificação da rescisão é que na primeira o evento será devido por exemplo na apuração de hora extra ou comissão após a rescisão e no segundo foi alguma verba paga incorretamente e deve ser retificada.
    • Quando ocorrer uma rescisão por dissidio sim e uma retificação de rescisão no mês competência, deverá ser lançado o calculo em períodos diferentes.


    O parâmetro “Período sequencial” deverá ser utilizado quando tem várias retificações em períodos diferentes. Marcando este parâmetro o sistema busca o maior período existente com retificação calculada e lança no período posterior.



    Cadastre o(s) evento(s) que deseja incluir ou alterar no período selecionado. Os eventos informados devem ser aqueles que se quer retificar. 

    Exemplo:

    Supondo que a competência atual está em dezembro, foi paga uma rescisão em março com aviso prévio de 30 dias e era devido 90 dias, cadastrado um evento de diferença com o valor para esse funcionário.

    Após o calculo da retificação o sistema irá realiza o lançamento dos eventos no período 10000 da competência retificada com data de pagamento da competência atual.

    Será gerado um gatilho do evento S-2299 – Desligamento no período de apuração do período original como retificação do envio anterior;

    Deverá ser gerado um gatilho no período atual do evento S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho referente ao pagamento dessa retificação.


    Na rescisão complementar quando é marcado o parâmetro “Calcular Somente Eventos Informados”, somente será calculado este evento que foi digitado.

    .

    Observação: 

    • A diferença entre outras verbas de natureza salarial ou não salarial devidas após o desligamento e a retificação da rescisão é que na primeira o evento será devido por exemplo na apuração de hora extra ou comissão após a rescisão e no segundo foi alguma verba paga incorretamente e deve ser retificada

    Marcar “Retificar rescisão” e escolher o período de lançamento que será gravado no mês competência do fator gerador da rescisão, ou seja, será inserido novo período no mesmo mês em que a rescisão original foi calculada antes da rescisão complementar. Este período será por default o período selecionado no parametrizador anteriormente.

    O parâmetro “Período sequencial” deverá ser utilizado quando tem várias retificações em períodos diferentes. Marcando este parâmetro o sistema busca o maior período existente com retificação calculada e lança no período posterior.

    Exemplo:

    Supondo que competência atual está em setembro, foi paga uma rescisão em junho com aviso prévio de 30 dias e era devido 90 dias.


    Após executar o processo de cálculo parametrizando conforme acima será gerado um gatilho do evento S-2299 – Desligamento no período de apuração do período original como retificação do envio anterior;

    Também será gerado o gatilho para retificar também o evento S-1210 - Pagamentos de Rendimentos do Trabalho no mês de apuração referente ao mês de pagamento da rescisão original

    E na ficha financeira do mês da rescisão original é inserido um período de acordo com o parametrizado no processo de rescisão complementar



    Para o cancelamento da retificação da rescisão é necessário marcar o parâmetro "Retificação folha/rescisão", selecione o período em que foi lançada a retificação da rescisão e informe a competência e o período que se quer cancelar.