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Índice


Pré-requisitos


Antes de iniciar uma instalação, certifique-se de que os procedimentos e requisitos abaixo foram preenchidos:


Passo a passo para a instalação da plataforma


A seguir, acompanhe o passo a passo para instalação da plataforma em Windows:

Importante!

Por questões de segurança orientamos não expor sua plataforma diretamente à internet. Para isso, será necessário criar uma rede DMZ juntamente com o protocolo HTTPS.


    • Na primeira tela o idioma da mídia de instalação deve ser selecionado.



    • Em Termo de Uso é exibido o contrato de licença do produto que contém os termos de uso, copyright e recomendações para a execução da instalação que deverão ser lidos atentamente.

    • Para prosseguir, assinale a opção Eu concordo com este contrato de licença e em seguida, clique em Próximo.


    • Em Instalação do Fluig informe se deverá ser realizada a instalação ou atualização da plataforma.
    • Mantenha assinalada a opção Instalar o Fluig.

    Dica

    Se ao invés de instalar um novo ambiente, você deseja atualizar uma instalação pré existente, acesse o Guia de atualização da plataforma.


    • Em Diretório de Instalação informe o diretório destino da aplicação. Por padrão a pasta de instalação será chamada "fluig" e ficará armazenada na unidade em que o sistema operacional está instalado. Por exemplo: "C:\fluig".

    Atenção!

    Não é permitida a instalação da plataforma em pastas cujo nome contenha acentuações e/ou espaços.




    • Em Dados do Servidor devem ser preenchidas as informações de acesso ao servidor Fluig.
    • O campo Endereço IP é preenchido automaticamente pelo instalador, porém confirme se este é o IP correto de acesso ao servidor, pois em um servidor com múltiplas interfaces de rede, a sugestão de endereço IP pode não ser a interface de rede principal.
    • Porta: porta do servidor que será utilizada para a execução da plataforma.

    A plataforma não permite o uso do "localhost" no campo Endereço IP. Para ambientes focados exclusivamente em desenvolvimento sobre a plataforma ou treinamento, recomendamos o uso do endereço "127.0.0.1" ou o hostname do servidor.


    • Em Banco de Dados selecione o banco mais adequado às suas necessidades.

    Importante

    O sistema gerenciador do banco de dados deve estar instalado e o banco ou instância deve ter sido previamente criado, conforme os pré-requisitos listados no início deste guia.



    • Nesta etapa informe os dados para conexão com o banco de dados.
    • Cada banco de dados possui uma configuração de conexão distinta, portanto confira abaixo as informações necessárias para cada um dos banco de dados e utilize o guia referente ao banco de dados selecionado anteriormente:

      Para o banco de dados MySQL, é necessário que a base seja criada conforme descrito em Configuração de banco de dados MySQL;

      Para configurar a conexão com um banco de dados MySQL, é necessário informar os seguintes dados:

      • Usuário: usuário utilizado para conexão com o banco de dados;

      • Senha: senha do usuário utilizado para conexão com o banco de dados;

      • Servidor: endereço do servidor;

      • Porta: porta lógica do servidor;

      • Banco: nome do banco de dados;


      Para o banco de dados SQL Server, é necessário que a base seja criada conforme descrito em Configuração do banco de dados SQL Server.

      Para configurar a conexão com um banco de dados Microsoft SQL Server, é necessário informar os seguintes dados:

      • Usuário: usuário utilizado para conexão com o banco de dados;

      • Senha: senha do usuário utilizado para conexão com o banco de dados;

      • Servidor: endereço do servidor;

      • Porta: porta lógica do servidor;

      • Banco: nome do banco de dados;

      • Instância: nome da instância do SQL Server;

      Para o banco de dados Oracle, é necessário realizar algumas configurações para inicialização da plataforma, conforme detalhes em Configuração do banco de dados Oracle.

      Para um banco de dados Oracle é necessário informar os seguintes dados:

      • Usuário: usuário utilizado para conexão com o banco de dados;

      • Senha: senha do usuário utilizado para conexão com o banco de dados;

      • Servidor: endereço do servidor;

      • Porta: porta lógica do servidor;

      • Banco: SID (Oracle System Identifier) da instância do banco de dados;


      • Em Configuração de E-mail os campos não são obrigatórios. Poderão ser informados o endereço do Servidor SMTP, a Porta SMTP e o E-mail do Remetente padrão para envio de notificações a respeito das ações tomadas na plataforma.
      • Caso o servidor SMTP exija autenticação é necessário assinalar a opção Servidor exige autenticação e informar um usuário e senha válido.


      • Em Tipo de Licenciamento escolha a opção mais adequada para seu ambiente:


      • Nesta etapa são oferecidas duas opções de licenciamento. Cada uma é configurada de forma diferente na plataforma.
      • Clique nas opções abaixo e verifique.


        Em Servidor de Licenças informe o endereço do Servidor de Licenças e Porta do Servidor de Licenças, para que a plataforma seja habilitada para uso. Esta configuração é válida para todas as empresas cadastradas. Os valores preenchidos podem ser editamos após a instalação através do painel administrativo da plataforma.

        Os valores preenchidos automaticamente pelo instalador são apenas uma sugestão e não apontam necessariamente para um servidor de licenças válido.

        Clientes cloud devem abrir um ticket para a Equipe de Atendimento Cloud TOTVS solicitando alteração do License Server.


        O Fluig Identity Partner é um novo modelo de licenciamento que utiliza o TOTVS Identity na nuvem para controlar o acesso à plataforma. Para que clientes atuais e novos utilizem o modo License Server.

        Sua configuração é realizada após acessar a plataforma, utilizando um usuário com perfil de administrador.


        • Em Servidor de Chat informe a URL do Servidor de Chat, a Porta do Servidor de Chat, a Porta para RealTime.
        • O mesmo servidor utilizado para a instalação da plataforma pode ser utilizado para a configuração do chat, basta informar o endereço IP preenchido no passo 5.

        O Servidor de Chat é responsável por atualizar a Central de notificações do usuário, sem que seja necessário atualizar toda a página da plataforma.




        • Na tela configuração Servidor de Indexação é possível configurar o servidor que será utilizado no processo de indexação dos documentos do repositório. Informar a URL do servidor. 



        • Neste momento, o instalador irá realizar uma verificação no servidor. Após a conclusão, clique em Próximo.


        • Neste passo o instalador informa os pacotes do sistema que serão instalados.
        • Em seguida, o instalador irá verificar a compatibilidade dos componentes de software existente no servidor e prepara a instalação com os dados informados anteriormente.


        • Os arquivos serão copiados para a pasta destino da instalação. Após a conclusão do processo de instalação, clique em Próximo.


        • Nesse passo o instalador exibe a execução dos processos externos e um relatório sobre a instalação do produto. O sistema será registrado como um serviço do Microsoft Windows. Clique em Próximo.


        • A instalação da plataforma é concluída com sucesso. Clique em Pronto para encerrar.

        Por questões de segurança é altamente recomendável efetuar a encriptação da senha conforme o procedimento informado nesta documentação.



        Inicialização da plataforma


        O Fluig será instalado como um serviço no Microsoft Windows. Para iniciar ou interromper a aplicação, acesse a partir do Menu Iniciar: Painel de ControleFerramentas AdministrativasServiços.

        Antes de iniciar os serviços do Fluig, é necessário alterar o usuário de inicialização. Os serviços fluig_Indexer, fluig_RealTime e fluig devem ser inicializados, nesta ordem, por um usuário que tenha privilégios de administrador no servidor onde fluig foi instalado. Para isso, siga os seguintes passos:

        1. Clique com o botão direito do mouse sobre um dos serviços do Fluig;
        2. Selecione a opção Propriedades;
        3. Selecione a aba Logon no topo da janela;
        4. Selecione a opção Esta conta e informe um usuário com privilégios administrativos no servidor.

        Esse procedimento deve ser realizado nos três serviços do Fluig. Uma vez concluída a configuração, inicie o fluig_Indexer, o fluig_RealTime e o fluig, nesta ordem.


        Para acompanhar o processo de inicialização, acesse a pasta de instalação da plataforma, navegue até o diretório appserver/domain/servers/fluig1/log e consulte o arquivo server.log. Quando a inicialização estiver concluída, a seguinte mensagem será exibida neste arquivo:

        INFO  [com.fluig.startup.service.FluigStartupBean] (EJB TIMER - 10) == Fluig is up and running right now.        ==


        Primeiro acesso


        Para informações sobre os próximos passos, que envolvem o primeiro acesso à plataforma, acesse a documentação Primeiro acesso após a instalação da plataforma.