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Requisitos de Hardware e Software do SST

Requisitos de Hardware e Software do SST


Requisitos de hardware e software no servidor e nas estações de trabalho


 1 Requisitos de Hardware e Software no Servidor


        O servidor de Banco de Dados do DSO pode ser Windows e deverá ser compatível com a versão do Oracle do cliente. Os requisitos abaixo consideram um servidor exclusivo com acesso para 50 conexões, outras configurações também são aceitas, mas com uma prévia avaliação da equipe técnica da TOTVS.

        Requisitos:

  •           Processador Intel Core™ de 2 núcleos
  •           Memória RAM 8 GB.
  •           Espaço disponível em disco 50 GB – não está contabilizada a instalação do Oracle.
  •           Oracle Server, versão a partir da 10g.

 

      OBS: Caso seja realizada a instalação Oracle Database Express Edition 10g Release 2, sugerimos a versão Oracle Database 10g Express Edition (Western European). Lembrando que esta versão possui capacidade de armazenamento, memória e acessos limitadas.


 2 Requisitos de Hardware e Software nas estações de trabalho

   O micro computador do DSO deve ser padrão Windows, homologamos o uso nas versões Windows 7 e Windows 10.

     Requisitos:

  •       Processador Intel i3 ou superior.
  •       Memória RAM 4 GB.
  •       Espaço disponível em disco 20 GB.
  •       Oracle Client nas estações.


OBS.: os módulos deverão ser configurados (após a instalação) com a opção de compatibilidade com Windows XP sp3 conforme figura abaixo.

OBS2.: o tamanho do texto não pode ser maior que 96ppp ou 100%

 

 3 Considerações Adicionais

  • O Servidor de banco de dados deverá estar em ambiente protegido e garantido contra quedas e picos de energia.
  • Possíveis alterações na estrutura física da empresa, ambulatório, etc., poderão ser sugeridas durante a fase de planejamento para otimização do processo.
  • Equipamentos de configuração inferior ao sugerido poderão ser avaliados para verificar se podem ser utilizados.
  • Para geração dos documentos de PCMSO e PPRA é necessária a instalação do Microsoft Office.


Instalação TOTVS Saúde e Segurança do Trabalho


Instalação do Sistema


Para instalar o SST siga as instruções apresentadas a seguir.


Saúde e Segurança do Trabalho é um sistema desenvolvido com arquitetura Cliente-Servidor. Se estiver rodando em rede, é preciso instalar o sistema em todos os computadores da rede. 

 1. Configuração do Banco de Dados

     Configuração do Servidor

             O primeiro passo para instalação do SST, é configurar sua base de dados. Para tanto, deve-se seguir os seguintes passos:

                    1. Criar um usuário no servidor Oracleversão 10g ou superior, com um Username e Senha a sua escolha;

                    2. Instalar o Oracle Client em todas máquinas que irão executar o SST. Testar o acesso através do aplicativo SQL Plus.


                      

 

  Criação da Base de Dados

     Importar a base de dados disponibilizada.

 2. Instalação do Programa

  • Para instalar o SST, você deve executar em cada máquina que utilizará o programa, o arquivo SST_Instalador_v12.exe que foi disponibilizado via FTP(ftp://ftp.poa.totvs.com.br/dso/LOTES/V12/Instalacao/). Siga os seguintes passos:

  • Instalar o SST como Administrador;
  • Após a execução do arquivo SST_Instalador_v12.exe, a tela Bem-vindo apresenta o instalador do SST. Para continuar a instalação, clique em Próximo ou se deseja instalar em um outro momento, pressione Cancelar;

  • Em Escolher local de destino, escolha o local de instalação. O SST sugere um local, mas é possível mudá-lo clicando em Procurar. Após a definição do local, clique em Próximo;

  • SST dará início a instalação do programa. Selecione os programas a serem instalados, conforme a tela mostrada abaixo, Selecionar Componentes. Para continuar a instalação, pressione Próximo duas vezes e o programa fará a instalação. Após o termino o programa pedirá para reinicializar.

  • Após a instalação do SST, copie os arquivos borlnddmm.dll e vclx40.bpl para a pasta C:\Windows\System32;
     
  • Após copiar os arquivosvamos configurar o BDE conforme o próximo assunto.

 

 3. Configuração do Acesso

    Configuração do BDE

         O SST utiliza o aplicativo Borland Database Engine (BDE) para acessar a base de dados no servidor Oracle. Ele pode ser instalado através da instalação ou configurado manualmente:

              1. Geralmente o aplicativo encontra-se instalado no seguinte diretório:

                  C:\Arquivos de Programas\Borland\Common Files\BDE\BdeAdmin.exe


               2. Aleta Configuration

                  DRIVERS \ NATIVE \ PARADOX

                   Net Dir  = c:\

                   Version = 3.0 ou 4.0 (deixar o Default)

                   Type = File

                  LangDriver = Pdox Ansi INTL

                  Block Size = 4096

                 Fill Factor = 95

                 Level = 7

                 StrictIntegrty = True


                  DRIVERS \ NATIVE \ ORACLE

                   Version = 4.0

                   Type = Server

                  Dll = SQL_ORA.DLL

                  Dll32 = SQLORA8.DLL

                  Vendor Init = OCI.DLL

                  Driver Flags = 'Vazio'

                  Trace Mode = 0

                  Batch Count = 200

                  Blob Size = 32

                  Blobs To Cache = 64

                  Enabled Bcd = False

                  Enabled Integers = True

                  Enabled Schema Cache = False

                  Lang Driver = Borland PTG Latin-1

                  List Synonyms = Private

                  Max Rows = -1

                  Net Protocol = TNS

                  Object Mode = True

                  Open Mode = Read/Write

                  Rowset Size = 0

                  Schema Cache Dir = 'Vazio'

                  Schema Cache Size = 8

                  Schema Cache Time = -1

                  Server Name = 'Vazio'

                  Sqlpassthru Mode = SharedAutocommit

                  Sqlqrymode = Server

                  UserName = 'Vazio'

              

                  SYSTEM \ INIT

                  Auto ODBC = False

                  Data Repository = Borland Data Dictionary

                  Default Drive = Paradox

                  LangDriver = Pdox Ansi  INTL

                  Local Share = True

                  Low Memory Usage Limit = 32

                  Max BufSize = 4096

                  Max File Handles = 100

                  Mem Size = 16

                  MinBufSize = 128

                  MTS Pooling = False

                  SharedMemLocation =  'Vazio'

                  SharedMemSize = 2048

                  SysFlags = 0

                  Version = 4.0 (deixar default)


                  SYSTEM \ FORMATS \ DATE

                  FourDigitYear = True

                  LeadingZerod = True

                  LeadingZerom = True

                  Mode = 1

                  Separator = /

                  YenBiased = True


                  SYSTEM \ FORMATS \ TIME

                  AmsMing = Am

                  MilSeconds = False

                  PmStrings = Pm

                  Seconds = True

                  TwelveHour = False

                  SYSTEM \ FORMATS \ NUMBER

                  DecimalDigits = 2

                  Decimal Separator = ,

                  Leading Zeros = True

                  ThousandSeparator = .



 3. Aleta Databases


                  PERSONAL

                  Type = Standart

                  Default Driver = Paradox

                  Enabled Bcd = False

                  Path = <Colocar o caminho do diretório Tables do SST na máquina local

                  Ex. C:\Arquivos de Programas\SST\Tables>


                  PMedOracle

                  Type = Oracle

                  Bach Count = 200

                  Blob Size = 32

                  Blobs To Cache = 64

                  Enabled Bcd = False

                  Enabled Integers = True

                  Enabled Schema Cache = False

                  Lang Driver = Borland PTG Latin-1

                  List Synonyms = Private

                  Max Rows = -1

                  Net Protocol = TNS

                  Object Mode = True

                  Open Mode = Read/Write

                  Rowset Size = 20

                  Schema Cache Dir = 'Vazio'

                  Schema Cache Size = 8

                  Schema Cache Time = -1

                  Server Name = 'Vazio'

                  Sqlpassthru Mode = Shared Autocommit

                  Sqlqrymode = Server

                  UserName = 'Vazio'


 4. Configuração do Usuário

      Este é o primeiro passo para a execução do SST. O sistema utiliza apenas um usuário Oracle em sua execução.

      Para configurar o usuário Oracle que será utilizado pelo SST, execute o aplicativo ConfigSQLLoginIni.exe, que se encontra na pasta de Instalação do SST com o ícone .

      Clicando em NOVO, você deve informar o nome do servidor onde está instalado a base de dados do SST, o Username e Password.


 5. Executar o SST como Administrador na primeira execução de cada módulo; 


 6. Entrando no Sistema

Para testar o SST entre no Atendimento Clínico e entre com o usuário que está na tela abaixo e senha em branco e após o acesso ao programa, clicar em paciente e sair do programa:



Atualização do Sistema

Atualização do Sistema


Para Atualizar o SST siga as instruções apresentadas a seguir. 

Saúde e Segurança do Trabalho é um sistema desenvolvido com arquitetura Cliente-Servidor. Se estiver rodando em rede, é preciso atualizar o sistema em todos os computadores da rede.


 1. Atualização do Sistema

  • Para atualizar o SST, você deve executar em cada máquina que utiliza o programa, o arquivo SST_Atualizador_v12.1.7.exe que foi disponibilizado via FTP(ftp://ftp.poa.totvs.com.br/dso/LOTES/V12/Atualizacao/). Siga os seguintes passos:

  • Atualizar o SST como Administrador;
  • Após a execução do arquivo SST_Atualizador_v12.1.7.exe, a tela Bem-vindo apresenta o atualizador do SST. Para continuar a atualização, clique em Próximo ou se deseja atualizar em um outro momento, pressione Cancelar;

  • Em Escolher local de destino, escolha o local de atualização. O SST sugere um local, mas se o SST foi instalado em outro lugar, apontar para a respectiva pasta clicando em Procurar. Após a definição do local, clique em Próximo;


  • SST dará início a atualização do programa. Selecione os programas a serem atualizados, conforme a tela mostrada abaixo, Selecionar Componentes.Para continuar a atualização, pressione Próximo duas vezes e o programa fará a atualização. Após o termino o programa pedirá para reinicializar.



      Na pasta de instalação do SST, existe uma pasta 'Script', nela estão os scripts de atualização da base de dados. Executar os scripts da versão em que o sistema estava até a versão do atualizador. Por exemplo: se o sistema estava na versão 11.8.0.7, executar o script da versão 11.8.0.7 até a versão do Atualizador (12.1.16.x)


Atualização Automática

Atualização Automática

1. Atualização Automática

  O programa “PmwUpd.exe” juntamente com os arquivos “PmwUpd.ini” e “PmwUpdSrv.ini”, auxiliam na atualização do SST.

  O arquivo “PmwUpdSrv.INI” fica salvo no servidor dentro da pasta SST, neste arquivo ficará a relação dos executáveis e dll’s que serão atualizadas, conforme figura abaixo:



  O arquivo “PmwUpd.ini” fica salvo no computador do usuário, este arquivo aponta para a pasta onde ficam os arquivos do SST e também o arquivo “PmwUpdSrv.INI”.



  O executável “PmwUpd.exe” ficará disponível no computador do usuário, onde poderá ser executado manualmente ou poderá ser colocado na inicialização do sistema e fará a verificação de nova versão a cada login efetuado.




Atualização SO Web

Atualização do Sistema SO Web


Para Atualizar o SST siga as instruções apresentadas a seguir. 

 1. Atualização do Sistema

  • Para atualizar o SST, você deve executar em cada máquina que utiliza o programa, o arquivo SST_AtualizadorWEB_v12.1.7.x.exe que foi disponibilizado via FTP(ftp://ftp.poa.totvs.com.br/dso/LOTES/V12/Atualizacao/). Siga os seguintes passos:

  • Atualizar o SST como Administrador;
  • Após a execução do arquivo SST_AtualizadorWEB_v12.1.7.5.exe, a tela Bem-vindo apresenta o atualizador do SST. Para continuar a atualização, clique em Próximo ou se deseja atualizar em um outro momento, pressione Cancelar;

  • Em Escolher local de destino, escolha o local de atualização. O SST sugere um local, mas se o SST foi instalado em outro lugar, apontar para a respectiva pasta clicando em Procurar. Após a definição do local, clique em Próximo;


Obs: 

  • Caso não seja o caminho padrão, informar o destino do serviço do RM(Server);
  • Caso não seja o caminho padrão, informar o destino dos relatórios(Report);
  • Caso não seja o caminho padrão, informar o destino das páginas Web(Pages);


  • SST dará início a atualização do programaPara continuar a atualização, pressione Próximo e o programa fará a atualização. Após o termino o programa pedirá para reinicializar.


Como identificar as pastas de atualização do SO Web



1. Identificar pastas para atualização do SST Web


Para descobrir a pasta do Server que tem que ser indicada no atualizado, devê-se entrar nos serviços > Selecionar o Serviço RM.Host.Service > Clicar com o botão direito. O Caminho vai estar no campo “Path Executable”


Para descobrir a pasta dos relatórios(Report), deve-se entrar no IIS > Selecionar o Report > E no canto direito ou botão direito clicar em “Advanced Settings...”. A pasta vai estar no campo Physical Path.


Para descobrir a pasta das Pages deve-se entrar no IIS > Selecionar o Web(Ou outro nome) > E no canto direito ou botão direito clicar em “Advanced Settings...”. A pasta vai estar no campo Physical Path.



Instalação SOWeb

Instalação do Sistema 


Para instalar o SOweb siga as instruções apresentadas a seguir.


 1. Servidor de Aplicação

    Premissas

  •  Instalação do Client Oracle
  •  Copie arquivo do pacote, local sugerido C:\, e realize a sua extração

    Procedimentos para instalação   

  • Execute o arquivo de script (transferir o conteúdo do arquivo para um interpretador de comandos DML apontando para a base de dados na qual se deseja instalar) localizado na pasta “\Scripts” do pacote, com o nome                                       “script_<versão_pacote>. Sql” (ex.: script_11900.sql).
  • Copie os arquivos da pasta “\Bin” para o diretório onde se deseja realizar a instalação, local sugerido C:\Arquivos de Programas\TOTVS SST Server\ - indicamos sua criação.
  • Altere arquivo Alias.dat da seguinte forma:

                  i. Altere o conteúdo da chave “DbServer” para o endereço e serviço de banco de dados.
                  ii. Altere o conteúdo das chaves “UserName” e “Password” para usuário e senha do banco de dados respectivamente.

                 

  • Configure no arquivo de configuração o diretório de instalação do sistema. Para isso é necessário abrir o arquivo RM.Host.exe.config e na chave “ActionsPath” informar o diretório para onde os arquivos foram copiados.

  • Configure a inicialização do Windows para que o arquivo RM.Host.exe, presente na pasta “\Bin” do diretório de instalação, seja executado quando o Windows for iniciado.

  • Execute o arquivo RM.Host.exe. Verifique nas imagens abaixo os status de execução, após sua finalização, a próxima etapa será a configuração do servidor web.

2. Servidor de Aplicação como serviço do Windows

    Premissas

  • Instalação do Client Oracle
  • Copie arquivo do pacote, local sugerido C:\, e realize a sua extração.

   Procedimentos para instalação

  • Execute o arquivo de script (transferir o conteúdo do arquivo para um interpretador de comandos DML apontando para a base de dados na qual se deseja instalar) localizado na pasta “\Scripts” do pacote, com o nome “script_<versão_pacote>. Sql” (ex.: script_11900.sql).
  • Copie os arquivos da pasta “\Bin” para o diretório onde se deseja realizar a instalação, local sugerido C:\Arquivos de Programas\TOTVS SST Server\ - indicamos sua criação.
  • Altere arquivo Alias.dat da seguinte forma:

              i. Altere o conteúdo da chave “DbServer” para o endereço e serviço de banco de dados.

              ii. Altere o conteúdo das chaves “UserName” e “Password” para usuário e senha do banco de dados respectivamente.


  • Configure no arquivo de configuração o diretório de instalação do sistema. Para isso é necessário abrir o arquivo RM.Host.Service.exe.config e na chave “ActionsPath” informar o diretório para onde os arquivos foram copiados (Figura 2).
  • Execute o arquivo RM.Host.ServiceManager.exe e informe a forma em que o serviço será configurado, recomendamos que use “Informar usuário e senha específicos” e informe um usuário e senha de usuário administrador, pois algumas “Polices” de segurança afetam o funcionamento de serviços que não estejam vinculados a um administrador.

  • Ainda na mesma tela (Figura 6) instale e inicie o serviço.
     

 3. Servidor Web

    Premissas        

  • Realizar passos previstos no tópico “Servidor de Aplicação”.
  • Instalação do IIS (Gerenciador de Serviços de Informações da Internet).
  • Instalação do WebMatrix da Microsoft.
  • Instalação do .Net Framework 4.0.

   Sugestões

  • Verifique se ao instalar o .Net Framework 4.0 o mapeamento para extensão cshtml foi criada (Site >>Handler Mappings).

  • Verifique se ao instalar .Net Framework 4.0 foi criado o “MIME type” para o tipo de arquivo “cshtml” (Site>> MIME Types).


  • Dependendo da configuração do seu IIS e do seu servidor pode ser necessário configurar o “Directory Browsing” de seu site como “enable”.

4. Procedimentos para Instalação

  1. Copie os arquivos da pasta “\Web” do diretório onde o pacote foi extraído para o diretório no qual se deseja configurar o site.
  2. Configure um site, no IIS apontando para o diretório para o qual os arquivos da pasta Web foram copiados.
  3. Ressaltamos que é necessário dar acesso ao usuário de o IIS (“IUSR” ou “IIS”) com controle total ao diretório para o qual os arquivos da pasta Web foram copiados.
  4. Configure o arquivo web.configs apontando para servidor de aplicação configurando o valor das chaves “Port” e “Host” com a porta usada pelo servidor de aplicação, 8050, e o “IP” da máquina onde está o servidor de aplicação conforme imagens abaixo.

5. Configuração de Serviços

Configuração de serviço de relatórios.

  1. Copie os arquivos da pasta “\Serviços\Report\” para um diretório no servidor Web, sugerimos que seja no mesmo diretório do site.
  2. Caso o servidor Web não seja a mesma máquina do servidor de aplicação é necessário no seu Web.config fazer a configuração ode apontamento conforme a figura 9.
  3. Publique o serviço como aplicação (apontando a nova aplicação para o diretório “Report” copiado, no seu IIS com o nome de report.
  4. Para que a aplicação acesse corretamente o serviço é necessário a configuração de seu endpoint no Web.Config do site.

Configuração de serviço de autorização.

  1. Copie arquivos da pasta “\Serviços\Autorização\” para um diretório no servidor Web, sugerimos que seja no mesmo diretório do site.

  2. Caso o servidor Web não seja a mesma máquina do servidor de aplicação é necessário no seu Web.config fazer a configuração ode apontamento conforme a figura 9.

  3. Observação: Este serviço é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada cliente, por isso é necessário a o configurá-lo solicitar à TOTVS as informações de endereçamento para o mesmo.
  4. Publique o serviço como aplicação (apontando a nova aplicação para o diretório “Autoização” copiado, no seu IIS com o nome de autorizacao.


Configuração de serviço de E-Mail.

  1. Copie os arquivos da pasta “\Serviços\E-mail\” para o diretório onde se deseja realizar a instalação, sugerimos que seja no mesmo servidor do servidor de aplicação.
  2. Depois é necessária a execução da instalação do serviço via prompt. Assim, abra o prompt e digite o seguinte comando:
  3. Para confirmar a instalação acesse o menu Iniciar >> Painel de Controle >> Ferramentas Administrativas >> Serviços e procure pelo serviço GuiaEmail.







  • Sem rótulos