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Contas a Receber - Modelo 1 / Modelo 2 - Geração do Arquivo de Remessa

Produto:

Microsiga Protheus V12

Rotina:

FINA150

Passo-à-Passo:

Primeiro passo para geração do arquivo de remessa é necessário que tenha pelo menos 1 título a receber, em borderô com alguma carteira "DEFINIDA" ( Pode ser usado como exemplo a Carteira Simples - 1 )

Para gerar o Arquivo de Remessa a ser enviado ao Banco, acesse:

Módulo "06" Financeiro (SIGAFIN) > Atualizações > Comunicação Bancária > Arquivo de Cobrança.

Na Primeira tela terão que ser definidos os Parâmetros para geração da remessa, sendo eles:

Do Borderô? → Número Inicial do Borderô à ser considerado no Processo.

Até o Borderô? → Número Final do Borderô à ser considerado no Processo.

Arquivo de Config.? → Diretório onde está localizados o Arquivo de Layout parametrizado para Remessa.

Arquivo de Saída? → Diretório onde será salvo o Arquivo de Remessa gerado.

Código do Banco? → Informar o código do banco que o Borderô foi gerado.

Código da Agencia? → Referente ao código do Banco informado.

Código da Conta? → Referente ao código do Banco Informado.

Código da Sub-Conta? → Código definido no cadastro de parâmetros de bancos (FINA130) referente ao banco informado.

Configuração CNAB? → Informar qual modelo será processado. (Modelo 1 = 150,400 e 500 Posições | Modelo 2 = 240 Posições)

Considera Filiais? → Definir se o arquivo gerado será apenas com registros da Filial logada.

Filial de? → Informar o código inicial da Filial que desejar. (Considera Filiais = Não, o sistema não considera essa pergunta)

Filial até? → Informar o código final da Filial que desejar. (Considera Filiais = Não, o sistema não considera essa pergunta)

Quebra por linha? → Considerada no Modelo 2, define o nível de quebra da linha totalizadora, se por: Cliente - Borderô - Não quebra

Seleciona Filiais? → Define se antes de iniciar a geração do arquivo o usuário deseja selecionar as Filiais a serem consideradas no processo.


Após informado devidamente os parâmetros acima, Clique em "OK".

Feito isso, o arquivo será gerado no diretório definido no Parâmetro: Arquivo de Saída?

Observações:

Para inserir o botão de "Pesquisa" nos Parâmetros: Arquivo de Config.? e Arquivo de Saída? segue o passo-à-passo abaixo:

Primeiramente é necessário descobrir qual o grupo de perguntas que esses parâmetros estão vinculados, para isso Clique no campo Arquivo de Config.? e Pressione "F1":

Será apresentado o HELP do campo e o Nome do Grupo ao qual pertence, no caso o nome do Grupo é "AFI150" o número "03" se refere a qual posição a pergunta está.

Para incluirmos o botão de pesquisa acesse: CONFIGURADOR (SIGACFG) > BASE DE DADOS > DICIONÁRIO > BASE DE DADOS > PERGUNTAS:


Clique na "LUPA" para pesquisar a pergunta "AFI150"


Depois Clique em "EDITAR"



Na Coluna ORDEM, localize as "3" e "4" que se referem as perguntas: Arquivo de Config.? e Arquivo de Saída? e altere na coluna OBJETO de "EDIT" para "FILE" e selecione SERVIDOR disponibilizar somente a pasta DATA do Protheus, ou SERVIDOR / LOCAL para disponibilizar a pasta DATA e o C: da Unidade de memória Local:


Feito isso, Clique em "OK" > "SALVAR"


Obs: Caso já esteja com a rotina FINA150 (Arquivo de Cobrança) aberta será necessário sair e entrar novamente para que as alterações efetuadas entrem em funcionamento.


*****************************************ATENÇÃO********************************************

Passo-a-passo acima serve para as rotinas - FINA150, FINA200, FINA420 e FINA430.


Veja Mais:CNAB - Funções e Variáveis
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