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INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE BANCO DE DADOS - PEP 2.0


Versão Produto

12.1.18 ou superior

SGBD

Oracle


Observação:

  • Na instalação e configuração do banco de dados serão utilizados valores padrões para o produto;
  • É importante realizar uma avaliação técnica do ambiente onde o produto irá ser instalado e utilizado;
  • Dependendo da utilização e dos recursos disponíveis, o produto pode ter variância de performance;


Nesse manual serão utilizados scripts que se encontram no instalador baixado na Central de Downloads:

  • Link Central de Downloads: 
  • Caminho dos scripts: PRE_REQ/Banco de Dados/Oracle


Sumário:

  1. Versão, Configurações Gerais e Parametrizações
  2. Configuração de Tablespaces
  3. Configuração de Role e Usuários
  4. Criação de Trigger de Logon
  5. Importação de Base Modelo

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1. Versão, Configurações Gerais e Parametrizações


Esse manual trata da instalação do PEP utilizando banco de dados de tecnologia Oracle.

  • Versões homologadas: 11g Standard ou Enterprise e posteriores;

Após instalação do software Oracle, será necessária a criação e configuração da instância de banco de dados que será utilizada pelo PEP. A instância poderá ser criada através de interface gráfica (DBCA) ou via linha de comando, aplicando todos os scripts necessários (arquivos dbca.bat ou sqlplus.exe no diretório $ORACLE_HOME/BIN).

Na criação do banco de dados, serão configurados os parâmetros de inicialização da instância. Seguem abaixo algumas configurações e parâmetros de inicialização com valores sugeridos para o banco de dados PEP. Esses valores podem sofrer alterações conforme o ambiente instalado o banco de dados, e a demanda de conexões da aplicação.


Configurações Gerais (Obrigatório):

Character Set

WE8MSWIN1252

nls_language

'BRAZILIAN PORTUGUESE'

nls_territory

'BRAZIL'


Parâmetros de Inicialização (Variável conforme demanda de conexões e ambiente):

Parâmetro

Valor Mínimo Sugerido

open_cursors ¹

1000

processes ¹

550

sessions ¹

500

job_queue_processes

100

sga_target ¹

10G

pga_aggregate_target ¹

4G

memory_target ¹ ²

14G


¹ Dimensionar conforme ambiente e demanda.

² Em caso de ativação do Gerenciamento Automático de Memória, é necessário utilizar o parâmetro “memory_target”, colocando a quantidade de memória total disponível para a instância (parâmetros “sga_target” + “pga_aggregate_target”)

2. Configuração de Tablespaces


O banco de dados do PEP possui duas tablespaces, onde são separados os segmentos de tabelas e índices. Por padrão, cada tablespace é criada com um datafile correspondente, com o valor de 1GB, com extensão automática ativada, que é o suficiente para a carga inicial na instalação. Essa configuração pode ser alterada conforme necessidade e estratégia criada pela equipe de DBA que irá implantar o sistema. Pode-se, por exemplo, criar mais de um arquivo para cada tablespace e alocá-los em discos diferentes dentro do servidor de banco de dados.


Para criação das duas tablespaces, será necessário utilizar usuário com privilégio de DBA, na execução dos comandos utilizando o SQLPLUS ou alguma outra ferramenta de gerenciamento de banco de dados.


Por padrão, os datafiles das tablespaces ficarão no mesmo diretório dos demais datafiles criados no momento da instalação do banco de dados. Esse diretório pode ser localizado na consulta SQL abaixo (executar com usuário com permissões DBA):

select file_name from dba_data_files;


Nomes sugeridos para Tablespaces do PEP (podem ser alterados, caso necessário):

  • Tablespace para dados: TS_PEP_DATA
  • Tablespace para Índices: TS_PEP_INDEX


Para criação das tablespaces:

  1. Script: 1-PEP-Oracle-CriaTablespaces.sql
  2. Abrir script e alterar parâmetro [CAMINHO_DATAFILES] para o caminho onde ficarão os datafiles do banco de dados no servidor. Se atentar para possíveis ajustes no caminho em relação ao sistema operacional utilizado.
  3. Executar script com usuário com permissões DBA.

3. Criação de Role e Usuários


Após a criação e configuração do banco de dados e das tablespaces do PEP, será necessário a criação dos usuários que a aplicação utilizará:

  • Role: Role com permissões para usuário Owner.
  • Usuário Owner: Usuário que detém o schema com todos os objetos do banco de dados (tabelas, views, procedures, etc).
  • Usuário Consulta: Usuário que só tem permissão de acesso aos objetos do usuário Owner. A aplicação vai utilizar este usuário para conectar com o banco de dados. Usuário não deverá ter permissões para criar ou alterar estruturas de objetos, apenas acessar para leitura ou escrita de dados.


Nomes sugeridos:

  • Role: OWNER_ROLE
  • Usuário Owner: PEP
  • Usuário Consulta: CONS_PEP


Os scripts abaixo deverão ser executados a partir de um usuário com permissões DBA.

    1. Script: 2-PEP-Oracle-CriaUsuarios.sql
    2. Abrir script e alterar parâmetros:
      1. [SENHA_USER_OWNER]  - Senha do usuário owner
      2. [SENHA_USER_APP] - Senha do usuário de aplicação
    3. Executar script com usuário com permissão DBA;

Obs: A senha do Usuário de Aplicação será utilizada nos arquivos de configuração da aplicação.


3. Criação de Trigger de Logon


As triggers de logon são necessárias para alterar alguns comportamentos dos usuários da aplicação no momento de conexão com o banco de dados.

Necessário executar com usuário com permissões DBA os comandos abaixo:

  1. Script: 3-PEP-Oracle-CriaTriggers.sql
  2. (Opcional) Caso os usuários tenham sido criados com nomes não-padrão, é necessário ajustar no script.
  3. Executar script.

4. Importação da base


A importação dos objetos do banco de dados é executada através do comando IMPDP (utilitário Data Pump Import), onde serão importados os objetos de um arquivo com extensão “.dmp”. Esse arquivo precisa ser colocado em um diretório do Oracle no servidor de banco de dados para ser acessado pela ferramenta de importação.


Verificar diretórios disponíveis:

select directory_name, directory_path from dba_directories;


Obs: Importante verificar qual a versão do utilitário Data Pump está utilizando. Vai depender da versão do Oracle Client instalada. É necessário estar na mesma versão do banco de dados ou em versão inferior.


Configurações do Dump enviado:

Obs: Os nomes dos usuários no dump de importação seguem o modelo PEP_[VERSAO] e CONS_PEP_[VERSAO].

Ex.: PEP_121200 e CONS_PEP_121200 (Versão 12.1.20.0).


Dados do Dump enviado:

  • Exportado através do utilitário EXPDP (DataPump);
  • BD Versão: Oracle Database Enterprise Edition Release 11.2.0.3.0
  • Usuário Owner: PEP_[VERSAO]
  • Usuário Consulta: CONS_PEP_[VERSAO]
  • Tablespace para Dados: TS_PEP_DATA
  • Tablespace para Índices: TS_PEP_INDEX
  • Versão compatível: 10.2 ou superior


Para importação do dump, o executável IMPDP deve ser executado na janela de comando do Windows (cmd.exe), apenas alterando os parâmetros conforme configuração do ambiente (usuário/senha, instância e diretório onde foi copiado o dump).


Sintaxe do comando IMPDP (executar em linha única, no prompt de comando do sistema operacional):

  1. Script: 4-PEP-Oracle-Importação.txt
  2. Abrir script e alterar parâmetros:
    1. USER - Usuário com permissões DBA, que vai realizar a importação;
    2. PWD - Senha do usuário com permissões DBA
    3. DBSERVER - Servidor de banco de dados
    4. DATABASE - Instância ou nome do serviço do banco de dados
    5. OLD_USER1 - Usuário Owner do dump - Padrão "PEP_[VERSAO]"
    6. OLD_USER2 - Usuário de Aplicação do dump - Padrão "CONS_PEP_[VERSAO]"
    7. NEW_USER1 - Usuário Owner que será utilizado no ambiente - Padrão "PEP"
    8. NEW_USER2 - Usuário de Aplicação que será utilizado no ambiente - Padrão "CONS_PEP"
    9. DIR_NAME - Diretório do Oracle onde será colocado o arquivo de dump a ser importado;
    10. DUMP_FILE_NAME - Nome do arquivo com extensão ".dmp"
  3. Comando IMPDP deve ser executado dentro do terminal. 
    Obs: Dependendo da versão do Oracle Client, o utilitário IMPDP não é instalado. Por isso, o ideal é que o IMPDP seja executado diretamente no terminal do servidor de banco de dados pelo DBA ou consultor técnico responsável pela configuração do ambiente.
  4. Após conclusão do processo, verificar log de importação criado no diretório indicado no comando.



  • Sem rótulos