O objetivo em facilitar a comunicação, que seja rápida, segura e simultânea, que permite a comunicação entre os Professores para Comunidade Acadêmica e Alunos/Responsáveis para Professores.



Para acessar a funcionalidade, o perfil deverá ter a permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais 


A TOTVS orienta criar um perfil para cada Perfil de usuário.


Perfil: Alunos para os Professores (da Turma/disciplina)                                                  Perfil: Pais para os Professores (da Turma/disciplina)

            


Perfil: Pais para os Professores                                                                                             Perfil: Responsável Acadêmico para os Professores   

              


Perfil: Responsável Financeiro para os Professores                                                         Perfil: Professores para os: Alunos, Pais (Pais e/ou Mãe), Responsáveis Acadêmicos e Financeiros

            


O envio de mensagem é classificado por perfil, onde a instituição, poderá definir para qual perfil de usuários que poderão efetuar a troca de Mensagens/ Comunicados. É necessário configurar o usuário / senha do Banco de Dados que tenha acesso as tabelas do Educacional. O perfil deverá ter a permissão em  Serviços Globais | Segurança | Acesso | Código de Acesso | eduCONNECT

Para os clientes que NÃO utilizam o Protocolo HTTPS é necessário alterar a tag: RequiredSSLMsgPessoal para false no Web.config do TOTVS Educa Mobile. 


A TOTVS recomenda utilizar o protocolo HTTPS no produto TOTVS Educa Mobile.

Ambientes com Load Balance

Em ambientes com Load Balance, Proxy Reverso ou qualquer outro programa que redirecione a requisição do aluno para outro servidor da instituição que esteja instalado o Educa Mobile, a TAG 'RequiredSSLMsgPessoal' deverá estar como false, uma vez que a requisição interna que chegará ao Educa Mobile será HTTP.

O usuário deverá parametrizar as configurações de anexo para o "Portal Gestão Educacional" e "eduCONNECT | Mensagens Pessoais" em: TOTVS Gestão Educacional | Configurações | Parâmetros | Mensagens Pessoais


Para o envio de anexo, caso o usuário tenha pelo menos um perfil habilitado para o envio de anexo, o ícone referente a essa funcionalidade será habilitado.


O Envio de arquivos (Foto / Documento) está atrelado a cada perfil de envio de mensagens para um grupo de usuários em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | "Sistema" Educacional | eduCONNECT | Mensagens Pessoais | Enviar anexo


Perfil: Alunos para os Professores (da Turma/disciplina)                                                    Perfil: Pais para os Professores (da Turma/disciplina)

            


Perfil: Pais para os Professores                                                                                             Perfil: Responsável Acadêmico para os Professores   

              


Perfil: Responsável Financeiro para os Professores                                                         Perfil: Professores para os: Alunos, Pais e Mães, Resp. Acadêmicos e Financeiro

            

O sistema irá listar apenas as turma/disciplinas conforme a regra:

  • O Período letivo, estiver com a opção "Exibe no Portal" marcada;


Turmas/disciplinas gerenciais e gerenciadas

A exibição das turmas/disciplinas gerenciais e/ou gerenciadas, seguirá a mesma condição do parâmetro: Educacional | Configurações | Parâmetros | Geral 1/6 | Utilizar turma/disciplina gerencial na digitação de notas, faltas, avaliação, frequência diária, plano de aula, upload de materiais no portal e mensagem pessoal no Meu eduCONNET.

  • Se o parâmetro marcado: Será exibido apenas a turma/disciplina gerencial: Será exibido a relação de alunos matriculados (com usuários gerados) nas turmas gerenciadas.
  • Se o parâmetro desmarcado: Será exibido apenas as turmas/disciplinas gerenciadas: Será exibido a relação de alunos matriculadas nas turmas gerenciadas separadamente.

As mensagens pessoais e os Comunicados, estarão visíveis no menu: Mensagens.

Para o menu: Mensagens, não possui o contador da quantidade de mensagens não lidas ao clicar sobre o menu. A quantidade de mensagens não lidas, é exibido no painel de mensagens.



  • Quando a mensagem for um comunicado, será exibido o ícone megafone, o assunto e a primeira linha do texto e a hora do envio do comunicado, será exibido conforme o exemplo abaixo:

  • Quando a mensagem for pessoal, será exibido a foto, o nome e a primeira linha do texto do usuário com quem o usuário está conversando e a hora do envio da mensagem, conforme o exemplo abaixo:

Ainda nessa tela, o usuário poderá realizar a busca, sendo por: Nome, Assunto e Texto da mensagem. Basta o usuário digitar a palavra (com no mínimo 5 caracteres) no campo Buscar, conforme o exemplo abaixo:


Atualização automática de novas  Mensagens / Comunicados (Push / Tost)

Os usuários destinatários, serão notificados de nova mensagem/comunicados através do Push seguindo a regra, quando o aplicativo tiver em Segundo Plano ou Fechado, o usuário receberá o Push  com a Mensagem / Comunicado.

  • Quando o texto (mensagem pessoal) tiver mais de 10 caracteres, no final da frase será aplicado (3 pontinhos) ... informando que possui mais conteúdo na mensagem / comunicado.
  • Quando a mensagem / comunicado for apenas com um anexo / foto, o texto do Push estará escrito: 'Anexo'

  • Se o usuário tiver com o menu: Mensagens aberta, o Painel de conversa será atualizada automaticamente (o usuário não será sinalizado com o Push ou Tost). 

  • Se o usuário tiver acessando outro menu, como exemplo: Notificações, Acadêmico ou Perfil; ele será notificado com o Tost . A notificação aparecerá na barra inferior do App, e ficará ativa por 2 segundos. 


O Tost serve apenas para sinalizar o usuário de uma nova mensagem / comunicado. Para acessar a mensagem, o usuário deverá acessar o menu: Mensagens. Diferente do Push que ao clicar o usuário é redirecionado para a mensagem.

O processo de envio de Mensagens/Comunicados, possuem dois tipos, sendo:

  • Mensagens pessoais: Envios e recebimentos de mensagens com apenas um usuário.
  • Comunicado: Envio de mensagens para um grupo de usuários (mais de um usuário).

Os comunicado são envios de mensagens para mais de um usuário, sendo ele aluno, professor, responsável acadêmico e responsável financeiro. Será habilitado visão das turmas do professor seguindo o mesmo critério utilizado atualmente no portal do professor (filtro de turmas do Diário de Classe) para que ele selecione entre as turmas ou alunos/responsáveis específicos.


Exemplo

  • Professor José para a Turma DIR01-2018
  • Professor José para a os Alunos José e Maria
  • Professor João para a os Pai do José e Maria


A visão é agrupada por turmas, onde serão listados os alunos e os seus responsáveis para que o professor possa selecionar a quem será enviado a mensagem. O professor poderá enviar para uma ou mais turmas, para dois ou mais alunos e/ou responsáveis.


O filtro do perfil de usuários são listados mediante a permissões de envio de mensagens. Exemplo: Se o professor tem a permissão de enviar mensagem apenas para Alunos e Responsáveis Financeiros, será listado apenas o filtro para os Alunos e Responsáveis Financeiros.


Lista de turmas/disciplinas para serem exibidas

A lista de turmas/disciplinas para serem exibidas, seguem o mesmo critério do Portal.

  • O período letivo não está encerrado e a opção "Exibir no Portal " está marcado.


Processo de envio de Comunicados

O professor poderá enviar a mensagem simultaneamente para vários usuários, onde a partir do painel de Comunicado.

  • Acessar o menu: Mensagem;
  • Clicar no botão: Nova Mensagem;
  • Selecionar o filtro de usuários;
  • Selecionar a(s) Turma(s) correspondente para o envio do Comunicado;
  • Informar o Assunto e o texto do comunicado;
  • Caso queria, visualizar a relação dos possíveis destinatários, basta clicar sobre a Turma em seguida no ícone 
  • Em seguida, clicar no botão enviar.


Ainda nessa tela, o professor poderá enviar um novo texto aproveitando o título do Assunto do comunicado , basta o mesmo clicar em "Novo comunicado".

As mensagens pessoais, é a troca de mensagens com apenas um usuário.


Exemplo

  • O professor José para o aluno João
  • O pai do Marcos para o professor José

Processo de envio de mensagens

O professor poderá enviar a mensagem para um usuário, a partir do painel de mensagens (1), caso tenha uma conversa iniciada ou selecionar o usuário através do Painel de Mensagens e pela tela de filtro de usuários (2). Para o envio das mensagens é necessário que o professor, tenha permissão para o envio de mensagens para o perfil do usuário desejado.

Novidade!

Agora também é possível copiar mensagens, e se existir link no texto, agora funciona como um link:

Exibindo image.png


Exibindo image.png




1) Envio de mensagens a partir do painel de mensagens

  • Acessar o menu: Mensagem;
  • Selecionar a pessoa com quem deseja conversar;
  • Selecionar o usuário com quem deseja conversar;
  • Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
  • Clicar no botão enviar.


2) Envio de mensagens a partir do filtro de usuários

  • Acessar o menu: Mensagens;
  • Clicar no botão: Nova Mensagem;
  • Selecione o usuário que deseja enviar a mensagem;
  • Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
  • Clicar no botão enviar.

Quando o usuário destinatário visualizar as mensagens, ao lado do nome terá o ícone .



Aluno que não tiver um usuário vinculado

O aluno que não tiver um usuário vinculado, o ícone de seleção estará sombreado e não será possível selecionar.

  


Envio de Mensagens e Comunicados com anexo

Para o envio de Mensagens e Comunicados com anexo, basta o usuário selecionar o ícone:  disponível no campo destinado à digitação de mensagem.


Para os arquivos com o tipo "Foto", o usuário tem a opção de selecionar mais de uma foto e informar uma legenda para o grupo de fotos a serem enviados, seguindo a regra: 

  • Se o usuário informar a legenda e posteriormente o texto, o App irá considerar o texto da mensagem;
  • Se o usuário informar o texto e posteriormente informar a legenda, o App irá considerar a legenda informada na foto.

Para os documentos, não será possível informar a legenda, uma vez que a descrição do arquivo já possui a descrição necessária para o(s) destinatário(s).

Excluir anexo da Mensagens e Comunicados

O usuário de envio e/ou destinatário, tem a opção de excluir o arquivo.

Os alunos/responsáveis (Pais, Financeiro e Acadêmico) poderão enviar a mensagem para os professores da Turma/Disciplina. A lista de professores e suas disciplinas, segue a a ordem de exibição abaixo:

  1. Disciplinas em curso;
  2. Disciplinas cursadas (Concluídas).


Para o envio das mensagens é necessário que o Aluno / Responsáveis, tenha permissão para o envio de mensagens.

Perfil: Alunos para os Professores (da Turma/disciplina)                                          Perfil: Pais para os Professores (da Turma/disciplina)

        


Perfil: Pais para os Professores                                                                                 Perfil: Responsável Acadêmico para os Professores   

         


Perfil: Responsável Financeiro para os Professores                                                         

Lista de professores disponível para a comunicação

O sistema deverá listar os professor que:

  • Estiver com usuários gerado;
  • Estiver associado a horário da turma/Disciplina;
  • Estiver dentro do período no cadastro da Turma/Disciplina;
  • Estiverem no cadastro de "Filial do Professor" a filial vinculada a turma/disciplina do aluno, marcada como ativa e consequentimente a Chapa vinculada a esta filial, deverá está com o situação de Admitido no RH.

Mensagens/Comunicados com anexo

O usuário seja ele aluno ou responsável, somente poderá visualizar os arquivos enviados a ele.


Processo de envio de mensagens/comunicados de Aluno(s) para Professores

O aluno poderá enviar a mensagem para um ou mais Professores, a partir do Painel de Mensagens. Caso o Aluno tenha uma conversa iniciada com o professor, poderá enviar uma nova mensagem a partir da conversa ou então acessar o Filtro de Professores .

               


1) Envio de mensagens a partir das Mensagens Pessoais

  • Acessar o menu: Mensagem;
  • Clicar no botão: Nova Mensagem;
  • Selecionar o Professor /Disciplina com quem deseja conversar;
  • Clicar no ícone de nova  mensagem  ;
  • Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
  • Clicar no botão enviar.


2) Envio de mensagens a partir do Painel de Mensagens Pessoais para Comunicados

  • Acessar o menu: Mensagem;
  • Clicar no botão: Nova Mensagem;
  • Selecionar mais de um Professor /Disciplina com quem deseja conversar;
  • Clicar no ícone de nova  mensagem  ;
  • Informar o assunto e o texto do comunicado;
  • Clicar no botão enviar.



Processo de envio de mensagens/comunicados de Responsáveis (Pais, Financeiro e Acadêmico) para Professores

O Responsável poderá enviar a mensagem para um ou mais Professores, a partir do Painel de Mensagens. Caso o Responsável tenha uma conversa iniciada com o professor,  poderá enviar uma nova mensagem a partir da conversa ou então acessar o Filtro de Professores .


1) Envio de mensagens a partir do Painel de Mensagens Pessoais

  • Acessar o menu: Mensagem;
  • Clicar no botão: Nova Mensagem;
  • Selecionar o Professor /Disciplina com quem deseja conversar;
  • Clicar no ícone de nova  mensagem  ;
  • Informar o texto da mensagem no campo: Digite a mensagem.
  • Clicar no botão enviar.


2) Envio de mensagens a partir do Painel de Mensagens Pessoais para Comunicados

  • Acessar o menu: Mensagem;
  • Clicar no botão: Nova Mensagem;
  • Selecionar mais de um Professor /Disciplina com quem deseja conversar
  • Clicar no ícone de nova  mensagem  ;
  • Informar o assunto e o texto da mensagem;
  • Clicar no botão enviar.


Responsável (Pais,Financeiro e Acadêmico) tenha mais de um dependente

Caso o Responsável (Pais,Financeiro e Acadêmico) tenha mais de um dependente, ao logar na tela de Filtro de Professor, a relação de Professores e Turma/Disciplinas estão agrupados por dependente.

O usuário poderá excluir as mensagens, sejam elas: Histórico de Conversas, Conversas Pontuais e Comunicados.

Para exclusão, basta o usuário manter pressionado a mensagem e clicar no botão excluir.


A exclusão das mensagens serão apenas para o usuário logado.


 Exclusão do histórico do Comunicado                                                  Exclusão da mensagem do Comunicado           

                                                             



Exclusão do histórico de conversa com o usuário (Mensagem)           Exclusão "pontual" da mensagem como usuário