Os eventos programados são aqueles que deverão ser lançados na movimentação da folha do empregado, que tenha uma competência inicial e final pré-determinada para lançamento, semelhantes aos Códigos Fixos do Funcionário, porém com a possibilidade de informar o Centro de Custo do Evento Programado, e a Competência Inicial e Final, além do evento poderá ser cadastrado mais de uma vez para o mesmo Funcionário.
Poderá ser realizada a alteração dos Eventos Programados para um ou mais funcionários simultaneamente, conforme necessidade.
Deverá informar o Comportamento que o sistema deve adotar ao processar a Alteração Global de Eventos Programados, podendo ser: Incluir, Alterar (para os casos do funcionário já possuir o evento) ou Excluir.
Na tela de Evento Programado a ser Incluído, o usuário poderá selecionar se Permite inclusão de Evento já Cadastrado para que seja permitida a inclusão de um evento já existente no cadastro do funcionário, desde que tenha um valor ou periodicidade diferente do já existente.

Exemplo: Funcionário comissionista, com o evento 'Comissão' programado para o período de 01/01/2010 a 01/06/2010, no valor de R$100,00. Considere que seja necessário programar uma nova comissão para este mesmo funcionário, porém, com período de lançamento igual a 01/04/2010 a 01/08/2010, e valor de R$200,00. Ao processar a Alteração Global de Eventos Programados o sistema irá registrar no Cadastro dois eventos de mesmo código, porém, ao realizar o lançamento na Folha de Pagamento o valor será somado (se estiver dentro do mesmo período de lançamento).

As opções Usar Competência Inicial e Usar Competência Final são visível apenas para os comportamentos Alterar e Excluir, e servirão para o usuário determinar qual a competência inicial e final deverá ser considerada na Alteração ou Exclusão de Eventos que já estão programados para o funcionário.
 
O campo Tipo de Evento Programado deverá receber o Tipo (Folha, Rescisão, 13º, etc.), que deverá ser assumido pelo Evento Programado na Inclusão, ou que será consistido na Alteração/Exclusão de dados do funcionário.

Observações:
1. Os tipos de eventos deverão ser criados em Cadastro | Tabela Dinâmica, através da tabela de código: TPEVTPROG.
 
2. No parâmetro 'Tipo Evento Programado' serão listados somente os tipos com código de 0(zero) a 39(trinta e nove).
 
3. Para os Eventos Programados dos Tipos Rescisão e 13º Salário deve-se, além de criar o tipo na Tabela Dinâmica e vincular ao evento no Cadastro do Funcionário, informá-los também nas pastas Eventos Programados disponíveis no parâmetro do sistema, em Opções | Parâmetros | RM Labore.

O campo Fórmula a ser utilizada na composição do Valor/Hora do evento deverá ser preenchido caso o mesmo não tenha um valor pré-determinado. Para este campo ser habilitado deve-se marcar o campo Alterar Valor por Fórmula.

Observação:
Para Alterar as horas do evento via fórmula, o usuário deverá atentar-se ao fato do sistema, em geral, trabalhar apenas em minutos. Para a fórmula retornar o valor correto (em horas), não gerando perdas no arredondamento, o usuário deverá informar o valor expresso em minutos, pois no momento da Inclusão/Alteração  o sistema transformará estes minutos em horas.
 
Exemplo:
Se a quantidade de horas for 13:48hs, deverá informar 828 => ((13horas * 60 minutos) + 48 minutos)
Poderão ser informados dois complementos (Complemento 1 e Complemento 2) de caráter apenas informativos, podendo ser utilizados mediante necessidade do usuário.
 
Para empresas que utilizam cálculo de centro de custo, parametrizado em Opções | Parâmetros | RM Labore | Parâm.  Cálculo, poderá ser informado um centro de custo específico para evento.

Observações:
1. Se marcar o parâmetro 'Utilizar Centro de Custo' e não preencher o centro de custo o sistema irá considerar somente o evento que tiver sem centro de custo.
 
2. Se não marcar o parâmetro 'Utilizar Centro de Custo' o sistema irá considerar todos os centros de custos.