Assunto

Produto:

Banco de Dados

Versões:

Todas

Ocorrência:

Delimitação de Registros na Visão

Ambiente:

CorporeRM

Passo a passo:

A quantidade de registro definida para visão, pode ser caracterizado como um ofensor para performance.

Tal cenário é importante uma vez que os registros em visão raramente são gerenciados pelo usuário. A montagem da visão difere por exemplo da construção de um relatório, que explora o potencial de processamento analítico de dados, podendo lidar com volumes maiores. Os registros carregados na visão do produto, quando superior a mil registros, podem ocasionar consumo elevado de memória e CPU nos servidores de aplicação, client e Banco de Dados ocasionando overhead destas camadas.

Recomendo que altere para 1000 a quantidade de registros na visão, conforme resultado da seguinte consulta SQL: SELECT * FROM GBKSERVER WHERE NUMMAXREGS > 1000
http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=173899839

Porém tal alteração exigirá um alinhamento prévio com os setores da empresa, possibilitando determinar um limite gerenciável para operação do sistema. Por exemplo, se o cadastro de funcionários do RM Labore, atualmente possibilita a filtragem de 30.000 registros, em debate interno, poderá ser definido um valor menor, como 5.000 registros, evitando assim, a execução de filtros que podem onerar os demais usuários.

Em determinados cenários, será necessário um contato com o suporte do módulo, para possíveis mudança na execução de processos, que atualmente exigem a filtragem de um número considerável de registros.

Observações: