Páginas filhas
  • 5093389 DEDUINTEGRACOES-4608 DT Desconsiderar serviço na geração de NF-e por competência

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:RM
Segmento:Educacional
Módulo:

TOTVS  Educacional

Função:Geração de movimento (NF-e)
Ticket:5093389
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Para os cenários em que o Educacional está parametrizado para gerar movimento (NF-e) no regime de competência não é possível gerar para alguns serviços movimento(NF-e) no regime de caixa, exceto quando a parcela seja do tipo “Parcela Extra”.

Alguns cenários o cliente deseja, por exemplo, que para o serviço de matricula a NF-e seja gerado no regime de caixa e não seja considerada no processamento da NF-e no regime de competência.

03. SOLUÇÃO

Realizamos uma melhoria no Educacional para que seja possível identificar os serviços que devem ser desconsiderados na geração de movimento no regime de competência, e consequentemente as parcelas destes serviços possam posteriormente ser processadas na geração de movimento no regime de caixa.

Foi disponibilizado no cadastro de serviço a opção "Desconsiderar na geração de NF-e por competência".

Quando esta opção estiver marcada ao gerar o movimento no regime de competência o sistema não vai considerar as parcelas cujo o serviço esteja com esta opção marcada.

Se ao marcar a opção "Desconsiderar na geração de NF-e por competência" e o sistema identificar que já existem movimentos gerados considerando estes serviço será apresentada a mensagem de observação abaixo.


Depois que a opção "Desconsiderar na geração de NF-e por competência" estiver marcada serão consideradas as seguintes regras:

  • Será possível gerar o movimento no regime de caixa para a parcela correspondente ao serviço parametrizado, mesmo a parcela não sendo do tipo “Parcela Extra”.
  • Se houver movimentos gerados no regime de caixa para parcelas desse serviço, não será possível desmarcar a opção ao editar o cadastro do serviço.
  • Agrupamento de Boleto: Quando for gerado um movimento no regime de caixa para um boleto agrupado, será considerado no movimento somente as parcelas do serviço que estiver com a opção "Desconsiderar na geração de NF-e por competência" marcada, as demais parcelas do agrupamento serão consideradas na geração de movimento no regime de competência. 

É importante ressaltar que para o contrato que tiver parcelas do serviço parametrizado, e este serviço já foi processado anteriormente em um movimento gerado no regime de competência (provavelmente ocorreu antes de marcar a opção “Desconsiderar na geração de NF-e por competência”) não será possível gerar o movimento no regime de caixa para a parcela do contrato em questão, neste caso a geração de movimento no regime de caixa para as parcelas com este serviço será possível somente para contratos criados após a habilitação da opção “Desconsiderar na geração de NF-e por competência” no serviço.

Este recurso está disponível oficialmente a partir da versão 12.1.26, porem poderá ser habilitado a partir da versão 12.1.23 através da execução do script "CN.2019.01_02" e "CN.2019.06_02" que deverão ser solicitados ao suporte.