Páginas filhas
  • DT Separação de itens com controle de número de série e identificação de estoque agrupadora


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Logix
Segmento:Supply Chain - Logística
Módulo:WMS - Operador Logístico
Função:

WMS6214 - Separação (Via Coletor)

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DLOGWMSOL-9404


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Tornar mais eficiente e rápido o processo de separação de itens que utilizam identificação de estoque agrupadora e controlam número de série.

03. SOLUÇÃO

Para tornar  mais eficiente e rápido o processo de separação, envolvendo itens com controle de série e uso de identificação de estoque agrupadora, foram alteradas as rotinas de Separação via coletor e Separação com Montagem de Volume via coletor (WMS6214).

WMS60013 - Contratos (Expedição - Separação/Conferência)

Para atender a situação/requisito citado, na opção Expedição - Separação/Conferência da rotina de Contratos foi adicionado o parâmetro Permitir troca número série?, o qual indicará se na troca de identificações de estoque na separação será permitido trocar o número de série, mesmo que esteja marcado para não permitir quebrar o FIFO na troca de identificações.

Para utilizar este novo parâmetro é necessário que o parâmetro que permite a troca de identificações na separação esteja marcado e o parâmetro que indica se permite quebrar o FIFO esteja desmarcado. 

Separação Obrigando a Informar a Quantidade

  • Quando for efetuada a separação da quantidade total do saldo de uma identificação agrupadora será necessário efetuar apenas a leitura da identificação agrupadora, sendo que o sistema aceitará automaticamente que todos os números de série e demais dimensionais existentes nesta identificação foram movimentados.
  • Quando for efetuada a separação parcial do saldo de uma identificação agrupadora será permitido informar a identificação agrupadora e, em seguida, a quantidade que será retirada. Por último deverão ser informados os números de séries e demais dimensionais separados.
  • Para a leitura dos dimensionais poderá ser utilizada a etiqueta modelo GS1-128, caso esta esteja devidamente parametrizada.

Separação Obrigando a Leitura do SKU

  • Quando for efetuada a separação da quantidade total do saldo de uma identificação agrupadora será efetuada a leitura do código do primeiro SKU, sendo que o sistema aceitará automaticamente que todos os números de série contidos nesta identificação foram separados.
  • Quando for efetuada a separação parcial de uma identificação agrupadora deverá ser informado o código de barras do SKU e, em seguida, os números de série e demais dimensionais correspondentes a quantidade de itens do SKU. Exemplo: se o SKU é uma caixa contendo 5 itens, deverão ser informados 5 números de série.
  • Poderá ser utilizada a etiqueta modelo GS1-128, desde que ela contenha a informação do número série e demais dimensionais necessários. Apenas com a leitura da etiqueta GS1 será confirmada a separação dos itens, sem a necessidade de informar o número de série manualmente.
  • Como a configuração das etiquetas GS1-128 é feita a nível de depositante e não são todos os itens que possuem a etiqueta GS1, o campo Cod.Bar GS1-128 somente será exibido na tela de entrada dos dimensionais caso tenha sido informado uma etiqueta GS1-128 no campo SKU na tela de entrada da separação.

Separação Somente Pede Confirmação

  • Quando no Contrato (WMS60013) estiver selecionada essa opção durante a separação, se o sistema identificar que os movimentos envolvem identificações agrupadoras e o item controla número de série, o modo de separação será alterado automaticamente para o modo que obriga informar a quantidade. Isso para que seja possível executar corretamente o processo de separação das identificações agrupadoras de itens com controle de série.

Separação Com Montagem de Volume

  • Quando o tipo de processo de separação for o 301 - Separação via Coletor (Montando Volume), o processo de separação será conforme o processo de separação de identificações agrupadoras parciais, no qual deve ser informado o volume, a quantidade a separar e os números de série correspondentes, podendo ser aberto um novo volume a qualquer momento.
  • Mesmo que esteja sendo efetuada a separação total do saldo de uma identificação agrupadora, a movimentação não ocorrerá de forma automática, para que haja a possibilidade de serem montados N volumes durante a separação.

Parametrização

  • Para executar o novo processo de separação com identificação agrupadora e item com controle de série, os seguintes parâmetros devem estar habilitados na rotina Contratos (WMS60013), opção Outros:
    a) Permitir identificação de estoque agrupadora? Sim.
    b) Iniciar automaticamente para item controle série? Sim.











IMPORTANTE!

Modo de separação

  • Quando for verificado que a lista de separação contêm movimentos de etiquetas agrupadoras, independente de que no Contrato (WMS60013) o modo de separação esteja por movimento, será utilizado o modo de separação por endereço.
  • Isso para que os movimentos das etiquetas agrupadoras sejam executados de forma sumarizada e para que não seja necessário acessar cada movimento de uma identificação de estoque filha de uma agrupadora.

Troca automática de reservas

  • Para facilitar o processo de separação com identificação de estoque agrupadora e item com controle de número de série, o Operador poderá informar qualquer número de série/dimensionais que estejam contidos dentro da mesma identificação de estoque agrupadora reservada para o movimento.
  • Quando o número de série não corresponder ao da identificação filha reservada, o sistema fará todo controle da troca das reservas de forma transparente para o Operador.

04. ASSUNTOS RELACIONADOS